Edição: 251

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/10/16

Caldas da Rainha

Centro Hospitalar da Oeste retoma sessões do curso de Preparação para o Parto e Parentalidade

O Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste retomou, no início da semana, as sessões presenciais do curso de Preparação para o Parto e Parentalidade, suspensas desde abril de 2020 no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19. O curso é gratuito e dirigido a grávidas a partir das 28 semanas de gestação, seguidas nas consultas de Obstetrícia do CHOeste, e que decidam ter o filho na maternidade do Centro Hospitalar do Oeste, localizada em Caldas da Rainha.

Apenas um doente foi encaminhado para Coimbra

Centro Hospitalar de Leiria garante que o Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André não encerrou

Na sequência de vários pedidos de esclarecimento recebidos esta manhã de quarta-feira, dia 13 de outubro, sobre a situação no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, o Centro Hospitalar de Leiria informa que o Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André (HSA), ao contrário do que tem sido dito, não encerrou, tendo sido atendidos os utentes que se dirigiram a este serviço.

Evento decorre no dia 15 de outubro, na Escola Superior de Saúde

Jornadas de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica regressam ao Politécnico de Leiria

A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, através do mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, promove no 15 de outubro, mais uma edição das Jornadas de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica. O evento decorre em formato presencial e online, a partir da ESSLei.

Problema arrasta-se desde 2019

SRCOM exige solução para a falta de recursos humanos nas urgências do Hospital de Leiria

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos alertou, dia 1de outubro, para a situação grave que se vive no Hospital de Santo André, em Leiria, pela carência de médicos no Serviço de Urgência, em Ortopedia, Cirurgia, Medicina Interna e área generalista, e exige ao Ministério da Saúde a resolução imediata do problema. A SRCOM recebeu a informação também de que os doentes de trauma não estão a ser encaminhados para o Serviço de Urgência do Hospital de Leiria e considera inadmissível que um Hospital desta dimensão e com a importância que tem na região, não esteja a receber doentes de trauma.

Iniciativa é promovida pela APEG Saúde e decorre no dia 1 de outubro no HSA

Centro Hospitalar de Leiria recebe encontro de grandes hospitais sobre recuperação e resiliência

O Centro Hospitalar de Leiria é o anfitrião do Encontro Grandes Hospitais, que decorre esta sexta-feira, dia 1 de outubro, dedicado ao tema “Recuperação e Resiliência”. A iniciativa da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde, junta no Hospital de Santo André, em Leiria, cerca de 80 participantes de grandes hospitais.

Por decisão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste

Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras já reabriu para doentes da Linha Saúde 24

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste informou na manhã de quarta-feira, dia 22 de setembro, que o funcionamento da Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras foi normalizado às 21h30 de terça-feira, tendo sido a urgência reaberta para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). A situação foi normalizada devido à alta clínica de doentes que estavam neste Serviço ou de doentes que transitaram para os serviços de internamento do Hospital.

CODU está a reencaminhar doentes críticos para outras unidades hospitalares

Centro Hospitalar do Oeste desmente fecho da Urgência de Torres Vedras por falta de médicos

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste informou esta terça-feira, dia 21 de setembro, que a Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras tem estado muito congestionada nos últimos dias, devido à elevada afluência de doentes. Por este motivo, foi solicitado às 21h de segunda-feira, ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o reencaminhamento de doentes críticos para outras unidades hospitalares, de acordo com a situação clínica.

Após a CIMLT não avançar com o programa de DAE

Município de Azambuja prepara rede de desfibrilhadores

O Município de Azambuja está a preparar programa de Desfibrilhação Automática Externa, que visa equipar espaços com grande afluência de pessoas e locais de alto risco com desfibrilhadores, bem como com pessoas certificadas para operar esses aparelhos. O programa contempla escolas, infraestruturas desportivas e outros edifícios e serviços.

Parlamentares alertam para a provável falta de especialistas na Unidade de Cuidados Intensivos

Deputados PSD do círculo de Leiria questionam nova UCI no Centro Hospitalar do Oeste

Os deputados do PSD do círculo de Leiria questionaram, no dia 8 de setembro, a ministra da Saúde, recordando que, no dia 30 de abril, o secretário de Estado de Saúde anunciou a criação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no Centro Hospitalar do Oeste, funcionando simultaneamente nos hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras, sendo dotada de 12 camas. Contudo, alertam que, para uma UCI funcionar no CHO, deverá ser necessário formar intensivistas e, neste caso, serão necessários, pelo menos, oito médicos com a referida especialidade clínica.

Particularmente na Lua Cheia

Efeito da Lua tem impacto na qualidade do sono

Todos nós queremos dormir bem e acordar revigorados e cheios de energia positiva no dia seguinte. Mas com a mudança dos ciclos lunares, ter uma boa noite de sono pode ser um desafio, principalmente quando a lua cheia atrapalha o nosso sono. Os ciclos lunares incluem quatro fases lunares principais: a lua nova, o quarto crescente, a lua cheia e o quarto minguante. A fase da lua cheia ocorre a cada 29,5 dias e este período celestial está sempre associado às noites de insónia. Mas como é que a lua cheia afeta a qualidade do sono e como podemos dormir melhor durante este período?

Total de despesa suportada pela Autarquia ascende a mais de um milhão de euros

Câmara da Batalha submete candidatura no valor de 239 mil euros para financiar despesas do combate à pandemia

A Câmara da Batalha submeteu uma candidatura ao Fundo de Solidariedade da União Europeia – Emergência de Saúde Pública da COVID-19 para ver financiada parte das despesas suportadas no combate à pandemia. O montante do apoio está limitado a 150 mil euros por candidatura, mas poderá acrescer um remanescente a ser distribuído proporcionalmente pelos Municípios.

Mudança do local das consultas tem efeitos a partir do dia 30 de agosto

Centro Hospitalar de Leiria renova espaço e volta às consultas de Psiquiatria na Consulta Externa

O Centro Hospitalar de Leiria reformulou o setor 2 da Consulta Externa do Hospital de Santo André e volta a realizar as consultas de Psiquiatria neste espaço a partir do dia 30 de agosto. Este setor estava ocupado pelas consultas de Pediatria, que já funcionam na nova Unidade de Ambulatório do Serviço de Pediatria, no piso 1 da torre poente do HSA. As consultas do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental funcionavam desde setembro de 2019 numa das áreas do edifício científico-pedagógico do campus 5 do Politécnico de Leiria, através de um acordo de utilização entre as duas entidades, que agora termina.

Em reunião com Pedro Magalhães Ribeiro

Ministra Marta Temido assegura que o Cartaxo vai ter um novo centro de saúde

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, reuniu segunda-feira, com a ministra da Saúde, Marta Temido, tendo recebido “a garantia de que o Cartaxo vai ter um novo Centro de Saúde, financiado pelas verbas da chamada bazuca europeia”. Para além deste investimento integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Magalhães Ribeiro defendeu a urgência de “requalificar a Unidade de Saúde de Pontével e a extensão de Vale da Pedra, assim como, o urgente reforço de profissionais de saúde para o nosso concelho, em especial, ao nível de médicos de família”.

Como Diabetes, Obesidade e Hipertensão

Termas reduzem risco de doenças crónicas relacionadas com casos mais severos de Covid19

A Associação das Termas de Portugal divulgou números do setor no primeiro semestre de 2021, considerando-os preocu- pantes para a saúde dos portugueses, uma vez que, apesar da ligeira recuperação face a 2020, demonstram que a atividade termal está ainda muito longe dos números de 2019. A Associação alerta que número crescente de estudos internacionais indica que a terapêutica termal desempenha papel fundamental na redução de risco de doenças crónicas que têm maior correlação com casos mais severos de Covid-19, como Diabetes, Obesidade e Hipertensão, entre outras.

Informação divulgada pela Coordenação da Task Force

73% da população do concelho da Nazaré já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19

Cerca de 73 por cento da população do concelho da Nazaré recebeu, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, de acordo com a informação divulgada pela Coordenação da Task Force do Plano Vacinação Covid 19 em Portugal. Os dados foram apresentados após o protesto do Município da Nazaré, em sede da Comissão Distrital da Proteção Civil Leiria, pela ausência de informação atualizada acerca a evolução da vacinação da população.

Ocean2Oils pretende utilizar as algas como fonte de antioxidantes naturais

Politécnico de Leiria desenvolve projeto inovador para uso de extratos de algas em óleo alimentar

Implementar a utilização de extratos de algas em óleos alimentares, com o intuito de prolongar o seu tempo de vida útil, é o grande objetivo do Ocean2Oils, um projeto que está a ser desenvolvido pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, e ao qual foi recentemente concedida uma patente nacional. Foi neste contexto que surgiu o projeto Ocean2Oils, financiado pelo Fundo Azul – Direção-Geral de Política do Mar, que visa explorar as potencialidades que o oceano pode oferecer para ultrapassar alguns constrangimentos no processamento de óleos alimentares, considerando que as algas são uma fonte de compostos de alto valor, em particular, de antioxidantes e pigmentos, que podem ser usados em alimentos e suplementos alimentares.

Obra proporciona melhores condições de trabalho aos profissionais

Centro Hospitalar de Leiria constrói novos vestiários femininos no Hospital de Alcobaça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) concretizou a construção de novos vestiários femininos no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), sitos no piso 0, numa área de antigos arrumos e casas de banho, inutilizados. Nos novos vestiários, já disponíveis, estão instalados 55 cacifos individuais, e o novo espaço dispõe ainda de uma área de duche e uma instalação sanitária.

Caldas da Rainha

Balcão «Nascer Cidadão» reabriu na maternidade do Centro Hospitalar do Oeste

O balcão «Nascer Cidadão» instalado na Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste retomou o seu funcionamento esta terça-feira, 27 de julho, após ter estado suspenso no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19. Nesta primeira fase, o atendimento funcionará às terças e sextas-feiras, das 14h às 17h. Os bebés nascidos na maternidade do Centro Hospitalar do Oeste podem agora ser registados no balcão «Nascer Cidadão» do próprio hospital, não sendo necessária a deslocação ao Registo Civil para fazer o registo de nascimento.

Face ao mesmo período de 2020

Centro Hospitalar do Oeste regista aumento da atividade assistencial no 1.º semestre de 2021

A atividade assistencial do Centro Hospitalar do Oeste registou, até ao final de junho de 2021, um aumento no número de consultas e de cirurgias realizadas, assim como uma redução do número de doentes em lista de espera comparado com igual período do ano anterior. Neste 1º semestre de 2021, foram realizadas 3.081 cirurgias nas unidades de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, mais 470 (+18 por cento) do que em igual período em 2020.

Dirigida ao Centro Hospitalar de Leiria e ao INEM

Assembleia Municipal da Nazaré agradece integração de ambulância de Suporte Imediato de Vida no HABLO

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou por unanimidade uma moção do PSD para um agradecimento ao Centro Hospitalar de Leiria e ao INEM, pela integração de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência do Hospital de Alcobaça, instalada a 15 de março, e que visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita.

Cadaval, Caldas da Rainha, Marinha Grande e Ourém

Mais 4 concelhos da região entram para a lista de risco elevado ou muito elevado de COVID-19

O Governo aprovou quinta-feira, uma resolução que prorroga a situação de calamidade em todo o continente e altera o mapa de risco da COVID-19. Nos distritos de Leiria,Santarém e região Oeste, são agora 25 os concelhos abrangidos pelas medidas restritivas. As medidas de risco elevado aplicam-se a Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cartaxo, Constância,  Leiria, Marinha Grande, Óbidos, Ourém, Porto de Mós,Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras. As medidas de risco muito elevado aplicam-se a Alenquer, Batalha, Azambuja, Benavente, Nazaré, Lourinhã, Pedrógão, Peniche e Sobral.

Há uma semana era 14

Municípios da região em risco muito elevado ou elevado de COVID-19 aumentam para 21

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, dia 15 de julho, uma resolução que altera as medidas aplicáveis a vários concelhos.
Nos distritos de Leiria e Santarém e Região Oeste, as medidas de risco elevado aplicam-se a Alcobaça, Alenquer Azambuja, Batalha, Bombarral, Leiria, Cartaxo, Constância, Óbidos, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras.  As medidas de risco muito elevado aplicam-se a Arruda dos Vinhos, Benavente, Lourinhã, Nazaré, Peniche e Sobral de Monte Agraço.

Até ao dia 10 de julho

Centro de Vacinação do Cartaxo já administrou 25 mil vacinas contra a COVID-19

Até ao dia 10 de julho, as equipas da área da saúde, proteção civil municipal, bombeiros municipais e trabalhadores de outras áreas de serviços da Câmara Municipal que asseguram o Centro de Vacinação do Cartaxo, administraram 24685 vacinas à população – 14075 foram primeiras doses e 10610 foram segundas doses.

Lourinhã, Nazaré, Azambuja, Bombarral, Cartaxo, Salvaterra de Magos e Óbidos entram na lista vermelha

Municípios da região de risco elevado ou muito elevado de COVID-19 sobem para 14

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, uma resolução que prorroga a situação de calamidade até ao dia 25 de julho e altera as medidas aplicáveis a alguns concelhos. Assim, aos municípios de Alenquer, Azambuja, Bombarral, Cartaxo, Constância, Óbidos, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras, entre outros 17 concelhos, aplicam-se as medidas de risco elevado. Aos municípios de Arruda dos Vinhos, Lourinhã, Nazaré e Sobral de Monte Agraço, entre outros 27 concelhos, aplicam-se as medidas de risco muito elevado.

Região de Leiria apresenta uma taxa de incidência próxima a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias

Autarca da Batalha reclama maior flexibilidade e recursos humanos no apoio ao processo de vacinação da Covid-19

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou, dia 6 de julho, que a situação do concelho e da região de Leiria em termos de covid-19 “exige um esforço coletivo de todos” e defendeu que se justificava uma maior flexibilidade no reforço dos profissionais de saúde no apoio à vacinação.

Instituição não teve qualquer surto de COVID-19

CERCINA presta reconhecimento aos profissionais do apoio direto pela dedicação durante a pandemia

Assembleia-geral da CERCINA de 18 de junho

A CERCINA, reunida em assembleia geral no dia 18 de junho, deu nota pública de reconhecimento aos profissionais da organização que estiveram na linha da frente do combate ao COVID-19. «Mais do que merecido, é justo, deve ter uma expressão pública e, fundamentalmente, deve ficar registado para memória futura», defendeu o presidente Joaquim Pequicho.

«O espírito de missão, a abnegação e o compromisso que sentimos nos profissionais das respostas sociais de Lar Residencial, Residência Autónoma e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão devem merecer de toda a organização um forte aplauso».

O presidente da CERCINA recordou que 2020 foi um ano «marcado pela incerteza e pela insegurança quanto à nossa proteção individual, dos nossos familiares dos nossos colegas de profissão e, particularmente, das pessoas que apoiamos, para as quais mobilizámos o melhor de cada um de nós para as proteger».

Joaquim Pequicho salientou também a «cooperação interna entre serviços, o suporte, o apoio verificado e a disponibilidade para dar cumprimento à missão» da CERCINA num ano que «exigiu a reprogramação do plano e o respetivo ajustamento das prioridades definidas». Entre os desafios enfrentados e as conquistas coletivas alcançadas, o presidente do Conselho de Administração destacou o facto da organização não ter registado, até à data, um surto de Covid-19. «Fomos “agraciados”, é um facto, mas também fomos suficientemente competentes na forma como lidámos com esta crise sanitária», concluiu Joaquim Pequicho.

Nas duas sessões da reunião magna da CERCINA, foram apresentados e aprovados por unanimidade os relatórios de atividades e gestão do ano 2020 e o Plano de Atividades e Orçamento para 2021.

O orçamento, no valor aproximado de um milhão de euros, contempla as obras de requalificação do edifício sede / Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, estimadas em cerca de 400 mil euros.

    Fonte: CERCINA

Município emite Nota de Pesar pelo falecimento de atleta da Academia do CCMI

Atleta de 12 anos morre num treino em Leiria

O Município de Leiria lamentou profunda- mente o falecimento, no dia 3 de julho, de um atleta de 12 anos, residente em Leiria, vítima de uma paragem cardior- respiratória durante um treino de futebol da Academia Desportiva do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, ocorrida este sábado no campo de futebol da Boa Vista.

Procedimento oftalmológico por LASER Excimer

Centro Hospitalar de Leiria realiza a primeira cirurgia refrativa que corrige erros refrativos em miopia e astigmatismo

O Centro Hospitalar de Leiria realizou, com sucesso, a primeira cirurgia refrativa por LASER Excimer na especialidade de Oftalmologia, na cirurgia de ambulatório do Hospital de Santo André, em Leiria, a três doentes com miopia e astigmatismo. O objetivo deste procedimento é a correção cirúrgica de erros refrativos, nomeadamente o tratamento de miopia (inferior a 6-8 dioptrias) e do astigmatismo (inferior a 4 dioptrias) na idade adulta.

Distinção atribuída na cerimónia solene do Dia do Município de Ourém

Centros Hospitalares de Leiria e Médio Tejo recebem medalha de mérito municipal de Ourém pela dedicação na pandemia

O Centro Hospitalar de Leiria foi homenageado com a medalha de mérito municipal, setor da Saúde, pela Câmara Municipal de Ourém, pelo seu contributo para o desenvolvimento social e saúde do concelho, mormente, disponibilidade, empenho, competência e dedicação com os cuidados de saúde prestados aos munícipes, durante a pandemia por Covid-19.

Programa “Comer Bem é Ser Fixe” destinou-se a alunos do 1º ciclo

Município de Alcobaça publica ebook sobre alimentação saudável com receitas familiares recolhidas por alunos

Durante o mês de junho, a Câmara Municipal de Alcobaça entregou a 5 turmas do 4º ano do 1º ciclo os diplomas de participação no programa “Comer Bem é Ser Fixe”, uma iniciativa de promoção de hábitos de alimentação saudáveis. O projeto pretende promover junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente um comportamento positivo relativo à alimentação, com um forte incentivo à adoção de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável.

