Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/12

Edição 248 - 07/2021

Serviço a cargo da Valorlis

Ecocentro Móvel percorre freguesias de Leiria “à procura” de diversos resíduos

O Município apresentou, no dia 28 de julho, o Ecocentro Móvel de Leiria, um equipamento preparado para receber resíduos que acabam por ficar acumulados ou por ser encaminhados para aterro: lâmpadas, pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, pequenos eletrodo- mésticos elétricos e eletrónicos, resíduos de papel, embalagens contaminadas e têxteis.

Recorreram aos serviços hospitalares 14 doentes

Broa é a principal suspeita de toxinfeção alimentar na área do Centro Hospitalar de Leiria

Na sequência do comunicado do dia 29 de julho, o Departa- mento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro informou esta segunda-feira que nas últimas 24 horas foram observados mais dois doentes no Centro Hospitalar de Leiria, com a mesma sintomatologia. No total e até ao momento, recorreram aos serviços hospitalares 14 doentes, 12 dos quais tiveram alta clínica, mantendo-se inter- nados 2 doentes, com evolução favorável. Denominador alimen- tar comum a todos os doentes foi broa. Investigação prosse- gue, com vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos suspeitos.

Com a abertura do novo Parque Infantil do Sítio

Câmara da Nazaré aumenta número de parques de recreio e lazer no concelho

O número de espaços dedicados ao recreio e ar livre no concelho da Nazaré aumentou com a abertura, dia 28 de julho, do Parque Infantil do Sítio, integrado no Projeto de Execução da “Requalificação dos Espaços Exteriores da antiga Escola Primária”.
O próximos investimento nesta área é o Parque Infantil em Valado dos Frades.

No dia 2 de agosto

Pombal realiza sessão de esclarecimento sobre o Plano de Ação Pombal2030

No âmbito da audiência pública à proposta prévia do Plano de Ação Pombal 2030, o Município de Pombal organizou uma exposição e vai realizar uma sessão de esclarecimento com o intuito de promover a participação dos cidadãos no desenho da respetiva estratégia de desenvolvimento.

A sessão de esclarecimento irá decorrer no dia 2 de agosto, às 16 horas, nos Claustros dos Paços do Concelho, contando com a presença de técnicos da consultora FNway, que irá apresentar o trabalho desenvolvido até ao momento, e de Agostinho Silva, coordenador da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento do Ecossistema da Região de Leiria e Oeste (EM@IPLeiria) do Instituto Politécnico de Leiria, que fará a sua leitura deste documento estratégico. No final, haverá lugar a um período de perguntas e respostas onde os cidadãos poderão solicitar esclarecimentos.

A sessão está inserida numa exposição interativa que está patente igualmente nos Claustros dos Paços do Concelho “Pombal2030 – Um Processo Participativo e Participado”, na qual os cidadãos poderão conhecer melhor o plano de ação, em termos de desígnio ou associação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, votar no Objetivo Estratégico que considera mais importante para o futuro do Município, indicar a sua concordância face à proposta de ações apresentada e apresentar sugestões.

A Estratégia de Desenvolvimento Pombal2030 encontra-se numa fase final de elaboração, tendo iniciado um último período de participação pública que irá decorrer até ao dia 11 de agosto.

Mais informações em: www.cm-pombal.pt/pombal2030/

  Fonte: GC|CMP

Avaliadores da Rede Mundial de Geoparques Mundiais da UNESCO ficaram agradavelmente surpreendidos

Associação Geoparque Oeste cumpre critérios da Rede Mundial de Geoparques

O aspiring Geoparque Oeste recebeu os avaliadores Ilias Valiakos e Allyson Pinheiro, para a missão de avaliação da UNESCO ao território, entre os dias 24 e 28 de julho. Durante cinco dias, avaliadores tiveram oportunidade de conhecer o território do aspiring Geoparque Oeste de diversas formas, ao percorrerem os seis municípios que o integram. Como forma de apoio à candidatura, estiveram presentes no território a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado do Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, para além de representantes das autarquias locais, parceiros e elementos do aspiring Geoparque Oeste.

Com os «Dias nas Dioceses», encontro de jovens que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 26 a 31 de julho

Município de Abrantes apoia iniciativas de preparação para a Jornada Mundial da Juventude recebendo 500 jovens

Em contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude, Município de Abrantes está a apoiar os «Dias nas Dioceses», encontro de jovens de todo o mundo que têm lugar em 17 dioceses de Portugal, incluindo a de Portalegre-Castelo Branco,a que pertence Abrantes, recebendo
cerca de 500 jovens.

Com 25 casos registados

ARS do Centro alerta para toxinfeção alimentar na área do Centro Hospitalar de Leiria

ARS do Centro comunicou este sábado, que, desde as 11 h de sexta-feira até às 20 h de sábado, foram observados no Centro Hospitalar de Leiria 13 casos de toxinfeção, com idades entre 30 e 77 anos.
Sete doentes tiveram alta melho- rados e 7 mantêm-se internados com evolução favorável, exceto um caso.

Tomar

Orquestra Sinfónica de Thomar atua no claustro principal do Convento de Cristo

No dia 4 de agosto, pelas 21h30, o Claustro Principal do Convento de Cristo será palco de um Concerto da Orquestra Sinfónica de Thomar. A direção musical está a cargo do Maestro Simão Francisco e os presentes são convidados a ouvir variadas obras icónicas entre as quais Siegfried Idyll de Wagner e a 5ª Sinfonia de Beethoven. A entrada será feita pelo Claustro da Micha.

Através do Posto Territorial de São Martinho do Porto

GNR detém homem por exploração jogo ilegal em Alfeizerão

Comando Territorial de Leiria da GNR, via Posto Territorial de São Martinho do Porto, deteve em flagrante, no dia 28 de julho, um homem, de 49 anos, por exploração de jogo ilegal, em Alfeizerão, no concelho de Alcobaça. Os militares levaram a cabo diligências que culminaram numa busca à residência do suspeito e a apreensão de três armas de fogo e a apreensão de diverso material de jogo, nomeadamente, poker.

Assuntos não foram tratados em reunião de Câmara

PS de Alcobaça contesta contratação do cantor Miguel Araújo e requalificação de obra recém-inaugurada

O PS de Alcobaça adianta ter sido sur- preendido com “mais dois extravagantes anúncios”: a requalificação do piso da recém-inaugurada Avenida Joaquim Vieira Natividade e a contratação do cantor Miguel Araújo, que custou 48 mil euros num só concerto para fazer o acolhimento aos peregrinos das JMJ.

Após requalificação do edifício de acolhimento e do enquadramento paisagístico

Ruínas romanas de Villa Cardílio já reabriram em Torres Novas

Ruínas romanas Villa Cardílio, em Torres Novas, retomaram, no dia 25 de julho, o seu funcio- namento, após os trabalhos de valorização do espaço, com a requalificação do edifício de acolhimento e enquadramento paisagístico das ruínas e deli- neamento de percurso de visita, com sinalética explicativa. As ruínas romanas, situadas a cerca de 3 km de Torres Novas, foram postas a descoberto pelas escavações de Afonso do Paço em 1962.Trabalhos permi- tiram descobrir um conjunto de alicerces, bases de colunas e pavimentos ornamentados com padrões de «tesselas» de uma quinta romana, com 3 áreas: entrada, peristilo e ninfeu.

Alunas Catarina Anacleto, Beatriz Fernandes, Maria Luísa Narciso e Margarida Vassalo Mendes foram distinguidas

Escola Superior de Saúde de Santarém termina formação de 79 novos enfermeiros

Escola Superior de Saúde de Santarém assinalou, no dia 27 de julho, o encerra- mento do 34º Curso de Enfermagem – 1º Ciclo no auditório da Escola, com a licenciatura de 79 novos enfermeiros. Novos finalistas receberam as insígnias, símbolo da enfermagem.

De 1 a 6 de agosto

Hospital Distrital de Santarém apresenta Plano de Emergência para Jornada Mundial da Juventude

O Plano de Emergência Externo do Hos- pital Distrital de Santarém que tem como objetivo organizar e estruturar a resposta hospitalar a situações de catástrofe, foi esta semana apresentado às entidades envolvidas. Foram realizadas várias reuniões com representantes da Equipa de Coordenação de acolhimento da JMJ dos peregrinos no CNEMA e discutida a estrutura prevista para a assistência a eventuais situações de doença/trauma.

Na localidade de Colmeias

GNR de Leiria identifica casal por abandono de animal de companhia

O Comando Territorial de Leiria da GNR, via Núcleo de Proteção do Ambiente de Leiria, no dia 26 de julho, identificou uma mulher e um homem de 56 e 59 anos, por abandono de animal de companhia, no concelho de Leiria.
Após um alerta de um canídeo abandonado, num anexo, em Colmeias, a GNR apu- rou que os proprietários tinham mudado de domicílio, deixando o animal abandonado na antiga residência.

Torres Vedras

Programa municipal de animação prossegue na zona de Santa Cruz

Atividades lúdicas, culturais, desportivas e educativas continuam a ser dinamizadas em Santa Cruz com o programa “Santa Cruz.365 | Onda de Verão”. Uma das próximas ativi- dades, é “Marés Curtas”, coorganizada com a associação Vaklouro e que tem este ano como palco o Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo.

Porto de Mós

Livro "Porto de Mós" vai ser apresentado no dia 30 de julho na Lagoa de Alvados

O livro “Porto de Mós” de Pedro Amado (Rastigat) e Fotografias de Raquel Montez, vai ser apresentado no domingo, dia 30 de julho, pelas 18h30, na Lagoa de Alvados, na União de Freguesias de Alvados e Alcaria.  A sessão da obra, publicada pelas Edições sem Nome, conta com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral.

Candidato foi eleito para mandato de cinco anos, em lista de unidade

Raul Almeida sucede a Pedro Machado como presidente do Turismo do Centro

A Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) elegeu, no dia 26 de julho, os órgãos sociais para o mandato de 2023-2028. O novo presidente da Comissão Executiva é Raul Almeida, que sucede a Pedro Machado nas funções. O ato eleitoral, que determinou a composição da Comissão Executiva, da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho de Marketing, realizou-se em três mesas de voto, situadas em Aveiro, Guarda e Leiria. A lista liderada por Raul Almeida foi a única a apresentar-se a sufrágio. Votaram 115 associados, que representam 72,3% dos 159 elementos do colégio eleitoral. Entre estes, registaram-se 113 votos a favor, 1 voto branco e 1 voto nulo, o que totaliza 98,2% de votos a favor.

No Troço Meleças – Caldas da Rainha

IP adjudica contrato de 3,4 milhões à Efacec para a Telemática da Modernização da Linha do Oeste

Efacec volta a ser selecionada pela Infraes- truturas de Portugal para conceber e imple- mentar as soluções de telemática a aplicar na Modernização da Linha do Oeste-Troço Mele- ças – Caldas da Rainha, que vão contribuir para uma maior fiabilidade e segurança do sistema ferroviário, assim como para maior qualidade do serviço prestado às populações.

FNAC Board Games Fest decorre também em Aveiro

FNAC de Leiria promove pela primeira vez Festival de Jogos de Tabuleiro

As lojas FNAC de Aveiro e Leiria recebem este fim de semana, 29 e 30 de julho, o FNAC Board Games Fest, um encontro de jogos de tabuleiro onde todos podem participar. Na era do digital, o offline é o novo luxo e estes jogos são já apontados como uma tendência de socialização cada vez mais popular em diversas faixas etárias. Com jogos de estratégia, de lógica e de família, sem esquecer clássicos intemporais, o FNAC Board Games Fest prometeser o ponto de encontro ideal para famílias, amigos e fãs de jogos de tabuleiro entre 15 de julho e 6 de agosto. Os encontros decorrem em 12 lojas FNAC, prometendo momentos de convívio e socialização competitiva.

Coligação PCP-PEV reclama há 25 anos atenção para a maior avenida do concelho

CDU de Alcobaça reivindica melhoria do IC2 nas freguesias da Benedita, Turquel, Évora e Aljubarrota

CDU acusa a maioria PSD na Câmara Municipal de Alcobaça de, nos últimos 25 anos, ignorar as suas propostas na execução embora as considere neces- sárias, lembrando que nunca concreti- zou a proposta de valorizar os 25 km do IC2, que atravessa as freguesias da Benedita, Turquel, Évora e Aljubarrota.

Já no próximo ano letivo 2023/2024

Escola de Jazz de Leiria vai arrancar no Centro Cívico de Leiria

A Escola de Jazz de Leiria vai arrancar já no ano letivo 2023 / 2024, com organização da Associação de Jazz de Leiria.
O ensino do Jazz será orientado com principal incidência na aprendizagem de repertório, nas técnicas de improvisação, na assimilação da linguagem e no conhecimento da história e tradição deste estilo musical. O curso funciona por semestres, num total de 8 semestres (4 anos).
A escola funcionará no Centro Cívico de Leiria, localizado na Rua Barão de Viamonte. A direção pedagógica estará a cargo do professor, músico, compositor e maestro da Orquestra Jazz de Leiria, César Cardoso.

Banda alcobacense atua pela primeira vez no festival onde interpretará os temas de Coral acompanhada por um coro de vinte elementos

Concerto de encerramento do Cistermúsica leva The Gift ao Mosteiro de Alcobaça

Pela primeira vez os The Gift vão atuar e encerrar o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça com um espetáculo no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, às 21h30 do dia 30 de julho. A banda apresentará os temas de Coral, o seu mais recente disco, com um coro de 20 elementos em palco.

Município de Leiria cria projeto de creche-modelo para aumentar oferta

O Município de Leiria aprovou, esta terça-feira, dia 25 de julho, em reunião de Câmara, um projeto de arquitetura modelo para a valência de creche, para construção destes equipamentos no concelho, com o objetivo de aumentar o número de lugares disponíveis e, assim, fazer face à elevada procura.

Este projeto prevê que as creches possam acolher 42 crianças cada uma, distribuídas pelos vários níveis: 10 bebés até à aquisição da marcha, 14 crianças até aos 24 meses e 18 crianças até aos 36 meses, funcionando os três grupos em espaços diferenciados e adequados às idades.

O projeto de creche-modelo tem uma área bruta de 515,70 m2 e 689,82 m2 de área coberta, com desenvolvimento a partir de um corredor central longitudinal, com fácil relacionamento com o exterior circundante à construção, para além de se prever espaços exteriores cobertos e descobertos para atividades ao ar livre, estacionamento e acessibilidade universal.

Esta medida é a materialização de um modelo tipo e também de três cenários territoriais concretos para três Instituições Particulares de Solidariedade Social, com futuro funcionamento de iniciativa privada, em concreto na Maceira, no Telheiro e na Rua Paulo VI.

O valor base para construção destas creches é de 802.014,04 euros.

Fonte: DCRP|CML

Deputado refletiu sobre o trabalho parlamentar da Iniciativa Liberal

Jantar-palestra com Carlos Guimarães Pinto juntou dezenas de liberais na Guia

Dezenas de pessoas, de vários pontos do país, juntaram-se na Guia, no dia 21 de julho, para o jantar-palestra com o deputado liberal Carlos Guimarães Pinto, promovido pela Iniciativa Liberal Pombal. No evento no Alpha Bar, que contou também com a deputada Carla Castro, o deputado abordou o trabalho parlamentar, os desafios do liberalismo e o papel do partido.

Serviço de Oncologia Médica, Hospital de Dia Polivalente e Cuidados Paliativos

Centro Hospitalar de Leiria junta três serviços em nova unidade multidisciplinar

Centro Hospitalar de Leiria reformulou espaço da antiga Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória no Serviço de Urgência, no Hospital de Santo André, em Leiria, e junta o Serviço de Oncologia Médica, o Hospital de Dia Polivalente e a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos. Novo espaço já funciona desde 24 de julho.

Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Sertã

Rio Zêzere recebe 40 remadores internacionais em mais uma edição do Portugal Rowing Tour

Um total de 40 remadores de cinco países da Europa vão descobrir o território do Rio Zêzere, no Centro de Portugal, no mês de agosto, durante o Portugal Rowing Tour. Iniciativa de remo de lazer, de 10 a 13 de agosto, em águas de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Sertã, vai atrair participantes de toda a Europa.

Alcobaça

24 horas de spinning em São Martinho do Porto vão pôr ciclistas a pedalar entre sexta-feira e sábado

Arranca sexta-feira a 16ª edição das 24 horas de spinning em São Martinho do Porto, que vão ter lugar das 22h de 28 de julho às 22h de 29 de julho. Evento de dimensão internacional alia a promoção do bem-estar e de estilos de vida saudáveis à divulgação da magnífica baía. Orga- nização é da Associação Concelho Ativo, com apoio do Município de Alcobaça e da Junta local.

Após cinco mandados de busca

GNR detém homem no Cadaval por cultivo de canábis nas Caldas da Rainha

O Comando Territorial de Leiria da GNR, via NIC de Caldas da Rainha, deteve, dia 24 de julho, em flagrante, um homem de 46 anos por cultivo de estupefacientes, no concelho de Cadaval. Diligências policiais permitiram localizar a plantação de canábis e executar 5 mandados de busca, nos concelhos de Caldas da Rainha e Cadaval.

De 1 de agosto a 4 de setembro

Dinossauros invadem LeiriaShopping com exposição interativa

Extintos há 65 milhões de anos, dinossau- ros regressam para invadir LeiriaShopping, com uma exposição interativa, de 1 de agosto a 4 de setembro, proporcionando diversão a toda a família. De garras afiadas e rugidos prontos, dinossauros prometem muita aventura e momentos inesquecíveis no espaço interativo Dino Fun.

