Edição: 243

Diretor: Mário Lopes

Data: 25/2/2021

A estudantes do ensino superior

Biblioteca Municipal de Alcobaça faculta documentação de bibliotecas universitárias

Se é aluno do ensino superior e necessita de documentação da biblioteca da universidade que frequenta (ou de outra biblioteca universitária) para a realização dos seus trabalhos, pesquisas ou teses, a Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA) pode servir de intermediária ao abrigo do serviço de empréstimo interbibliotecas.

Cursos pretendem colmatar lacuna formativa a nível nacional na área marítima e marinha

Politécnico de Leiria abre pós-graduações pioneiras no país em Turismo Subaquático e Mergulho Científico

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, tem duas novas pós-graduações, em Turismo Subaquático e Mergulho Científico. Os cursos, de carácter pioneiro em Portugal, são cofinanciados pelo Programa Operacional Mar 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.

Autarquia adquiriu 148 tablets e 98 routers de ligação à internet

Município do Bombarral apoia alunos carenciados no acesso às aulas à distância

O Município do Bombarral, na sequência do levantamento efetuado pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, precedeu a reativação das ligações à internet para que os estudantes com maiores carências económicas possam assistir às aulas à distância em casa. 

Chamusca

Município e freguesias fornecem refeições escolares a alunos carenciados e em isolamento

Em período de interrupção letiva, devido às medidas de combate à Covid-19, o Município da Chamusca, em articulação com o Agrupamento de Escolas da Chamusca e com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia, continua a fornecer refeições em casa aos alunos que se encontram em isolamento ou com necessidade de apoio alimentar.  

A título de empréstimo

Câmara do Cartaxo entrega computadores a alunos com carência económica

A Câmara Municipal do Cartaxo vai entregar computadores a crianças e jovens com carência económica. Os computadores serão cedidos às famílias, a título de empréstimo, ficando à disposição dos alunos por todo o tempo que deles necessitem. Os alunos do ensino secundário, já receberam computadores por parte do ministério da educação.

Através da EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária

Município de Azambuja promove sessões online de Mindfulness para professores e profissionais de saúde

O Município de Azambuja, através da EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária, está a promover duas sessões online de Mindfulness, destinadas a professores/educadores e a profissionais de saúde. Estas sessões têm como objetivo auxiliar estes profissionais no apoio à aplicação de ferramentas para encontrar a paz interior e a atenção plena, através da partilha de algumas técnicas e ferramentas de Mindfulness.

Biblioteca Municipal de Alcobaça empresta livros via CTT com serviço gratuito

A Câmara Municipal de Alcobaça através da Biblioteca Municipal de Alcobaça, dada a atual impossibilidade de aceder presencialmente às suas instalações, tem disponível um novo serviço de entrega via CTT que permite desfrutar dos livros sem quaisquer encargos.

ANAFRE de Leiria apela ao fecho de escolas e orientações claras da DGS sobre Presidenciais

 A Distrital de Leiria da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) junta a sua voz, no dia 20 de janeiro, aos especialistas que alertam para a situação gravíssima que se vive no país, defendendo que nesta fase da pandemia por Covid19, em que Portugal está, à escala planetária, com uma das situações mais críticas no que toca a novos infetados e a número de óbitos por dia, importa fazer um confinamento real.

Crianças entre os 5 e os 7 anos de escolas de Leiria apresentam bons resultados em competências pré-leitoras

Foram apresentados, na terça-feira, dia 12 de janeiro, os resultados do rastreio de competências pré-leitoras aplicado a um universo de crianças entre os 5 e os 7 anos, de sete agrupamentos de escola do concelho de Leiria.

Câmara de Alcobaça vai realizar testes rápidos à COVID-19 nas escolas do concelho

O concelho de Alcobaça regista esta segunda-feira, dia 11 de janeiro, 642 casos ativos de Covid-19 e 25 falecimentos. “É por demais evidente o agravamento brutal da pandemia no nosso concelho. A subida vertiginosa destes números tem diversas explicações, mas o que é facto é que os números estão neste momento fora de controlo. O confinamento nacional que se prevê que seja anunciado na quinta-feira poderá ajudar a travar de alguma forma esta realidade muito preocupante”, escreve o presidente da Câmara de Alcobaça na sua página de Facebook. Também no concelho de Torres Vedras a epidemia cresce rapidamente, contando já com 689 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Governo erradica amianto em 101 escolas da Região Centro

O programa nacional para a remoção de amianto de edifícios escolares recebeu, das Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020, candidaturas provenientes de 149 municípios, pretendendo intervenções em 486 escolas.

Município de Azambuja apoia com 20 mil euros unidades “multideficiência” nas escolas do concelho

   O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na reunião ordinária de 30 de dezembro de 2020, um apoio monetário de 5 mil euros a cada uma das quatro Unidades de Ensino Estruturado / Multideficiência existentes nos Agrupamentos de Escolas do Concelho, num total de 20 mil euros destinados à aquisição de equipamentos e materiais a incorporar nestas unidades.

Desde março de 2020

Câmara da Marinha Grande disponibiliza mais de 500 tablets e computadores à comunidade escolar

Desde março de 2020, como forma de combate ao insucesso escolar e de apoiar as famílias com maior necessidades no concelho, especialmente nesta época em que os meios tecnológicos mostram ser cada vez mais necessários no contexto educativo, a Câmara Municipal da Marinha Grande distribuiu equipamentos informáticos, como tablets e PCs, pelos três Agrupamentos de Escolas (AE) do concelho da Marinha Grande.