Especialistas avaliam doentes suspeitos de patologia psiquiátrica decorrente da Covid-19

Consulta de Psiquiatria pós-Covid já está disponível no Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) disponibiliza desde o dia 11 de junho uma consulta de Psiquiatria de follow-up a doentes internados por infeção por SARS-CoV-2, seguidos em consultas pós-infeção por Covid-19. A nova consulta semanal permite a avaliação diagnóstica e respetivo tratamento de doentes que tiveram alta de internamento em Serviços do CHL por Covid-19, e em que se suspeite de eventual patologia psiquiátrica decorrente dessa infeção. Além das complicações médicas (respiratórias, trombóticas, neurológicas e outras) que a doença Covid-19 provoca, verifica-se também o desenvolvimento de patologia mental causadora de disfunção, perda de autonomia e sofrimento psíquico muito significativo. A patologia mental pós-Covid pode manter-se, ou surgir, após vários meses.

Unidade do Centro Hospitalar de Leiria celebrou o primeiro aniversário

Unidade de Hospitalização Domiciliária tratou mais de 300 doentes em casa em apenas um ano

«Num ano, tratarmos mais de 300 doentes em sua casa, como se estivessem no nosso hospital, nos nossos internamentos, é obra! enalteceu Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, na cerimónia de celebração do primeiro aniversário da UHD, realizada no dia 7 de junho, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria.

Farmacêutica pertenceu à Direção da ANF de 2003 a 2012

Ema Paulino é a primeira mulher eleita presidente da Associação Nacional das Farmácias

Ema Paulino

Ema Paulino foi eleita presidente da Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF) para o triénio 2021-2023, com 58% dos votos, contra 36% da lista adversária. É a primeira vez que uma mulher é eleita para dirigir a ANF. A lista A, liderada por Ema Paulino, conquistou 1340 votos, contra 825 da lista F, num total de 2165 farmácias apuradas. Foram ainda contabilizados 147 votos nulos ou em branco.  Ficam por apurar os votos de 199 farmácias, processo que estará concluído na próxima sexta-feira, dia 4 de junho de 2021.

Ema Paulino propõe um Novo Rumo para a ANF, dando “prioridade ao reequilíbrio das contas através de uma gestão rigorosa e transparente”. Apresenta como principais objetivos “aproximar a Associação de todos os Associados, defender e valorizar as farmácias e os farmacêuticos na rede de cuidados de saúde, bem como recuperar o poder de intervenção e influência da ANF junto dos centros de decisão, das autoridades e de todos os parceiros da saúde”.

Ema Paulino foi membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e representou esta organização no Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) e na Federação Internacional Farmacêutica (FIP), da qual foi CEO interina. Pertenceu à Direção da ANF durante 9 anos, de 2003 a 2012, e foi, entre 2012 e 2019, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. Foi, até à eleição para a ANF, membro da Comissão Técnica de Vacinação da Direção-Geral da Saúde, desde 2018, e, desde 2020, da Comissão Técnica de Vacinação Contra a COVID-19. Integra a delegação da FIP à Assembleia Mundial da Saúde, da Organização Mundial da Saúde.

Recebeu o galardão FIP Fellow em 2012. Em 2014, foi distinguida com o prémio Almofariz para Figura do Ano e, em 2017, foi selecionada como uma das 100 gestoras da nova geração a nível nacional para o Círculo da Inovação, projeto do Expresso, SIC Notícias e NOS. Em 2020, foi eleita membro correspondente da Academia Nacional de Farmácia Francesa.

Ema Paulino conta, na equipa da Direção, com os vice-presidentes Diogo Gouveia, Paula Dinis e Paulo Fernandes. João Cordeiro preside à Mesa da Assembleia Geral, Paulo Barradas é presidente do Conselho Fiscal e Helena Amado é presidente do Conselho Disciplinar.

    Fonte: WLPartners

Doação resulta da venda de calendários com ilustrações de atividades dos alunos

Instituto Educativo do Juncal entrega donativo ao Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria

Licínio de Carvalho, Francisca Simões e Lina Winckler

O Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós, entregou no dia 27 de maio, pela mão da aluna Francisca Simões, o donativo de 2.301 euros, dirigido ao Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). A campanha solidária, que teve início em dezembro de 2020, consistiu na venda de calendários de 2021, com ilustrações de atividades dos alunos, com o objetivo de adquirir, com a verba angariada, equipamentos que melhorem o dia a dia dos pequenos utentes durante os seus internamentos.

«Agradecemos a vossa iniciativa de solidariedade, destinada a um Serviço tão querido por todos. É um grande gesto vosso, que se junta a outros da sociedade civil, que nos continua a mostrar o seu apoio de várias formas e formatos», enalteceu Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, em consonância com Lina Winckler, diretora do Serviço de Pediatria, no momento da entrega do donativo.

Os calendários foram vendidos pelos alunos do Instituto Educativo do Juncal, e também estiveram à venda em alguns espaços comerciais, divulgados no início da campanha.

    Fonte: Midlandcom

 

Empresários também foram distinguidos na cerimónia Dia do Município de Leiria

Centro Hospitalar de Leiria medalhado com grau “Ouro” pelo contributo no combate à pandemia

O Centro Hospitalar de Leiria foi homenageado este sábado com a medalha de mérito municipal de grau “Ouro” pela Câmara Municipal de Leiria, na classe “Serviços Relevantes”, pelo “inestimável” contributo de todos os grupos profissionais que o integram nas ações de combate à pandemia por Covid-19. Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, manifestou ainda enorme gratidão e reconhecimento perante o papel que a classe empresarial do concelho desempenhou no combate à pandemia e na redução do seu impacto económico na região.

No dia 15 de maio, dia da cidade e feriado municipal

Hospital Termal mais antigo do mundo reabre ao público nas Caldas da Rainha

O Hospital Termal Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, reabre portas a 15 de maio, dia da cidade e feriado municipal. Depois de uma suspensão de 4 meses, devido à pandemia, os tratamentos das vias respiratórias voltam a estar disponíveis no hospital termal mais antigo do mundo.

Conselho de Administração do CHL aprovou a terceira revisão do procedimento

Centro Hospitalar de Leiria facilita visitas de acompanhantes e cuidadores mas com restrições

De acordo com a tendência descendente da atividade da doença por Covid-19 no país e no Centro Hospitalar de Leiria, o Conselho de Administração do CHL aprovou a terceira revisão do procedimento de acesso às suas instalações por não profissionais, na sua reunião de 5 de maio, que define a alteração aos horários de visitas, que entra em vigor no dia 10 de maio. Está restringida a entrada a um acompanhante/cuidador, sem a possibilidade de troca, e nas primeiras 24 horas após o internamento estão suspensas as entradas do acompanhante / cuidador.

Centro instalado no Edifício Cetemares, em Peniche, foi inaugurado há um ano

Centro de Diagnóstico Covid-19 do Politécnico de Leiria já realizou mais de 26 mil testes em apenas um ano

O Centro de Diagnóstico Covid-19 do Politécnico de Leiria, instalado no Edifício Cetemares, em Peniche, já realizou mais de 26 mil testes desde a sua inauguração, a 28 de abril de 2020. Foram realizados até ao momento cerca de 20 mil testes PCR e mais de seis mil testes rápidos.

Nazaré

Centro de Saúde de Famalicão volta a receber a população com médico e vários serviços

A Unidade de saúde de Famalicão retomou, dia 3 de maio, o funcionamento, reabrindo à freguesia com uma médica e todas as valências necessárias a cerca de 1800 utentes inscritos. A funcionar das 8h às 16h, com uma médica, um enfermeiro, uma administrativa e uma assistente operacional e as valências já em prática nas restantes unidades de saúde do concelho.

Alpiarça, Batalha, Coruche, Figueiró dos Vinhos e Peniche

Rio Maior e Marinha Grande vão desconfinar mas há 5 concelhos da região em situação de alerta

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, dia 29 de abril, uma resolução que declara a situação de calamidade em todo o território nacional continental, de 1 a 16 de maio. Rio Maior e Marinha Grande, que estavam impedidos de avançar no desconfinamento, acompanham a partir de sábado a generalidade dos concelhos do país para a 4ª e última fase do desconfinamento. O primeiro-ministro António Costa informou ainda que há 27 concelhos que devem estar alerta, porque registam uma taxa de incidência da covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

Pombal

Secretário de Estado António Sales inaugura novo polo de Saúde do Louriçal

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, inaugura sexta-feira novas instalações do polo do Louriçal da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Vale do Arunca, um investimento municipal de 630 mil euros num edifício que resulta da adaptação das antigas instalações do Jardim de Infância do Louriçal.

Batalha decide reforçar os testes rápidos nas empresas e investe 40 mil euros no centro de saúde de São Mamede

A Câmara Municipal da Batalha vai investir 40 mil euros na requalificação do Centro de Saúde de São Mamede, no quadro da descentralização de competências na área da Saúde e como medida de melhoria de atendimento dos utentes e qualificação das condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Instituição prevê realizar mais três mil novos testes na próxima semana

Politécnico de Leiria realizou mais de 4.500 testes à COVID-19 e todos foram negativos

IPL vai testar toda a comunidade académica

Até ao momento, e em apenas duas semanas, o Politécnico de Leiria já testou mais de 4.500 pessoas em toda a comunidade académica, entre estudantes, professores, investigadores e técnicos, no âmbito da megaoperação de testagem massiva para a COVID-19 que está a decorrer nas seis unidades de rastreio instaladas em todos os campi de Leiria, Caldas da Rainha e Peniche, e no Núcleo de Formação em Torres Vedras. O balanço do processo de testagem na instituição é muito positivo, já que todos os resultados foram negativos. Na próxima semana, o Politécnico de Leiria prevê realizar três mil novos testes.

«Esta é uma operação exigente, com elevado investimento financeiro e de recursos humanos, mas que tem tido um elevado sucesso e tem gerado uma confiança adicional na retoma às atividades presenciais. Estamos a dar o nosso contributo para a segurança de todos», afirma Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

O Politécnico de Leiria iniciou o processo de testagem na semana passada, com a realização de testes rápidos a professores, investigadores, técnicos e bolseiros de investigação. Na última segunda-feira, 19 de abril, dia em que regressaram as atividades letivas presenciais, a instituição de ensino superior iniciou a testagem aos estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), da Escola Superior de Saúde (ESSLei), da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM). A testagem abrangeu também o Núcleo de Formação de Torres Vedras, tendo a mesma iniciado no dia 21 de abril.

«Esta pandemia só pode ser combatida com muita testagem, muito mais vacinação e com comportamentos sociais responsáveis. Este é o compromisso do Politécnico de Leiria, que só tem sido possível com muita dedicação e competência de todos, estudantes, professores, investigadores e técnicos», refere Rui Pedrosa.

O Politécnico de Leiria vai continuar a realizar testes na comunidade académica de forma contínua, sendo que, uma vez por mês, irá promover novas testagens massivas junto de todos os estudantes, professores, investigadores e pessoal técnico. Nos concelhos onde se registem mais de 120 casos por 100 mil habitantes, a estratégia passará por serem realizados testes em massa de 14 em 14 dias.

A megaoperação de testagem massiva que está a decorrer tem envolvido mais de 80 enfermeiros, assim como o centro de diagnóstico para a COVID-19 da instituição, para além do apoio de docentes, investigadores, técnicos e estudantes.

Sendo este um processo voluntário, o Politécnico de Leiria está ainda a promover uma campanha de sensibilização junto da comunidade académica, com o apoio das associações de estudantes e de microinfluenciadores, um grupo de 15 estudantes do Politécnico de Leiria que apoia a comunidade académica em prol do controlo e mitigação da pandemia por SARS-CoV-2.

Os microinfluenciadores pretendem criar uma estratégia de sensibilização, de estudantes para estudantes, impulsionadora de comportamentos responsáveis e promotores de saúde pública, e apoiar elementos da comunidade académica em isolamento ou quarentena, bem como prestar informações atualizadas e esclarecer dúvidas relativas à pandemia por SARS-CoV-2, apoiando o estudante dentro e fora do campus.

Fonte: Midlandcom

Autarquia disponibiliza recursos humanos em falta

Batalha recusa receber apenas 200 vacinas/dia e reclama maior celeridade no plano de vacinação

O presidente da Câmara da Batalha reclama uma maior celeridade no plano de vacinação e garante disponibilizar recursos humanos para o efeito. Em comunicação dirigida à Diretora-geral da Saúde, Dra. Graça Freitas, e ao Coordenador da Task Force para o Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, Paulo Batista Santos reclama uma maior utilização do Centro de Vacinação da Batalha, no âmbito da designada Fase 2 (a partir de abril de 2021), para além das 200 vacinas diárias.

Alcobaça, Caldas da Rainha e Torres Vedras

Clínicas de fisioterapia Physioclem recebem o selo “Five Stars | Safe Spot”

Marco Clemente

A Physioclem recebeu o selo Five Stars | Safe Spot, com garantia do Prémio Cinco Estrelas e do Bureau Veritas. Esta distinção é resultado de duas avaliações às quais os seus espaços foram submetidos, e que, em ambas, obtiveram resultados muito bons, realmente cinco estrelas: auditorias sanitárias, efetuadas pelo Bureau Veritas, com resultado Apto em todos os parâmetros nas clínicas em análise. Avaliação do serviço prestado, por parte dos clientes, e avaliação da marca Physioclem, por parte do mercado em geral, segundo a metodologia do Prémio Cinco Estrelas.

O Five Stars | Safe Spot é a primeira e única metodologia de avaliação da experiência de consumidor, que conjuga com uma certificação sanitária, que utiliza critérios adaptados a cada tipo de espaço. Permite identificar o espaço como seguro, transmitindo confiança aos consumidores. Assim, através de duas avaliações distintas, o Five Stars | Safe Spot alia os espaços seguros com medidas preventivas face à Covid-19 auditadas aos que são verdadeiramente Cinco Estrelas, garantindo uma experiência de excelência aos seus utentes.

Sobre este prémio Marco Clemente, “pai” e sócio-gerente da Physioclem, referiu: “Desde sempre o nosso foco está no paciente que nos procura. Queremos ajudá-lo o máximo possível e com a maior segurança possível. Com o início da pandemia, rapidamente nos adaptamos para nunca deixar de tratar das pessoas que precisavam de nós e, ao mesmo tempo, garantindo a segurança de todos. Fizemos uma série de alterações aos nossos procedimentos, aos equipamentos que usamos e aos passos que pedimos aos utentes para dar no interior dos nossos espaços. Julgo que as pessoas reconhecem este nosso esforço, mas queríamos mais. Queríamos ter uma entidade externa que certificasse que efetivamente estamos a fazer tudo o que podemos para evitar a contaminação da COVID-19. E assim foi. Estamos muito muito satisfeitos pelo facto de termos obtido a certificação 5 Estrelas Safe Spot, pela Bureau Veritas. Continuaremos a dar o nosso melhor a cada dia para melhorar a qualidade dos cuidados que prestamos”.

Com esta distinção, as clínicas Physioclem de Alcobaça, Caldas da Rainha e Torres Vedras  – as três que foram alvo desta análise – são consideradas Five Stars | Safe Spot. A utilização do selo “Five Stars | Safe Spot permite identificar o espaço como tendo implementadas as medidas de segurança e higiene definidas e tendo um serviço de excelência, transmitindo assim confiança aos consumidores.

 Fonte: Ipsis

Avaliação positiva da Satisfação do Doente Internado relativo a 2020

88% dos utentes internados demonstram satisfação com cuidados prestados no Centro Hospitalar de Leiria

Os utentes do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) demonstraram a sua satisfação com os cuidados prestados nos serviços de internamento da instituição, de acordo com as conclusões do Relatório de Avaliação da Satisfação do Doente Internado relativo a 2020. 88% dos utentes consideraram o internamento “Muito Bom” ou “Bom”, e afirmaram que recomendariam o CHL aos seus familiares e amigos.

Investimento total previsto superior a 1,6 milhões de euros

Requalificação de Escola do 1.º Ciclo vai dar origem ao Edifício Multiusos de Caxarias

O Município de Ourém aprovou o projeto de execução referente ao Edifício Multiusos de Caxarias, uma infraestrutura que irá englobar a nova unidade de saúde local e o novo edifício-sede da Junta de Freguesia em questão. O Edifício Multiusos de Caxarias nascerá da reabilitação do edifício que em tempos funcionou como Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Carvoeira-Chã.

Almeida Henriques faleceu vítima da COVID-19

Município de Leiria emite nota de pesar pelo falecimento do Presidente da Câmara de Viseu

O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, ocorrido este domingo, dia 4 de abril, no Hospital de São Teotónio, vítima da COVID-19. António Almeida Henriques tinha 59 anos e era presidente da Câmara Municipal de Viseu desde 2013. Licenciado em Direito, foi eleito deputado à Assembleia da República entre 2002 e 2011. Integrou o Governo de Passos Coelho onde foi secretário de Estado Adjunto, da Economia e do Desenvolvimento Regional, e de onde saiu para suceder ao “histórico” autarca social-democrata Fernando Ruas.

Esta sexta-feira, dia 3 de abril

Médio Tejo regista zero casos diários de COVID-19

Não houve casos registados de COVID-19 no Médio Tejo esta sexta-feira, dia 2 de abril, nos 13 concelhos abrangidos: Ourém, Torres Novas, Alcanena, Entroncamento, Tomar, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação e Sardoal e Sertã. Cenário diferente ocorreu na Região Oeste, este sábado, 3 de abril, com mais 33 novos casos.