Alcobaça

Aljubarrota Medieval traz “A História Ao Vivo” de 12 a 15 de agosto

Aljubarrota Medieval vai trazer ‘A História ao Vivo’ de 12 a 15 de agosto à freguesia de Aljubarrota, concelho de Alcobaça. Uma recriação histórica da época medieval e da Batalha de Aljubarrota. A feira inclui Tavernas Medievais, Acampamento Militar, Mostra de Armas, Cortejos, Torneios e Justas, Danças e Meneios, Artes de Rua, Música ao Vivo, Jograis e Rábulas.

Autarca desempenhava o cargo há 10 anos

Vereadora Inês Silva apresenta demissão da Câmara Municipal de Alcobaça e surpreende a oposição

Inês Silva apresentou, na terceira semana de julho a demissão de vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça, através de uma carta endereçada ao presidente Hermínio Rodrigues. O PS admite ter recebido com surpresa a notícia e reclama do presidente esclarecimentos inequívocos sobre as reais razões da demissão da vereadora Inês Silva.

Em resposta a episódios de violência no contexto da noite nos últimos 10 dias

PSP desencadeia Operação Policial nas noites de Peniche e Nazaré

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Divisão Policial de Caldas da Rainha, na passada noite e madrugada de domingo para segunda-feira, dia 24 de julho, desenvolveu no terreno uma Operação Policial com vista à deteção de grupos de risco que habitualmente frequentam artérias e estabelecimentos de bebidas no centro das cidades de Peniche e Nazaré.

Para requalificação da Fonte de Santa Marta, Fonte do Povo e Fonte Santo António

Câmara de Santarém atribui apoio de mais de 55 mil euros à Junta de Freguesia de Alcanhões

O Município de Santarém mantém a sua política de cooperação com as freguesias na prossecução de investimentos que promovam os interesses próprios das populações locais e, por isso, aprovou um apoio de 55.884€ à Junta de Freguesia de Alcanhões, para requalificação das Fontes de Santa Marta, do Povo e Santo António.

Marinha Grande

Projeto de musicoterapia da SAMP tenta aliviar sofrimento de doentes terminais

O Município da Marinha Grande alia-se à Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) e à Unidade de Cuidados na Co- munidade da Marinha Grande, para o pro- jeto “Aqui Contigo”, que visa proporcionar aos doentes em fim de vida, seus familiares e cuidadores, momentos de conforto e bem-estar, de modo a aliviar o sofrimento nesta fase dolorosa da vida, através da terapia pela Música e pelo Som.  

Após o ICNF plantar pinheiros no Perímetro Florestal da Serra de Montejunto

Alambi insta ICNF a plantar floresta autóctone em vez de pinheiros na Serra de Montejunto

A Alambi dirigiu uma carta ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas,no dia 22 de julho, a propósito da recente plantação de pinheiros no Perímetro Flo- restal da Serra de Montejunto pelo ICNF, em que reclama a plantação de espécies autóctones, para minimizar o risco de incêndios e proteger o ambiente.

No âmbito da candidatura aos Bairros Digitais Comerciais

Candidatura de Porto de Mós obtém 4º lugar a nível nacional e cerca de 576 mil euros para investir no comércio local

No âmbito da candidatura a Bairros Digitais Comerciais, o Município de Porto de Mós foi uma das 95 candidaturas do País que garantiu financiamento comunitário. A Autarquia ficou em 4º lugar a nível nacional na classificação final, representando um apoio de 575.970,52€ para um investimento total próximo dos 750 mil euros.

Nazaré é uma das três praias contam com vigilância ao longo de todo o ano

Equipa de vigilância das praias do concelho da Nazaré aumentou para 25 na época balnear de 2023

Dispositivo de vigilância de praias do concelho, que inclui praias do Norte, Nazaré e Salgado, aumentou para 25 elementos, acompanhando os banhistas durante toda a época balnear.
Apesar das dificuldades de recrutamento de mais elementos para a equipa de nadadores-salvadores, situação idêntica a outras zonas do país, número de vigilantes sobe de 22 para 25.

De 26 a 31 de julho

Marinha Grande recebe mais de 600 participantes nos Dias nas Dioceses da Jornada Mundial da Juventude

O concelho da Marinha Grande vai acolher cerca de 600 jovens, oriundos de Alemanha, Espanha, Filipinas, Polinésia Francesa e Polónia, no âmbito dos Dias nas Dioceses da Jornada Mundial da Juventude, de 26 a 31 de julho. Jovens vão pernoitar na Escola Guilherme Stephens, na SBR 1.º de Janeiro, Escuteiros e em famílias de acolhimento.

Evento prolonga-se até 30 de julho

Mercado Medieval de Óbidos já começou

O Mercado Medieval de Óbidos abriu portas na quinta-feira, 20 de julho, e prolonga-se até dia 30. O dia inaugural juntou alguns milhares de visitantes, num total que, segundo a organização, deverá, até ao final do evento, chegar às 150 mil pessoas. Este ano, o evento terá como base uma “guerra” entre duas rainhas. Trata-se da disputa entre D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, naquele que foi o escândalo de bigamia do século XIII. Evento conta com escultura de figuras em alto-relevo ao vivo e a exposição “Embaixadores da Natureza”, composta por diversas aves de rapina, como corujas, falcões, águias e mochos.

Aplicado o modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia

Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Leiria já está certificada pela Direção-Geral da Saúde

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Leiria acaba de ser certi- ficada no nível “Bom” pela DGS, em conformi- dade com Modelo de Certificação de Unidades de Saúde. É a primeira Unidade de Hospi- talização Domiciliária a ter esta certificação, e a primeira unidade pública acreditada pela Joint Commission International.

Torres Vedras

Anne Victorino D’Almeida venceu Prémio Internacional de Composição Darcos

A compositora Anne Victorino d’Almeida venceu o Prémio Internacional de Composição Darcos 2023. Anúncio foi feito após o concerto que deu a conhe- cer as duas obras finalistas, no dia 14 de julho, em Torres Vedras.
1ª edição, organizada pela Tempo- rada Darcos, contou com jovens músicos, que apresentaram obras que tiveram como ponto de partida uma obra de Eurico Carrapatoso.

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria investe no comércio

Região de Leiria lidera programa Bairros Comerciais Digitais com 6,3 milhões de euros

IAPMEI divulgou esta semana o resultado da avaliação das pro- postas finais para Desenvolvi- mento de Projetos no âmbito de «Bairros Comerciais Digitais», registando a candidatura do Município de Alvaiázere, na região de Leiria, a melhor pontuação a nível nacional.
No conjunto, em coordenação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, municípios de Alvaiázere, Porto de Mós, Ansião, Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra e Batalha, nesta fase final do programa, obtiveram aprovação dos seus projetos, num investimento de 3,8 milhões de euros, com intervenção prevista em 327 estabelecimento de comércio.

Devido à comunicação prévia à comunicação social

PS de Rio Maior manifesta solidariedade a Rui Rio e ao PSD Nacional após buscas da Polícia Judiciária

Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Rio Maior reunida a 19 de julho, em Alcobertas, aprovou por unani- midade a manifestação pública de desa- grado pelos factos ocorridos no dia 12 de julho aquando de uma «operação de buscas» na sede nacional do PSD e na casa do seu ex-líder, Rui Rio.

Marinha Grande

Festa Popular promete dois dias de sardinhada e animação na Praia da Vieira

A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe a Festa Popular, nos dias 29 e 30 de julho, com sardinhada, tasquinhas, espetáculos e muita animação para toda a família, no Largo dos Pescadores. A organização da Festa Popular está a cargo da Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e de cinco associações.

Unidade de Hemodinâmica inicia novo procedimento em dois doentes

Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria inicia tratamento de doença cardíaca estrutural

A Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular do Hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria , deu início, no dia 7 de julho, às intervenções para tratamento de doença cardíaca estrutural, realizando o novo procedimento em dois doentes, de 58 e 42 anos, respetivamente, tendo o último caso sido transmitido online em direto para a 13.ª edição do Challenges in Cardiology, que decorreu em Peniche. A nova intervenção percutânea, intitulada encerramento do foramen ovale patente, é uma das intervenções mais comuns e mais antigas que se fazem a nível estrutural do coração.

Consultas médicas do projeto "Bata Branca" chegam a Aveiras de Cima

Município, ARS LVT e CERCI-Flor da Vida de Azambuja disponibilizam consultas a utentes de saúde do concelho

Para o Município de Azambuja a saúde pública é um pilar essencial para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, contribuindo para a longevidade e a qualidade de vida da população. Investir em programas e políticas de saúde pública é crucial para enfrentar os desafios da saúde e promover o bem-estar geral da comunidade.
Posto isto, o Município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo decidiram contribuir financeiramente para as contratações destes profissionais de saúde e através da CERCI- Flor da Vida garantir que todos os cidadãos do Concelho de Azambuja possam ter acesso igualitário a serviços de saúde, que ajudará a reduzir as disparidades sociais e económicas em relação ao acesso aos cuidados de saúde e melhorará a saúde da população.

Agenda 2030 foi apresentado no Fórum Político de Alto Nível, em Nova Iorque

Pombal esteve em destaque em relatório das Nações Unidas sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Município de Pombal surge em destaque, por diversas vezes, num relatório produzido pela CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos. Um documento sobre o progresso dos governos locais e regionais na implementação e monitorização da Agenda 2030 e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No Estádio do Viveiro – Jordan Santos

Liga Portugal Legends reúne na Praia da Nazaré antigos craques do futebol português

Estão definidos os grupos e horários dos jogos da primeira edição do Liga Portugal Legends, que se realizará na Praia da Nazaré, nos dias 22 e 23 de julho, no Estádio do Viveiro – Jordan Santos. Evento reunirá antigas glórias do futebol português e surge após o repto lançado pela Liga Portugal a todas as Sociedades Desportivas para participarem no evento.

Alcobaça

Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel recebeu entrega dos prémios Publituris Portugal Travel Awards 2023

No dia 6 de julho, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi o local da cerimónia de entrega dos prémios Publi- turis Portugal Travel Awards 2023, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, e presidentes do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do do Turismo do Centro, Pedro Machado.

Projeto SmartSign foi financiado em 678 mil euros

Politécnico de Leiria desenvolve sinais rodoviários inteligentes

Desenvolver sinais de trânsito ativos para sistemas de transporte inteligentes é o objetivo do projeto desenvolvido por investigadores dos Departamentos de Engenharia Eletrotécnica, Mecânica e Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Os resultados vão ser apresentados no dia 25 de julho, na ESTG, com uma demonstração piloto.

Catarina Sarmento e Castro visitou as instalações do IRN

Ministra da Justiça anuncia na Marinha Grande contratação de 240 oficiais de registos e 50 conservadores

A ministra da Justiça visitou as instalações da Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel da Marinha Grande, no dia 18 de julho, que considera ser “uma conservatória modelo”. Catarina Sarmento e Castro anunciou que vão ser contratados este ano 240 oficiais de registos e 50 conservado- res, pela primeira vez no último meio século.

Processo VALORLIS

Municípios da CIMRL apresentam recurso da decisão de aumentar tarifas dos resíduos urbanos para 2023/2024

Municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós apresentaram recurso no Tribunal que julgou improcedente a providência cautelar sobre “o aumento brutal” das tarifas de saneamento decidida pela Valorlis, empresa do grupo EGF e responsável pela valorização e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Alta Estremadura.

Centro Hospitalar do Oeste reforça aumento da atividade assistencial nos primeiros seis meses de 2023

O Centro Hospitalar do Oeste registou no primeiro semestre de 2023, um aumento da sua atividade assistencial comparativamente com os primeiros seis meses de 2022. Dados apurados demonstram que foram realizadas mais consultas e cirurgias. O número de sessões de Hospital de Dia também registou uma tendência crescente.

Para acabar com o perigo ambiental da ex-Nutrigado e cuidar da Mãe d´Água

CDU reivindica uma praia fluvial na nascente do Rio Alcoa

A CDU reivindica uma praia fluvial na nascente do Rio Alcoa, quer acabar com o perigo ambiental das ruínas da ex-Nutrigado e propõe cuidar da Mãe d´Água. Não obstante o executivo PSD/Paulo Inácio, anunciasse estar previsto a curto prazo, a CDU continua a considerar esta medida como uma prioridade, no âmbito da requalificação, da preservação ambiental e da promoção do lazer.

Candidatura segue agora para a 2ª fase

Candidatura regional de hidrogénio verde aprovada pelo programa europeu Interreg Sudoe

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e a Nerlei integram um consórcio internacional que promove projeto SHAREDH 2-SUDOE, aprovado na 1ª fase do programa europeu Interreg Sudoe, e que visa promover e validar o uso do hidrogénio renovável como solução de apoio ao setor dos transportes.

Festival de Música de Alcobaça celebra 150 anos do nascimento de Sergei Rachmaninoff

Cistermúsica celebra Rachmaninoff explorando o seu repertório em diversas formações

Entre 20 e 23 de julho, o festival assinala os 150 anos do nascimento do famoso pianista e com- positor russo Sergei Rachmaninoff, convidando artistas internacionais de referência em forma- ções dedicadas à música de câmara e concerto sinfónico. Em palco vão estar Pavel Gomziakov, Tatiana Samouil e Andreï Korobeinikov.

Com Aldina Duarte, Pedro Mafama, Fado Bicha e Panda Bear & Sonic Boom

ÁGORA vai ocupar Castelo de Leira até outubro

São 3 fins de semana de programação multidisciplinar a dialogar com um dos ícones do património histórico da cidade, o Castelo de Leiria. De agosto a outubro, ÁGORA traz concertos de Aldina Duarte, Pedro Mafama, A Garota Não, Adufeiras de Idanha-a-Nova,Fado Bicha,Ana Deus e Marta Abreu, Orquestra Sem Frontei- ras ou Panda Bear & Sonic Boom.

Espetáculo Alice no Mundo dos Tecidos

Escola de Acrobacia Aérea de Torres Vedras apresenta espetáculo no Teatro-Cine

Exercício de acrobacia aéria

A Escola de Acrobacia Aérea de Torres Vedras apresenta o espetáculo Alice no Mundo dos Tecidos no Teatro-Cine de Torres Vedras, este sábado, 22 de julho, pelas 16h30 e pelas 21h30. Inspirado na obra Alice no País da Maravilhas, este espetáculo junta em palco cerca de 50 atletas entre os 6 e os 40 anos.

    Sinopse

Alice, o Chapeleiro, o Coelho Branco, a Rainha de Copas, a Rainha Branca, os soldados… A crítica subjacente, caracterizadora da sociedade e dos seus contrastes. Uma metáfora do mundo, as regras arbitrárias do universo infantojuvenil. A complexidade e o absurdo na vida dos adultos. Lógica ou nonsense? Pouco importa! Deixe-se envolver pela magia da obra e do espetáculo.

Encenação/ Criação: Tatiana Nozes

Desenho de Luz: Nuno Relvas

Protagonistas: Raquel Santos, Afonso Santos, Joana Fiéis, Maria Francisca, Eva Gomes, Mariana Santos, Lara Ferreira

Elenco: Alunos da Escola de Acrobacia Aérea de Torres Vedras de todos os níveis de ensino

Fonte: ACM|CMTV

Vítima tem apenas18 meses de idade

Polícia Judiciária detém homem por abuso sexual de crianças na cidade de Leiria

A Polícia Judiciária, via Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um homem, de 27 anos, fortemente indiciado pelo crime de abuso sexual de crianças.
Factos ocorreram na sexta-feira, na cidade de Leiria, aproveitando o agressor, tio da vítima, a guarda momentânea da criança, para cometer os abusos.

Para avaliar a candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO

Aspiring Geoparque Oeste recebe missão de avaliação da UNESCO de 24 a 28 de julho

O aspiring Geoparque Oeste recebe, de 24 a 28 de julho, a missão de avaliação da UNESCO, um importante passo no reconhecimento deste território como Geoparque Mundial da UNESCO. Ilias Valiakos (Lesvos Island UGGp) e Allysson Pinheiro (Araripe UGGp) são os avaliadores da Rede Mundial de Geoparques que, durante 5 dias, passarão pelos seis municípios que constituem o aspiring Geoparque Oeste – Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras-, de modo a conhecer o território de forma presencial.

60% das deslocações em cidades têm menos de três quilómetros

Leiria formaliza adesão a rede de municípios com mobilidade

O protocolo entre o Município de Leiria e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, que oficializa a integração da Câmara Municipal na Rede de Cidades e Vilas que Caminham, foi assinado, no dia 14 de julho: Iniciativa incentiva e valoriza as boas práticas na área da mobilidade. A Rede foi criada no final de 2022, depois de uma parceria com Pontevedra.

Azambuja

Município de Azambuja e Cruz Vermelha lançam Programa de Apoio Alimentar para pessoas carenciadas em Aveiras

O Município de Azambuja em conjunto com a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa lançam o Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais. Pro- grama surge devido a aumento de pedidos de apoio alimentar por pessoas e famílias em condições fragilizadas que chegavam à Delegação de Aveiras de Cima.

no âmbito do Programa de Bolsas de Estudo do Ensino Superior

Câmara Municipal de Alcobaça aprovou a atribuição de 125 bolsas de estudo para o Ensino Superior

Adotando uma política de progressivo alargamento do apoio à formação académica, a Câmara Municipal de Alcobaça aprovou a atribuição de 125 bolsas de estudo no âmbito do Programa de Bolsas de Estudo do Ensino Superior. Em comparação com os anos anteriores, foram incluídos neste programa, além das licenciaturas, os ciclos de estudos conducentes ao grau de mestrado o que permite abranger um maior número de estudantes apoiados pelo Município.