Em novo período de ensino à distância

Município de Leiria reforça Centro de Recursos para a Inovação das Aprendizagens com mais 200 computadores

O Município de Leiria, em articulação com as direções escolares, desenvolveu um projeto de resposta à necessidade de material informático, com a criação de um banco de material informático com computadores e hotspots (acesso à internet) para gestão das necessidades identificadas pelas escolas: Centro de Recursos para a Inovação das Aprendizagens (CRIA), que conta já com meio milhar de equipamentos.

Paulo Batista Santos critica Governo por ter falhado promessa de entrega do material informático

Município da Batalha disponibiliza equipamentos e internet para todos os alunos do concelho

No Concelho da Batalha, o ensino à distância será garantido a todos os alunos, desde o ensino pré-escolar ao secundário, com a entrega de mais uma remessa de 150 computadores, tablets e routers com ligação à distância. Ao todo o Município já disponibilizou mais de 3 centenas e meia de equipamentos, garantindo que todos os alunos que foram identificados com necessidade de apoio e a frequentar o Agrupamento de Escolas da Batalha irão beneficiar de material cedido pela autarquia, num investimento global superior a 50 mil euros.

Lamentando a reduzida resposta por parte do Governo

Município do Cadaval acusa Governo de inação e adquire equipamento para ensino à distância

O Município adquiriu recentemente mais 30 tablets, direcionados aos alunos do escalão A do 1.º Ciclo, no valor aproximado de 3500 euros, e disponibilizou mais 105 acessos de internet, investimento de cerca de seis mil euros, destinados a todos os alunos que manifestaram antecipadamente essa necessidade, tal como aconteceu no passado ano letivo.

Recorde-se que, já em março de 2020, a Câmara havia adquirido 143 tablets, no valor de 18 mil euros, e 100 acessos de internet, no valor de seis mil euros.

“Olive4All” é desenvolvido pelo CiTUR, pela Universidade de Avignon e pela Universidade de Salónica

Projeto transnacional coliderado pelo Politécnico de Leiria vence concurso europeu para estudar o património olivícola

O projeto transnacional “Olive4All – Património da Oliveira para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo”, desenvolvido por um consórcio liderado pela Universidade de Avignon (França), pelo CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, e pela Universidade de Salónica (Grécia), acaba de vencer o concurso europeu “Património Cultural, Identidades e Perspetivas: Responder às Sociedades em Mudança (CHIP)”.

Alunos carenciados recebem refeições em regime de take-away

Câmara da Batalha garante computadores/tablets a todos os alunos para as aulas não presenciais

A Câmara Municipal da Batalha começou esta semana a fornecer diariamente mais de uma centena de refeições em regime de take-away aos alunos do ensino obrigatório e beneficiários da Ação Social Escolar. A autarquia e o agrupamento de escolas da Batalha estão igualmente a preparar o regresso às aulas não presenciais, assegurando equipamentos e acesso à internet por parte de todos os alunos.

Eurodeputada e ex-ministra eleita presidente do Conselho Geral do Politécnico de Coimbra

Maria Manuel Leitão Marques foi eleita, no dia 22 de janeiro, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Coimbra. A deputada no Parlamento Europeu eleita pelo PS e ex-ministra da Presidência e da Modernização Administrativa assume este cargo como “um novo desafio” que encara com satisfação.

Presidente da Câmara Municipal de Óbidos defende encerramento temporário das escolas

Começaram a ser testados à Covid-19 esta terça-feira alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Ao todo serão 1300 alunos que farão o teste de forma voluntária e de todos os anos de escolaridade, desde os jardins-de-infância ao 12.º ano. No dia 19 de Janeiro, foi dia dos mais pequenos, que fizeram o teste acompanhados pelos pais.

Município de Azambuja distribui 50 “webcams” pelas escolas do concelho

O Município de Azambuja adquiriu, e já distribuiu, 50 “webcams” destinadas aos vários estabelecimentos de ensino dos três Agrupamentos de Escolas do concelho. O investimento municipal foi de cerca de 1.500 euros, dando cobertura a todos os estabelecimentos de ensino do concelho.

Município de Azambuja investe mais de 91 mil euros em 1258 cadeiras e secretárias para escolas

Todos os estabelecimentos do Ensino Básico do Concelho de Azambuja iniciaram este segundo período com secretárias individuais. O Município investiu uma verba superior a 91 mil euros na aquisição de 1258 mesas novas e igual quantidade de cadeiras.

Centro Escolar de Famalicão está concluído e pronto para receber os alunos

O Centro Escolar de Famalicão está concluído, devendo a sua entrada em funcionamento acontecer em breve.  A empreitada da obra teve o valor de 1.844.734,50€, com a comparticipação de fundos europeus de 1.256.644,69€ e a participação da Câmara com 588.089,81€.

Câmara de Santarém inaugura obras de requalificação da Escola Básica de Gançaria

Inauguração das obras de requalificação da Escola Básica da Gançaria

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, vice-presidente da autarquia, Joaquim Duarte Aniceto, presidente da Junta de Freguesia de Gançaria e Maria Helena Vieira, diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques inauguraram, no dia 5 de janeiro, as obras de ampliação da Escola Básica de Gançaria.

Esta intervenção teve como objetivo criar um espaço adequado para os alunos poderem ter uma sala de refeições no seu estabelecimento escolar.

Ricardo Gonçalves referiu que esta era uma obra de extrema importância para a comunidade educativa, pois permite assim que os alunos desfrutem de espaço adequado para tomar as refeições e/ou para desenvolvimento de atividades extracurriculares, que tinham de decorrer numa associação local (próxima, mas fora do espaço escolar).

Novo refeitório

 

Por sua vez, Joaquim Duarte Aniceto expressou a sua felicidade com o facto de ter sido possível realizar a ampliação do edifício escolar, agradecendo todo o apoio da autarquia na obra que há muito era desejada.

    Fonte: IV|GRPC|CMS