Edição: 242

Diretor: Mário Lopes

Data: 16/1/2021

Orçamento e GOPs do Município de Tomar – serão estas as prioridades?!

Lurdes Ferromau Gonçalves

Balcão Único, Retail Park e ensino superior

Carlos Bonifácio

Nós nos Outros / Maria Helena da Bernarda: a arte de converter em livro uma elegia do saber ouvir

José Alberto Vasco

Seis formas de manter a sua casa de madeira

Lares e IPSS do concelho de Alcobaça vão receber esta semana a vacina contra a Covid-19

“É com enorme satisfação que anuncio que durante toda a próxima semana, todos os utentes e funcionários dos lares e IPSS do concelho irão ser sujeitos à primeira toma da vacina contra a Covid-19”, informou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça esta sexta-feira, dia 13 de janeiro. Segundo Paulo Inácio, trata-se de “uma megaoperação articulada entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a ARS-LVT que durará de 2ª à 6ª feira com o objetivo de não deixar ninguém para trás.”

Alcobaça confina mas inicia obras da Zona Industrial da Benedita e do Pavilhão Multiusos

Alcobaça apresenta esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, 694 casos ativos de Covid-19, 896 curados e 28 falecidos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. . Paulo Inácio informou também que estão a decorrer os procedimentos conducentes à despistagem e testagem de todo o corpo docente e auxiliares do concelho de Alcobaça.

Casos ativos de COVID-19 ultrapassam os 3 mil na Região Oeste

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste continua a sua cavalgada ultrapassando esta terça, feira, dia 12 de janeiro, os 3 mil (3.163) pela primeira vez desde o início da pandemia. Torres Vedras (721) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguindo-se Alcobaça (664), Caldas da Rainha (386), Alenquer (385), Peniche (276) e Arruda dos Vinhos (203).  Os concelhos com menos casos são Óbidos (143), Sobral de Monte Agraço (132), Lourinhã (95), Nazaré (81) Cadaval (46) e Bombarral (31).

Batalha prepara confinamento anunciado para todo o país e avança com medidas já terça-feira

A Câmara Municipal da Batalha no final da sua reunião desta segunda-feira, dia 11 de janeiro, face à avaliação da evolução epidemiológica no Concelho, considerada uma situação muito grave, e antecipando o confinamento anunciado para todo o País, decidiu manter o programa municipal de distribuição de máscaras e de apoio à população para a realização de testes à Covid-19, mas também irá implementar medidas de redução de contactos nos serviços municipais e no funcionamento das Escolas.

Centro Hospitalar de Leiria tem condições para receber doentes urgentes com ou sem Covid19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) foi confrontado este domingo, 10 de janeiro, com uma reportagem da TVI sobre dois utentes que se queixam de atrasos no atendimento. A Administração deu a sua versão dos casos, que foi considerada, pelo menos em parte, pela reportagem. O Centro Hospitalar de Leiria considera que o mais importante nesta altura não é analisar casos pontuais (o que é apenas relevante para corrigir e afinar procedimentos), mas deixar uma palavra de tranquilidade aos utentes do CHL e do SNS em geral e assegurar que, por enquanto, tem condições para continuar a receber doentes COVID urgentes e doentes não COVID urgentes.

Santarém ultrapassou este sábado os 400 casos ativos de COVID-19

Com 60 novos casos, Santarém ultrapassou este sábado, dia 9 de janeiro, os 400 casos ativos de COVID-19 (408). Estão em vigilância ativa hoje 337 pessoas, tendo 1800 doentes recuperado desde o início da pandemia.  O concelho registou mais um óbito este sábado, somando 60 mortes desde o início da pandemia. No total, o concelho de Santarém registou já 2268 casos de COVID-19.

Exército descontamina instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda

Após ter sido dado por encerrado o surto no Lar de Nossa Senhora da Piedade, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda, no concelho da Lourinhã, procedeu-se à solicitação de ativação da equipa de 24 militares do Exército Português, especializada na Defesa Biológica, Química e Radiológica, para descontaminação da ala COVID-19, no dia 6 de janeiro.

Hospital de Leiria abre Área Dedicada a Doentes suspeitos de Infeção Respiratória

A nova Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência, no Hospital de Santo André, já está a funcionar desde 3 de janeiro. A nova estrutura do Centro Hospitalar de Leiria permite garantir a resposta ao expectável agravamento da afluência devido ao crescimento da Covid-19 e ao aumento previsível de outras infeções respiratórias.