Em flagrante delito

PSP detém homem por violência doméstica em Pombal

Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, via Esquadra de Pombal, dia 12 de julho deteve em flagrante delito de um homem de 53 anos por violência doméstica, quando proferia ameaças e injúrias à vítima de 47 anos, dirigindo-se na sua direção para a agredir.

Jovem realizador nasceu em Lisboa mas foi criado em Torres Novas

Realizador João Canuto estreia filme «DASEIN» em Torres Novas

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe, no dia 28 de julho às 21h30, a estreia do filme «DASEIN» da autoria de João Canuto, para mai- ores de 16 anos, com entrada livre. João Canuto, nascido em Lisboa e criado em Torres Novas, de 33 anos, é autodidata cuja grande paixão é o cinema. É paciente fibromiálgico e de doença de Crohn. Já venceu vários prémios internacionais.

No Centro de Interpretação e Educação Ambiental

Exposição "Sabes onde estendes a toalha?" inaugurada no Parque Verde de Alcobaça

O Dia Internacional da Geodiversidade foi instituído pela UNESCO em 2021, no sentido de aumentar a conscientização sobre importância da natureza inanimada na vida quotidiana presente e futura. A inauguração da Exposição “Sabes onde estendes a toalha?” terá lugar dia 17 de julho, no Parque Verde de Alcobaça.

LabMóvel integra o Plano de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo

LabMóvel está de volta ao Cartaxo para receber toda a comunidade

O LabMóvel vem ao Cartaxo em Summer Roadshow, em viagem de verão. O auto- carro pedagógico que em tempo de aulas visita as escolas, está a aproveitar férias para oferecer bilhetes grátis aos “passa- geiros” que queiram viajar pelas novas tecnologias. De 25 a 28 de julho, LabMóvel vai ter paragem na Praça 15 de Dezembro.

"Serenidade própria do lugar é um sanatório de almas"

Casa-Museu Afonso Lopes Vieira visitável no verão

A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, em São Pedro de Moel, está aberta ao público, de 15 de julho a 27 de agosto de 2023.
A Casa-Museu, também conhecida como “Casa-Nau”, pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira (1878-1946), tendo sido o seu local de criação de eleição.

Opinião

As mentiras da Oposição e o Fundo Revita

Jorge Gabriel Martins

No passado dia 17 de junho, data em que se completaram seis anos sobre os trágicos incêndios ocorridos em 17 de junho de 2017 que, no distrito de Leiria, afetaram os concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Ansião, os portugueses foram confrontados com afirmações falsas proferidas por alguns líderes políticos regionais da Oposição que acusaram o Governo de ter nacionalizado o Fundo Revita. É no Revita que se encontram os meios financeiros destinados a apoiar a reconstrução de casas de primeira habitação que foram destruídas em consequência dos referidos incêndios. Pelo que, a Oposição dando eco a uma narrativa falsa, sabe-se lá saída de onde, veio propalar que o Fundo Revita tinha sido “capturado pelo Estado” e que por isso as casas destruídas pelos incêndios não iriam ser reconstruídas.

Dias mais tarde, na sequência de tais falsas afirmações, o PSD optou por meter a viola no saco, porque percebeu o ridículo da armadilha em que tinha caído e não falou mais no assunto. Mas, a Iniciativa Liberal, que ultimamente atira a tudo o que mexe para não perder o comboio do populismo conduzido pelo Chega, optou pela fuga para a frente e, entre outras acusações, veio requerer a audição da Senhora Ministra da Coesão Territorial e da Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para que estas fossem à Assembleia da República prestar contas quanto a tal “desvio” do Fundo Revita, respetivamente, na Comissão Parlamentar de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local e na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão.

Ora, impunha-se antes mais repor a verdade acerca destes factos, porque não é por uma mentira ser tantas vezes repetida que a mesma se transforma em verdade.

E os factos são os seguintes:

  1. Na sequência dos graves incêndios que ocorreram em junho de 2017, 66 entidades privadas aderiram ao Fundo Revita, mediante a entrega de donativos em dinheiro, bens e a oferta de prestação de serviços.
  2. Os donativos em dinheiro ascenderam a 5,45 milhões de euros.
  3. O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social reforçou o financiamento do Fundo Revita com 2,5 milhões de euros, o que fez com que este passasse a dispor de um valor total de 7,95 milhões de euros.
  4. Até à presente data o Fundo Revita já aplicou a totalidade dos 5,45 milhões de euros dos donativos entregues pelas entidades privadas, bem como, já aplicou mais de 1,5 milhões de euros financiados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
  5. Isto porque, das 99 habitações financiadas pelo Fundo Revita, 87 têm os processos concluídos, ou seja, foi financiada a reconstrução através deste Fundo e apenas 12 têm os processos por concluir.
  6. Sendo que, dessas 12 habitações, 7 delas aguardam decisão judicial no âmbito do Processo 2160/18.5T9LRA, que corre os seus termos em Tribunal. Pelo que, se os pagamentos não foram efetuados, não é por atraso do Revita.
  7. Por outro lado, quanto a 3 habitações, dessas tais 12, as obras das mesmas ainda não foram concluídas. Pelo que, se não houve ainda pagamento, também não é por atraso do Revita.
  8. Por fim, relativamente às restantes 2 habitações, das sempre referidas 12, o Conselho de Gestão do Fundo Revita, aprovou os pagamentos no passado dia 22 de junho, tendo as respetivas faturas sido pagas passados 5 dias, isto é, no dia 27 de junho. Não existindo assim, presentemente, quaisquer faturas pendentes de pagamento.
  9. No parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2020 o Tribunal de Contas, recomendou ao Ministro das Finanças que assegurasse a inclusão no Orçamento e na Conta de todas as entidades previstas no nº 1 do artigo 2.º da Lei de Enquadramento Orçamental nas quais são considerados “todos os serviços e entidades dos subsetores da administração, central, regional, local e da segurança social, que não tenham natureza e forma de empresa, de fundação ou de associação públicas”, tendo sinalizado expressamente o Fundo Revita.
  10. O Governo cumpriu tal recomendação do Tribunal de Contas e, por isso, integrou o exercício contabilístico do Fundo Revita no perímetro de consolidação da Administração Central e da Segurança Social e por essa via no Orçamento desta.
  11. Obviamente tendo sido reposta a verdade dos factos, no passado dia 28 de junho o requerimento acima referido para Audição das Senhoras Ministras, apresentado pela Iniciativa Liberal, não foi aprovado.

Perante isto, torna-se absolutamente claro que só por manifesta má-fé ou para ludibriar as pessoas, pode a Oposição continuar a insistir numa falsa narrativa que contraria os factos ou porque, pior ainda, quer aproveitar-se da desgraça porque passou um grande número de cidadãos que infelizmente viram perecer alguns dos seus familiares e amigos ou que perderam os seus bens.

A não ser que a oposição pretendesse que o Governo não cumprisse a Lei e os Pareceres do Tribunal de Contas!

Lamentavelmente, já não é possível fazer regressar à vida aqueles que por causa destes trágicos acontecimentos pereceram ou viram para sempre as suas vidas afetadas pelos mesmos. Mas, ao menos honremos a sua memória e o sofrimento daqueles que, tendo sobrevivido, ainda hoje se encontram em sofrimento físico ou psíquico, não fazendo deste assunto uma arma de arremesso político e ainda por cima utilizando a mentira para ludibriar os mais incautos.

         Jorge Gabriel Martins
Advogado e Deputado à Assembleia da República, eleito pelo PS no distrito de Leiria

Câmara de Santarém recebeu delegação de Alfândega da Fé

Santarém é “exemplo em implementação de indústrias inovadoras”

A implementação e investimento de indústrias inovadoras no Concelho de Santarém é cada vez mais um exemplo a nível nacional, asse- gura a Câmara Municipal. Neste sentido, uma equipa municipal e Daniel Murta, CEO da Entogreen, receberam, dia 14 de julho, uma visita de trabalho de uma delegação da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.

Ex-presidente do partido é um dos mais proeminentes deputados da Assembleia da República

Deputado Carlos Guimarães Pinto vai estar presente em Pombal em jantar-palestra da Iniciativa Liberal

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), Carlos Guimarães Pinto, estará presente num jantar-palestra no dia 21 de julho, em Pombal. Para Hugo Azevedo,coordenador da IL de Pombal, Carlos Guimarães Pinto um dos mais proeminentes deputados da Assembleia da República e irá abordar a atualidade política.

Dos 541 alunos envolvidos, 86 pertencem à zona geográfica de Peniche e Vila Nova da Barquinha

Projeto bLueTIDE “recrutou” 1500 novos agentes para a conservação dos oceanos

O projeto de educação e comu- nicação em ciência bLueTIDE revelou os resultados de dois anos de trabalho. A trabalhar com a comunidade escolar e outros públicos, o programa superou todas as expectativas: envolveu 1500 pessoas, inclu- indo mais de 500 crianças de 12 escolas de 4 localidades. Trabalhou com 27 turmas, orga- nizou 11 ações de formação para 140 professores e cumpriu a grande meta a que se propôs – fortalecer a ligação dos mais novos ao oceano, motivando-os conhecer e a contribuir para a conservação da zona rochosa entremarés.
Dos 541 alunos, 86 pertencem à zona de Peniche e Vila Nova da Barquinha.

Rede já conta com 20 cidades aderentes

Alcobaça adere ao movimento Cidade dos Afetos

Este sábado, dia 15 de julho, às 16h30, realiza-se no Parque Verde de Alcobaça a assinatura da Carta de Compromisso de Adesão de Alcobaça ao movimento Cidade dos Afetos. Iniciativa visa mobili- zar as comunidades para o desenvolvi- mento de atividades que apliquem a componente afetiva, promovendo bem-estar e estilos de vida saudáveis.

Leiria

Primeiro-ministro inaugura Unidade de Saúde de Parceiros e Azoia com resposta a 6500 utentes

A nova Unidade de Saúde de Parceiros e Azoia foi inaugu- rada esta quinta-feira, dia 13 de julho, com presença do primeiro – ministro, António Costa, e dos ministros da Saúde e da Presidência, encontrando-se a funcionar desde o início desta semana, com resposta para 6500 utentes desta União de Freguesias. Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância deste investimento para o reforço da rede de cuidados primários no concelho, realçando o modelo de parceria adotado entre o Município e o Governo para a concretização desta obra.

Grupo ficará instalado nos pavilhões do Município

Nazaré vai acolher 850 participantes da Jornada Mundial da Juventude

Nazaré fará parte da Jornada Mundial da Juventude com o acolhimento de 850 pessoas inscritas nos registos da Diocese. Os participantes no evento de Lisboa 2023, que irá decorrer na capital do país, de 1 a 6 de agosto, chegarão por grupos e por fases. “Ficarão instaladas nos pavilhões do Município da Nazaré, com condições de dormida, e acesso a banho e casas de banho”, explica Manuel Sequeira.

Terceira edição do galardão premeia trabalho na área do Lúpus

Centro de Investigação do CHL atribui Prémio de Investigação José Ribeiro Vieira ao reumatologista Diogo Jesus

Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria atribuiu no dia 29 de junho o Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira a Diogo Jesus, assistente hospitalar de Reuma- tologia com o tema “Systemic Lupus Erythe- matosus Disease Activity Score enables ac- curate and user-friendly definitions of clinical remission and categories of disease activity”.

Opinião

A cidade das Caldas da Rainha e o seu futuro

Jorge Mangorrinha

O novo Hospital do Oeste foi localizado, politicamente, no concelho do Bombarral. Se se concretizar em obra, pergunto: O que fazer das Caldas da Rainha, em articulação com o funcionamento do Hospital Termal, o mais antigo do mundo, e a sua identidade secular ligada à saúde?

Estou convicto de que o futuro de qualquer território concelhio se suporta na visão integrada da autarquia; a visão da autarquia suporta-se na visão informada e esclarecida dos seus autarcas; e a visão dos seus autarcas suporta-se na capacidade de ouvir, pensar e fazer bem. E, também, de que o termalismo e todas as atividades que se lhe associam direta ou indiretamente são a base de uma cultura e de uma economia distintas para as Caldas da Rainha no quadro regional e nacional.

Porém, a exiguidade da oferta atual, face à grande procura (em espera), obriga à conceção e à construção de um novo balneário termal, não só para as Caldas, como, também, para o país e com possibilidades de reconhecimento internacional. As atuais premissas implicam novas áreas e novas relações funcionais, bem como materiais e equipamentos modernos e uma melhor operacionalização de serviços, aspetos que o Hospital Termal, tal como se apresenta, não consegue atingir como promessa de futuro. Os recursos humanos devem estar preparados científica e tecnicamente, bem como em termos do relacionamento social. E os programas de bem-estar não se devem sobrepor ao termalismo clássico com apoio médico.

Em simultâneo, o espaço extravasa o balneário, pela importância ambiental, cultural e económica da envolvente urbana, e deve ser cuidado com desvelo. Um microcosmo denominado “Parque das Artes e da Saúde das Caldas da Rainha” confere uma maior dimensão espacial ao projeto e reforçará a legibilidade do valor histórico e cultural de uma unidade territorial que, através das artes e do termalismo, diferencia Caldas da Rainha da generalidade das cidades médias portuguesas. A saber:

  1. Que faça recuperar o tempo perdido e o estatuto de cidade termal, harmoniosa e integradora;
  2. Que faça nascer um novo balneário termal, com o conhecimento do que se faz ao nível do projeto, do investimento e da gestão, ou seja, abrindo uma nova contemporaneidade através do termalismo, de que a cidade tanto necessita.

Como recomendações e ações necessárias, à escala da cidade, temos:

  1. Preservar o Conjunto Termal e o Centro Histórico na essência das suas características ambientais e patrimoniais;
  2. Incrementar as normas de identificação, proteção e salvaguarda dos elementos de valor arquitetónico, histórico e arqueológico;
  3. Salvaguardar o Parque D. Carlos I, com a necessidade de espaços alternativos para eventos (Parque de Exposições) por conflito de usos, pela necessidade de salvaguarda patrimonial e pela necessidade de estacionamento;
  4. Eliminar as dissonâncias no ambiente urbano, definindo os critérios e situações a ser retificadas de forma a restabelecer a coerência formal do conjunto onde se inserem;
  5. Definir as condições e regras de introdução de equipamentos de aproveitamento de energias renováveis na construção, preservando os valores patrimoniais;
  6. Valorizar a estrutura ecológica e o património hidrogeológico;
  7. Promover a recuperação dos espaços públicos, tendo em consideração o significado histórico e ambiental do local.

Um termalismo melhor beneficia toda a cidade. Uma cidade melhor beneficia todo o concelho.

    Jorge Mangorrinha

Com o tema “Seja Paciente”

Testemunhas de Jeová de 37 concelhos de Leiria, Santarém e Oeste voltam a realizar o seu Congresso em Santarém

O Centro de Exposições de Santarém acolhe o Primeiro Grande Congresso das Testemunhas de Jeová desde 2019. Depois de uma pausa de três anos, Santarém volta a realizar o congresso de três dias, com o tema “Seja Paciente”. Os crentes, de 20 municípios do distrito de Santa- rém, 11 de Leiria, e 6 do Oeste, vão convergir para o CNEMA, nos dias 21 a 23 de julho.

Operação “inspirAÇÃO: Ourém + verde” representa um investimento de 596903 €

Ourém recebe 437 mil euros para revitalização territorial após Incêndios 2022

Ourém integra o 1º conjunto de 8 contratos assinados da linha Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, que disponibiliza 4,5 milhões de euros para financiar projetos em rede que visem o desenvolvimento de produtos turísticos e a regeneração e revita- lização dos ecossistemas e comunidades relacionados com a atividade turística.

Projeto Smart Region foi materializado na Comunidade Intermunicipal do Oeste

Gémeo digital do Oeste criado pela NOVA IMS vence prémio internacional nos EUA

O projeto Smart Region, concebido pelo NOVA Cidade – Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e materializado na Comunidade Intermunicipal do Oeste, foi distinguido entre mais de 100 mil entidades pela Esri, entidade líder mundial em software de sistema de informação geográfica, inteligência de localização e mapeamento.

COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação

Oeste tem 25 empresas inovadoras COTEC e Alcobaça lidera com sete

Das 25 empresas do Oeste distinguidas com o selo Inovadora COTEC, estão 7 empresas do concelho de Alcobaça que assim lidera o ranking a nível do Oeste.  A distinção Inovadora’23 é atribuída pela COTEC Portugal- Associação Empresa- rial para a Inovação, para reconhecer as maiores empresas do país.

Programa Municipal de Desfibrilhadores Automáticos Externos ampliou a rede de 4 para 18 unidades

Município de Torres Novas implanta 18 desfibrilhadores em equipamentos públicos

O Município de Torres Novas dotou um conjunto de equipamentos públicos com desfibrilhadores automáticos externos (DAE), tendo capacitado ainda mais de uma centena de operacionais para a sua utilização. Este Programa Municipal de Desfibrilhadores Automáticos Externos permitiu ampliar a rede de DAE de 4 para 18 unidades.

Marinha Grande

Centro Interpretativo de Arte Xávega inicia construção na Praia da Vieira

A Câmara Municipal da Marinha Grande iniciou a construção do Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, que representa um investimento de cerca de 500 mil euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020. O Centro Interpretativo será formado por duas componentes – o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovi- suais sobre a arte xávega que ocupará o espaço dos pavilhões 1 e 2; e os espaços “vivos” de apoio à arte nos pavilhões 3 a 8, com a sua utilização pelas companhas, dos apetrechos das artes da pesca tradicional.