Restringida a entrada a um acompanhante/cuidador, sem possibilidade de troca

Centro Hospitalar de Leiria altera horários de visitas/acompanhantes/cuidadores

De acordo com a tendência descendente da atividade da doença por Covid-19 no país, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aprovou a segunda revisão do procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais, na sua reunião de 24 de março, que define a alteração aos horários de visitas, que entra em vigor esta segunda-feira, dia 29 de março. Está restringida a entrada a um acompanhante / cuidador, sem a possibilidade de troca, e nas primeiras 24 horas após o internamento estão suspensas as entradas do acompanhante / cuidador.

Com apenas 13 casos ativos

Concelho de Santarém reduz casos ativos de COVID-19 em 99%

Hospital de Santarém

O concelho de Santarém que registou 841 casos ativos de COViD-19 há cerca de dois meses (27 de janeiro) regista esta quinta-feira, dia 25 de março, apenas 13 casos ativos, uma redução de 98,5% face ao máximo registado. Nas últimas 24 horas, não houve qualquer pessoa infetada. Desde o início da pandemia, o concelho registou 4393 casos de COVID-19, dos quais 4230 recuperados. Há, infelizmente, 150 óbitos a registar. Neste momento, não há qualquer caso registado em lares, escolas ou no Hospital de Santarém, os principais focos de infeções até agora no concelho.

Sedentarismo é principal causa para maus hábitos alimentares

Portugueses engordaram 5 kg em média e só 17% emagreceu após um ano de pandemia

Os portugueses engordaram em média 5 kg desde o início da pandemia que provocou maus hábitos alimentares e ausência de exercício físico, conclui um estudo da Fixando, que inquiriu 6.400 utilizadores da plataforma entre os dias 18 e 24 de março sobre os hábitos alimentares durante a pandemia.

Doação de máscaras terá como destino famílias acompanhadas pela ação social

Empresa Medisigma doa três mil máscaras cirúrgicas e reutilizáveis à Câmara da Nazaré

Embalagens de máscaras faciais descartáveis

Três mil máscaras cirúrgicas e reutilizáveis foram entregues, no final da semana, pela Medisigma, através do CEO da empresa, Vítor Esteves, à Câmara da Nazaré.

A doação foi recebida pelo presidente da Câmara, Walter Chicharro, e pela vereadora da Câmara, Regina Piedade, e destina-se às famílias que estão a ser acompanhadas pelos serviços de ação social do Município da Nazaré.

“Esta doação será encaminhada para as famílias vulneráveis acompanhadas pela Ação Social da Autarquia”, explicou a vereadora com o Pelouro da Ação Social.

Desde a declaração da pandemia, em meados de março de 2020, várias famílias têm sido regularmente acompanhadas pelos serviços da autarquia, com o apoio ajustado à situação e que possa contribuir para superar as dificuldades criadas pela pandemia, na saúde e na economia doméstica.

   Fonte: SM|GCI|CMN

Em causa as novas competências municipais na área da saúde  

Município da Batalha reúne com responsáveis do ACES do Pinhal Linhal para implementar descentralização

A Câmara da Batalha realizou esta quinta-feira, dia 18 de março, uma reunião de preparação da transferência das novas competências municipais na área de saúde, com a participação dos membros do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, Denise Velho, Rui Passadouro, Marco Neves e Mara Cardoso, e ainda com o Coordenador da Unidade de Saúde Familiar “Condestável”, João Paulo Simões, definindo uma planificação a implementar a partir do próximo dia 01 de abril.   

Evento decorre esta sexta-feira, dia 19 de março, às 09h30

Ministra da Saúde inaugura Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça

A ministra da Saúde, Marta Temido, inaugura esta sexta-feira, dia 19 de março, a nova Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O evento tem início às 9h30, com a inauguração formal da UICP e prossegue com uma visita ao novo internamento*.

Autarquia investe meio milhão de euros na saúde

Câmara da Batalha assegura reabertura da Extensão de Saúde do Reguengo do Fetal

O Município da Batalha realizou uma intervenção de conservação e renovação de equipamentos na Extensão de Saúde do Reguengo do Fetal, um investimento de 20 mil euros, realizado em colaboração com a Unidade de Saúde Familiar “Condestável”, por forma a garantir a reabertura a 15 de março daquela unidade de saúde.

Para garantir um regresso seguro às escolas do concelho

Câmara da Marinha Grande antecipa-se e testa à COVID-19 todos os profissionais de educação

A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, face ao anúncio governamental de quinta-feira à noite, 11 de março,  sobre a abertura dos jardins de infância e escolas do 1º Ciclo, este sábado e domingo, 13 e 14 de março, procederá a testes de despiste da COVID a todos os profissionais da comunidade educativa (auxiliares das escolas, funcionários das cantinas, colaboradores de AAFs e CAFs, professores e educadores) que se estarão em serviço presencial de agora em diante.

Primeira fase destina-se a pessoas e atividades económicas prioritárias e deve atingir 1.600 testes

Câmara da Batalha vai dar início à campanha de realização de testes rápidos à COVID-19 por antigénio

Com o intuito de acompanhar as medidas de desconfinamento anunciadas pelo Governo esta quinta-feira, dia 11 de março, a Câmara da Batalha vai dar início à campanha de realização de testes rápidos à COVID-19 por antigénio, uma medida considerada essencial pela Organização Mundial de Saúde e garante resultados em 15 a 30 minutos.

Esta segunda-feira

Médio Tejo regista zero casos diários de COVID19

Pandemia deu descanso às ambulâncias domingo no Médio Tejo

Não houve qualquer caso registado de COVID-19 no Médio Tejo esta segunda-feira, dia 8 de março, nos 13 concelhos abrangidos: Ourém, Torres, Alcanena, Sertã, Entroncamento, Tomar, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação e Sardoal. O cenário de números residuais de novos casos diários é extensivo a toda a região, com a Região Oeste, por exemplo, a registar apenas cinco casos nos 12 concelhos abrangidos.

Segundo o portal da Associação de Municípios do Médio Tejo, no total, o número de infetados desde o início da pandemia nos 13 concelhos ascende a 13.472 e o de recuperados a 12.794.

Instalado na Exposalão

Centro de vacinação da Batalha preparado para vacinar 500 pessoas por dia contra a Covid-19

Com quatro linhas de vacinação e que podem duplicar em função das necessidades, a capacidade de vacinação do novo centro instalado na ExpoSalão é de 500 pessoas por dia, “mas o ritmo de irá sendo adequado em função da disponibilidade de vacinas e dos critérios fixados pelas autoridades de saúde”, esclarece o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos. Este projeto foi possível através de uma forte articulação entre a Direção-Geral de Saúde, a Unidade de Saúde Familiar Condestável e da empresa ExpoSalão .

Devido à redução do número de doentes Covid-19

Centro Hospitalar de Leiria aprova revisão do Plano de Resposta Covid-19

Devido à redução do número de doentes Covid-19 dos níveis I (enfermaria), II (intermédios) e III (intensivos) internados no Centro Hospitalar de Leiria, e de forma a retomar a atividade assistencial, garantindo o acesso atempado dos utentes aos cuidados de saúde necessários nos diferentes níveis assistenciais, nomeadamente consulta e cirurgia, o Conselho de Administração informou, no dia 4 de março, que aprovou a revisão do Plano de Resposta Covid-19 – Camas Nível I (enfermaria) e a ativação do respetivo nível 1, com uma disponibilização atual de 30 camas.

Nova estrutura permite o aumento de cirurgias e mais-valias científicas

CHL abre Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia no Hospital de Alcobaça

Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) abriu, no dia 1 de março, a Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). «A criação desta Unidade traduz-se em ganhos a nível assistencial, com a previsão de um aumento de cerca de 410 cirurgias por ano, face ao atualmente realizado pelo Serviço de Ortopedia II, com benefícios científicos e orçamentais, e a rentabilização dos recursos físicos e humanos já existentes no centro hospitalar, nomeadamente no Bloco Operatório do HABLO», refere António Sá, diretor do Serviço de Ortopedia II do CHL.

A implementação desta Unidade envolveu um investimento inicial de cerca de 76 mil euros, e funciona com a utilização do bloco operatório do HABLO de forma regular, com equipa cirúrgica, utilizando a técnica de anestesia local mais apropriada. «Esta nova estrutura fomenta a produção cirúrgica em ambulatório, diminui gastos cirúrgicos e prestação de cuidados, e permite a libertação dos tempos operatórios no bloco para cirurgias mais complexas e cuja colaboração da Anestesia seja indispensável», salienta Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

O Serviço de Ortopedia II já utiliza o Bloco Ambulatório do HABLO desde janeiro de 2018 com as mais variadas patologias da mão. Começou a desenvolver-se a atividade cirúrgica com recurso a técnicas de anestesia local sem garrote, descritas na literatura como WALANT (Wide-Awake Local Anesthesia and No Tourniquet). Esta técnica é utilizada no tratamento de patologia tendinosa, traumatologia da mão, e mais recentemente em patologia nervosa traumática e traumatologia do punho.

«Com o recurso à técnica WALANT houve um aumento de transferências de procedimentos de cirurgia ortopédica e de traumatologia do punho, antebraço e cotovelo, para regime de ambulatório, cujo tratamento era, até então, realizado com recurso ao Bloco Operatório Central», explica Carlos Pina, coordenador da nova Unidade Funcional. «Sendo elevado o número de cirurgias realizadas em ambiente WALANT, é possível diminuir a quantidade de material cirúrgico consumível utilizado, bem como o gasto associado às intervenções e aos recursos humanos», garante Carlos Pina.

A Unidade funcional poderá também contribuir para o enriquecimento da atividade de investigação médica e produção científica realizada no CHL. Tem como pilar central as componentes pós-graduada e académica, o que cria condições para que o Serviço de Ortopedia II possa enriquecer a formação pós-graduada dos internos da especialidade no CHL, estendendo-se também à Cirurgia Plástica, com interesse na aprendizagem de técnicas em Cirurgia da Mão, e em particular, da cirurgia sem garrote e com anestesia local, através dos internatos médicos e fellowships da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão.

   Fonte: Midlandcom

Para os residentes na União de Freguesias de Parceiros e Azoia e na freguesia da Barosa

Município de Leiria abre concurso para construção do Centro de Saúde nos Parceiros

Sede da Câmara Municipal de Leiria

Depois da aprovação do projeto em janeiro passado, a Câmara Municipal de Leiria deliberou esta terça-feira abrir o concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) para os residentes na União de Freguesias de Parceiros e Azoia e na freguesia da Barosa.

O novo edifício será construído ao abrigo de um protocolo, também aprovado na reunião, com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, estando previsto um investimento de cerca de 1,54 milhões de euros, o qual será objeto de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85 por cento.

Para além da nova infraestrutura, que terá uma área bruta de 745 m2, a obra inclui ainda a criação de uma rotunda de acesso à USF, que ficará localizada num terreno com 4.500 m2, confinante com a Rua de Santa Maria, nos Parceiros.

De acordo com a deliberação aprovada em janeiro, o objetivo é “contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde” e “colmatar as disparidades territoriais ainda existentes”, reconhecendo o Município que esta medida corresponde a um “anseio da população local, uma vez que a capacidade de resposta atual nos cuidados de saúde primários e continuados encontra-se aquém das necessidades existentes”.

A par da USF de Parceiros, Azoia e Barosa, estão ainda em fase de projeto as novas infraestruturas de saúde nas freguesias de Amor e de Bidoeira de Cima.

     Fonte: GRPG|CML

Parque Municipal de Exposições e Pavilhão Gimnodesportivo Albino Reis Paulo

Centros de vacinação Covid-19 na Marinha Grande e Vieira de Leiria já estão a funcionar

Os centros de Vacinação contra a Covid-19, preparados pela Câmara Municipal no Pavilhão 1 do Parque Municipal de Exposições, na Marinha Grande, e no Pavilhão Gimnodesportivo Albino Reis Paulo, em Vieira de Leiria já estão em funcionamento.

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 no concelho, para pessoas com mais de 80 anos e para doentes de risco com idade igual ou superior a 50 anos, teve início no passado dia 19 de fevereiro, no Centro de Saúde da Marinha Grande.

José Alberto Quintino decide ser inoculado contra a COVID-19 só depois dos soldados da paz

Presidente da Câmara do Sobral recusa tomar vacina até todos os bombeiros do concelho estarem vacinados

O presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, José Alberto Quintino, em comunicado aos munícipes, informou que rejeitou tomar a vacina contra a COVID-19 enquanto a totalidade dos Bombeiros do concelho não for vacinada, no âmbito da 2ª Fase do Plano de Vacinação contra a COVID-19.

Estudo contou ainda com a participação de dois médicos do ACES Pinhal Litoral

Investigador do Politécnico de Leiria participa em estudo sobre taxas de contágio da Covid19 e reabertura da economia

“É possível encontrar um equilíbrio entre a necessidade de reduzir as taxas de contágio da COVID-19 e a necessidade de reabrir a economia?” é o mote do estudo que acaba de ser publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, por um grupo multidisciplinar de investigadores portugueses e galegos, onde participaram Rui Fonseca-Pinto, diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e membro do ciTechCare, e os médicos de saúde pública Rui Passadouro da Fonseca e Estevão Soares dos Santos, do ACES Pinhal Litoral.

Espaço permite o alojamento de duas mães e respetivos recém-nascidos

Centro Hospitalar de Leiria cria área de recobro e cuidados da puérpera Covid19 positiva e do bebé

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou uma nova área dedicada ao recobro e cuidados de puérperas portadoras do vírus Covid-19, e seus recém-nascidos, localizada na Urgência Ginecológica/Obstétrica do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. A nova área entrou em funcionamento sexta-feira, dia 19 de fevereiro, e tem uma lotação para duas puérperas e respetivos recém-nascidos, permitindo o alojamento conjunto (mãe e filho/a).

Dos grupos de risco

Centro de Vacinação Municipal de Porto de Mós imunizou 230 pessoas contra a Covid-19

Teve início esta sexta-feira, o processo de vacinação contra a Covid-19 para os utentes da UCSP de Porto de Mós com 80 ou mais anos de idade, das freguesias de Porto de Mós e de Alqueidão da Serra. O processo de vacinação tem lugar no Centro de Vacinação Municipal para a Covid-19, instalado no Pavilhão Municipal e conta com o apoio de uma equipa de médicos, enfermeiros, apoio técnico e logístico e dos bombeiros voluntários.

Queda de 1001 casos diários é um recorde desde o início da pandemia

Casos ativos de COVID-19 na Região Oeste caem quase 30% num único dia

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste desceu, no dia 18 de fevereiro, mais de um milhar num único dia, passando de 3488 na quarta-feira para 2487 esta quinta-feira, constituindo uma queda recorde diária (29%) desde o início da pandemia. Alenquer foi o concelho com a queda mais surpreendente, passando de 1109 para 449, seguindo-se Alcobaça, que passou de 477 para 253. Alenquer continua a ser o concelho com mais casos (449), seguido de Torres Vedras (415), Arruda dos Vinhos (371), Peniche (274), Caldas da Rainha, (265), Alcobaça (253) e Lourinhã (200).

Casal de Torres Novas, de 100 e 99 anos, foi dos primeiros a ser inoculado

600 munícipes vacinados contra a Covid-19 no Palácio dos Desportos até sábado

Começou esta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, no Palácio dos Desportos, um dos quatro centros instalados na região do Médio Tejo para este fim, a vacinação de munícipes de Torres Novas com 80 ou mais anos de idade e pessoas de idade superior a 50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Pelo laboratório SYNLAB

Variante da África do Sul detetada em Portugal

A SYNLAB detetou novos casos da mutação da variante sul-africana do SARS-CoV-2 em Portugal. A confirmação foi efetuada esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge após análise, por sequenciação do genoma, das amostras identificadas e enviadas na semana passada.

37 efetivos da corporação já foram vacinados

Bombeiros Municipais do Cartaxo receberam em Santarém a 1ª dose da vacina contra a COVID-19

No âmbito do Plano de Vacinação contra a Covid-19 para Bombeiros, foram vacinados mais 15 elementos da corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo, no Centro de Vacinação sediado na Casa do Campino, em Santarém. Os primeiros 22 bombeiros foram vacinados em janeiro, o segundo grupo de 15 elementos foi vacinado esta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, e a restante corporação deve receber a primeira dose da vacina na próxima semana.

Deputado do PSD considera que Governo está a falhar na proteção dos doentes

Hugo Oliveira questiona ministra da Saúde sobre tempos de espera de consultas em Leiria e Oeste

O deputado do PSD Hugo Oliveira questionou, no dia 10 de fevereiro, a ministra da Saúde, Marta Temido, na audição regimental realizada na Assembleia da República sobre o desempenho do Governo na gestão da pandemia e sobre os tempos de espera excessivos para consultas. Segundo o deputado do PSD, as listas de espera no Centro Hospitalar de Leiria atingem números pornográficos, com o tempo máximo de resposta garantido a chegar aos 278 dias em cirurgia geral, mas em algumas especialidades como a neurologia, a atingir os 769 dias.

Protocolo com Santa Casa da Misericórdia de Leiria para a atividade cirúrgica programada

Médicos do Centro Hospitalar de Leiria vão operar no Hospital D. Manuel de Aguiar

O Centro Hospitalar de Leiria e a Santa Casa da Misericórdia de Leiria assinaram no dia 8 de fevereiro, um protocolo de colaboração para a área cirúrgica, que prevê a utilização de até duas salas operatórias do Hospital D. Manuel de Aguiar (HDMA) para a realização de atividade cirúrgica programada ambulatória, preferencialmente, ou convencional, se reunidas as condições, e até 12 camas para o respetivo recobro / internamento dos doentes.