Concelho de Torres Vedras apresenta 889 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2 e novo surto em lar

A 13 de janeiro, o concelho de Torres Vedras apresentava 889 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 305 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 1363 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

Porto de Mós é o primeiro concelho do ACES Pinhal Litoral a administrar a vacina da Pfizer

Porto de Mós foi o primeiro concelho do ACES Pinhal Litoral, do qual fazem também parte Leiria, Marinha Grande, Batalha e Pombal, a receber e administrar a vacina Pfizer contra a COVID-19. O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós iniciou a vacinação dos seus utentes e funcionários esta manhã.

Centro Hospitalar de Leiria mobiliza mais 150 camas em resposta ao aumento da pandemia

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) deliberou na sua reunião de dia 6 de janeiro, com efeitos a partir de 11 de janeiro, a reativação do nível III do seu plano de contingência do Serviço de Medicina Intensiva – Covid-19, passando a estar ativadas com possibilidade de serem ocupadas 15 camas de tipologia III* (10 no Serviço de Medicina Intensiva e cinco na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente – UCAP), e 15 camas de nível II na UCAP. A decisão inclui ainda ativar o nível do Plano de Resposta Covid-19 – camas nível I, passando a haver uma distribuição de 120 camas, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

Câmara de Alcobaça vai realizar testes rápidos à COVID-19 nas escolas do concelho

O concelho de Alcobaça regista esta segunda-feira, dia 11 de janeiro, 642 casos ativos de Covid-19 e 25 falecimentos. “É por demais evidente o agravamento brutal da pandemia no nosso concelho. A subida vertiginosa destes números tem diversas explicações, mas o que é facto é que os números estão neste momento fora de controlo. O confinamento nacional que se prevê que seja anunciado na quinta-feira poderá ajudar a travar de alguma forma esta realidade muito preocupante”, escreve o presidente da Câmara de Alcobaça na sua página de Facebook. Também no concelho de Torres Vedras a epidemia cresce rapidamente, contando já com 689 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Região Oeste ultrapassa os 10 mil casos de COVID-19 desde o início da pandemia

O número de casos de COVID-19 na Região Oeste voltou a disparar ultrapassando este sábado, dia 10 de janeiro, os 10 mil desde o início da pandemia (10.077). Também o número de óbitos, infelizmente, ultrapassou os 200 (203). O número de casos ativos atingiu um novo máximo (2485), duplicando assim os números do final do ano. Torres Vedras (549) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguindo-se Alcobaça (422), Caldas da Rainha (346) Alenquer (265), e Peniche (234).  Acima da centena de  casos estão Arruda dos Vinhos (187),  Óbidos (129) e, Sobral de Monte Agraço (115). Os concelhos com menos casos são Lourinhã (79), Nazaré, (70), Cadaval (49), e Bombarral (40).

Centro Hospitalar do Oeste recebe 75 novos médicos para formação de Internato

Esta segunda-feira, 4 de janeiro, o Centro Hospitalar do Oeste acolheu um total de 75 médicos internos, que escolheram as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.  Em 2021, o CHOeste recebe 64 médicos da Formação Geral e 11 de Formação Especializada em Pneumologia (1), Ginecologia/Obstetrícia (1), Ortopedia (1), Medicina Interna (4), Cirurgia Geral (2) e Pediatria (2).

Região Oeste ultrapassa pela primeira vez a barreira de dois mil casos ativos de Covid-19

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste está a crescer exponencialmente, superando esta quarta-feira, dia 6 de janeiro, os dois mil (2062). Torres Vedras (396) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguido agora de Alcobaça (362), Caldas da Rainha (304) e Alenquer (300). Contudo, há mais quatro concelhos a ultrapassar a centena de casos.

Número de casos ativos de COVID-19 acelera na Região Oeste e atinge novo máximo

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste disparou no início do novo ano, atingindo este sábado, dia 2 de janeiro, um novo máximo (1599) desde o início da pandemia. Torres Vedras (301) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste , ultrapassando Alenquer (253), seguindo-se Caldas da Rainha (271) e Alcobaça (190), Peniche (136), Lourinhã (110) e Arruda dos Vinhos (100).  Os concelhos com menos casos são Óbidos (72), Sobral de Monte Agraço (67), Cadaval (34), Nazaré (34) e Bombarral (31).