 Até 2026

Município de Santarém investe cerca de 5 milhões de euros na conservação e manutenção das estradas do Concelho

Executivo Municipal aprovou a proposta de contratação de empreitada de Conservação e Manutenção de Estradas no Concelho de Santarém até 2026. Estratégia definida para a manutenção e conservação das estradas do Concelho visa garantir melhores condi- ções de circulação e segurança rodoviária na rede de estradas municipal.

Com música antiga e vocal, de dança e jazz, com jovens e artistas consagrados

Terceira semana do Cistermúsica traz dez espetáculos e o aguardado dia Non-Stop

O Festival de Música de Alcobaça chega à 3ª semana integrando uma dezena de espetáculos e o tradicional dia Non-Stop. Com música antiga e música vocal, de dança e jazz, com jovens valores e artistas consagrados, o Cistermúsica prossegue quinta-feira, com The Ministers of Pastime, grupo de jovens catalães focados em interpretação histórica, e apadrinhados por Jordi Savall.

José Amoroso procura implementar sistema utilizado no Ultimate

Professor do Politécnico de Leiria defende auto-arbitragem nas camadas de formação desportiva

A auto-arbitragem, em que os jogadores tomam decisões sem qualquer intervenção de árbitros, procura educar para a importância ética de cada desporto. É este sistema que o professor do De- partamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas da ESECS do Politécnico de Leiria, in- vestigador do Life Quality research e fundador dos Leiria Flying Objects, José Amoroso.

Vimeiro, Benedita, Alfeizerão e Évora de Alcobaça

Balcão Único do Prédio vai às freguesias de Alcobaça esclarecer população sobre o registo das suas propriedades

O serviço Balcão Único do Prédio permite aos munícipes identificarem e registarem os seus prédios rústicos e mistos de forma simples e gratuita, garantindo a sua titularidade e marcação dos seus limites. Para promover este registo, o BUPi volta de novo às juntas de freguesias do concelho de Alcobaça em agosto: Vimeiro, Benedita, Alfeizerão e Évora de Alcobaça.

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023

Ourém lança megaoperação logística em Fátima para receber o Papa Francisco

Executivo Municipal de Ourém promoveu, na segunda-feira, 10 de julho, uma conferência de imprensa onde apresentou os mais recentes dados relativos à operação levada a cabo para a Jornada Mundial da Juventude, que receberá o Papa Francisco e milhares de pessoas, no mês de agosto, em Fátima.
A duas semanas da Pré-Jornada, que antecederá a Jornada Mundial da Juventude, o executivo mu- nicipal destacou a cooperação entre as entidades que operam no terreno e que assegurarão a manutenção da normalidade da cidade de Fátima durante a JMJ num esforço organizacional que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2022.

Deputado do PSD é também vereador da Câmara das Caldas da Rainha

PSD do Bombarral critica posições públicas de Hugo Oliveira sobre a localização do futuro Hospital do Oeste

A Comissão Política do Bombarral do PSD lamenta que a decisão de sediar o Hospital do Oeste no Bombarral não tenha obtido a unani- midade dos membros da OesteCIM, que era um dos objetivos iniciais do processo, quando todos concordaram com um estudo encomen- dado à Universidade Nova de Lisboa, mas manifesta satisfação pelo amplo consenso.

Tomar

Convento de Cristo recebe concertos do festival Zêzere Arts nos dias 17, 22, 29 e 31 de julho

O festival ZêzereArts decorre de 13 a 31 de julho na região do Médio Tejo com programação diver- sificada de concertos e masterclasses. A edição deste ano apresenta uma série de músicos de “reconhecido mérito”, incluindo maestros Vasco Negreiros, Pedro Correia, João Paulo Fernandes e António Vassalo Lourenço, o violinista holandês Ilya Grubert e o compositor Cândido Lima.

Organizado pelo Clube de Desportos Alternativos

Nazaré Surf Family celebra o Surf nos meses de verão na praia da Nazaré

O IX Nazaré Surf Family, evento que pretende celebrar o Surf, outros desportos e atividades relacionados com o mar, organizado pelo Clube de Desportos Alternativos, terá início a 14 de julho, prolongando-se pelos meses de agosto e setembro. A praia da vila da Nazaré voltará a ser palco de diversas sessões de Surf, Bodyboard, Stand Up Paddle, Skate, Jiu-Jitsu e Ioga, bem como de ações de limpezas de praia.

Domingo foi o ponto alto da Festa dos Tabuleiros

Cortejo dos Tabuleiros atraiu a Tomar cerca de 800 mil pessoas

Cerca de 800 mil pessoas encheram as ruas da cidade de Tomar este domingo, dia 9 de julho, para assistir ao Cortejo dos Tabuleiros, o ponto mais alto da Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos. A Festa contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de integrar parte do desfile pelas ruas da cidade.

Na reunião de Câmara

Município de Alcobaça homenageia dezena e meia de atletas e dirigentes medalhados em várias modalidades desportivas

Cerca de 15 atletas e representantes das asso- ciações desportivas do concelho de Alcobaça foram homenageados pelo executivo municipal de Alcobaça esta segunda-feira, dia 10 de julho, durante a reunião de câmara pública.
Cerimónia destinou-se a reconhecer os méritos desportivos destas entidades que obtiveram títulos nacionais e internacionais durante o 1º semestre do ano.

Carina Félix, do MARE, recebeu bolsa de 25 mil euros pelo projeto OCEANFIRE que usa uma alga marinha invasora para combater fogo bacteriano

Investigadora do Politécnico de Leiria recebe Prémio Alfredo da Silva para proteger fruta do Oeste

A investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) do Politécnico de Leiria Carina Félix ganhou o Prémio de Investigação Alfredo da Silva e o Empreendedorismo, pelo projeto OCEANFIRE. O prémio, uma bolsa de 25 mil euros, foi atribuído pela Fundação Amélia de Mello e a BCSD Portugal, a COTEC Portugal e a Universidade Nova de Lisboa. O professor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, Marco Lemos, os investigadores Rafael Félix e Eloísa Toledo, ambos do MARE, unidade de investigação da ESTM, e os investigadores Patrícia Valentão, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e Bernardo Duarte, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, são os outros membros da equipa envolvida no OCEANFIRE, e agora distinguidos. O projeto conta também com o apoio da empresa de hortofrutícolas Campotec.

António Costa desloca-se quinta-feira a Leiria

Primeiro-ministro inaugura Unidade de Saúde de Parceiros, Azoia e Barosa

A inauguração da Unidade de Saúde de Parceiros, Azoia e Barosa vai ter lugar quinta-feira, 13 de julho, com a presença do primeiro-ministro, António Costa. Investimento de 1.4 milhões de euros, visa contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde e colmatar disparidades territoriais.

Investimento ascende a cerca de 200 mil euros

Parque Radical de Abrantes reabre após intervenção de requalificação

A inauguração da requalificação do Parque Radical de Abrantes realizou-se no dia 7 de julho e contou com a presença de campeões nacionais de BMX, patins e skate e dos jovens abrantinos que fizeram várias demonstrações de manobras no novo espaço. O espaço, que foi inaugurado em 1999 e que atrai centenas de jovens e utiliza- dores de Abrantes e da região, apresentava desgaste e degra- dação das rampas e obstáculos em madeira, necessitando de uma robusta intervenção.
Foram criadas novas rampas e obstáculos e um novo piso sintético, para prática de BMX, patins e skate, que voltam estar disponíveis à comunidade.

Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa visita espaço

Loja de Cidadão de Santarém regista mais de 850 mil atendimentos desde 2016

A Loja de Cidadão de Santarém recebeu, dia 6 de julho, a visita de Diogo Gomes, vereador com pelouro da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, secre- tário de Estado da Digitalização e da Mo- dernização Administrativa e Elsa Castro, vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa.

Nas áreas de ginecologia/obstetrícia, ortopedia e cirurgia vascular

Alunas de Medicina da Roménia e Eslováquia escolhem o Hospital Distrital de Santarém para estágios de verão

Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) deu as boas-vindas, dia 6 de julho, a três estudantes do 5.º ano de Medicina, duas da Roménia e uma da Eslováquia, que escolheram o HDS para realizar um estágio de verão ao abrigo do programa Erasmus.  Vladmira Spackova , Theodora Ursu e Diana Sabau permanecerão no Hospital durante dois meses para a realização de estágios nas áreas de ginecologia/obstetrícia, ortopedia e cirurgia vascular, respetivamente

Com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva

Leiria vai receber os 2º Encontros da Economia. Inovação em Debate no dia 12 de julho

A 2ª edição dos Encontros da Economia realiza-se no dia 12 de julho, no Teatro José Lúcio Silva, em Leiria. Os desafios da inovação e do empreendedorismo serão o tema principal desta edição. No evento, presidido pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, serão debatidos temas com impacto económico na região centro. Sound Particles apresenta o seu caso de sucesso, de Leiria para Hollywood. Será também debatido impacto das agendas mobilizadoras na economia. Pedro Cilínio, secretário de Estado da Economia, e Isabel Damasceno, presidente da CCDR são outras presenças.

Falta de informação e redução do horário voltam a penalizar população

Urgências Pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo fecham à sexta-feira, sábado e domingo

Câmara de Sobral de Monte Agraço repudia o prolongamento do encer- ramento das urgências pediátricas do Hospital de Loures e por mais um dia de semana. Até setembro, a urgência pediátrica passa a funcionar apenas de segunda-feira a quinta-feira, entre as 9h e as 21h.

48ª edição

Feira do Livro está de regresso ao Centro Cultural da Nazaré de 21 de julho a 20 de agosto

A 48ª edição da Feira do Livro irá decorrer de 21 de julho a 20 de agosto no Centro Cultural, numa iniciativa da Biblioteca da Nazaré. Centenas de autores e dezenas de editoras estarão presentes num evento que visa promover o livro, criadores e a leitura. Nesta iniciativa dedicada ao conhe- cimento, estão programados vários momentos de dinamização durante o período da Feira.

Na Galeria Neupergama e no Museu Municipal Carlos Reis

Exposição «Encontro de Gestos» assinala o centenário de Mário Cesariny em Torres Novas

A exposição «Encontro de Gestos» assinala em Torres Novas o centenário de Mário Cesariny. Esta exposição estará patente de 7 de julho a 10 de setembro na Galeria Neupergama e de 8 de julho a 29 de outubro no Museu Municipal Carlos Reis, integrando o 38.º aniversário da elevação de Torres Novas a cidade, bem como celebração do centenário do nascimento de Mário Cesariny.

Cadaval

Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa inaugura Espaço Cidadão em Alguber

Na manhã de quinta-feira, dia 6 de julho, a Junta de Freguesia de Alguber, em parceria com o Município do Cadaval, procedeu à abertura do Espaço Cidadão Alguber, um novo serviço que estará ao serviço da população de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h00 e as 14h00 e 17h00, no edifício sede deste órgão autárquico (Rua da Escola, n.º 7). O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, assim como Elsa Castro, vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), marcaram presença neste ato inaugural.

Com Eduardo Pinheiro, André Moz Caldas e Pedro Adão e Silva

Plenários federativos do PS dedicados ao Estado da Nação passam por Leiria, Santarém e Oeste

O PS irá promover plenários de militantes dedicados ao Estado da Nação, percor- rendo todos os distritos e as 19 estruturas federativas do Partido. Os secretários de Estado do Planeamento e da Presidência, Eduardo Pinheiro e André Moz Caldas, es- tarão no dia 14 em Leiria e em Santarém. Dia 17, ministro Adão e Silva visita o Oeste

Unidade de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste

Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche conclui obra de requalificação

A obra de requalificação do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) foi concluída. Trata-se da primeira obra de requalificação neste Serviço, desde a sua inauguração em 1986, e que contemplou a renovação do piso e da iluminação, pinturas, portas, colocação de loiças sanitárias e ainda alterações na rede de esgotos. Esta obra teve o custo de 141.385,77 € (IVA incluído) e foi totalmente paga com recurso ao orçamento próprio do CHOeste. O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, abran- gendo 292.5346 habitantes.

Com capacidade para receber 42 crianças

Projeto da futura creche na escola do Vale Covo foi entregue à Câmara Municipal do Bombarral

Foi entregue, no dia 6 de julho, o projeto de Re- qualificação, Reabilitação e Ampliação da antiga escola primária do Vale Covo, para ser creche. Projeto foi entregue pelo arquiteto Hugo Nunes ao presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes. A creche vai ter capacidade para 42 crianças e pretende dar resposta à falta de equipamentos sociais para acolher crianças.

Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, marcou presença nas comemorações

Cadaval e Castanheira de Pera assinam acordo de geminação

O secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, e José Bernardo Nunes presidente da Câmara do Cadaval marcaram presença nas celebrações do 109.⁰ Aniversário do Município de Castanheira de Pera, no dia 4 de julho. Recorde-se que os dois Municípios partilham uma história comum relativa ao fabrico do gelo, tendo criado recentemente a “Rota do Neveiro”.

Sucedendo a Ruth Catulo

António José Vieira assume Presidência do Rotary Clube de Alcobaça

No dia 26 de junho o Rotary Clube de Alcobaça (RCA) completou mais um aniversário. Durante o Ano Rotário que agora se inicia o RCA vai ser presidido pelo Prof. António José Vieira, que sucede no cargo à Dra. Ruth Catulo. A cerimónia realizou-se no dia do Aniversário do Clube e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal Hermínio Rodrigues.

Opinião

A gravura da Pedra Redonda – S.O.S

Ana Cristina Tavares

Pedra Redonda é uma localidade que, hoje em dia, se insere na freguesia da Benedita e que séculos atrás fazia parte da vila de Turquel.

Essa localidade deve o seu nome a um monumento que se insere no núcleo da povoação, totalmente, desprotegido e à mercê dos veículos que queiram passar por cima.

O Dr. Carlos Mendonça da Silva no capítulo Arqueologia: vestígios do tempo no Espaço, no livro Roteiro Cultural da Região de Alcobaça: a Oeste da Serra dos Candeeiros, SILVA, Carlos Mendonça da, Coord., ADEPA, Edição: Câmara Municipal de Alcobaça, 2001, discorre sobre a gravura da Pedra Redonda.

Atualmente, a gravura encontra-se em grande perigo de extinção, devido a incúria e escassez de medidas tendentes à sua salvaguarda. 

Pedra Redonda

Segundo testemunho oral significa “o olho”, porque permite ver alinhados o Monte de São Brás (Nazaré) com o Talefe (ponto alto da Serra dos Candeeiros, próximo da Benedita, onde se juntavam os homens para o cumprimento do serviço militar). No capítulo supracitado, o autor comenta: “ (…) A gravura tem a forma de uma espiral, podendo ser atribuída ao Neolítico. Aparentemente perdida num lugar fortuito, a Gravura da Pedra Redonda é, quanto a nós, um sinal cheio de significado, assinalando um importante cruzamento de passagens.” P. 301. Mendonça refere isto como conclusão, após fazer uma análise teórica de união de pontos, a partir da inscultura, criando ligações entre o mar e a serra.

O autor indica como passível de datar a representação da Pedra Redonda, no período neolítico e induz a possibilidade de funcionar como calendário lunar, mencionando como exemplo os vestígios do povo Chaco (vale do Novo México), que viveu no primeiro milénio da nossa era (p. 263). Realmente, tivemos oportunidade de verificar através de recursos da internet, que esse povo teria representado espirais em murais e pela observação da sombra de um pau, por exemplo, conseguiam determinar quando estavam na presença de equinócios e de solstícios.

Se nada for feito, de entre pouco tempo este será mais um monumento a desaparecer, como as antas de Turquel e de Évora de Alcobaça…

Ana Cristina Alexandre Tavares
Mestre em Museologia e Museografia

A sua visão não tira férias de verão

Raúl de Sousa

Com o verão, chega o período de férias para grande parte da população. No entanto, surgem também um conjunto de desafios para a saúde de todos, onde os cuidados com a saúde da visão não devem ser esquecidos. Nos dias com temperaturas mais elevadas é habitual a preocupação com a proteção à radiação ultravioleta (UV) na pele, mas muitas das vezes fica esquecida a proteção com a visão.

Quando falamos de exposição solar, moderação é a palavra que melhor se adequa. Se vai estar no exterior, tenha em conta que a radiação UV apresenta muitos benefícios associados à produção de vitamina D, uma substância que estimula o bem-estar da pele e o sistema cardiovascular. Porém, se privilegiar uma exposição prolongada, sem qualquer tipo de proteção, estará a aumentar a probabilidade de desenvolver lesões nas estruturas oculares, nomeadamente na córnea, no cristalino, nas pálpebras e/ou retina.

Ao aproveitar os dias de calor, leve consigo os seus óculos de sol. Mais do que um objeto puramente estético, os seus óculos de sol são considerados equipamento de proteção individual (EPI), que devem apresentar a marca CE e a categoria de transmissão luminosa de um a quatro. Estes EPI devem obedecer a várias normas de qualidade ISO com parâmetros de avaliação de desempenho com elevado detalhe técnico e muito específicas. É importante saber que uma lente escura sem proteção UV provoca dilatação da pupila, e consequentemente a entrada de uma maior quantidade de radiação UV no olho, podendo causar danos significativos à visão. No que diz respeito à armação, esta deve ser grande e bem ajustada ao rosto, de modo a proteger os anexos oculares e a evitar a entrada de radiação UV pelas laterais dos óculos.