 Empresas possibilitam o reforço de equipamento para o combate à Covid-19

Empresas Cimalha e Ecomais oferecem monitores de sinais vitais ao Centro Hospitalar de Leiria

As empresas Cimalha – Construções da Batalha, S.A, e Ecomais – Recolha e Valorização de Resíduos, S.A, doaram dez mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL) para a aquisição de dez monitores de sinais vitais, que reforçarão o tratamento Covid-19, nomeadamente a ala A do terceiro piso do Serviço de Medicina Interna, na torre nascente do Hospital de Santo André (HSA), e os cuidados intermédios da UCAP – Unidade de Cuidados Agudos Polivalente.

Concelho regista 1111 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2

Câmara de Torres Vedras reforça apoios nas áreas sociais, saúde e economia no âmbito da COVID-19

Em resposta à pandemia causada pela doença COVID-19, a Câmara Municipal de Torres Vedras, em articulação com o Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul, tem vindo a implementar um conjunto de apoios com vista a reduzir os riscos de contágio e mitigar os efeitos da pandemia. A situação epidemiológica no Concelho levou a que fosse necessário reforçar a prestação de cuidados de saúde. Para tal, foram contratados dois enfermeiros e um médico, pelo período de 15 dias, para auxiliar na prestação de cuidados de saúde especializados em unidades de saúde e lares com clusters ativos. A contratação deste serviço teve um custo de 18 mil euros para a autarquia.

Obras de reabilitação já começaram

Parque de Estacionamento do Porto da Nazaré vai ter mais 100 lugares gratuitos já este verão

Começaram no início de fevereiro as obras de reabilitação de um dos maiores espaços de estacionamento gratuito nas proximidades da praia da vila da Nazaré que, por altura do verão, estará funcional, ordenado e com mais 100 lugares face à capacidade atual. A operação de Reabilitação do Parque de Estacionamento junto ao Porto da Nazaré, promovida pelo Município, é um investimento enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Cadaval é ainda o único concelho com menos de 100 casos

Casos ativos de COVID-19 na Região Oeste seguem tendência nacional e começam a descer

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste já começou a descer (5968), depois de atingir um pico superior a 6 mil no dia 1 de fevereiro. Torres Vedras foi o concelho que mais reduziu o número de ativos (1353), seguindo-se Alenquer (1174), Alcobaça (806), Caldas da Rainha (598), Peniche (467), Arruda dos Vinhos (430), Lourinhã (301) e Nazaré (238) e Sobral de Monte Agraço (236). Há apenas três concelhos com menos de 200 casos: Bombarral (175), Óbidos (142) e Cadaval (48).

Considerando não ter havido informação por parte da Câmara Municipal

CDU comunica aos utentes a reorganização dos Serviços de Saúde na Nazaré

A CDU da Nazaré informou a população que está em curso uma reorganização das unidades de saúde na Nazaré, que se prende com o facto de desde o dia 1 de fevereiro não estar ativo no Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré qualquer serviço do ACES-ON, leia-se Serviço Nacional de Saúde.

Centro Hospitalar de Leiria cria Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência

O Centro Hospitalar de Leiria criou o Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, a funcionar a partir de 1 de fevereiro, que visa a prestação de cuidados e intervenções diferenciadas na área da saúde mental à população de idade pediátrica, até aos 18 anos.
O novo Serviço é constituído por três médicas pedopsiquiatras e uma psicóloga clínica, e o seu campo de intervenção abrange um espectro alargado de atividades que englobam: ações de promoção e prevenção no âmbito da saúde mental, estratégias de prevenção e intervenção precoce, para casos com os primeiros sinais de perturbação, bem como avaliação diagnóstica e tratamento.

Caldas da Rainha, Termas da Piedade (Alcobaça) e Termas do Vimeiro (Torres Vedras) fazem parte da rede

Estudo científico comprova capacidade anti-inflamatória das águas termais da região Centro

Um estudo científico realizado em termas da Região Centro comprovou que as águas termais da região apresentam propriedades anti-inflamatórias. A investigação portuguesa verificou efeitos de 14 águas termais de estâncias da região. Estudo foi publicado na conceituada revista “Scientific Reports”.

Através da EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária

Município de Azambuja promove sessões online de Mindfulness para professores e profissionais de saúde

O Município de Azambuja, através da EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária, está a promover duas sessões online de Mindfulness, destinadas a professores/educadores e a profissionais de saúde. Estas sessões têm como objetivo auxiliar estes profissionais no apoio à aplicação de ferramentas para encontrar a paz interior e a atenção plena, através da partilha de algumas técnicas e ferramentas de Mindfulness.

Centro Hospitalar de Leiria desmente vídeos negacionistas nas redes sociais

O Centro Hospitalar de Leiria contestou, no dia 29 de janeiro, o teor de vídeos difundidos nos últimos dias no Facebook, alertando que estes vídeos propalam uma série de falsidades que os chamados “negacionistas” têm aproveitado para propagar as suas teorias, que põem em causa o trabalho de centenas de profissionais e, sobretudo, humilham as vítimas e os seus familiares.

No dia 24 de janeiro

Vacinação a seis centenas de utentes e trabalhadores de lares do Cartaxo já terminou

Três equipas de profissionais de saúde, acompanhadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros Municipais trabalharam ao longo de três dias – 22, 23 e 24 de janeiro –, para executar o plano de vacinação definido para lares e casas de acolhimento.

Diogo Mateus quer dar prioridade aos cidadãos com mais de 80 anos.

Presidente da Câmara de Pombal prescinde de ser vacinado contra a Covid-19

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Alves Mateus, não pretende ser vacinado contra a Covid-19, no âmbito do Despacho nº 1090-D/2021 da Presidência do Conselho de Ministros que define os presidentes de Câmaras Municipais, enquanto responsáveis principais da proteção civil, como prioritários no processo de vacinação, frisando que prescinde da vacinação a favor de todos os cidadãos com mais de 80 anos, dada a sua maior vulnerabilidade à doença.

Vacinação contra a COVID-19 já arrancou nos lares do concelho de azambuja

A vacina contra a Covid-19 já está a chegar aos lares do Concelho de Azambuja. A 1ª fase de vacinação teve início na sexta-feira, dia 23 de janeiro, e está a decorrer de acordo com o plano. O total de pessoas vacinadas, nesta fase, será de aproximadamente 600, entre utentes e funcionários das designadas ERPI-Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.

Iniciativa Aconchegar oferece 15 camas elétricas ao Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria recebeu este sábado, 15 camas elétricas oferecidas pela iniciativa Aconchegar, que permitem equipar uma nova unidade de cuidados intermédios (nível II) no Hospital de Santo André, em Leiria, dedicada ao tratamento de doentes Covid-19.

Profissionais e idosos residentes em instituições de Pombal recebem 2 mil vacinas para a Covid-19

Está a decorrer no concelho de Pombal a vacinação contra a Covid-19 de profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIS), numa operação em que serão ministradas cerca de duas mil vacinas.

O processo de vacinação, coordenado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, teve início esta quinta-feira, 21 de janeiro, estando a cargo de duas equipas móveis constituídas por enfermeiras do Centro de Saúde de Pombal. Este sábado, dia 23, a operação será reforçada com mais três equipas de enfermagem.

Câmaras da Batalha e Tomar disponibilizam testes rápidos à Covid-19 aos membros das mesas eleitorais

A Câmara Municipal da Batalha, como medida de reforço da segurança das operações eleitorais previstas para o próximo domingo, decidiu disponibilizar testes rápidos a todos os membros das mesas eleitorais, assegurando também uma mensagem de confiança à participação dos eleitores nas eleições Presidenciais. 
Atendendo à situação pandémica, a Câmara Municipal de Tomar decidiu também assumir a testagem de todos os membros das 47 mesas de voto no concelho, assim como de todos os elementos envolvidos no processo, indicados pelos presidentes das 11 juntas ou uniões de freguesias.

Câmara de Santarém proíbe acesso a espaços públicos da cidade

No âmbito do artigo 35º-A do Decreto n.º 3-B/2021 de 19 de janeiro, o Município de Santarém informa o encerramento de espaços públicos onde se verifique aglomeração de pessoas, a proibição da utilização de bancos de jardim, parques infantis, espaços de jogo e recreio, equipamentos públicos para a práticas desportiva (fitness) e espaços polidesportivos.
Neste sentido, encontra-se interdita a utilização do skate parque, o acesso ao Coreto no Jardim da República e ao Jardim das Portas do Sol.

Serviços e Equipamentos do Município da Nazaré encerrados durante o confinamento

Serviços e equipamentos do Município da Nazaré encerraram ao público no âmbito do novo período confinamento no país, mantendo-se, na maioria, o atendimento por telefone e por vias digitais.
No edifício dos Paços do Concelho só será possível o atendimento presencial do público mediante marcação prévia, e se se verificar que as alternativas, por telefone ou online, não são viáveis para tratar do assunto exposto.

Presidente da Câmara Municipal de Óbidos defende encerramento temporário das escolas

Começaram a ser testados à Covid-19 esta terça-feira alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Ao todo serão 1300 alunos que farão o teste de forma voluntária e de todos os anos de escolaridade, desde os jardins-de-infância ao 12.º ano. No dia 19 de Janeiro, foi dia dos mais pequenos, que fizeram o teste acompanhados pelos pais.

Centro Hospitalar de Leiria cria Serviço de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) decidiu criar o Serviço de Cuidados Paliativos (SCP), novo Serviço de Prestação de Cuidados de Serviços Hospitalares do CHL, que inclui uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), Unidade de Internamento, Consulta Externa e Hospital de Dia. A conclusão da empreitada desta nova valência, a primeira do distrito de Leiria, está prevista para o final deste mês, localizada no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

Município de Alcobaça implementa medidas de confinamento no concelho

Cartaz

Em cumprimento do regime previsto no Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro de 2021, que regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, para o período 15 a 30 de janeiro, o Município de Alcobaça adotou as seguintes medidas:

  • Manutenção do regular funcionamento (com as medidas de segurança e higiene adotadas desde março de 2020) do mercado diário bem como o de sábado e de segunda-feira, realizados no Mercado Municipal de Alcobaça.
  •  Interrupção da realização do mercado semanal, de segunda-feira, junto ao MercoAlcobaça;
  •  Nas restantes freguesias realizar-se-ão apenas os mercados alimentares;
    · Atendimento nos edifícios municipais realiza-se apenas por marcação prévia por via telefónica ou email – consulte os contactos dos diferentes serviços municipais nas portarias de cada edifício ou no site do Município de Alcobaça.
  • Encerramento dos equipamentos desportivos e culturais municipais:
    o Piscinas Municipais de Alcobaça
    o Piscinas Municipais da Benedita
    o Piscinas Municipais de Pataias
    o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça
    o Estádio Municipal de Alcobaça
    o Biblioteca Municipal de Alcobaça
    o Museu do Vinho de Alcobaça
    o Museu Raul da Bernarda
    o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
    · Proibição de realização de qualquer evento de natureza desportiva ou cultural durante o confinamento;
    · Realização de testes gratuitos ao Covid-19 a todo o corpo docente e auxiliares dos estabelecimentos escolares do concelho de Alcobaça;
    · Vacinação contra à Covid-19 aos funcionários e utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Alcobaça (parceria Câmara Municipal de Alcobaça e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo)

    Consulte ainda mais informações sobre as medidas de combate à Pandemia, contactos úteis e Medidas Sociais Municipais.

        Fonte: GRPG|CMA

Concelho de Torres Vedras ultrapassa os mil casos ativos de infeção por SARS-CoV-2

A 14 de janeiro, o concelho de Torres Vedras registava 1015 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 327 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 1493 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou 153 novos casos confirmados e 23 novos casos recuperados. Infelizmente, o Concelho registou, ainda, quatro novos óbitos. A Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste já atingiu o limite de capacidade de tratamento de doentes.

Concelho de Torres Vedras apresenta 889 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2 e novo surto em lar

A 13 de janeiro, o concelho de Torres Vedras apresentava 889 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 305 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 1363 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

Porto de Mós é o primeiro concelho do ACES Pinhal Litoral a administrar a vacina da Pfizer

Porto de Mós foi o primeiro concelho do ACES Pinhal Litoral, do qual fazem também parte Leiria, Marinha Grande, Batalha e Pombal, a receber e administrar a vacina Pfizer contra a COVID-19. O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós iniciou a vacinação dos seus utentes e funcionários esta manhã.

Centro Hospitalar de Leiria mobiliza mais 150 camas em resposta ao aumento da pandemia

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) deliberou na sua reunião de dia 6 de janeiro, com efeitos a partir de 11 de janeiro, a reativação do nível III do seu plano de contingência do Serviço de Medicina Intensiva – Covid-19, passando a estar ativadas com possibilidade de serem ocupadas 15 camas de tipologia III* (10 no Serviço de Medicina Intensiva e cinco na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente – UCAP), e 15 camas de nível II na UCAP. A decisão inclui ainda ativar o nível do Plano de Resposta Covid-19 – camas nível I, passando a haver uma distribuição de 120 camas, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

Câmara de Alcobaça vai realizar testes rápidos à COVID-19 nas escolas do concelho

O concelho de Alcobaça regista esta segunda-feira, dia 11 de janeiro, 642 casos ativos de Covid-19 e 25 falecimentos. “É por demais evidente o agravamento brutal da pandemia no nosso concelho. A subida vertiginosa destes números tem diversas explicações, mas o que é facto é que os números estão neste momento fora de controlo. O confinamento nacional que se prevê que seja anunciado na quinta-feira poderá ajudar a travar de alguma forma esta realidade muito preocupante”, escreve o presidente da Câmara de Alcobaça na sua página de Facebook. Também no concelho de Torres Vedras a epidemia cresce rapidamente, contando já com 689 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Região Oeste ultrapassa os 10 mil casos de COVID-19 desde o início da pandemia

O número de casos de COVID-19 na Região Oeste voltou a disparar ultrapassando este sábado, dia 10 de janeiro, os 10 mil desde o início da pandemia (10.077). Também o número de óbitos, infelizmente, ultrapassou os 200 (203). O número de casos ativos atingiu um novo máximo (2485), duplicando assim os números do final do ano. Torres Vedras (549) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguindo-se Alcobaça (422), Caldas da Rainha (346) Alenquer (265), e Peniche (234).  Acima da centena de  casos estão Arruda dos Vinhos (187),  Óbidos (129) e, Sobral de Monte Agraço (115). Os concelhos com menos casos são Lourinhã (79), Nazaré, (70), Cadaval (49), e Bombarral (40).

Centro Hospitalar do Oeste recebe 75 novos médicos para formação de Internato

Esta segunda-feira, 4 de janeiro, o Centro Hospitalar do Oeste acolheu um total de 75 médicos internos, que escolheram as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.  Em 2021, o CHOeste recebe 64 médicos da Formação Geral e 11 de Formação Especializada em Pneumologia (1), Ginecologia/Obstetrícia (1), Ortopedia (1), Medicina Interna (4), Cirurgia Geral (2) e Pediatria (2).

Região Oeste ultrapassa pela primeira vez a barreira de dois mil casos ativos de Covid-19

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste está a crescer exponencialmente, superando esta quarta-feira, dia 6 de janeiro, os dois mil (2062). Torres Vedras (396) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguido agora de Alcobaça (362), Caldas da Rainha (304) e Alenquer (300). Contudo, há mais quatro concelhos a ultrapassar a centena de casos.

Número de casos ativos de COVID-19 acelera na Região Oeste e atinge novo máximo

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste disparou no início do novo ano, atingindo este sábado, dia 2 de janeiro, um novo máximo (1599) desde o início da pandemia. Torres Vedras (301) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste , ultrapassando Alenquer (253), seguindo-se Caldas da Rainha (271) e Alcobaça (190), Peniche (136), Lourinhã (110) e Arruda dos Vinhos (100).  Os concelhos com menos casos são Óbidos (72), Sobral de Monte Agraço (67), Cadaval (34), Nazaré (34) e Bombarral (31).

Colaboração resulta da remodelação prevista no Bloco Operatório Central do HSA

CHL celebra protocolos com a Misericórdia de Leiria e a Clínica da Marinha Grande para área cirúrgica

O Centro Hospitalar de Leiria celebrou dois protocolos de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Leiria- Hospital D. Manuel de Aguiar e com a Clinigrande – Clínica da Marinha Grande, Lda, para a realização de atividade cirúrgica do CHL nas instalações das duas entidades. Esta parceria resulta da adjudicação da empreitada de remodelação e expansão do recobro do Bloco Operatório Central (BOC) do Hospital de Santo André (HSA), que terá a duração de vários meses e que condicionará grande parte da sua atividade cirúrgica.

Devido ao excesso de utentes a acederem ao Serviço de Urgência Geral do HSA

Centro Hospitalar de Leiria admite reencaminhar alguns doentes da Urgência Geral para Coimbra

O Centro Hospitalar de Leiria informa que a partir das 22 h desta terça-feira, o acesso ao Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André será limitado, com o possível reencaminhamento de alguns doentes para as Urgências do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Esta situação, que ocorrerá até às 8 h de quarta-feira, deve-se a continuarem a acorrer ao CHL muitas falsas urgências, às Urgências do ADR do Hospital das Caldas da Rainha terem encerrado na segunda-feira e estarem a ser reencaminhados doentes para o HSA e se ter registado o record deste ano do nº de doentes atendidos no SUG (404).

Num total de mais de 1.300 escolas inscritas em todo o país

48 escolas de Leiria já aderiram ao projeto “Heróis da Fruta” para prevenir obesidade infantil

Em Leiria, 48 escolas já aderiram ao projeto “Heróis da Fruta”, promovido desde 2011 pela Associação Portu- guesa Contra a Obesidade Infantil, para combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes ou o cancro, através de alimentação saudável.

OrCam Technologies auxilia jovem com dislexia a ler quaisquer materiais

OrCam Technologies marca Regresso às Aulas com doação de OrCam Read a estudante disléxica do Politécnico de Leiria

A OrCam Technologies, empresa israelita especialista em tecnologia de inteligência artificial para pessoas cegas, disponibilizou a uma aluna da licenciatura de Comunicação e Media da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, o OrCam Read, um novo produto que pretende ajudar pessoas com dificuldades de visão a ler.