Para se certificar que opta pela melhor escolha para a saúde da sua visão e dos seus olhos, aconselhe-se com o seu especialista da visão, o optometrista, sobre quais as especificações técnicas e parâmetros de adaptação devem cumprir os seus óculos de sol.   Melhor do que ninguém o optometrista ajudará a garantir de que a lista de requisitos está a ser devidamente cumprida, protegendo a sua visão e os seus olhos do risco. Se utilizar lentes de contacto, aconselha-se a utilização de lentes com filtro UV, que junto com os óculos de sol potenciam uma proteção adicional.

Pode ainda utilizar chapéu, de preferência com abas largas, que bloqueiem a emissão direta da radiação UV, assim como utilizar protetor solar adequada para a zona peri-ocular. No entanto, é importante que este tipo de proteção não protege da radiação UV indireta ou em momento em que o sol se encontra mais próximo do horizonte. Não se esqueça de evitar a exposição solar nos períodos de maior radiação, ou seja, entre as 11 e as 17 horas, e mantenha-se sempre que possível na sombra, sem retirar os óculos de sol, pois em locais como a praia, a água e a areia refletem a radiação UV.

Ao adotar estes cuidados, garantirá um verão mais seguro para a saúde da sua visão. Contudo, recorde-se que existe radiação UV todo o ano e estas medidas devem ser adotadas durante as quatro estações do ano, pois a exposição recorrente ao longo de vários anos está associada ao aparecimento de condições como as cataratas e a degeneração macular.

       Raúl de Sousa
Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria – Entidade de Utilidade Pública

Documento define aplicação de parte dos 903 milhões de euros da região Centro

Plano de Ação da Região de Leiria está aberto à participação da população

O Plano de Ação da Região de Leiria está na fase final de debate com os principais parceiros regionais e a participação da população,tendo já ocorrido várias reuniões de trabalho, envolvendo os Municípios da Região de Leiria.
Documento define onde devem ser aplicados parte dos 903 milhões de euros do Portugal 2030 da região Centro

Brasil e Espanha são mercados-alvo

Maçã de Alcobaça apresenta no Eco-pomar do Vimeiro resultados do projeto de promoção em mercados externos

A APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça apresentou, dia 29 de junho, os principais resultados do projeto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos. Presente no Ecopomar do Vimeiro, presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues, congratulou-se com a introdução da Maçã de Alcobaça nos mercados de Brasil e Espanha.

Abrantes

Bandeiras Azuis hasteadas nas praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes

Praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes, no concelho de Abrantes, hastearam, no dia 5 de julho, a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa que reconhece a qualidade da água das praias. Aldeia do Mato recebe pela 13ª vez a Bandeira Azul,tendo ainda hasteado a de Praia Acessível e Qualidade de Ouro

Cortejo dos Tabuleiros decorre no dia 9 de julho

Manual para as flores dos Tabuleiros apresentado em Tomar

A anteceder a abertura das ruas orna- mentadas, decorreu, no dia 5 de julho, o lançamento de um livro fundamental para a preservação dessa tradição e da própria feitura dos tabuleiros. “A Magia das Mãos e do Papel nas Flores dos Tabuleiros”, de José Joaquim Ferreira Marques, é um verdadeiro manual para a confeção de flores de papel.

Pelos crimes de acesso ilegítimo, burla informática e branqueamento

PJ e DIAP de Torres Vedras detêm estrangeiro envolvido em complexo esquema criminoso transnacional

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em articulação com o Ministério Público do DIAP de Torres Vedras, deteve, no dia 5 de junho, um cidadão estrangeiro pelos crimes de acesso ilegítimo, burla informática e branqueamento.

Bombarral é a localização escolhida pelo Governo

Câmara de Caldas da Rainha decreta luto pela perda do novo Hospital do Oeste no concelho

O presidente da Câmara Muni- cipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques, decretou luto pela perda da localização do novo Hospital do Oeste nas Caldas da Rainha.” Apesar de todos os esforços que a edilidade caldense tem vindo a fazer para que o Novo Hospital do Oeste fique em Caldas da Rainha e Óbidos, foi já anunciado pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que vai ser construído no Bombarral. Vítor Marques alega que tal decisão não levou em conta argumentos de peso das Caldas, em conjunto com Óbidos e Rio Maior, como um parecer técnico da Universidade de Aveiro, que aponta graves lacunas ao estudo original.

Presidente da Assembleia da República foi o convidado das Mulheres Socialistas

Augusto Santos Silva defende no Museu de Leiria o modelo parlamentar português

A Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socia- listas promoveu, dia 3 de julho, uma Conferência, na sala do Capítulo do Museu de Leiria sobre o Papel da Assembleia da República, no Dia do Parlamentarismo. Iniciativa que lotou por completo a Sala do Capítulo contou com o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e o líder da bancada do PS, Eurico Brilhante Dias.

Aumentando a arborização da cidade

Marinha Grande dinamiza projeto para aumentar biodiversidade e adaptar território às alterações climáticas

Município da Marinha Grande está a desenvol- ver o projeto “MG BioUrbeACt”, para promover a biodiversidade urbana para a adaptação às alterações climáticas, através da plantação de 50 exemplares de espécies arbóreas e arbus- tivas e de ações de gestão do arvoredo urbano. A apresentação deste projeto ocorreu no dia 4 de julho, no Parque Mártires do Colonialismo.

Detido não tinha licença de porte de arma

PSP das Caldas da Rainha detém homem por ameaças com armas de fogo

O Comando Distrital de Leiria da PSP, via Esquadra de Investigação Criminal de Cal- das da Rainha, deteve um homem de 45 anos, cumprindo Mandados de Busca Do- miciliária. Dia 3 de junho, pelas 21 horas, o detido exibiu na via pública uma arma de fogo coagindo cidadãos e já da janela de casa efetuou disparos para o ar.

As duas praias com Bandeira Azul do concelho de Alcobaça

Rodoviária do Oeste cria carreiras de autocarro para as praias Paredes da Vitória e São Martinho do Porto

A Câmara Municipal de Alcobaça propõe aos veraneantes desfrutarem das duas praias Bandeira Azul do concelho sem preocupações. Assim, este verão pode ir de autocarro para as praias Paredes da Vitória e São Martinho do Porto. Pode ainda optar por um passe mensal a preços competitivos. Consulte os horários da Rodoviária do Oeste em www.cm-alcobaca.pt.

Com a presença do secretário de Estado da Agricultura

Produtores de leite reúnem em Leiria: seca e baixa do preço ameaçam produção de leite

Produtores de leite portugueses que fornecem setor cooperativo associado na Lactogal sofreram nova redução em três cêntimos por litro de leite entregue após 1 de julho, revela a APROLEP. É a segunda redução no preço ao produtor no espaço de dois meses, acumulando a redução total de 8 cêntimos por litro e que por “coincidência” ocorreu também em quase todos os compradores e indústrias privadas do continente e dos Açores, com a honrosa exceção da marca Pingo Doce, que até agora manteve o preço aos seus produtores. Isto representa uma perda mensal de 12,5 milhões de euros em todos os produtores.

Politécnico de Leiria recebe 50 alunos de todo o País

10ª Leiria In - Semana da Indústria desafia alunos do secundário e profissional até dia 7 de julho

Começou a Leiria In – Semana da Indústria que, até 7 de julho, recebe 50 alunos do ensino secundário e profissional de todo o país para a semana dedicada à descoberta da Indústria e da região de Leiria. Organi- zação é do Politécnico de Leiria e da Forum Estudante, com apoio da Nerlei, CEFAMOL e municípios de Leiria e Marinha Grande.

Festival abriu com Cappella Neapolitana António Florio e soprano Ana Vieira Leite

Cistermúsica abre com casa cheia e anuncia The Gift para o encerramento do festival

Foi uma abertura em grande da 31.ª Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, no dia 30 de junho, com a Nave Central do Mosteiro de Alcobaça esgotada para receber os Cappella Neapolitana António Florio e a jovem soprano Ana Vieira Leite. O fim de semana prosseguiu com o quinteto de jazz Reunions, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o ensemble medieval italiano Micrologus.

Tomar

Convento de Cristo acolhe lançamento do livro “A Templária” de Maria João Fialho Gouveia

O Convento de Cristo acolhe o lançamento do livro “A Templária” de Maria João Fialho Gouveia, no dia 8 de julho, pelas 19 horas, que será apresentado pelo Tenente-General Vizela Cardoso. O evento terá lugar no Terreiro do Castelo com a presença da autora, contando ainda com Carlos Almeida, da Bertrand Editora. A Templária retrata o Reino de Portugal no ano de 1296.

Depois dos Percursos Pedestres e Roteiros Culturais

Óbidos lança Rede Municipal de Miradouros e BikeParking

Município de Óbidos terminou a imple- mentação no terreno da Rede Municipal de Miradouros e BikeParking. A rede assenta na oferta de duas tipologias de equipamentos que se complementam com outras redes e rotas – Rede Municipal de Percursos Pedestres e Roteiros Culturais. Rede é composta por 20 miradouros e 30 bikeparking.

Alcobaça

Bandeiras Azuis hasteadas em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória simbolizam qualidade das praias

A Bandeira Azul e bandeira “Praia Acessível Praia para Todos” marcam a partir de 29 de junho a paisagem das praias de Paredes da Vitória e de São Martinho, assinalando a qualidade, segurança e acessibilidade durante a época balnear. A época balnear de ambas as praias galardoadas decorre entre 17 de junho e 10 de setembro.

 Assembleia Municipal da Nazaré

Nazaré assinala a 28 de Junho de 2024 o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com as cores do arco-íris no ascensor

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou uma Saudação ao Dia do Orgulho LGBTQIA + que se assinala a 28 de Junho, proposta pela deputada do Bloco de esquerda, Cheila Men- donça. A partir de 2024 a Nazaré irá assinalar a data de 28 de Junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+, com a composição simbólica de luz com as cores do arco-íris, no ascensor.

Caldas da Rainha

Conselho da Cidade debate mudanças climáticas, o consumismo e o problema do lixo em Portugal

Conselho da Cidade das Caldas da Rainha vai debater, nos dias 8, 15 e 22 de julho, as mudanças climáticas, consumismo e o problema do lixo em Portugal. Qual o papel das cidades e de seus habitantes diante da urgência de uma solução? Aos sábados no espaço da MVC, as Conversas são sempre às 15h com Claudio Oliver.

Projeto de investigação liderado pela Universidade da Madeira

Politécnico de Leiria participa em avaliação da Literacia Ambiental no ensino superior com apoio de 240 mil da FCT

O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, durante 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior. O Politécnico de Leiria é um dos parceiros do projeto liderado pela Universidade da Madeira.

Do mar à lagoa, Verão para todos em Leiria

Lagoa da Ervedeira assume pela primeira vez estatuto de praia fluvial

Decorreu no sábado, 1 de julho, na praia do Pedrógão, a cerimónia do hastear das Bandeiras Azul, qualidade Ouro 2023, e Acessível (Praia Centro), que ficou marcada também pelo hastear de bandeiras na Lagoa da Ervedeira, que pela primeira vez assume estatuto de praia fluvial com condições como sanitários, balneários e nadador-salvador.

Com estruturas residenciais para pessoas idosas do distrito

Hospital Distrital de Santarém assina quatro protocolos de hospitalização domiciliária

O Hospital Distrital de Santarém assinou sexta-feira, 30 de junho, protocolos de colaboração para hospitalização domiciliária com 4 estrutu- ras residenciais para pessoas idosas: Santa Casa da Misericórdia de Almeirim – Lar de São José, Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, Centro de Repouso e de Lazer Fonte Serrã, e Centro Paroquial de Bem-Estar de Rio Maior.

Empregando 260 trabalhadores

Empresa BA Glass que produz 3,5 milhões de embalagens por dia assinala centenário na Marinha Grande

A fábrica da Marinha Grande da BA Glass assi- nalou sábado, 1 de julho, o seu centenário, com um “Open Day”, que incluiu visitas à empresa e uma festa com atividades lúdicas dirigidas aos trabalhadores, famílias e visitantes. Presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, esteve presente, tendo sido guiado pelo diretor da BA Glass da Marinha Grande, Venancio Roalez.

Organizado pela Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas

Augusto Santos Silva participa em conferência no Museu de Leiria sobre o parlamentarismo

A Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas vai promover esta segunda-feira, dia 3 de Julho, às 21h30, no Museu de Leiria, uma conferência no âmbito do dia do “Parlamentarismo. e contará com a presença do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e do líder da bancada do PS, Eurico Brilhante Dias.

Programa Praia com Animação arranca no dia 3 de julho

Praia Fluvial de Constância inicia hoje a época balnear

A Praia Fluvial de Constância inicia época balnear este sábado, dia 1 de julho. Rede Wi-fi, novos equipamentos de apoio como chuveiro, lava-pés e pérgula e o arranjo do talude e da entrada principal da praia são algumas melhorias que vão estar dis- poníveis na Praia Fluvial de Constância. O programa Praia com Animação arranca esta segunda-feira, dia 3 de julho.

Com iniciativas “Projeto Manau” e “Clube da meia-noite”

Saúde Mental da Juventude e a Inclusão foram os temas vencedores do Ginásio do Empreendedor da Nazaré

“Projeto Manau” e “Clube da meia-noite” dedicadas à inclusão dos jovens e à avaliação da sua saúde mental foram as vencedoras do Ginásio do Empreendedor na Nazaré. A decisão do júri, composto por representantes da Câmara Municipal da Nazaré, Associação de Pais e ACISN, foi comunicada no dia 30 de junho.

Integrando as Comemorações Oficiais dos 50 anos do 25 de abril em Leiria

Souto da Carpalhosa comemora 80 anos da Revolta do Milho

Há 80 anos, foram libertados da Cadeia do Forte Peniche 14 cidadãos condena- dos pelo crime de Sedição na sequência do movimento Revolta do Milho, em maio de 1942 no lugar do Estremadouro, Leiria. Estas 14 pessoas, oriundas das freguesias de Souto da Carpalhosa, Bajouca e Monte Redondo, tinham-se oposto à entrega de 1000 kg de milho.

Nazaré

Walter Chicharro anuncia recandidatura à presidência da Federação Distrital de Leiria do PS

Depois de ter tornado publico, dia 28 de julho, em Comissão Política Distrital, a intenção de se recandidatar à presidência da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, Walter Chicharro, reiterou sábado, nas redes sociais, essa intenção, atendendo aos
projetos que pretende ver colocados em prática pelo governo central.

Resultados do projeto CROSS-ATLANTIC foram apresentados em Peniche

Politécnico de Leiria e da Universidade Federal do Ceará estudam potencial das algas para o tratamento de Parkinson

Avaliar as propriedades anti-inflamatórias e neuro- protetoras de macroalgas da costa de Peniche e da costa do Ceará para o tratamento da doença de Parkinson era o grande objetivo do projeto de uma equipa de investigadores do MARE do Politécnico de Leiria, da Universidade Federal do Ceará, do BioISI – Faculdade de Ciências de Lisboa e da Universidade de Santiago de Compostela.

Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche

Centro Hospitalar do Oeste reforça aumento da atividade assistencial no 1º semestre de 2022

O Centro Hospitalar do Oeste registou, no primeiro semestre de 2022, um importante aumento da sua atividade assistencial comparando com os primeiros seis meses de 2021, bem como com o mesmo período de 2019. Os dados apurados demonstram que foram realizadas mais consultas e cirurgias. O número de sessões de Hospital de Dia também sofreu um acréscimo.

Freguesias de Colmeias e Memória, Caranguejeira, Santa Eufémia e Boa Vista e Milagres são as mais afetadas

Área ardida no concelho Leiria já ultrapassa os 3 mil hectares

A área ardida total resultante dos incêndios que tiveram início no dia 12 de julho no concelho de Leiria. foi de 3.345 hectares. 2605 são relativos ao incêndio que teve origem em Leão / Caranguejeira e 740 relativos ao incêndio que teve origem em Milagres.  

Mini Arco em C realiza técnicas para patologia traumática do membro superior

Bloco Operatório do Hospital de Alcobaça passa a dispor de novo equipamento para procedimentos ortopédicos

O Centro Hospitalar de Leiria dispõe de um novo equipamento para procedimentos ortopédicos no Bloco Operatório do Hospital de Alcobaça. Miniarco em C com detetor digital dedicado a procedimentos ortopédicos de extremidades que representou um investimento de 98.400 euros permite a intervenção da Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia.

Marinha Grande

Grupo Vangest lidera um dos consórcios que contratualizam apoios ao investimento nas Agendas Mobilizadoras

A Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria), Politécnico de Leiria e Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL) estão entre os co-promotores do consórcio “Embalagem do Futuro”, liderado pelo grupo Vangest, com sede na Marinha Grande, e que representa 104 milhões de euros de investimento e envolve 84 entidades, na sua maioria da região de Leiria.

Detido fica sujeito à medida de coação de prisão preventiva

PJ detém homem por tentativa de homicídio no concelho de Ourém

A Polícia Judiciária, via Departamento de Investigação Criminal de Leiria, recolheu elementos indiciários, para esclarecer a tentativa de homicídio, ocorrida no dia 23 de julho, no concelho de Ourém. Agressão, com arma branca, consistiu num golpe no pescoço da vítima, um homem de 47 anos, que foi transportada ao Hospital de Leiria.

Opinião

Paisagem Protegida da Serra de Montejunto: protegida de quê?

Quando passam 23 anos desde a criação da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (instituída pelo Decreto Regulamentar n.º 11/99 de 22 de Julho), sem que qualquer trabalho de conservação tenha sido realizado e sem que haja ainda uma gestão regulamentar, perguntamo-nos de que foi afinal Protegida esta Serra?

Segundo o inventário florestal apresentado no projeto do Plano de Ordenamento e Gestão da PP, datado de 2011 – que nunca foi publicado em Diário da República e nunca entrou em vigor – a área de povoamentos de eucalipto era, nessa altura, de 893,4ha, a que correspondia 17,5 por cento da Paisagem Protegida (se contabilizadas as áreas de povoamento misto e de acácias, é um pouco mais). Desde então, as plantações de novos povoamentos de eucalipto não têm parado, sobretudo em terrenos agrícolas “encravados” entre os imensos baldios geridos pelo ICNF ou por compartes, sendo assim criada em Montejunto uma mata contínua, com cada vez menos aceiros e espaço de corta-fogo – o que dificulta as possibilidades de controlo de incêndios, priva os bombeiros de zonas de refúgio, em caso de necessidade e expõem-nos e aos equipamentos a maiores riscos.

Os eucaliptos são uma espécie exótica altamente ignífuga que apresenta a particularidade de emitir projeções à distância, fatores que certamente contribuíram para que o Regime Jurídico Aplicável às Ações de Arborização e Rearborização proíba, desde a sua revisão de 2017, ações de arborização com árvores desta espécie em espaços da Rede Nacional de Áreas Protegidas e da Rede Natura 2000. Montejunto beneficia de ambos os estatutos, mas, isso não tem sido suficiente para a proteger de ações de florestação com eucaliptos, mesmo em datas posteriores a esta revisão. Acresce que a área de eucaliptos autorizada para o município do Cadaval (5362ha – Portaria n.º 18/2022) está esgotada há muito, pelo que a conclusão evidente é que, mesmo povoamentos realizados antes de 2017 estão ilegais e a sua plantação só tem sido possível porque, nem a Câmara Municipal do Cadaval, nem a Direção da Paisagem Protegida, nem o ICNF fazem nada para as impedir.

Montejunto também não está Protegida da agressão dos desportos motorizados, como foi recentemente demonstrado com a realização de uma etapa do rali de Lisboa em pleno coração da Serra, território da Rede Natura e zona florestal. O ruído, a velocidade e a agitação causados por este tipo de desportos, constituem fatores de perturbação e de risco para a vida selvagem, incompatíveis com os objetivos de conservação subjacentes a uma Área Protegida e à Rede Natura e, por isso, são condicionadas à autorização prévia do ICNF. Será que esta instituição autorizou a realização de um rali em plena Rede Natura? Não haverá na região de Lisboa mais estradas com curvas?

A Comissão Diretiva da Paisagem Protegida também tem de autorizar a realização deste tipo de desportos, mas, a avaliar pelo contentamento gerado nas Câmaras Municipais, é de presumir que o fez de bom grado.

No dia 19 de junho, em que se realizou esta etapa, registaram-se elevadas temperaturas em vários distritos do território continental. As temperaturas elevadas aumentam os riscos de incêndios florestais, o que levou a que o acesso, circulação e permanência na serra de Montejunto tenha sido vedado recentemente, devido a risco elevado, muito elevado e máximo de incêndio – situação que se mantém. Realizar um rali dentro de uma zona florestal integrada numa Área Protegida no mês de junho, com as temperaturas que se faziam sentir e o nível de secura que a vegetação apresentava, é uma atitude de bom senso?

Criada há 23 anos, a Paisagem Protegida de Montejunto nunca teve uma gestão regular. Não é só pela falta do Plano de Ordenamento e Gestão, que o ICNF nunca teve vontade de criar; o Conselho Consultivo, um dos dois órgãos inerentes ao funcionamento da Paisagem Protegida, não reúne há 20 anos – a própria Rede Natura da Serra de Montejunto, constituída no ano 2000, também tem estado todos estes anos sem Plano de Gestão, o que levou o grupo parlamentar do Partido Socialista e o grupo parlamentar de Os Verdes a apresentarem Projetos de Resolução, já no final da legislatura, a recomendar ao governo a elaboração destes Planos.

Entretanto, em 2019, foi publicada legislação (DL 116/2019) que cria um novo modelo de gestão das áreas protegidas, designado cogestão, que pretende implementar a participação das Câmaras Municipais na gestão destas áreas. Na verdade, sendo Montejunto uma Área Protegida de Âmbito Regional, a sua gestão já é repartida entre as Câmara Municipais do Cadaval, de Alenquer, e o ICNF, pelo que, neste aspeto, o novo modelo não constitui grande novidade. No entanto, a Paisagem Protegida não tem ainda Plano de Ordenamento e Gestão, o que pode ser desbloqueado por este novo modelo, que atribui às Direções das Áreas Protegidas a capacidade de promover a elaboração destes Planos.

Todavia se a Paisagem Protegida nunca teve uma gestão regular, já que o Decreto que a institui não é cumprido, também não está em regime de cogestão, porque as formalidades necessárias à adesão a este modelo não foram cumpridas, nem os respetivos órgãos de gestão constituídos.

23 anos depois da sua criação, a Paisagem Protegida de Montejunto é um condomínio do ICNF e das Câmaras Municipais do Cadaval e de Alenquer, que a gerem como bem entendem, sem consideração pela legislação inerente ao funcionamento das áreas protegidas e sem atividades de conservação.

No território do município de Alenquer existem duas áreas protegidas, Montejunto e o Canhão Cársico de Ota. e, o seu funcionamento não podia ser mais contrastante. No Canhão Cársico, os objetivos estão bem definidos, desenvolve-se trabalho de conservação e o funcionamento institucional é regular. Quanto a Montejunto, é o que se descreve.

Alenquer, 22 de julho de 2022

A Direção da Alambi

Localizado entre os concelhos de Lourinhã e Peniche

Município da Lourinhã presta apoio financeiro a intervenções arqueológicas no Povoado Histórico do Paço do III milénio aC

Município da Lourinhã aprovou, no dia 13 de julho, o protocolo de colaboração com a Associação Patrimonium- Centro de Es- tudos e Defesa do Património da Região de Peniche, para intervenções arqueo- lógicas no Povoado Histórico do Paço, comparticipando em 2.500 euros parte dos custos com os trabalhos deste ano.

Entre 7 e 11 de setembro

PS assinala rentrée com formação, debate e ação política no distrito de Leiria

O Partido Socialista prepara-se para assinalar a rentrée política, em setembro, com uma semana inteiramente dedicada à discussão e à ação política, a realizar no distrito de Leiria. De 7 a 11 de setembro, o Partido Socialista, Juventude Socialista e o Grupo dos Eurodeputados Socialistas Portugueses organi- zam a Academia Socialista, na Batalha, uma iniciativa de formação e reflexão política para jovens, que culmina com a intervenção do Secretário-Geral do PS, António Costa, na tarde de domingo num comício em Leiria com momento musical aberto à participação de todos.

Esta sexta-feira, dia 29 de julho

Plataforma do Plano de Saúde de Porto de Mós já entrou em funcionamento

Entrou em funcionamento esta sexta-feira, a plataforma do Plano de Saúde de Porto de Mós. Anúncio da entrada em funciona- mento deste plano foi feito pelo próprio presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, através da rede social do município. Para usufruir dos benefícios, os munícipes de Porto de Mós devem registar-se.

Eleições para a concelhia realizam-se este sábado

Humberto Lopes lidera candidatura ao PSD Pombal

PSD de Pombal realiza sábado as eleições para os órgãos concelhios, findo o mandato de Pedro Pimpão, que, tendo sido eleito Presidente da Câmara, desde logo anunciou que não seria recandidato à liderança do partido. Com o intuito de promover uma renovação geracional e incutir uma nova dinâmica à concelhia, Humberto Lopes é candidato à liderança do PSD Pombal.

Sociedade Ponto Verde com ação de sensibilização para crianças e jovens

Praia do Bom Sucesso recebe jogo de tabuleiro gigante sobre Reciclagem

A ação Recicla Mania da Sociedade Ponto Verde chega a Óbidos, já na segunda-feira (1 de agosto), na praia do Bom Sucesso: crianças e jovens vão participar no jogo de tabuleiro gigante dedicado à Reciclagem, entre as 9h e as 12h.  “É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”, “Parti um espelho em casa, onde coloco os vidros?” são algumas das perguntas.

Ourém

Rota dos Moinhos de Água/ Parque de Lazer de Olival inaugurada no dia 5 de agosto

A 1.ª Fase de construção da Rota dos Moinhos de Água, no concelho de Ourém, entrou na fase final. A cerimónia de inauguração da 1.ª Fase da Rota dos Moinhos de Água/ Parque de Lazer de Olival está agendada para 5 de agosto às 18h30. Rota dos Moinhos de Água ligará o Parque de Lazer do Olival à Fonte da Conceição, com um percurso pedestre em plena natureza, em resultado da valorização do património paisagístico nesta intervenção. O percurso desenhado na 1.ª Fase apresenta a extensão de 400 m, envolvendo uma área de 10500m2, interligando azenhas, levadas, linhas de água e outras maravilhas naturais.

Mais de 2 milhões de euros de investimento

Município de Rio Maior aposta na juventude e na educação e cria Residência para Estudantes

Foi aprovada a candidatura da Câmara Municipal de Rio Maior ao financiamento para a Residência de Apoio à Comunidade Estudante no Concelho, no âmbito do Programa de Recuperação e Resi- liência.
Nova residência, que terá capacidade para receber 62 estudantes, ficará localizada em dois edifícios de habitação no Centro Histórico de Rio Maior e abrirá ao público no final de 2023.

Em formato de bolso e digital

Câmara apresenta guia de apoio ao Peregrino e de elemento promotor dos Caminhos de Santiago e de Tomar

No dia 25 de julho, em Tomar, foi lançado um guia que servirá de apoio ao Peregrino e de elemento promotor dos Caminhos de Santiago e de Tomar. Para além de uma breve contextualização sobre o Caminho de Santiago, traz informação útil de cariz patrimonial e cultural, como igrejas, capelas, museus e hotéis, entre outros.

Com mais de 4000 assinaturas

CDU entrega petição no Ministério reivindicando melhores cuidados de saúde no Oeste do Distrito de Lisboa

Uma delegação da CDU, com eleitos locais e o dirigente do PCP Bernardino Soares, entre- gou, no Ministério da Saúde, uma petição com mais de 4000 assinaturas reivindicando a colocação de mais médicos e enfermeiros e a construção do novo Hospital do Oeste. A CDU exige ao Governo a resolução dos graves problemas que afetam a população dos Concelhos de Mafra, Cadaval, Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço.

Alcanena, Alcobaça, Santarém, Porto de Mós, Rio Maior, Torres Novas e Ourém

Projeto para promover a região da Serra d'Aire e Candeeiros vai envolver 7 municípios

Os municípios de Alcanena, Alcobaça, Santarém, Porto de Mós, Rio Maior, Torres Novas e Ourém, entidades regionais de Turismo do Alentejo e do Centro e a ADSAICA (Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros) estão a desenvolver o projeto “Aire e Candeeiros, território turístico unificado” que tem como principal objetivo “promover um destino turístico (PNSAC) de uma forma concertada”, revelou ao Tinta Fresca Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

Perigoso grupo de assaltantes no Entroncamento foi desmantelado

PJ detém dois suspeitos da autoria de crimes de sequestro agravado, roubo qualificado, furto e tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em articulação com o Comando Distrital da PSP de Santarém – Divisão de Tomar, identificou dois homens pela presumível autoria dos crimes de sequestro agravado e roubo qualificado, factos ocorridos em finais de junho de 2022, na cidade do Entroncamento.

Menu inclui concerto sinfónico, festa de metais graves, ensemble vocal

Cistermúsica traz uma orquestra, uma noite jazz, um coro, uma ópera e homenagem a Alexandre Delgado

Nas duas últimas semanas, o Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça volta a oferecer aos melómanos um fim de semana de sabores musicais que se distingue pela variedade de géneros e de formações. Na ementa dos dias que se avizinham, temos a abrir na próxima sexta-feira, dia 29 de julho, às 21h30, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, a Orquestra XXI. Com a direção de Dinis Sousa e a presença de Valeriy Sokolov, virtuoso músico ucraniano que sobe ao palco como solista no violino, teremos a oportunidade de ouvir obras de José Vianna da Motta, Piotr Ilitch Tchaikovsky e Béla Bartók.

Em várias modalidades

Associações concelhias da Batalha com apoios extraordinários superiores a 160 mil euros

Câmara da Batalha vai apoiar associações concelhias desportivas através de um pro- grama complementar de apoio financeiro com uma dotação até 82 mil euros.
São elegíveis as candidaturas, a submeter até 20 de agosto nas tipologias do Desporto Federado, relativa à época desportiva 2021 / 2022 e ao Investimento.

Praticados nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Santarém

PJ detém três homens pela prática de dezenas de crimes de incêndio florestal no Oeste e Santarém

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, na sequência do desenvol- vimento de três investigações cujo objeto incide sobre a ocorrência de dezenas de incêndios nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Santarém, procedeu, após recolha de vasto acervo probatório, à identificação, localização e detenção fora de flagrante delito de três homens, de nacionalidade portuguesa, por existirem contra eles fortes indícios da prática de múltiplos crimes de incêndio florestal, ocorridos em diversas localidades dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Santarém.

Em parceria com a Technological University of the Shannon, da Irlanda

Politécnico de Leiria prepara criação de doutoramento internacional na área da Inovação Social

O Politécnico de Leiria está a preparar a criação de doutoramento internacional na área da Inovação Social, em parceria com a Technological University of the Shannon: Midlands Midwest, da Irlanda. O anúncio foi feito pelo presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, durante o Encontro Nacional de Incubadoras Sociais, decorrido nos dias 21 e 22 de julho no campus 5 do Politécnico de Leiria.

João Pimenta Lopes visitou o distrito de Leiria

Eurodeputado do PCP revela solidariedade com pescadores e populações do distrito de Leiria afetadas pelos incêndios

Deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, realizou, no dia 22 de julho uma jornada de contactos no Distrito de Leiria que cobriu os concelhos de Peniche, Leiria, Pombal, Ansião e Alvaiázere. A visita teve como objetivos inteirar-se especificamente de duas questões: a situação nas pescas e os incêndios que assolaram recentemente o Distrito de Leiria.

Até 30 de julho

Festival Gravíssimo! traz a Alcobaça músicos de filmes da Academia de Hollywood

Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves está de regresso e na sua 12.ª edição que decorre até sábado, dia 30 de julho, volta a aliar a sua componente de Academia à de Festival que tem já em ação um diversificado programa de concertos, com nomes interna- cionais como Jim Self e Oren Marshall. A direção artística é de Sérgio Carolino e Hugo Assunção.

Em causa vários perfis em alumínio e baterias

GNR da Batalha detém 3 homens por furto em unidade fabril

O Comando Territorial de Leiria, via Posto Territorial da Batalha, deteve, no dia 25 de julho, três homens, com idades entre os 25 e os 34 anos, por furto qualificado em unidade fabril, no concelho da Batalha. Numa operação Stop, guardas abordaram um veículo, que transportava perfis em alumínio e várias baterias.

Medida visa aproximar a Psiquiatria da Infância e Adolescência da população

Centro Hospitalar cria Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai criar uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência (ECSM-IA), com o objetivo de aproximar os serviços de Saúde Mental da população mais jovem que acompanha e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental. A equipa deverá ficar constituída até 30 de setembro para iniciar as atividades e fica sob a responsabilidade do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL.

Através de dois projetos de resolução

Deputados do PSD recomendam ao Governo Plano de Ação para fazer face aos prejuízos provocados pelos incêndios

Após a visita de deputados do PSD ao território fustigado pelos incêndios, o PSD apresentou 2 projetos de resolução reco- mendando ao governo que “desenvolva um plano de ação para fazer face a prejuízos provocados pelos incêndios de julho” e que crie medidas de apoio às empresas florestais, agrícolas e de ambiente

Coincidindo com a edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais

Confraria do Frango na Púcara marca Primeiro Grande Capítulo para 19 de novembro em Alcobaça

A Confraria do Frango na Púcara vai realizar 3 eventos até ao final deste ano, tendo decidido marcar o seu Primeiro Grande Capítulo para 19 de novembro, em Alcobaça, coincidindo com a Mostra Internacional de Doces e Licores Con- ventuais (de 17 a 20 de novembro). No evento, serão entronizados os confrades fundadores, novos confrades e confrades honorários.

No âmbito de investigações por tráfico e cultivo de produtos estupefacientes

GNR detém dois homens por cultivo de canábis em Porto de Mós e Alcanena

O Comando de Leiria da GNR, via Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, dia 25 de julho, um homem de 48 anos por cultivo de canábis, no concelho de Porto de Mós. O Comando de Santarém, via Núcleo de Investigação Criminal de Torres Novas, no dia 21 de julho, deteve um homem de 50 anos por tráfico de droga, em Alcanena.

Alcobaça

Despiste de motociclo na Benedita causa vítima mortal

O despiste de um motociclo no dia 24 de julho, por volta das 23h, na EN 8/6, na localidade de Chamiço, freguesia da Benedita, concelho de Alcobaça, provocou uma vítima mortal. Um homem de 42 anos não resistiu aos ferimentos provocados pelo acidente tendo falecido no local. A EN 8/6 esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos, durante cerca de duas horas, tendo estado envolvidos no socorro 8 veículos, 20 elementos das forças de segurança e bombeiros de Alcobaça e Benedita, bem como as viaturas do INEM de Leiria e a SIV de Alcobaça, que mais tarde acionaram o apoio psicológico aos familiares da vítima.