Um espaço de reflexão e partilha para a construção de um mundo melhor

Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe 1º congresso da Associação Portuguesa de Programação Neurolinguística

No dia 15 de outubro, das 9h15 às 18 h, o auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe o 1º congresso da Associação Portuguesa de Programação Neurolinguística (APPNL), associação sem fins lucrativos que tem como missão “promover e desenvolver ativamente a excelência, ética e qualidade da Programação Neurolinguística (PNL) em Portugal.

DaVita Portugal vai prestar cuidados de excelência a doentes renais do município

Rio Maior vai ter uma clínica de hemodiálise

A DaVita Portugal vai abrir uma clínica de hemodiálise em Rio Maior, dando aos doentes renais do município a oportunidade de fazerem um tratamento de excelência perto das suas casas, evitando deslocações para instalações fora do concelho, que não dispunha de uma infraestrutura para a realização destes tratamentos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.

Centro Hospitalar de Leiria avança com novas medidas devido à forte afluência de utentes no Serviço de Urgência

Urgência Geral do Hospital de Santo André

O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reforçou as medidas para resolver as dificuldades sentidas no Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital de Santo André (HSA), que tem registado uma forte afluência de utentes, com uma média diária de 332 utentes no mês de agosto, que inclui a urgência para doentes respiratórios, a ADR-SU (Área para Doentes com suspeita de Infeção Respiratória).

Este excesso de procura reflete a falta de resposta dos centros de saúde da região e o aumento do número de casos Covid-19 na área de influência do CHL. O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Pinhal Litoral registou uma forte incidência de casos, superior à média da Região Centro. Entre 15 e 30 de agosto, a taxa de incidência do ACES Pinhal Litoral passou de 303,3 por 100 mil habitantes, 52,7% acima do valor registado na Região Centro, para 472,5 por 100 mil habitantes, 82,9% acima do valor registado na Região Centro. No final de agosto, o ACES Pinhal Litoral registou a taxa de incidência mais elevada da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o que condiciona a prestação de cuidados de saúde na região de Leiria.

Continua a registar-se um número elevado de atendimentos com a cor verde e azul (de acordo com a Triagem de Manchester correspondem a doentes pouco urgentes e não urgentes), atingindo os 40% do número total de atendimentos. A ausência de alternativas para os utentes tem condicionado o funcionamento do SUG do HSA, dado que são quase inexistentes os centros de saúde no concelho de Leiria com atendimentos após as 20h00, em dias úteis e após as 13h00 em feriados e fins-de-semana.

Acresce a este problema a efetiva e conhecida situação de escassez de recursos humanos e em particular de pessoal médico, um problema nacional de falta de profissionais, em especial fora dos grandes centros urbanos. No concurso para médicos de várias especialidades, lançado em julho, para 36 vagas, até agora só foi possível ocupar 19 vagas.

Para além da equipa fixa de dez médicos generalistas no SUG, complementar às equipas de generalistas contratados por empresa externa, em deliberação de 16 de junho, o Conselho de Administração reforçou o número de médicos generalistas na razão de um médico por turno nas 24 horas e nos sete dias da semana, conforme deliberação de 8 de setembro.

Com a dificuldade assumida das empresas externas em contratar médicos generalistas para o SUG, soma-se o cansaço manifestado pelos internistas, cirurgiões e ortopedistas que, a par dos generalistas, asseguram o SUG 24h/24h em regime presencial, 365 dias por ano. Assim, o CA do CHL decidiu, em deliberação de 15 de setembro, avançar com novas medidas, que vigoram até 31 de dezembro.

O CA deliberou aumentar o valor a pagar aos médicos generalistas contratados diretamente pelo CHL ou às empresas externas, para exercício de funções no SUG do HSA, com efeitos a 13 de setembro. Os valores até agora praticados estavam em linha com o mercado, agora ficam acima do mercado. Deliberou ainda reforçar com mais um elemento por turno (internista ou interno de Medicina Interna ou equivalente de outra especialidade que integre a equipa de Medicina Interna) a escala de Medicina Interna de apoio ao SUG no HSA; e majorar o valor hora a pagar aos especialistas que integrem a escala de Medicina Interna, Cirurgia Geral e Ortopedia, contratados em regime de prestação de serviços, diretamente pelo CHL ou através de empresas externas, para exercício de funções no SUG do HSA, com efeitos a 13 de setembro.

Mas estas medidas só serão eficazes se a afluência às urgências for moderada. Assim, o CHL reforça o apelo à comunidade:

  1. Os utentes devem dirigir-se ao Serviço de Urgência apenas em casos mesmo urgentes.
  2. No seu próprio interesse, os utentes devem adotar as medidas já divulgadas em situações anteriores, utilizando de forma correta as urgências hospitalares. Recorda-se que, em caso de doença, o primeiro contacto deverá ser para a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.
  3. Os utentes devem recorrer aos Cuidados de Saúde Primários, dirigindo-se ao seu Centro de Saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente, ou para serem observados na Consulta Aberta. Destaca-se que o Centro de Saúde da Marinha Grande dispõe do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), que funciona 24 horas por dia, todos os dias, bem como o Centro de Saúde de Ourém, que tem um Atendimento Complementar, que funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 19h00.

O CHL foca sempre a sua ação nos seus utentes, procura ir ao encontro das suas necessidades e dar a resposta mais adequada, cumprindo rigorosamente a sua missão, o que tem merecido a confiança dos nossos doentes e reconhecimento de toda a nossa comunidade, pela dedicação e qualidade dos cuidados essenciais que presta. Relembra ainda que continua a trabalhar em todas as frentes, tendo aumentado no primeiro semestre deste ano a sua atividade assistencial, no que se refere às consultas externas (mais 34,3%) e cirurgias (mais 23,8%), em comparação com o período homólogo em 2020.

     Fonte: Midlandcom

Programa foi muito elogiado pelos participantes, que pedem já uma nova edição

“Termas Centro Classic Cars” levou 43 carros clássicos a descobrirem encantos da Região Centro

A segunda edição da iniciativa “Termas Centro Classic Cars”, que levou 43 automóveis clássicos e desportivos a descobrir estâncias termais da Região Centro, constituiu, segundo a organização, um enorme sucesso e deixou em todos os participantes a vontade de repetir a experiência em novas edições.

Centro Hospitalar de Leiria continua condicionado pelo combate à pandemia

Afluxo anormal de utentes condiciona acesso às Urgências do Hospital de Leiria

O combate à pandemia, em que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) continua na linha da frente (quinta-feira tinha internados 45 doentes com COVID-19 e esta sexta-feira tem internados 37 doentes, dos quais três ventilados), bem como uma anormal afluência às urgências, está a condicionar a capacidade de resposta deste serviço, com os utentes, especialmente os triados com pulseira verde e azul (não urgentes), a terem de esperar mais tempo do que normal para serem atendidos.

Unidade do Centro Hospitalar do Oeste

Hospital de Caldas da Rainha tem nova estrutura para atendimento de doentes respiratórios

Já está em funcionamento, desde 7 de setembro, a nova Área Dedicada para Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência (ADR-SU) da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste. A nova ADR-SU situa-se nas traseiras do Serviço de Urgência (antigo parque de estacionamento) e tem capacidade para acomodar 14 doentes. A Área conta com sala de espera, gabinete de triagem, sala de testagem, 2 gabinetes de consulta, sala de emergência, sala de observação com capacidade para 6 camas, 2 quartos de isolamento e área para doentes suspeitos e em estudo.

Análise de indicadores compara o primeiro semestre de 2019, 2020 e 2021

Centro Hospitalar de Leiria aumenta atividade e reduz lista de espera para cirurgias e consultas

O Centro Hospitalar de Leiria diminuiu a lista de espera para cirurgia em 13,4% e para primeira consulta em 5,9%, e aumentou em 23,8% o número de cirurgias e em 34,3% o número de consultas realizadas no primeiro semestre de 2021, em comparação com o período homólogo de 2020. Face ao período pré-Covid, que corresponde ao primeiro semestre de 2019, em 2021 verifica-se igualmente uma diminuição da lista de espera para cirurgia em 23%, estando a lista de espera para primeira consulta em linha com 2019, apenas com um ligeiro acréscimo de 0.6%.

De um total de 32277 vacinas

Centro de Vacinação do Cartaxo já administrou mais de 70% de segundas doses para a COVID-19

Até 15 de agosto, equipas da área da saúde, proteção civil, bombeiros municipais e trabalhadores de outras áreas de serviços da Câmara Municipal que servem o Centro de Vacinação do Cartaxo ministraram 32277 vacinas – 15684 foram primeiras doses e 16593 segundas doses. De referir que o Cartaxo conta com 23 mil habitantes, de acordo com os Censos 2021. Durante o último fim de semana, o Centro de Vacinação recebeu jovens de 16 e 17 anos que autoagendaram a sua vacinação e administraram a vacina a 342 jovens.

Novas competências municipais na área da Saúde

Câmara da Batalha investe 49 mil euros em obras no Centro de Saúde de São Mamede

A Câmara da Batalha concluiu a empreitada para a realização de obras de beneficiação do Centro de Saúde, localizado na vila de São Mamede, no valor de 48.763€ e que resulta das novas competências municipais na área da Saúde. À visita de trabalho realizada segunda-feira, por membros do executivo municipal, juntaram-se os responsáveis da Junta e o coordenador da USF, João Paulo Simões.

Vencedor do Orçamento Partilhado lançou campanha interna para apoiar iniciativa do 3º classificado

Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria oferece carro elétrico infantil à Pediatria

A equipa vencedora do projeto “Nós também Participamos – Orçamento Partilhado do Centro Hospitalar de Leiria 2021” lançou uma campanha no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, ao qual pertence, para angariar a verba que permitisse a aquisição de um carro elétrico infantil para oferecer ao Serviço de Pediatria. Este equipamento faz parte da proposta candidata ao Orçamento Partilhado 2021 que ficou em terceiro lugar, com o projeto ‘Minimização do stress associado ao procedimento cirúrgico em Pediatria’, que previa a criação de atividades lúdicas para crianças e pais, como um carro elétrico infantil .

Cela e São Martinho do Porto são as freguesias mais afetadas

Falta de médicos no concelho de Alcobaça volta a preocupar o executivo municipal

A falta de médicos em algumas freguesias do concelho de Alcobaça, como por exemplo Cela e São Martinho do Porto, volta a preocupar o executivo municipal, que voltou a abordar o assunto na reunião de Câmara de 10 de agosto. Segundo os autarcas, apesar da responsabilidade não ser do município, é um problema dramático sendo urgente uma solução.

Nova nomenclatura resulta da fusão dos Serviços de Cirurgia I e II

Centro Hospitalar de Leiria cria novo Serviço de Cirurgia Geral

O Centro Hospitalar de Leiria criou o Serviço de Cirurgia Geral, que resulta da fusão dos Serviços de Cirurgia I e II, que vão integrar equipas e recursos dos dois serviços.Miguel Coelho dos Santos, é o novo diretor do recém-formado Serviço de Cirurgia Geral. «Esta decisão surge da necessidade de diferenciar a especialidade de Cirurgia Geral, eliminando as redundâncias no tratamento de doentes de subespecialidades diferentes existentes nos dois serviços, e permite a criação de condições para a abordagem e tratamento de patologias e doentes complexos», afirma Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração.

Serviço estreia o novo espaço durante o mês de agosto

Centro Hospitalar de Leiria reestrutura Serviço de Pediatria e cria nova Unidade de Ambulatório

O Centro Hospitalar de Leiria procedeu à reorganização estrutural do Serviço de Pediatria, que conta agora com uma Unidade de Ambulatório, que integra um hospital de dia pediátrico, com a conversão da área de pais/familiares. Durante o mês de agosto iniciam-se as consultas de Pediatria no novo espaço do serviço, localizado no piso 1 da torre poente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, deixando de funcionar na Consulta Externa, o que torna a Pediatria mais autónoma e funcional, dotada de recursos humanos, tecnológicos e materiais para este tipo de atividade assistencial.

Serviço permite o registo de nascimento do recém-nascido

Centro Hospitalar de Leiria reabre gabinete “Nascer Cidadão”

O Centro Hospitalar de Leiria reabre, dia 30 de julho, sexta-feira, o gabinete ‘Nascer Cidadão’, um serviço assegurado por funcionários da Conservatória do Registo Civil. O gabinete voltará a funcionar no Serviço de Ginecologia
/Obstetrícia, no piso 2 da torre poente do Hospital de Santo André, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 14h e as 17h, respeitando todas as medidas de segurança.

Novo modelo de organização e de gestão assistencial já está em vigor

Centro Hospitalar de Leiria reformula serviço de urgência geral com criação de equipa médica fixa

O Centro Hospitalar de Leiria implementou um novo modelo de organização e de gestão da área assistencial no Serviço de Urgência Geral, que visa reduzir os principais problemas que interferem com a boa prestação de cuidados aos utentes, com a constituição de uma equipa interna fixa de dez médicos generalistas, das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, com a possibilidade de alargamento no futuro se o modelo obtiver resultados. As equipas médicas generalistas do serviço urgência geral eram asseguradas diaria- mente 24h/24h por prestadores de serviços médicos nas três unidades hospitalares (Leiria, Pombal e Alcobaça).

No quadro de competências na área da saúde que o Município exerce desde abril

Câmara da Batalha contrata enfermeiros para acelerar o processo de vacinação no concelho

A Câmara Municipal da Batalha contratou 3 enfermeiros para aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19 do concelho, instalado no Centro de Exposições da Batalha – ExpoSalão, disponibilizando desta forma às entidades de saúde um banco extraordinário de 360 horas em serviço de enfermagem até ao final de setembro. Os enfermeiros agora mobilizado foram contratados em regime de prestação de serviços e no quadro de competências na área da saúde que o Município da Batalha exerce desde abril de 2021.

Em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública

Torres Vedras apresenta Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida

O concelho de Torres Vedras conta agora com um Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida. O documento estratégico resulta da colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e foi apresentado esta segunda-feira, 19 de julho.

Obra de remodelação garante isolamento de utentes em pressão positiva e negativa

Centro Hospitalar de Leiria reestrutura três quartos de isolamento no Serviço de Medicina Intensiva

Quarto de isolamento

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reestruturou recentemente três quartos de isolamento no Serviço de Medicina Intensiva (SMI), localizado no Hospital de Santo André, em Leiria, que funcionam nos regimes de proteção (pressão positiva) e de contenção (pressão negativa), conforme as necessidades. A obra de remodelação garante as condições de tratamento dos doentes imunocomprometidos ou portadores de doenças infeciosas, permitindo a sua segurança e a dos profissionais do Serviço.

Os três quartos de isolamento do SMI estão devidamente equipados para funcionar nos regimes de proteção (pressão positiva) e de contenção (pressão negativa). No regime de proteção, o utente que se encontra internado no quarto está imunocomprometido, ou seja, tem uma baixa resistência quando exposto a um antígeno, havendo a necessidade de o proteger para não ser contaminado por partículas potencialmente perigosas transmitidas por outras pessoas, como outros doentes, visitantes ou profissionais de saúde. Assim, o fluxo de ar é realizado do quarto para o exterior, e o ar proveniente do exterior para dentro do quarto passa por um filtro que retém as pequenas partículas, que podem conter antigénios ainda mais pequenos.

Já o regime de contenção protege todos os profissionais e utentes que se encontrem fora dos quartos das partículas infeciosas transportadas por via aérea, que estão dentro do quarto de isolamento, tais como sarampo, tuberculose, SARS, MERS, Covid-19, entre outros. Esta proteção é possível pois o fluxo do ar ocorre das zonas não contaminadas para a zona contaminada: em todas as pequenas aberturas, o fluxo de ar ocorre sempre de fora para dentro, e posteriormente todo o ar contaminado é extraído e encaminhado para o exterior, depois de passar por um filtro que tem a tarefa de reter as pequenas partículas, que trazem agarradas a elas os vírus também de tamanho reduzido.

A obra de reestruturação incluiu alterações no sistema de ventilação e na substituição das portas de acesso dos quartos, de forma a assegurar os diferenciais de pressão estabelecidos. A empreitada teve um investimento de cerca de 223 mil euros, dos quais 206.518 euros foram atribuídos pelo Programa Financiamento Centralizado da Administração Central do Sistema de Saúde, para reforço da resposta de Medicina Intensiva no âmbito da pandemia Covid-19 – infraestruturas.

«Esta obra de reestruturação permite disponibilizar mais e melhores condições para os nossos utentes, de acordo com as necessidades que temos vindo a registar, nomeadamente com esta pandemia por Covid-19», refere Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «O Serviço de Medicina Intensiva fica assim mais capacitado para tratar doentes com diferentes especificidades e condição clínica.»

    Fonte: Midlandcom

Considerando que as filas e os tempos de espera são assinaláveis

Município da Nazaré manifesta preocupação com o processo de vacinação à Covid-19

O Município da Nazaré informou, sexta-feira, que as preocupações logísticas referentes ao processo de vacinação à Covid-19, mereceram a sua atenção, de que resultou o envio de propostas à ACES Oeste Norte, de cedência de um dos pavilhões municipais para o processo de vacinação decorrer de forma mais organizada, com maior segurança, e acima de tudo, com maior conforto para todos os utentes do SNS. Contudo, essa proposta não foi atendida.

Devido ao crescimento epidémico da Covid-19 na região de Alcobaça

Centro Hospitalar de Leiria suspende entrada de acompanhante/cuidador/visitas no Hospital de Alcobaça

Devido ao crescimento da Covid-19 que se tem verificado na região de Alcobaça, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria deliberou dia 7 de julho a suspensão temporária da entrada de acompanhante/ cuidador/ visitas no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, com o objetivo de conter o risco de propagação a utentes e profissionais.