De 16 de julho a 16 de setembro

Recém-inaugurada Praia Fluvial de Constância oferece Programação de Verão a veraneantes

Depois de ter inaugurado oficialmente a Praia Fluvial no passado domingo, dia de julho, a Câmara Municipal de Constância apresenta agora a Programação de Verão para esta nova infraestrutura do concelho. Com início a 16 de julho e fim a 16 de setembro a Programação de Verão da Praia Fluvial de Constância engloba atividades diárias, tais como Biblioteca de Praia, Sunset Party Music, Jogos de Água, Jogos de Areia e Jogos Tradicionais. No que concerne às atividades pontuais, decorrerão Aulas de Zumba, Ioga, Workshop para Crianças, A(má-la) com história, e Passeios de Barco.

Aprovados 33 Projetos de Prova de Conceito

Centro 2020 aprova 4 milhões de euros para apoiar a ligação da investigação às empresas

O Programa Centro 2020 aprovou 33 Projetos de Prova de Conceito, que terão apoio de 4 milhões de euros de fundos europeus. A Universidade de Coimbra é a instituição com mais projetos aprovados (12), seguida da Universidade de Aveiro (9), Universidade da Beira Interior (3), Instituto Pedro Nunes (3), Politécnico de Leiria, Politécnico de Tomar, IT, Tagusvalley e UCP, com um cada.

Torres Vedras

Espanha sagrou-se na Praia do Mirante campeã da Europa no Eurosurf Junior 2022

Espanha é a grande vencedora do Eurosurf Junior 2022, que terminou este sábado na Praia do Mirante, onde decorre o Santa Cruz Ocean Spirit. Esta foi uma conquista inédita da equipa espanhola, que viu três dos seus atletas a dominar as suas categorias. No pódio por equipas seguiram-se França, Portugal e Inglaterra, respetivamente, num campeonato que contou com 2.846 ondas surfadas e pontuadas ao longo da semana.

Azambuja

Ministra da Justiça entregou certificados no Estabelecimento Prisional de Alcoentre

A cerimónia de entrega de certificados no Estabelecimento Prisional de Alcoentre teve lugar dia 20 de julho, com entrega de 58 certificados nas modalidades RVCC, Educação e Formação de Adultos e Formação Modular A convite do Centro Qualifica do Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, esteve presente a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, o secretário de Estado do Trabalho Miguel Fontes, a presidente da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, Filipa de Jesus, o vice-presidente da Câmara, António José Matos, e a presidente da Assembleia Municipal, Vera Brás.

Centro de Apoio à Integração de Migrantes apoia alunos de 76 nacionalidades

CLAM do Politécnico de Leiria já abriu para acolher e integrar estudantes internacionais

Já está em funcionamento o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Politécnico de Leiria, que vai permitir um apoio complementar de proximidade aos estudantes internacionais da instituição que atualmente tem 1.633 alunos de 76 nacionalidades. O CLAIM – Politécnico de Leiria foi inaugu- rado quinta-feira, 21 de julho, permitindo à instituição reforçar a resposta ao acolhimento e integração de estudantes internacionais, nomeadamente os que chegam à região vindos de contextos de emergência.

Antigo Hospital Dr. José Maria Antunes será reabilitado

Novo diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa reafirma compromisso para campus da saúde em Torres Vedras

No primeiro dia após a tomada de posse, 21 de julho, novo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa, João Eurico da Fonseca, deslocou-se a Torres Vedras para conhecer o antigo Hospital Dr. José Maria Antunes, que será reabilitado para dar origem ao Torres Vedras Health Park for Multidisciplinary Care, através da reconversão do antigo Hospital do Barro.

Após reabilitação e modernização do edifício

Cineteatro Municipal de Constância reabriu esta sexta-feira

A cerimónia de reabertura do Cineteatro Munici- pal de Constância teve lugarno dia 22 de julho. Registe-se que o edifício do Cineteatro é um dos principais espaços destinados à realização de eventos de cariz cultural e criativo, e por isso equipamento de grande importância no quotidi- ano da vila. Assim, reabilitação e modernização do edifício contribui em muito para a melhoria global do ambiente urbano de Constância.

Teatro-Cine de Torres Vedras vai receber 400.000 euros/ano para programação

Ministro da Cultura presente em Torres Vedras na primeira conferência da rede de teatros e cineteatros portugueses

A primeira conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses decorreu no Teatro-Cine de Torres Vedras, no dia 19 de julho. A sessão de abertura contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
De referir o investimento de 400.000 euros/ano em programação no Teatro-Cine de Torres Vedras, anunciado pela presidente da Câmara.

Pombal

Ministro da Cultura preside sexta-feira à abertura das Festas do Bodo

Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, preside à sessão solene de abertura das seculares Festas do Bodo, que terá lugar na sexta-feira, 29 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As Festas do Bodo são organizadas pelo Município de Pombal, Empresa Municipal PMUGEST e Adilpom, sendo uma referência no calendário regional de eventos. O evento reflete, para além da tradição popular, o desenvolvimento e as potencialidades de empreende- dores pombalenses no campo da competitividade e inovação. Assume o seu carácter religioso na secular procissão em honra de Nossa Senhora do Cardal, no último domingo de julho.

Extensão da Avenida passa de cerca de 290 metros para quase 600

Novo troço da Av. General Humberto Delgado abre ao trânsito em Leiria

O novo troço da Avenida General Humberto Delgado abre esta sexta-feira, 22 de julho, à circulação rodoviária, permitindo que trânsito use esta artéria para aceder à R. Luís Braïlle ou como alternativa à Av. Nossa Senhora de Fátima. Obras de requalificação, que estão na fase final, permitem aumentar a extensão da Avenida de 290 para quase 600 m.

Na celebração dos 637 anos da Batalha de Aljubarrota

Aljubarrota Medieval regressa em agosto com História ao Vivo

Aljubarrota Medieval está de regresso, no ano em que celebramos 637 anos da Batalha de Aljubarrota. Na vila da Padeira de Aljubarrota, por esses dias haverá muitas tavernas, com excelente gastronomia medieval, e animação a recriar a época. Outro ponto alto, a Recriação da Batalha, autêntica aula de história, terá dezenas de figurantes a encenar a vitória militar portuguesa sobre os castelhanos invasores.

Dias 23 e 24 de julho

Caminhos voltam a Constância este fim de semana

Este sábado e domingo, 23 e 24 de julho, os Caminhos voltam ao concelho de Constância com os Jogos do Hélder e o espetáculo El Apartamento, eventos que integram a Programação Cultural em Rede Médio Tejo. No sábado, 23 de julho às 10h30 e às 17h30, a Zona Ribeirinha de Constância recebe os Jogos do Hélder – Ganhar Sorrisos com Hélder Sucena, iniciativa que integra o Caminhos das Pessoas. No domingo, às 18h00, Constância recebe o El Apartamento, um espetáculo de teatro físico, que integra os Caminhos da Água e que também terá lugar na zona ribeirinha da vila, junto à Praia Fluvial.

Torres Vedras

Eurosurf Junior junta 14 países na praia de Santa Cruz

O Eurosurf Junior continua a avançar a passos largos em Santa Cruz. Com 14 seleções a competir pelo titulo de Campeã da Europa, a prova ocupa lugar de destaque no programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas, que decorre até domingo na Praia do Mirante. França é uma das seleções que mais tem dado cartas. Ocupando o segundo lugar e apenas a 280 pontos da seleção espanhola, os bons resultados refletem-se na boa disposição do presidente da Federação Francesa de Surf, Jacques Lajuncomme.

Município avança com primeiro rescaldo dos incêndios que assolaram o concelho

Área ardida no concelho de Ourém está estimada em dois mil hectares

O valor estimado de área ardida no concelho de Ourém em julho é de cerca de 2 mil hectares. A Câmara Municipal de Ourém tem uma equipa no terreno a fazer o levantamento dos danos causados pelos incêndios que afetaram sobretudo a União de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Freguesia de Espite e União de Freguesias de Matas e Cercal.

Conhecido por “Parque da Mobil”

Câmara da Marinha Grande vai investir 1,5 milhões de euros na construção do Troço Interface

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai construir o Troço Interface, o que vai implicar um investimento superior a 1,5 milhões de euros. A empreitada foi adjudicada na reunião de Câmara do dia 19 de julho, por 1.577.239 € + IVA, com prazo de execução de 8 meses. Projeto respeita a uma necessidade há muito sentida. Troço Inter- face localiza-se no Largo 26 de Março de 1917.

Arte tradicional é praticada desde tempos imemoriais pela comunidade da Nazaré

Deputados socialistas de Leiria recomendam ao Governo o licenciamento da “pesca do Corrimão”

Deputados do PS eleitos por Leiria entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução em que recomendam ao Governo o licenciamento da arte de pesca “Corrimão”. No diploma, cujo primeiro subscritor é o deputado Salvador Formiga, explica-se que a pesca “do corrimão” é uma arte tradicional praticada desde tempos imemoriais pela comunidade da Nazaré com o objetivo de aumentar os seus meios de subsistência. Esta arte piscatória artesanal representa, por isso, um importante complemento económico e social para profissionais no ativo ou reformados, sendo praticada essencialmente no inverno, quando o mar está mais agitado e com forte rebentação.

João Pimenta Lopes traz o setor das pescas e os incêndios na agenda de trabalho

Deputado do PCP no Parlamento Europeu visita o distrito de leiria esta sexta-feira

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, integrará uma delegação do PCP que se deslocará no dia 22 de Julho, sexta-feira, a vários concelhos do Distrito de Leiria. A delegação do PCP, que além de Pimenta Lopes, integrará vários dirigentes nacionais e regionais do Partido, centrará a sua atenção em dois temas: o sector das pescas e os incêndios que recentemente assolaram vários concelhos do Distrito de Leiria.

John Pizzarelli, Orquestra Filarmónica Portuguesa e Orquestra Metropolitana de Lisboa são alguns dos próximos destaques

Cistermúsica mergulha no melhor do jazz americano e das grandes orquestras

O Festival de Música de Alcobaça prepara-se para navegar por alguns dos destinos mais ansiados da atual edição. O primeiro embarque desta imperdível viagem acontece já esta quinta-feira, dia 21 de julho, às 21h30, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, onde remará através das músicas intemporais de Nat King Cole, com o guitarrista de jazz John Pizzarelli.

Com concertos gratuitos para todos os gostos

Anselmo Ralph, Fernando Pereira, Quatro e Meia e Miguel Araújo são cartaz das Festas da Batalha

Festas da Batalha prometem atrair multidões, de 12 a 15 de agosto, com cartaz abrangente, para vários públicos. Animação, gastronomia tradicional, atividades desportivas e uma feira de atividades económicas integram também este certame, a realizar no parque de eventos Santa Maria da Vitória.
No que se refere aos concertos, todos com entrada gratuita, pelo palco das Festas da Batalha atuarão Anselmo Ralph, Fernando Pereira, Quatro e Meia e Miguel Araújo, além de grupos locais como Mãe Lua, EN1, Tiago Pinho e Tiago Borges & O Gato Maltês, todos no parque de eventos Santa Maria da Vitória.

Deputados do PSD de Leiria visitaram os concelhos do distrito afetados

PSD pede linha de apoio a empresários, agricultores e autarquias para fazer face às consequências dos incêndios

No dia 18 de julho, em conjunto com a Comissão Politica Distrital do PSD, os deputados do PSD de Leiria visitaram os concelhos do distrito que foram fustigados pelos incêndios. Visita teve o intuito de ouvir autarcas e a população sobre as consequências trágicas para o território. Foram efetuadas reuniões com presidentes de Câmara de Leiria, de Pombal, Ansião e Alvaiázere.

Com a presença da ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa

Politécnico de Leiria acolhe a 21 e 22 de julho o Encontro Nacional de Incubadoras Sociais

Dinamizar a função das incubadoras sociais, como atores de aceleração da inovação social, complementando a ação do Portugal Inovação Social, é o objetivo do Encontro Nacional de Incubadoras Sociais, agendado para quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de julho, numa organização da Startup Leiria em parceria com o Politécnico de Leiria, no campus 5, em Leiria.

Alcobaça

GNR detém homem em flagrante por furto de catalisador em São Martinho do Porto

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de São Martinho do Porto, no dia 17 de julho, deteve um homem de 32 anos por furto de catalisador, na freguesia de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça. Os militares surpre- enderam o suspeito em flagrante quando já tinha feito o corte parcial do catalisador.

Programa europeu “Horizon Europe” financia projeto em cinco milhões de euros

Universidade de Coimbra lidera consórcio para estudar risco de doenças ligadas à degradação de ecossistemas ribeirinhos

Uma equipa da Universidade de Coimbra lidera um consórcio que acaba de obter financiamento de cinco milhões de euros, do programa europeu “Horizon Europe”, para estudar a relação entre a saúde humana e saúde dos ecossistemas aquá- ticos em contextos urbanos. Consórcio reúne 13 parceiros de 10 países: Itália, Espanha, França, Áustria, Suíça, Bélgica, Noruega, Grécia e Israel.

Evento decorre todos os dias de 21 a 31 de Julho

Casamento de D. Afonso e Dona Urraca de Castela é o ponto alto do Mercado Medieval de Óbidos

Começa já quinta-feira, 21 de Julho, mais um Mercado Medieval de Óbidos. A edição tem sabor especial, depois de dois anos de interregno, sendo o tema base “Festas, Romarias e Peregrinações”.
O evento, que acontece todos os dias, até 31 de Julho, junta centenas de figurantes, atores, músicos e… muitos amantes da História. Tem como grande enfoque o casamento entre D. Afonso e Dona Urraca de Castela, que recebeu, como dote, a valiosa Vila de Óbidos. Por essa razão, os Torneios Medievais são um dos focos de atração do evento, que irá decidir qual será a casa senhorial que, no futuro, irá capitanear a hoste da vila.

Tomar

Convento de Cristo inicia obras de conservação e restauro de um milhão de euros na Janela Manuelina

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) apresentou, no dia 18 de julho, no Convento de Cristo, em Tomar, a intervenção de conservação e restauro da Janela Manuelina e das fachadas da igreja que já está a decorrer no monumento Património Mundial, com a presença da secretá- ria de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e do diretor-geral do Património Cultural.

Com a presença da secretária de Estado das Pescas

Comissão das Pescas do Parlamento Europeu termina em Peniche visita a portos de pesca

Secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho participa quarta-feira, dia 20 de julho, na visita a Peniche, no âmbito da missão a Portugal, promo- vida pela Comissão das Pescas do Parlamento Europeu. A ação, com início no Porto e término em Peniche, consiste num périplo por portos de pesca, permitindo aos eurodeputados entrar em contacto com várias realidades piscatórias.

Três homens e uma mulher

GNR detém 4 jovens por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pombal, no dia 13 de julho, deteve três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere, no distrito de Leiria.
No decorrer de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que durava há cerca de dois anos, apurou-se que os suspeitos constituíam uma rede que se dedicava à aquisição de produto estupefaciente e posterior acondicionamento em doses individuais prontas para venda e distribuição aos consumidores, no distrito de Leiria.

José Amoroso é autor do programa “Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”

Professor do Politécnico de Leiria promove desportos de disco junto de crianças e jovens de Cabo Verde e Brasil

Divulgar e dar a conhecer os desportos de disco e promover a sua prática junto dos mais novos, além-fronteiras, é um dos grandes objetivos de José Amoroso, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que em junho visitou Brasília e, em julho, Cabo Verde, para formar e capacitar professores locais para o ensino dos desportos de disco.

Professor e investigador da ESTG obteve 17 votos contra 16 de Rui Pedrosa

Carlos Rabadão sucede a Rui Pedrosa como presidente do Politécnico de Leiria

Carlos Rabadão foi eleito presidente do Politécnico de Leiria, sucedendo no cargo a Rui Pedrosa. Professor coordenador e investigador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Carlos Rabadão conquistou 17 votos no Conselho Geral. Rui Pedrosa, que concorria a um segundo mandato, obteve 16 votos.

Percorrendo 101 mil quilómetros em três anos

Hospitalização Domiciliária do Hospital Distrital de Santarém já realizou mais de 6 mil visitas

Nos três anos de atividade, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) percorreu mais de 101 mil quilómetros, tendo realizado um total de 6 039 visitas e admitido 463 doentes. O balanço foi apresentado na I Conferência da UHD do HDS, realizada dia 13 de julho. Desde que entrou em funcionamento, tem vindo a alargar a cobertura geográfica e atualmente assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo.

Em 11 restaurantes do concelho

5ª Quinzena Gastronómica do Coelho realiza-se de 21 a 31 de julho no Bombarral

Está agendado para o dia 21 de julho, quinta-feira, o início da quinta edição da Quinzena Gastronómica do Coelho, iniciativa dinamizada pelo Município do Bombarral que vai decorrer até ao final do mês em 11 restaurantes do concelho. Afirmando-se, a cada ano que passa, como uma referência no que diz respeito à oferta gastronómica do concelho bombarralense, a atividade resultou de um desafio lançado pela autarquia aos vários estabelecimentos de restauração, que de pronto aderiram, apresentando diversos pratos confecionados com carne de coelho e outros produtos locais.

Nos dias 22, 23 e 24

Leiria Medieval recebe ciclo de Conversas sobre Idade Média

O Leiria Medieval, que se realiza de 21 a 24 de julho, recebe um ciclo de “Conversas sobre a Idade Média”, iniciativa do Município em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Sociedade Portuguesa de Estudos Medie- vais. A coordenação científica é de Catarina Fernandes Barreira e Maria de Lurdes Rosa.