Concursos públicos de recrutamento reforçam especialidades médicas

Ministério da Saúde atribui 36 vagas ao Centro Hospitalar de Leiria para a contratação de médicos especialistas

O Ministério da Saúde anunciou a abertura de concursos para contratação de médicos no Serviço Nacional de Saúde, e atribuiu 36 vagas para novos especialistas no Centro Hospitalar de Leiria: cardiologia, dermatovenereologia, doenças infeciosas, endocrinologia e nutrição, gastrenterologia, hematologia clínica, medicina do trabalho, medicina física e reabilitação, nefrologia, neurologia, oncologia médica, patologia clínica, pneumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia (um profissional de cada especialidade), anestesiologia (3), cirurgia geral (2), ginecologia/obstetrícia (2), medicina interna (5), oftalmologia (2), ortopedia (2) e pediatria (2).

Alenquer, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Rio Maior, Santarém e Constância

Sete concelhos da região classificados como de risco elevado ou muito elevado de COVID-19

O Conselho de Ministros aprovou, no dia 1 de julho, uma resolução que altera as medidas aplicáveis a alguns concelhos no âmbito da situação de calamidade, introduzindo alterações no que respeita aos municípios abrangidos por cada uma das fases de desconfinamento. Assim, aplica aos municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Rio Maior, Santarém, Torres Vedras, entre outros 21 concelhos, as medidas de risco elevado e aos municípios de Constância e Sobral de Monte Agraço, entre outros 17 concelhos, as medidas de risco muito elevado.

Requalificação da Extensão de Saúde de Mira de Aire e do Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde de Porto de Mós

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde António Sales inaugura obras no concelho de Porto de Mós

As inaugurações das obras de requalificação da Extensão de Saúde de Mira de Aire e do Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde de Porto de Mós vão ter lugar na quinta-feira, dia 8 de julho, sendo presididas pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Com mais de dez pessoas

Câmara da Batalha reforça campanha de testes à Covid-19 gratuitos para casamentos, batizados e festas familiares

Com o intuito de acompanhar as medidas de desconfinamento que serão anunciadas esta segunda-feira pelo Governo, a Câmara da Batalha vai incrementar a realização a campanha de testes rápidos à COVID-19 por antigénio e através da distribuição de autotestes, uma medida considerada essencial pela Direção Geral da Saúde (DGS) no controlo da pandemia.

Concelho do sul da Região Oeste é um dos nove do País na zona laranja

Arruda dos Vinhos volta a ter restrições devido ao elevado número de casos de COVID-19

O concelho de Arruda dos Vinhos contava, no dia 18 de junho, 24 casos de COVID-19, o que o coloca na zona de risco laranja, com mais de 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O concelho do sul da Região Oeste é um dos nove concelhos do País, a par de Albufeira, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira e Sertã que, em resultado do Conselho de Ministros de 17 de junho, terá regras específicas de controlo da pandemia, nomeadamente, encerramento do comércio às 21h e da restauração às 22h30, excepto em regime de take away.

Investigação de Diogo Jesus permite identificar doentes com lúpus em remissão

Congresso Europeu de Reumatologia premeia trabalho de médico do Centro Hospitalar de Leiria

Diogo Jesus, médico de Reumatologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), foi premiado com o seu trabalho de investigação intitulado “The SLE-DAS enables accurate and user-friendly definitions of remission and categories of lupus disease activity: Derivation and validation study in 1.190 SLE patients”, no Congresso Europeu de Reumatologia.

Em Leiria, Alcobaça e Pombal

Centro Hospitalar de Leiria atualiza horários de visitas/acompanhantes/cuidadores

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) divulga a atualização dos horários de visitas, no que se refere ao horário de visitas pelo segundo progenitor no Serviço de Pediatria e na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP), já em vigor. Está restringida a entrada a um acompanhante/cuidador, sem a possibilidade de troca, e nas primeiras 24 horas após o internamento estão suspensas as entradas do acompanhante/cuidador, à exceção do Serviço de Obstetrícia

No seguimento da adesão ao programa da associação ManifestaMente

Município do Cadaval promove sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”

O Município do Cadaval irá promover, proximamente, um conjunto de sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”, vocacionadas para diversas entidades concelhias. A iniciativa decorre da recente integração, por parte da Câmara Municipal, do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, constituindo, até ao momento, o único município do Oeste aderente.

A partir de 28 de maio

Centro Hospitalar de Leiria anuncia alteração de horários de visitas/acompanhantes/cuidadores

O Centro Hospitalar de Leiria alterou os horários de visitas, já em vigor. Está restringida a entrada a um acompanhante / cuidador, sem possibilidade de troca, e nas primeiras 24 h após internamento, estão suspensas as entradas do acompanhante / cuidador, à exceção do Serviço de Obstetrícia. As alterações incluem o Serviço de Medicina Intensiva e Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, Unidade de Internamento de Curta Duração (HABLO/HDP), Unidade de Cuidados Agudos Polivalente e Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada de Psiquiatria, sempre com restrições de horário.

Em nota de pesar

Município de Leiria lamenta profundamente falecimento de aluno do Colégio Conciliar de Maria Imaculada

O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de um aluno do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, na sequência de um trágico acidente ocorrido esta terça-feira, dia 25 de maio, naquele estabelecimento de ensino. Recorde-se que o aluno foi atingido por uma baliza, no espaço do Colégio Conciliar de Maria Imaculada. O rapaz, de 15 anos, foi transportado pelo INEM para a urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, onde foi declarado o óbito.

Promovidos pelo Politécnico de Leiria, ACES Pinhal Litoral e Município de Leiria

Carta dos Direitos e Deveres do Utente do SNS e folheto sobre Vespa Asiática em multiformato apresentados em Leiria

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral e a Câmara Municipal de Leiria apresentam no dia 21 de maio, sexta-feira, às 16h00, no auditório 2 da ESECS, a Carta dos Direitos e Deveres do Utente do Serviço Nacional de Saúde e o folheto relativo à Vespa Asiática, ambos em multiformato.

Até 30 de abril

31% dos utentes da Nazaré já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19

31% dos utentes do Serviço Nacional de Saúde inscritos no concelho da Nazaré já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Os dados reportados pelo agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Norte indicam que, até 30 de abril, 3.814 utentes tinham recebido a primeira dose da vacina, estando 960 inoculados, isto é, receberam as duas doses da vacina.

Município de Alcobaça associou-se à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) na promoção da campanha

CMA/DGAV lançam Campanha de Sensibilização para os Benefícios da Esterilização de animais de companhia

Cartaz

O Município de Alcobaça associou-se à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) na promoção de uma campanha de sensibilização que pretende informar a população sobre os benefícios da esterilização de animais de companhia (cães e gatos).

A esterilização é uma forma de cuidar do seu animal de companhia que ajuda a evitar fugas, gravidezes indesejadas, doenças e outras infeções, contribuindo simultaneamente para o aumento de esperança média de vida dos animais.

A esterilização constitui uma das principais estratégias de controlo de natalidade no caso de abandono de animais de estimação, já que ajuda a reduzir o número de grandes ninhadas e, por conseguinte, o número de animais abandonados. Trata-se de um procedimento cirúrgico que diminui vários riscos ligados à saúde, proteção e bem-estar dos animais.

No âmbito da Campanha de Esterilização de animais errantes, a Câmara Municipal de Alcobaça, nos últimos dois anos, através do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Alcobaça / CROAMA, procedeu à esterilização de 341 animais, entre 132 cães e 209 gatos, estes últimos no âmbito da Campanha CED (Capturar, Esterilizar e Devolver) relativa a gatos de colónias. Esta ação foi desenvolvida, em 2020, em parceria com a Associação de Proteção Animal local – Grupo de Amigos Peludinhos de Alcobaça/ GAPA através de celebração de protocolo.

Com esta campanha, a Câmara de Alcobaça promove o controlo da população animal com menos cães e gatos a circularem sem dono no espaço público, bem como proporciona uma melhoria da saúde pública (os animais errantes são potenciais portadores de doenças), e tem em conta o bem-estar animal, retirando da rua, tratando e encaminhando os animais vadios para adoção.

Todos os dados relativos à Gestão Técnica do Centro de Recolha Oficial são de registo mensal obrigatório em plataforma da Direção Geral de Alimentação e Veterinária/ DGAV e são divulgados por esta em relatório anual publicitado no site municipal.

Esta campanha de sensibilização da população é também uma forma de alertar para o grave problema da sobrepopulação de cães e gatos e para a tomada de consciência cívica de todos os que têm animais de companhia para que os esterilizem, evitando a reprodução excessiva e atenuando, deste modo, o abandono dos animais e os subsequentes problemas de saúde pública.

    Fonte: GRPP|CMA

Até 30 de abril

Centro de Vacinação do Cartaxo já administrou 8458 vacinas contra a COVID-19

Cartaz

As equipas da área da saúde, proteção civil municipal, bombeiros municipais e trabalhadores de outras áreas de serviços da Câmara Municipal que asseguram o Centro de Vacinação do Cartaxo, alcançaram esta sexta-feira, dia 30 de abril, as 8458 vacinas administradas à população.

Das 8458 vacinas administradas, 5899 são primeiras doses e 2559 são segundas doses. Nesta fase, estão a ser vacinadas pessoas com mais de 60 anos de idade.

Os profissionais da área de educação – pessoal docente e não docente –, deverão continuar o processo de vacinação, no fim de semana de 15 e 16 de maio, com a administração da segunda dose da vacina.

Desde o dia 23 de abril, está também disponível o Portal de Agendamento. As pessoas com 65 ou mais anos de idade que ainda não tenham sido vacinadas, podem agendar a data na qual pretendem receber a vacina contra a Covid-19 – https://bit.ly/3tJtnJy – o portal apenas permite o agendamento da primeira inoculação da vacina.

No Portal de agendamento, os interessados devem preencher os seus dados, receberão depois uma mensagem SMS no telemóvel para confirmação do dia, hora e local da vacinação. É necessário responder a esta mensagem com a palavra SIM – sem esta resposta o agendamento não fica confirmado.

Para qualquer dúvida deve ser contactada a respetiva unidade de saúde ou a linha direta do Centro de Vacinação do Cartaxo:

✔ Centro de Vacinação – 243 700 255 | 963 967 936
✔ USF D. Sancho I – 243 700 810
✔ USF Cartaxo Terra Viva – 243 700 658
✔ UCSP Cartaxo – 243 700 666

A Câmara Municipal apela aos utentes que possam não ter a sua informação de contacto atualizada, que o façam junto da unidade de saúde em que estiverem inscritos.

    Fonte: GIC|CMC

Com o 1º dos Testes Rápidos de Antigénio

Município da Nazaré assume custos de testagem à COVID-19 a atletas dos escalões de formação

250 atletas praticantes de modalidades de médio e alto risco são testados este sábado, 1 de maio, à Covid-19, numa iniciativa do Município, e que irá decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré. A iniciativa desonera os atletas e as associações desportivas do concelho desta despesa, que se tornou obrigatória para garantir maior segurança na prática das respetivas modalidades.

No âmbito do apoio a associações de promoção do desporto

Câmara Municipal da Marinha Grande entrega testes rápidos a clubes

A vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, Célia Guerra, entregou esta quarta-feira, 28 de abril, no Auditório da Resinagem, testes rápidos antigénicos de deteção de SARS-COV – 2 aos representantes de associações e clubes do concelho de desporto federado. Os testes rápidos antigénicos para o SARS CoV-2 vão ser aplicados exclusivamente por equipa médica da responsabilidade de cada entidade, devendo ser entregue à Câmara Municipal, no prazo máximo de 5 dias úteis após a sua realização, um relatório sumário de aplicação dos mesmos.

Pessoas dos 65 aos 79 anos de idade já estão a ser vacinadas

Centro de Vacinação do Cartaxo já administrou 7450 vacinas contra a COVID-19

As equipas da área da saúde, proteção civil municipal, bombeiros municipais e trabalhadores de outras áreas de serviços da Câmara Municipal que asseguram o Centro de Vacinação do Cartaxo, ultrapassaram na sexta-feira, dia 23 de abril, as 7450 vacinas administradas à população.

Das 7450 vacinas administradas, 4908 são primeiras doses e 2542 são segundas doses. Nesta fase, estão a ser vacinadas pessoas dos 65 aos 79 anos de idade.

Jogo será produzido numa parceria internacional com a Universidade Católica de Pelotas

Politécnico de Leiria desenvolve jogo para auxiliar o tratamento da dor crónica na velhice

O Politécnico de Leiria, através da spin off AGILidades, vai desenvolver um jogo analógico que permite ajudar na gestão e tratamento da dor crónica, que afeta mais de 50% da população idosa em Portugal. O jogo será criado em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), no Brasil, envolvendo mais de 60 idosos em cada país (Portugal e Brasil) e uma equipa de profissionais de áreas multidisciplinares.

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde preside à cerimónia do Dia do HSA

Espaço de lazer do Hospital de Santo André homenageia colaboradores no combate à pandemia de COVID-19

«São 26 anos de vida, de história, de sangue, suor e lágrimas, de desafios, de dificuldades… 26 anos a ser Serviço Nacional de Saúde, um compromisso e uma responsabilidade que assumimos. Esta é uma instituição com história e saber que tem crescido ao longo dos últimos anos: em área geográfica de influência, abrange hoje mais de 400 mil habitantes», salientou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na cerimónia do Dia do Hospital de Santo André.

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde assinala o Dia do Hospital de Santo André

António Sales inaugura ampliação das Unidades de Ambulatório Gastrenterologia e Pneumologia

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visita esta quinta-feira, o Centro Hospitalar de Leiria para assinalar o Dia do Hospital de Santo André, em Leiria. A visita tem início às 10h, com as inaugurações da ampliação da Unidade de Ambulatório de Gastrenterologia e da ampliação da Unidade de Ambulatório de Pneumologia*, com a presença dos responsáveis do Grupo CAC – Companhia Avícola do Centro e do Grupo Lusiaves, que apoiaram respetivamente cada um dos projetos das Unidades.

Figueiró dos Vinhos saiu da zona de risco

Rio Maior volta atrás no desconfinamento, Marinha Grande marca passo

O primeiro-ministro António Costa afirmou esta quinta-feira, dia 15 de abril, que «a generalidade do País vai avançar para a próxima fase de desconfinamento a partir de segunda-feira». Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa realçou que há 13 concelhos em risco, sete concelhos que vão manter as regras da fase de desconfinamento em vigor até 18 de abril, entre os quais a Marinha Grande, e quatro concelhos que «vão ter de recuar para a fase anterior», entre os quais Rio Maior.

Câmara Municipal faz balanço positivo

Processo de vacinação no concelho do Cartaxo já atingiu 17% da população

No concelho do Cartaxo foram administradas até ao dia 31 de março, 4307 vacinas – utentes e trabalhadores de lares de idosos e casas de acolhimento, forças de segurança, bombeiros e profissionais de saúde, foram os primeiros a receber a vacina.

No Complexo da Zona Desportiva da Batalha

Câmara da Batalha realiza testes rápidos à COVID-19 gratuitos à população e setores prioritários

A Câmara da Batalha vai retomar os testes rápidos à covid-19 à população, trabalhadores da indústria, comércio, hotelaria, restauração e serviços do concelho, para setores considerados de maior risco de contágio. Os testes serão realizados no Complexo da Zona Desportiva da Batalha, com capacidade para realizar até 1.600 testes por mês, com dois dias de colheitas semanais.

Presidentes do TCP e CMA eram amigos de Almeida Henriques

Turismo do Centro e Câmara de Alcobaça lamentam profundamente o desaparecimento de Almeida Henriques

Almeida Henriques com Pedro Machado e autarcas da Região Centro

É com um sentimento enorme de tristeza que a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal se junta aos votos de pesar pelo desaparecimento de António Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Associamo-nos, assim, ao reconhecimento público para com um homem e um autarca exemplar, que contribuiu de forma ímpar para o engrandecimento da região Centro de Portugal e do país, em todas as áreas em que pautou o seu trajeto pessoal e profissional, sempre com invulgar brilhantismo. No seu percurso, abraçou sempre, de forma inexcedível e com grande entusiasmo, as iniciativas desta Entidade Regional. O seu desaparecimento tão prematuro representa uma perda irreparável. É um verdadeiro amigo que vemos partir.

António Almeida Henriques dedicou a sua vida ao desenvolvimento da região e do país. Entre os seus inúmeros contributos para a causa pública, destacam-se, além da autarquia de Viseu, os cargos de Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Adjunto do Ministro da Juventude e Deputado da Assembleia da República em quatro legislaturas.

Os pensamentos e a solidariedade do Turismo Centro de Portugal estão, nesta hora difícil, com a família e amigos enlutados.

    Paulo Inácio: Almeida Henriques esteve na linha da frente no combate à pandemia

“Como é do conhecimento público, faleceu com COVID-19 um colega e um amigo, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. Em meu nome pessoal e em nome do povo de Alcobaça, endereço os meus sentidos pêsames a toda a sua família bem como aos viseenses”, escreveu o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça na sua página de Facebook.

“Um homem que esteve na linha da frente no combate à pandemia, mas sempre com os cuidados devidos porque tinha a noção das suas patologias e riscos pessoais. Apesar disso, não resistiu infelizmente a esta doença que nos tem fustigado a todos há mais de um ano”, concluiu.

   Fonte: TCP e AdC

II fase da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2

Cerca de 150 mil trabalhadores docentes e não docentes vão ser testados entre 5 e 9 de abril

O processo de testagem em estabelecimentos de educação e ensino do setor público e do setor privado prossegue a partir da próxima segunda-feira, coincidindo com o início do 3.º período letivo e com a retoma das atividades presenciais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Cerca de 150 mil trabalhadores docentes e não docentes vão ser testados entre os dias 5 e 9 de abril, dando continuidade à implementação da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 e de acordo com a conhecida orientação conjunta do passado mês de março.

Nove dos 12 concelhos já têm menos de 20 casos

Queda de casos ativos de COVID-19 em Alcobaça reduz número da região Oeste para menos de 300

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste desceu, no dia 27 de março, para menos de três centenas (296), depois de ter atingido um pico de mais de 6 mil casos no dia 31 de janeiro (6211), representando uma redução de 95% do número de pessoas infetadas face ao pico da pandemia. Alcobaça foi o concelho da Região Oeste com maior redução de casos ativos este sábado, baixando de 56 para apenas 17.

Eliminação é feita através de litotrícia extracorporal por ondas de choque

Centros Hospitalares de Leiria e Coimbra celebra protocolo para remoção de cálculos no aparelho urinário

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) celebrou recentemente um protocolo com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para a remoção de cálculos no aparelho urinário, através de uma técnica denominada litotrícia extracorporal por ondas de choque. Este método consiste num tratamento não invasivo, eficaz e seguro da litíase do aparelho urinário, uma patologia que se define pela presença de cálculos (vulgo “pedras”) no aparelho urinário.

Primeiro-ministro, ministra da Saúde e ministra da Coesão Territorial presentes

Unidade de Saúde da Nazaré inaugurada depois de uma espera de 36 anos

O primeiro-ministro inaugurou, no dia 19 de março, a nova Unidade de Saúde da Nazaré. António Costa veio acompanhado da ministra da Saúde, Marta Temido, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da ARS-LVT, Luís Pisco, e da coordenadora do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, Ana Pisco, do presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, e da presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, autarcas, entre outras individualidades. A nova Unidade de Saúde da Nazaré representa um investimento de 1,4 milhões de euros por parte do Estado.

Investimento de 700 mil euros

Ministra da Saúde inaugura em Alcobaça primeira unidade cuidados paliativos do distrito de Leiria

A ministra da Saúde, Marta Temido, inaugurou em Alcobaça esta sexta-feira, dia 19 de março, a primeira unidade de cuidados paliativos do distrito de Leiria. A nova ala de cuidados paliativos do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) já se encontrava em funcionamento há alguns meses e tem uma capacidade para 250 utentes por ano. A intervenção na ala de cuidados paliativos foi cofinanciada em 85% pelo quadro comunitário Portugal 2020, e contou ainda com uma doação de 75 mil euros por parte do Município de Alcobaça por via de um protocolo assinado em outubro de 2019.

Com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido

Primeiro-ministro António Costa inaugura esta sexta-feira o novo Centro de Saúde da Nazaré

Novo Centro de Saúde da Nazaré

O novo Centro de Saúde da Nazaré será inaugurado esta sexta-feira, dia 19 de março, pelas 11h00. A sessão, composta por visita e o descerramento da placa de inauguração, contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Saúde, Marta Temido, do presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, entre outros representantes de várias entidades.

Desde 15 de março

Ambulância de Suporte Imediato de Vida inicia atividade no Hospital de Alcobaça

A atividade da nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) teve início no dia 15 de março, às 8h00, no Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, e visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita nesta região do País. A gestão e operação da ambulância SIV são realizadas conjuntamente pelo CHL e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Redução de 92% face ao pico da pandemia

Número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste baixa para menos de 500

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste desceu, no dia 15 de março, para menos de cinco centenas (486), depois de ter atingido um pico de mais de 6 mil casos a 31 de janeiro, representando uma redução de 92% do número de pessoas infetadas face ao pico da pandemia. Alenquer e Torres Vedras são agora os únicos concelhos com mais de 100 casos ativos, com 159 e 111 infetados, respetivamente. Sete dos 12 concelhos têm já 30 ou menos casos: Peniche (30), Sobral de Monte Agraço (15), Lourinhã (7), Nazaré (5), Cadaval (4), Bombarral (3), Arruda dos Vinhos (2) e Óbidos (0).

A todos os alunos dos 1.º ao 4.º anos de escolaridade do ensino público e privado

Câmara de Leiria distribui 30 mil máscaras reutilizáveis nas escolas

Máscara social

Com o regresso às aulas presenciais, a Câmara Municipal de Leiria vai distribuir mais de 30 mil máscaras reutilizáveis em todas as escolas públicas do concelho. Esta sexta-feira foi efetuada a entrega de cerca de 5.000 máscaras a todos os alunos dos 1.º ao 4.º anos de escolaridade do ensino público e privado do concelho de Leiria.

Trata-se de máscaras sociais de tipo 2, com capacidade de filtração superior a 90%, certificada para 50 lavagens pelo CITEVE. Serão entregues também cerca de 7.000 kits de proteção individual a todos os professores, assistentes técnicos e operacionais dos estabelecimentos de ensino públicos de Leiria. Cada kit contém 10 máscaras FFP2, 20 máscaras cirúrgicas, uma embalagem de álcool-gel e uma bolsa.

Para Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, “trata-se de uma medida preventiva e que permite o cumprimento das regras de segurança no regresso às aulas presenciais. É também uma ajuda do município para os nossos alunos e para todos os leirienses”.

A Câmara Municipal de Leiria vai ainda distribuir gratuitamente cerca de um milhar de kits de proteção individual a todos os funcionários das IPSS do concelho. Cada kit é constituído por 10 máscaras FFP2, 20 máscaras cirúrgicas, uma embalagem de álcool-gel e uma mochila.

    Fonte: GRPG|CML

Primeiro seminário decorre dia 11 de março, em formato online

Politécnico de Leiria convida nutricionistas para participar em ciclo de seminários sobre a introdução à profissão

Escola Superior de Saúde de Leiria

A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, através da licenciatura em Dietética e Nutrição, vai promover um ciclo de cinco seminários sobre a introdução à profissão de nutricionista, que contará com a participação de diferentes profissionais nacionais e internacionais, que exercem funções nas diversas áreas de atuação profissional e em instituições distintas. O primeiro seminário, subordinado ao tema “De estudante a nutricionista: a perspetiva de atuais e antigos estudantes”, decorre amanhã, dia 11 de março, entre as 11h00 e as 13h00, em formato online.

Realizada no âmbito da unidade curricular “Introdução à Profissão”, a iniciativa pretende que os estudantes compreendam a profissão do Nutricionista, nomeadamente através do reconhecimento das competências e áreas de atuação profissional.

O primeiro seminário, a decorrer esta quinta-feira, conta com as intervenções de Sara Condinho, estudante do 4.º ano da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESSLei, da nutricionista estagiária Inês Bruno, da nutricionista Bruna Silva, e do nutricionista Nuno Santos, investigador no ciTechCare, do Politécnico de Leiria, e docente na ESSLei.

“O papel do nutricionista na nutrição clínica” é a temática abordada no seminário que se realiza no dia 8 de abril, com as participações das nutricionistas Juliana Laureano, do Hospital Santa Maria, Regina Santos, URAP (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados) ACeS Baixo Vouga, Daniela Canuto*, clínicas privadas e parafarmácias, e Beatriz Pedras, do ginásio DINO’S – Fitness, Saúde e Nutrição.

Segue-se, no dia 15 de abril, o debate em torno do tema “O papel do nutricionista na alimentação coletiva e restauração”, onde vão marcar presença os nutricionistas Manuel Cordeiro, da Gertal, Ana Rita Alter, da Toul – Sociedade Portuguesa de Desidratação, Dália Santos*, da Nutraqual, e a licenciada em Dietética e Nutrição Mariana Domingues, do Four Seasons Hotel Ritz.

O quarto seminário, agendado para o dia 22 de abril, será subordinado ao tema “O nutricionista em novos contextos de trabalho”, tendo como convidados os nutricionistas Patrick Soares*, do Sport Lisboa e Benfica, Raquel Cruz, Gaveta d’Ingredientes, e Maria Gama*, influencer e autora do projeto “poetenalinha.pt”.

“A realidade profissional em diferentes países” é a temática que vai encerrar o ciclo de seminários, no dia 29 de abril, não estando ainda confirmados os intervenientes convidados. O programa do ciclo, e o link para as inscrições nos seminários, estão disponíveis em https://www.ipleiria.pt/esslei/ciclo-de-seminarios-da-unidade-curricular-introducao-a-profissao/.

*Participações aguardam confirmação

    Fonte: Midlandcom

Cerca de 10% da população

Cadaval já administrou cerca de 2300 vacinas a perto de 1400 pessoas

O Cadaval iniciou, em janeiro, o plano de vacinação contra a Covid-19, tendo já sido administradas um total de cerca de 2300 vacinas a perto de 1400 pessoas, perante um universo concelhio a rondar os 14 mil utentes. Segundo Gilberto Guimarães, coordenador do centro de saúde, o avanço do processo vacinal está muito dependente do ritmo do fornecimento de doses à unidade de saúde.

Depois de ter atingido um pico superior a 6 mil casos no dia 31 de janeiro

Número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste baixa para menos de mil

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste desceu, no dia 5 de março, para menos de um milhar (960), depois de ter atingido um pico de mais de 6 mil casos no dia 31 de janeiro (6211).
Alenquer é agora o único concelho da Região Oeste com mais de 200 casos ativos (281), tendo oito dos 12 concelhos menos de 100 casos: Peniche (98), Bombarral (44), Sobral de Monte Agraço (40), Arruda dos Vinhos (31), Lourinhã (14), Cadaval (10), Nazaré (5) e Óbidos (4).

Instituições sociais do concelho recebem equipamentos de proteção individual

Município de Ourém distribui 15 mil máscaras FFP2 e máscaras cirúrgicas pelas IPSS do concelho

Teve início no dia 26 de fevereiro, mais uma ação de distribuição de equipamentos de proteção individual pelas instituições do concelho de Ourém que operam na área social. Esta iniciativa, promovida pelo Município de Ourém, contou com o acompanhamento do presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, e resultou na disponibilização de 15 mil máscaras FFP2, além de máscaras cirúrgicas, às instituições de âmbito social concelhias.

Devido à epidemia de COVID-19

Centro Hospitalar de Leiria mantém a suspensão da entrada de acompanhante/cuidador/visitas

No âmbito da situação epidémica da Covid-19 na região de Leiria e no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que apresenta algumas melhorias significativas mas ainda é preocupante, e tendo em conta a renovação do estado de emergência em todo o território nacional até dia 16 de março, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria considera ser necessário manter as medidas de restrição, contenção e de prevenção do novo coronavírus dentro da instituição, seguindo o seu plano de contingência, nomeadamente o procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais.

Durante o programa “Vacinação SNS Local”

Município da Azambuja garantiu 728 vacinas contra a gripe aos idosos

Numa parceria com Associação Dignitude e Farmácias Portuguesas, o Município de Azambuja garantiu a administração de 728 vacinas contra a gripe, a residentes com mais de 65 anos, no programa “Vacinação SNS Local”.

Nutricionista Ângela Carvalho participou no 52.º Encontro Nacional de Celíacos

Centro Hospitalar de Leiria dá a conhecer o seu projeto dedicado ao doente celíaco

Ângela Carvalho

Ângela Carvalho, nutricionista e membro da Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), participou e interveio no 52.º Encontro Nacional de Celíacos, promovido pela Associação Portuguesa de Celíacos, que decorreu em formato virtual, com emissão em direto no dia 27 de fevereiro. A nutricionista do CHL apresentou o tema “Dieta Isenta de Glúten” em contexto hospitalar e mostrar o projeto em desenvolvimento “CHL – 1.º Hospital Amigo do Doente Celíaco”.

«Na minha intervenção vou falar sobre os desafios do passado e do presente no âmbito da realização de uma dieta sem glúten, e destacar esse tipo de alimentação em diferentes idades, desde a pediátrica, passando pela adolescência até ao idoso», explica Ângela Carvalho. «Quero também aproveitar a oportunidade para desmistificar a ideia que o “glúten free” nem sempre é adequado ao rigor exigido ao doente celíaco, e partilhar alguns truques e dicas para uma culinária isenta de glúten.»

A nutricionista destacou ainda a importância de uma comunicação eficaz junto do doente celíaco, sobretudo para a realização de refeições fora de casa, em contexto de férias e/ou eventos, e apresentou as conclusões de um estudo, realizado no âmbito de um estágio curricular efetuado na Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do CHL, e que contemplam as principais barreiras sentidas pelos doentes celíacos para fazerem uma alimentação sem glúten.

«Outro dos objetivos da minha participação é abordar o projeto “Hospital Amigo do Doente Celíaco”, com relevo para as iniciativas que temos desenvolvido, nomeadamente a sensibilização dos profissionais de saúde, a oferta alimentar isenta de glúten no internamento e máquinas de vending presentes nas unidades do CHL, o apoio à comunidade, com uma página de Facebook com conteúdos e algumas iniciativas, a formação realizada aos manipuladores de alimentos na UND, e a criação de uma zona restrita de armazenamento e de manipulação de alimentos específicos isentos de glúten», salienta Ângela Carvalho.

A Comissão de Humanização do CHL lançou o projeto “Hospital Amigo do Doente Celíaco” em 2018, altura em que foi criado um grupo no Facebook, onde são partilhadas dúvidas e dicas pela comunidade celíaca e divulgados artigos científicos sobre o tema, por parte dos profissionais de saúde do CHL. Já foram realizados encontros e workshops sobre a doença, e pretende-se garantir que em todos os serviços de qualquer das unidades do CHL, o doente celíaco tem à disposição alimentos aptos à sua condição, e encontra profissionais que entendem a sua patologia.

O evento digital da Associação Portuguesa de Celíacos requer inscrição obrigatória, e é dirigido aos celíacos e familiares, profissionais de saúde, estudantes e todos os interessados nesta temática.

    Fonte: Midlandcom

Nos últimos dois dias

Número de casos diários de COVID-19 no Médio Tejo é inferior a 1 por concelho

O número médio de casos diários de COVID-19 no Médio Tejo já é inferior a 1 por concelho, tendo registado esta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, apenas 12 casos novos nos 13 concelhos abrangidos. No dia anterior, segundo dados da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, registou ainda um número menor, apenas 9 casos. Ourém e Torres Novas registaram 4 casos, Alcanena e a Sertã 2, Entroncamento, Tomar, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha apenas 1 caso cada, enquanto Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação e Sardoal não tiveram qualquer novo caso de infeção pelo coronavírus.

PSD reuniu com Centros Hospitalares de Leiria e do Oeste

Há 20 mil consultas por realizar no Centro Hospitalar de Leiria e 15 mil no do Oeste

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria reuniram esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, com as administrações dos Centros Hospitalares de Leiria e do Oeste. Preocupados com as consequências da pandemia, estas reuniões solicitadas pelos deputados serviram para fazer um balanço da atividade hospitalar COVID e não COVID dos últimos meses e para enaltecer o trabalho extraordinário realizado pelos profissionais de saúde ao longo dos últimos meses.

Só três concelhos do Oeste tiveram mais de 5 novos casos

Maioria dos concelhos Oeste regista um número de novos casos de COVID-19 próximo de zero

Lourinhã, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Cadaval registaram este domingo, dia 21 de fevereiro, zero novos casos de COVID-19, a Nazaré apenas 1 e Óbidos 2. Mesmo concelhos maiores como Torres Vedras ou Peniche tiveram apenas cinco novos casos. No total do Oeste, a média foi de apenas 6,7 novos casos. Também o número de casos ativos baixou dos dois mil (1980) correspondente a uma redução de cerca de 70% face aos valores do pico da pandemia registados no final de janeiro.

Utente de 108 anos está entre os vacinados

Vacinação contra a Covid-19 arranca na Marinha Grande para população prioritária

 Teve início esta sexta-feira, 19 de fevereiro, a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, no concelho da Marinha Grande, para pessoas com mais de 80 anos e para doentes de risco com idade igual ou superior a 50 anos. A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, esteve presente no Centro de Saúde da Marinha Grande, na fase de arranque da vacinação, cujo processo tem contado com o apoio logístico da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Para pessoas com idade superior ou igual a 80 anos e para as pessoas com 50 ou mais anos com doenças associadas

Vacinação na Batalha decorre esta sexta-feira e sábado

Esta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, começa no concelho da batalha o processo de vacinação contra a covid-19, para pessoas com idade superior ou igual a 80 anos ou com 50 ou mais anos com doenças associadas. Os utentes incluídos na 1ª fase da vacinação, correspondem à fase 1 das prioridades definidas pelas autoridades de saúde.

Destinadas à população com mais de 80 anos ou mais de 50 com patologias associadas

Centro de Saúde do Cartaxo já recebeu as primeiras 250 vacinas contra a Covid-19

O Centro de Saúde do Cartaxo já recebeu as primeiras 250 vacinas contra a Covid-19 que serão administradas à população do concelho a partir desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro. A informação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, na reunião de executivo que decorreu no dia 15 de fevereiro. As vacinas que ainda integram a fase 1 do Plano de Vacinação, vão ser administradas a partir do dia 17 de fevereiro, no Centro de Saúde do Cartaxo.

A Câmara Municipal do Cartaxo disponibilizou o Pavilhão Municipal de Exposições para a administração das vacinas, mas o ACES Lezíria informou que não é possível deslocalizar o Centro de Vacinação. Os contactos com a população serão efetuados pelas unidades de saúde familiar. O presidente da Câmara Municipal apela à população para manter o nível de cumprimento das medidas de prevenção de contágio.

O autarca lembrou que o Plano de Vacinação contra a Covid-19 previa o início da vacinação de pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 anos portadoras de patologias específicas, durante o mês de fevereiro.

 

Para o autarca, “o facto de estar assegurada a primeira entrega de 250 vacinas, é um sinal de que o Plano de Vacinação, apesar das dificuldades no acesso às vacinas, continua em marcha”, o que, para Pedro Magalhães Ribeiro, é um sinal de que “podemos manter a confiança, mas sempre colocando as nossas expectativas ao nível que a realidade permite”, destacando a necessidade de todas as instituições colaborarem e da população manter “o cumprimento das regras de prevenção de contágio, até porque este Plano de Vacinação será longo, a vacina demorará muito tempo até chegar à maioria da população. É um enorme alívio, um momento de confiança e de esperança, mas não é um momento de reduzir os cuidados e a prevenção”.

 

Câmara Municipal e juntas de freguesia disponibilizam apoio à autoridade de saúde local

 

Pedro Magalhães Ribeiro informou o executivo que a Câmara Municipal disponibilizou o Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo para “que o processo de vacinação possa decorrer em segurança e com o maior conforto possível quer para os utentes, quer para os profissionais de saúde”.

 

O autarca explicou que o ACES Lezíria (Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria), decidiu manter o Centro de Saúde do Cartaxo, como centro de vacinação, o que será necessário por razões técnicas inerentes ao processo.

 

Não sendo possível, usar outro espaço, “a Câmara Municipal, com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil vai colocar tendas junto ao Centro de Saúde, para minimizar o desconforto de quem tiver de aguardar para receber a vacina”, afirmou o autarca, que manifestou especial preocupação “por serem pessoas maiores de 80 anos, ou sendo maiores de 50, terão situações de saúde já fragilizadas”.

 

A Câmara Municipal do Cartaxo, tal como disponibilizou recursos humanos de diversas áreas para realizar inquéritos epidemiológicos, avaliação de risco e identificação de pessoas para eventual isolamento profilático, também “já colocou os seus recursos humanos à disposição da autoridade de saúde, para a realização dos contactos com os utentes”, informou o presidente da Câmara Municipal, no que “fomos, desde o primeiro momento, acompanhados pelas juntas de freguesia que pela sua proximidade à população poderiam ter um papel muito importante na identificação das pessoas”.

 

O ACES Lezíria informou a autarquia que os contactos com os utentes seriam efetuados pelas unidades de saúde familiar (USF) e pela Unidade de cuidados de saúde Personalizados (UCSP), por razões que também se prendem com o processo administrativo inerente ao Plano de Vacinação.

 

A Câmara Municipal apela aos utentes que possam não ter a sua informação de contacto atualizada, que o façam junto da Unidade de saúde Familiar em que estiverem inscritos – USF D. Sancho I – 243 700 810 e USF Cartaxo Terra Viva 243 700 650.

CHL celebra o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório

Enfermeiros de Leiria elaboram poster digital para dar visibilidade à sua função em contexto operatório

Os enfermeiros perioperatórios do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) celebram o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se assinala hoje, dia 15 de fevereiro, com a elaboração de três pósteres em formato digital, integrados numa plataforma para votação pública online.

Até 28 de fevereiro

Centro Hospitalar de Leiria mantém medidas de contenção da COVID-19 mas reduz número de camas dedicadas

Devido ao atual contexto de crescimento epidemiológico, o Centro Hospitalar de Leiria considera ser necessário manter as medidas de restrição, contenção e de prevenção do novo coronavírus dentro da instituição, seguindo o seu plano de contingência, nomeadamente o procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais.

Desde o pico da pandemia

Concelho de Torres Vedras reduz para metade número de casos ativos de infeção SARS-CoV-2

O concelho de Torres Vedras registava 783 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, no dia 8 de fevereiro, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Este valor corresponde a uma redução para metade face ao pico da pandemia, no final de janeiro, em que chegou a ultrapassar os 1500 casos. Existiam também 157 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais, 2005 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde e nove clusters de casos ativos. Infelizmente, o concelho registou neste dia, ainda, três novos óbitos.

Número de óbitos ultrapassou as cinco centenas

Região Oeste atinge os 20 mil infetados de COVID-19 mas casos ativos continuam a diminuir

O número de pessoas infetadas de COVID-19 desde o início da pandemia ultrapassou este domingo, dia 7 de fevereiro, os 20 mil na Região Oeste apesar da descida dos casos ativos (5739). Alenquer é agora o concelho com mais casos ativos (1345), seguindo-se Torres Vedras (1111), Alcobaça (867), Caldas da Rainha (533), Peniche (481), Arruda dos Vinhos (427), Lourinhã (325) e Sobral de Monte Agraço (205). Há apenas quatro concelhos com menos de 200 casos: Óbidos (147), Nazaré (138), Bombarral (134) e Cadaval (26).

Alcobaça

Psicóloga Sónia Cardeira lança livro “Aceita Que Dói Menos”

“Aceita Que Dói Menos “é o primeiro livro Sónia Cardeira. A psicóloga residente em Alcobaça nasceu na Marinha Grande em 1977 e conta já com 20 anos de experiência em consulta psicológica e formação profissional. Detentora de um sorriso cativante, adora chocolate e longos passeios na natureza. Portadora de uma deficiência visual degenerativa, é a prova viva de que aceitar é o melhor remédio para seguir em frente.

Em Valado dos Frades

Funcionários da Associação Dadores de Sangue do Concelho da Nazaré testados à Covid-19

Os testes aos colaboradores da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Nazaré decorreram esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, na sede daquela entidade, em Valado dos Frades. Foi a segunda ação do género desencadeada pelo Serviço Municipal da Proteção Civil da Nazaré junto dos primeiros profissionais na linha da frente de resposta à pandemia da Covid-19, e os mais expostos ao risco de contaminação pelo vírus.

Município avança com novas medidas de apoio à educação, economia e saúde e segurança

Câmara de Leiria instala no Estádio Municipal o Centro de Vacinação contra a COVID-19

O Município de Leiria lança esta terça-feira, dia 2 de fevereiro, um novo pacote com 12 iniciativas que visam reforçar as medidas de apoio ao combate à pandemia da COVID-19, desta vez nas áreas da educação, da economia e da saúde e da segurança. De acordo com o despacho emitido pelo presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, será instalado um Centro de Vacinação contra a COVID-19 no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, “com o objetivo de disponibilizar um espaço amplo que permita de forma segura e eficaz proceder à vacinação da população”.

Envolvendo cerca de 1500 pessoas no concelho

Batalha prepara vacinação de idosos (+80) e de pessoas (+50) com comorbilidades de risco

A vacinação de idosos com 80 anos ou mais e de pessoas com comorbilidades de risco entre os 50 e os 79 anos abrange cerca de 1500 pessoas no concelho da Batalha, segundo os dados disponíveis da Saúde, sendo uma tarefa coordenada pelas autoridades de saúde e com o apoio logístico da Câmara Municipal.

Pedro Magalhães Ribeiro já não está infetado

Presidente da Câmara do Cartaxo recebe declaração de alta médica da COVID-19

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, recebeu esta quarta-feira, 3 de fevereiro, declaração de alta médica, depois de no dia 19 de janeiro ter testado positivo à COVID-19 e ter entrado em isolamento profilático. O autarca, que durante o período de isolamento continuou em funções e a acompanhar a situação do concelho de modo remoto, poderá agora retomar a sua atividade normal, de acordo com as normas orientadoras da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Quartel conta com 56 elementos

Bombeiros Voluntários da Nazaré começaram a ser testados à Covid-19

Vinte e um colaboradores da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré começaram a ser testados à Covid-19 esta terça-feira, dia 2 de fevereiro, numa ação desencadeada pelo Serviço Municipal da Proteção Civil junto dos primeiros profissionais da linha da frente de resposta à pandemia.
O quartel conta com 56 elementos, mas nesta primeira fase de testagem estão os profissionais da linha da frente, como os que fazem parte da Equipa de Intervenção Permanente.

Médio Tejo regista mais de 850 novos casos de COVID-19 em apenas dois dias

O Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, que abrange os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha regista um aumento significativo de casos de COVID-19 no final de janeiro. Em apenas dois dias, o crescimento foi de 852 casos. O maior acréscimo registou-se em Tomar (172), Abrantes (147), Ourém (141), Torres Novas (110), Alcanena (71), Vila de Rei (55) e Entroncamento (54).

Região Oeste aproxima-se dos 6 mil casos

Alenquer e Alcobaça aproximam-se dos mil casos ativos de COVID-19

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste subiu, em apenas três dias, de quase 5 mil para quase 6 mil, no dia 29 de janeiro. Alenquer (966) e Alcobaça (913) registaram fortes subidas esta sexta-feira e contribuíram bastante para os 5705 casos registados em toda a Área Oeste.

Cadaval é o único concelho com menos de 100 casos

Casos ativos de COVID-19 ultrapassam 5 mil na Região Oeste

Os casos ativos de COVID-19 na Região Oeste continuam a sua cavalgada desde o início do ano, ultrapassando no dia 27 de janeiro, os 5 mil (5154). Torres Vedras (1388) continua a ter o maior número, seguindo-se Alcobaça (802), Alenquer (750), Caldas da Rainha (583), Peniche (395), Arruda dos Vinhos (352), Nazaré (219) e Lourinhã (208).  

Através da sua venda livre nas farmácias

Associação dos Diabéticos apela ao Ministério da Saúde para generalizar os auto-testes da COVID-19

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforça a importância do uso doméstico e acesso generalizado, sem necessidade de receita, dos testes rápidos de antigénio que, ao contrário dos laboratoriais, podem dar resultados em minutos e são de fácil utilização.

Câmara de Torres Vedras pede ajuda internacional para o controlo da pandemia no concelho

Num ofício enviado esta terça-feira, dia 26 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, solicitou ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a ativação de ajuda internacional para o controlo da pandemia no concelho, através do reforço de recursos humanos do Hospital de Torres Vedras, com cinco médicos e dez enfermeiros. O concelho de Torres Vedras registava, a 24 de janeiro, 1364 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Câmaras da Marinha Grande e Pombal realizam testes à covid-19 a membros das mesas de voto

A Câmara Municipal da Marinha Grande realizou, durante o dia de 22 de janeiro, no Auditório do Edifício da Resinagem, testes rápidos à Covid-19 a cerca de 200 pessoas que vão estar nas mesas de voto do concelho, nas eleições presidenciais que se realizam este domingo. Também a Câmara Municipal de Pombal disponibilizou este sábado, 23 de janeiro, testes rápidos à Covid-19 a todos os elementos envolvidos nas eleições para o Presidente da República, que irá decorrer este domingo.

Centro Hospitalar de Leiria ativa nível V do Plano de Resposta Covid-19 com mais 202 camas nível I

Devido ao novo crescimento de incidência da Covid-19 e à pressão existente no internamento Covid-19 do Centro Hospitalar de Leiria com elevado volume de doentes internados em camas de nível I*, o Conselho de Administração decidiu ativar o nível V do Plano de Resposta Covid-19 – Camas Nível I, com a disponibilização de 202 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.

Casos ativos de COVID-19 ultrapassam os 4 mil na Região Oeste

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste continua a sua progressão exponencial ultrapassando esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, os 4 mil (4.160) pela primeira vez. Torres Vedras (1197) volta a ter o maior número de casos ativos, seguindo-se Alcobaça (737), Alenquer (504), Caldas da Rainha (398), Peniche (391) e Arruda dos Vinhos (265). Os concelhos com menos casos são Sobral de Monte Agraço (165), Nazaré (155), Lourinhã (136), Bombarral (84), Óbidos (68) e Cadaval (60).

Presidente da Câmara do Cartaxo testa positivo à COVID-19

Na sequência do teste positivo do vereador Pedro Nobre – segunda-feira, dia 18 de janeiro –, as autoridades de proteção civil e de saúde identificaram os contactos de risco do autarca, indicando que, por precaução, nesse mesmo dia, deveriam iniciar isolamento preventivo o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, o vice-presidente da Câmara, Fernando Amorim, a vereadora Ana Bernardino, o presidente da junta da União de Freguesias Ereira e Lapa, João Nunes, e quatro técnicos.

Concelho de Torres Vedras regista sete surtos e 1197 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2

A 19 de janeiro, o concelho de Torres Vedras registava 1197 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 328 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 2353 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou 125 novos casos confirmados e 57 novos casos recuperados. Infelizmente, o Concelho registou, ainda, três novos óbitos.

Centro Hospitalar de Leiria abre mais 192 camas no Hospital Santo André e Hospital de Alcobaça

O Centro Hospitalar de Leiria tem acompanhado a evolução crescente da pandemia, com o reforço dos seus recursos e meios, de forma a continuar a disponibilizar todos os níveis de cuidados à comunidade que serve. Por isso, decidiu ativar o nível IV do Plano de Resposta Covid-19 – Camas Nível I, que preconiza a disponibilização de 172 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, com efeitos a 18 de janeiro.

Vereador da Câmara do Cartaxo testou positivo ao vírus SARS-COV-2

O vereador Pedro Nobre, responsável pelos pelouros de planeamento urbanístico, fiscalização, desporto e ambiente, na Câmara Municipal do Cartaxo, testou positivo ao vírus Sars-Cov-2. O autarca encontra-se desde sábado, 16 de janeiro, em isolamento profilático, apresenta sintomas de Covid-19, mas a sua situação é estável.

Câmara Municipal da Batalha distribui 50 mil máscaras nas escolas públicas do concelho

A Câmara Municipal da Batalha, através do seu serviço de Proteção Civil, está a distribuir 50.000 máscaras cirúrgicas junto de alunos, docentes e pessoal não docente de todas as escolas públicas do concelho – Pré-Escolar, 1º, 2.º e 3º Ciclos e Secundário, garantindo que toda a Comunidade escolaridade têm acesso a este equipamento de proteção individual.

Centro Hospitalar de Leiria confirma surto de COVID-19 no Hospital de Alcobaça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) confirma a existência de um surto de Covid-19 no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), detetado esta sexta-feira, dia 15 de janeiro. Neste momento, há 16 doentes infetados, que irão manter-se no HABLO, e 7 profissionais infetados (3 enfermeiros, 3 assistentes operacionais e 1 técnico superior de diagnóstico e terapêutica), que se encontram em isolamento no domicílio.

Lares e IPSS do concelho de Alcobaça vão receber esta semana a vacina contra a Covid-19

“É com enorme satisfação que anuncio que durante toda a próxima semana, todos os utentes e funcionários dos lares e IPSS do concelho irão ser sujeitos à primeira toma da vacina contra a Covid-19”, informou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça esta sexta-feira, dia 13 de janeiro. Segundo Paulo Inácio, trata-se de “uma megaoperação articulada entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a ARS-LVT que durará de 2ª à 6ª feira com o objetivo de não deixar ninguém para trás.”

Alcobaça confina mas inicia obras da Zona Industrial da Benedita e do Pavilhão Multiusos

Alcobaça apresenta esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, 694 casos ativos de Covid-19, 896 curados e 28 falecidos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. . Paulo Inácio informou também que estão a decorrer os procedimentos conducentes à despistagem e testagem de todo o corpo docente e auxiliares do concelho de Alcobaça.

Casos ativos de COVID-19 ultrapassam os 3 mil na Região Oeste

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste continua a sua cavalgada ultrapassando esta terça, feira, dia 12 de janeiro, os 3 mil (3.163) pela primeira vez desde o início da pandemia. Torres Vedras (721) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguindo-se Alcobaça (664), Caldas da Rainha (386), Alenquer (385), Peniche (276) e Arruda dos Vinhos (203).  Os concelhos com menos casos são Óbidos (143), Sobral de Monte Agraço (132), Lourinhã (95), Nazaré (81) Cadaval (46) e Bombarral (31).

Batalha prepara confinamento anunciado para todo o país e avança com medidas já terça-feira

A Câmara Municipal da Batalha no final da sua reunião desta segunda-feira, dia 11 de janeiro, face à avaliação da evolução epidemiológica no Concelho, considerada uma situação muito grave, e antecipando o confinamento anunciado para todo o País, decidiu manter o programa municipal de distribuição de máscaras e de apoio à população para a realização de testes à Covid-19, mas também irá implementar medidas de redução de contactos nos serviços municipais e no funcionamento das Escolas.

Centro Hospitalar de Leiria tem condições para receber doentes urgentes com ou sem Covid19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) foi confrontado este domingo, 10 de janeiro, com uma reportagem da TVI sobre dois utentes que se queixam de atrasos no atendimento. A Administração deu a sua versão dos casos, que foi considerada, pelo menos em parte, pela reportagem. O Centro Hospitalar de Leiria considera que o mais importante nesta altura não é analisar casos pontuais (o que é apenas relevante para corrigir e afinar procedimentos), mas deixar uma palavra de tranquilidade aos utentes do CHL e do SNS em geral e assegurar que, por enquanto, tem condições para continuar a receber doentes COVID urgentes e doentes não COVID urgentes.

Santarém ultrapassou este sábado os 400 casos ativos de COVID-19

Com 60 novos casos, Santarém ultrapassou este sábado, dia 9 de janeiro, os 400 casos ativos de COVID-19 (408). Estão em vigilância ativa hoje 337 pessoas, tendo 1800 doentes recuperado desde o início da pandemia.  O concelho registou mais um óbito este sábado, somando 60 mortes desde o início da pandemia. No total, o concelho de Santarém registou já 2268 casos de COVID-19.

Exército descontamina instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda

Após ter sido dado por encerrado o surto no Lar de Nossa Senhora da Piedade, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda, no concelho da Lourinhã, procedeu-se à solicitação de ativação da equipa de 24 militares do Exército Português, especializada na Defesa Biológica, Química e Radiológica, para descontaminação da ala COVID-19, no dia 6 de janeiro.

Hospital de Leiria abre Área Dedicada a Doentes suspeitos de Infeção Respiratória

A nova Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência, no Hospital de Santo André, já está a funcionar desde 3 de janeiro. A nova estrutura do Centro Hospitalar de Leiria permite garantir a resposta ao expectável agravamento da afluência devido ao crescimento da Covid-19 e ao aumento previsível de outras infeções respiratórias.