Torres Vedras

Internacional de Skimboard voltou à Praia do Mirante

O primeiro dia de provas do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas marcou este sábado de verão em Santa Cruz. A 18.ª edição do Internacional de Skimboard lançou-se às águas da Praia do Mirante logo de manhã, com o mesmo espírito que se vivia em 2003, ano em que Santa Cruz passou a ser palco principal desta prova.

Com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações

Politécnico de Leiria inaugura Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

O Politécnico de Leiria inaugura na quinta-feira, dia 21 de julho, às 12h, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), numa cerimónia a ter lugar no auditório dos Serviços Centrais, com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues. O CLAIM do Politécnico de Leiria irá permitir um apoio complementar de proximidade aos estudantes internacionais da instituição, que atualmente tem 1.633 alunos de 76 nacionalidades.

Projeto BE MORE está validado pelo Erasmus+ / Juventude em Ação

Azambuja lidera projeto pioneiro de Educação pela Arte

Projeto BE MORE – Educação pela Arte, concebido e testado sob coor- denação do Município de Azambuja, acaba de receber a aprovação da agência Juventude em Ação, respon- sável em Portugal pela gestão do fundo europeu Erasmus+. Participam ainda Villa de Moya (Ilhas Canárias) e Castel Bolognese (Itália).

Uma iniciativa destinada a proporcionar experiências de desportos de mar

Nazaré Surf Family de julho a setembro na praia da Nazaré

O Nazaré Surf Family está de volta à Praia da Nazaré, para ficar de julho a setembro, com sessões de Surf, Bodyboard, Stand Up Paddle, Skate, Jiu-Jitsu e Ioga. Iniciativa do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, conta com o apoio da Câmara Municipal e Nazaré Qualifica, tem como objetivo integrar a população do concelho na prática e na cultura das modalidades de ondas.

Opinião sobre os impactos do turismo na sua vida e atividade profissional

Observatório do Turismo Centro lança inquérito à população sobre o “O Turismo na Perspetiva dos Residentes”

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal está a realizar um inquérito junto dos residentes dos concelhos que integram o Turismo Centro de Portugal com o objetivo de monitorizar a atividade turística na Região. Relatório de resultados obtidos será divulgado no final do mês de setembro. O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal é um serviço autónomo do Turismo Centro.

Trabalhos de beneficiação da rede rodoviária abrangem 18 km

IP vai iniciar obras de pavimentação do IC2 entre Alenquer e Vila Franca de Xira

A Infraestruturas de Portugal vai desenvolver uma intervenção de melhoria do pavimento num troço do IC2 (Ex- EN1), com cerca de 18 km, que serve as Freguesias de Vila Franca de Xira e Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, no Concelho de Vila Franca de Xira, e as Freguesias de Carregado e Cadafais e de Alenquer (Santo Estêvão e Triana) no Concelho de Alenquer. A empreitada visa a beneficiação das condições de conforto e segurança da via, obrigando à implementação de circulação alternada, regulada com semáforos, por forma a permitir a boa execução da obra e a segurança dos automobilistas e trabalhadores. O condicionamento terá o apoio da GNR. Os trabalhos e correspondentes condicionamentos decorrem de 19 a 30 de julho, apenas em horário noturno, entre as 21h00 e as 7h00, por forma a minimizar os impactos na mobilidade dos utilizadores desta via.

CDOS alerta para cuidados a manter devido à forte possibilidade de reacendimento

Leiria e Santarém com incêndios em fase de rescaldo

Segundo os CDOS de Leiria e Santarém, num balanço às 17h30 de 15 de julho, os incêndios maiores nos dois distritos “estão em fase de resolução”. No distrito de Leiria, o incêndio de Vale Sobreiro (Caranguejeira) e no distrito de Santarém, o incêndio de Cumeada (Freixianda) eram os que apresentavam mais preocupação com alguns reacendimentos. O CDOS apela à população para manter os cuidados essenciais para evitar a ocorrência de novas situações e revelou que devido à possibilidade de haver reacendimentos, resultantes das temperaturas elevadas, os meios irão manter-se no terreno. 

De nacionalidade estrangeira

PSP detém duas mulheres suspeitas de furtos em residências em Leiria

A PSP informou que na tarde de 14 de julho, a Esquadra de Investigação Criminal de Leiria deteve fora de fla- grante delito duas cidadãs de nacio- nalidade estrangeira, por estarem indiciadas por vários crimes de furtos qualificados no interior de residências na região de Leiria.

Para a formação inicial e contínua dos elementos da corporação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo e dos técnicos de Proteção Civil.

Câmaras Municipais do Cartaxo e Lisboa assinam acordo de cooperação e formação na área da Proteção Civil

A Câmara Municipal do Cartaxo assinou, no dia 15 de julho, um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa que vai possibilitar a formação inicial e contínua dos elementos da corporação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo e dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo.

Em nove restaurantes aderentes

Quinzena Gastronómica do Carapau está a decorrer em Torres Vedras e Lourinhã

A 3ª Quinzena Gastronómica do Carapau do eco- MAR decorre de 15 a 31 de julho, nos restaurantes aderentes da orla costeira de Torres Vedras e da Lourinhã. Menus dos nove restaurantes aderentes apresentam um ou mais pratos com carapau, que podem ser inovadores ou de cunho tradicional.
O objetivo passa por preservar, valorizar e promover o acervo gastronómico tradicional dos 2 concelhos.

Opinião

Mensagem do presidente da Câmara de Pombal após a ocorrência dos incêndios rurais

Pedro Pimpão junto dos bombeiros

Esta tem sido uma das semanas mais duras das nossas vidas e agora que esperemos que possa estar a chegar ao fim todo este tormento (apesar da máxima atenção aos possíveis reacendimentos e a novos focos como ainda hoje aconteceu nos Estevães), podemos dizer que conseguimos superar esta batalha de uma guerra desigual que, infelizmente, nunca terá fim.

Conseguimos vencer porque estivemos unidos e determinados em ajudar a nossa população que viveu momentos de muita aflição e profundo desespero face à voracidade dos incêndios que assolaram o nosso território.

O nosso abraço caloroso cheio de uma enorme e eterna gratidão vai para todos aqueles que andaram cara a cara com os fogos a lutar contra esse flagelo, a proteger as nossas populações e suas casas, a tentar salvar os bens ameaçados, a esquecer o cansaço, sem desistir. Donos de uma coragem sem igual, senhores de uma entrega constante, zeladores de todos nós.

Já começamos a fazer o levantamento dos enormes prejuízos e a seu tempo vamos fazer o balanço desta tragédia, em conjunto com as autoridades, mas depois destes dias de permanente sofrimento, noites mal dormidas e dedicação total ao combate e a salvar vidas, não posso deixar de agradecer a todos os bombeiros que estiveram no teatro de operações e foram verdadeiros heróis completamente exaustos depois de estarem mais de 76 horas consecutivas em ação.

Vimos e vivemos momentos de profundo desespero que me fizeram avivar as memórias da tragédia de Pedrogão Grande, pelo que não posso deixar de agradecer do fundo do coração a todas as pessoas que ajudaram a combater este flagelo. Assisti a muitas situações em que foram os próprios populares que, sozinhos, faziam de tudo para tentarem salvar as suas casas e bens, assim como, dos vizinhos, considerando que muitas localidades ficaram completamente abandonadas e sozinhas no combate ao
incêndio.

Presidente da Assembleia e da Câmara Municipal de Pombal de visita a um dos cidadãos afetados pelos incêndios

Uma palavra muito especial de agradecimento aos militares da GNR, UEPS, Exército, às equipas de sapadores florestais e às brigadas/equipas das unidades locais de proteção civil das freguesias do concelho de Pombal que foram incansáveis no combate e prestação de auxílio às populações de Pombal e também de Ansião, podendo mesmo afirmar que ajudando os bravos bombeiros no teatro de operações e sem apoio de meios aéreos nos primeiros dias, estes agentes foram determinantes e cruciais por não termos mais feridos ou mortes a lamentar.

Aos Presidentes de Junta, autarcas de freguesia e aos técnicos do Município de Pombal que estiveram permanentemente no terreno no apoio ao combate aos incêndios, mas também em toda a enorme logística que tivemos que montar para acolher pessoas desalojadas, assim como, assegurar apoio (dormidas, banhos e refeições) às várias corporações de bombeiros que vieram do norte e sul do país.

Neste apoio logístico não posso deixar de registar o papel ativo dos dirigentes da nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, assim como, os dirigentes e voluntários das nossas associações (a Sicoense passou a ser a nossa segunda casa) que têm sido inexcedíveis dia e noite; os nossos escuteiros que estiveram diariamente a prestar apoio na Escola Marquês de Pombal, conjuntamente com os funcionários do Agrupamento de Escolas e os técnicos do Município de Pombal que foram inexcedíveis sob a coordenação do meu Chefe de Gabinete, Nelson Pedrosa.

Passada a pior parte, é tempo de alocarmos agora outro tipo de esforço: começarmos, no local, a conhecer em maior detalhe a dimensão desta tragédia e agir de imediato. Importa dar uma palavra de conforto a quem perdeu tudo, a quem perdeu muito e a quem perdeu uma parte da sua vida. Uma palavra de conforto que venha acompanhada de ação, de apoios concretos que possam amenizar os efeitos nefastos do terror que viveram nos últimos dias.

Tiramos muitas aprendizagens desta experiência. Demos tudo o que tínhamos e não tínhamos e, no final deste flagelo, apesar da área ardida e de todos os prejuízos económicos, não tenho dúvidas que saímos mais fortes e unidos, porque houve um grande trabalho de equipa, demonstramos uma rápida capacidade de adaptação e flexibilidade à realidade que fomos encontrando no terreno, assim como, fica a marca de uma comunidade solidária e com um humanismo extraordinário que só reforça o meu orgulho em ser autarca num território que tem uma alma tão grande.

Assistimos a um empenhamento exemplar de toda a gente. Uma movimentação de interajuda única! Desconhecidos protegiam-se uns aos outros, bombeiros a trabalhar até à exaustão, a trabalhar lado a lado com GNR, com civis! Uma mobilização ímpar de empresas privadas, com cisternas, furos, camiões, tratores, águas, bens e refeições.

As pessoas uniram-se mais do que nunca, provando a nossa força, pelo que, o meu orgulho nos pombalenses cresce todos os dias e esta semana demonstraram, uma vez mais, todo o seu altruísmo, uma capacidade inabalável de se colocar no lugar do próximo e de ajudar.

Não é algo que que já não soubesse, mas alimenta-nos a alma sabermos que temos em todo o lado um irmão, um amigo, uma pessoa atenta e sempre disponível para ajudar, de forma desinteressada, sem esperar nada em troca.

Por fim, continuamos em estado de alerta e com vigilância máxima, até porque não nos esquecemos que a proteção civil começa em todos nós, que devemos evitar comportamentos de risco e contribuir para que este flagelo não volte a assolar o nosso território.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal
Pedro Pimpão
Pombal, 16 de julho de 2022

Festival Internacional de Desportos de Ondas arranca esta sexta-feira

Santa Cruz Ocean Spirit: música nacional com o pé na areia entre 15 e 24 de julho

O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas arranca esta sexta-feira, dia 15 de julho, na Praia do Mirante, em Torres Vedras, após dois anos de interrupção devido à pandemia. O evento está de volta a Santa Cruz entre 15 e 24 de julho, numa edição em que a música anda de braço dado com os desportos de ondas.

Por unanimidade

Autarcas do Oeste defendem construção do novo aeroporto de Lisboa na Ota

Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, defendeu na reunião camarária de 11 de julho, a construção do Novo Aeroporto de Lisboa na Ota, no concelho de Alenquer. Autarca afirmou que o assunto foi discutido na última reunião da Comunidade Intermunicipal do Oeste, tendo sido a localização “votada por unanimidade” pelos representantes dos municípios do Oeste.

No concelho encontram-se registados 60 cuidadores informais

Câmara de Leiria cria projeto de apoio a cuidadores informais

O Município de Leiria aprovou, dia 12 de julho, o projeto “Leiria Cuida”, de apoio a cuidadores informais, que visa realizar ações individuais de formação e capacitação para melhoria das condições no cuidado de cidadãos necessita- dos. Para
Ana Valentim, vereadora do Desen- volvimento Social, “os cuidadores informais enfrentam no seu dia a dia enormes desafios, quer do ponto de vista físico, quer psicológico.”

A funcionar até dia 31 de agosto

Município de Torres Novas identifica conjunto de abrigos temporários de livre acesso

Devido às temperaturas elevadas que se fazem sentir, o Município de Torres Novas identificou um conjunto de abrigos temporários de livre acesso, abertos a toda a população, que irão funcionar até 31 de agosto nas juntas de freguesia do concelho.
Estes locais servem para que a população possa usufruir dos mesmos de forma temporária e acom- panhada, e assim proteger-se do calor.

Com oferta de águas em monumentos e igrejas

Câmara de Santarém implementa medidas de prevenção face às temperaturas elevadas

O Município de Santarém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém e com a colaboração dos Bombeiros Sapadores, está a disponibilizar em todos os monumentos e igrejas, águas gratuitas para toda a população e visitantes que, durante as horas de maior calor, se queiram abrigar nestes locais da cidade com grande procura turística. .

De 19 a 22 de agosto.

Feira de São Bernardo regressa com dois polos: na Cova da Onça e no Rossio de Alcobaça

De 19 a 22 de agosto, está de regresso a centenária Feira de São Bernardo, as Festas da Cidade de Alcobaça, com um cartaz que promete momentos inesquecíveis. Este ano, dando continuidade à lógica do Palco no Rossio, grandes espetáculos serão realizados em frente ao Mosteiro de Alcobaça, sempre às 22h: Carolina Deslandes (19 de agosto), Carlão (20), Gisela João (21) e Tony Carreira (22). Já a Cova da Onça acolherá a feira propriamente dita, com as animações, a restauração e um palco para artistas. Recorde-se que o anterior local da Feira – o pavilhão MercoAlcobaça – está em obras de requalificação para dar lugar ao Pavilhão Multiusos.

Conclusões apontam para maior sustentabilidade ambiental e económica

Estudo liderado por investigadoras do CARME do Politécnico de Leiria indica vantagens da tecnologia baseada em algas

Um estudo liderado por duas investigadoras do CARME – Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia do Politécnico de Leiria, Eleonora Santos e Inês Lisboa, publicado na revista Water, conclui que a tecnologia baseada em algas é mais sustentável económica e ambi- entalmente no tratamento de águas residuais por comparação com sistemas convencionais.

Empresa anuncia expansão de redes de última geração no Município da Batalha

Protocolo entre a Altice e a Câmara Municipal garante fibra ótica de última geração a 85% dos batalhenses

Aumentar a conetividade através de fibra ótica de última geração e reforçar infraestruturas de rede móvel através da criação de 2 estações nas freguesias de Reguengo do Fetal e São Mamede são os objetivos do protocolo outorgado no dia 13 de julho no Município da Batalha, com o diretor de Engenharia e Operações da Altice, José Pedro Nascimento.

Próximos dias trazem uma vaga intensa e histórica de grandes espetáculos

Cistermúsica promete algumas das mais altas temperaturas artísticas da atual edição em vários pontos do país

Depois de mais um inesquecível fim de semana de concertos, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça promete nos próximos dias trazer a Alcobaça (e ao país) uma das maiores vagas de espetáculos de excelência em toda a sua história, com Quorum Ballet, Coro ECCE, Quarteto Camões, Ars Choralis Coeln, Remember Jobim, Ensemble Vocal Aura e The Black Heritage Choir.

Devido a monitorização periódica

Câmara Municipal do Cartaxo condiciona circulação rodoviária na Ponte de Santana

Decorrente da monitorização periódica à Ponte de Santana, a Câmara Municipal do Cartaxo decidiu condicionar a circulação rodoviária introduzindo equipamentos de condicionamento de tráfego. A partir do dia 14 de julho, a circulação rodoviária na Ponte de Santana será feita de modo alternado – um sentido de cada vez.

Apesar de estarem em fase de resolução

Dois focos de incêndio no concelho de Ourém mobilizam quase 700 bombeiros

O CDOS de Santarém adiantou, num balanço às 10h30 de 13 de julho, que, “neste momento, incêndios estão em fase de resolução”, mas todo o dispositivo se mantém em alerta devido “à forte possibilidade de reacendimentos”. Focos de maior preocupação estão em Cumieira, freguesia de Espite e Cumeada, freguesia de Freixianda, ambas do concelho de Ourém.

Meios mantêm-se no terreno

Incêndios do concelho de Leiria estão em fase de resolução

Os incêndios que deflagraram na terça-feira 12 de julho nas fregue- sias de Caranguejeira, Boavista e União de Freguesia de Colmeias e Memória, bem em Milagres e Regueira de Pontes estão em fase de resolução, segundo o CDOS – Comando Distrital de Operações e Socorro de Leiria.

DORLEI anuncia que no dia 22 de julho realizará uma visita às regiões afetadas

PCP culpa Governo PS por falta de prevenção nos incêndios que assolam o distrito de Leiria

A DORLEI do PCP expressou, no dia 12 de julho, a sua profunda preocupação pelo desenvolvimento de vários incêndios no Distrito de Leiria: o incêndio de Alvaiázere, resultante da projeção do incêndio de Ourém; o fogo de Pombal / Ansião, que depois de dado como extinto, sofreu reacendimentos e os incêndios no Concelho de Leiria que já obrigaram à evacuação de populações.

Por despacho do presidente Luís Miguel Albuquerque

Câmara de Ourém decreta cancelamento de festas, romarias, atividades culturais, desportivas e recreativas até 18 de julho

O presidente da Câmara Municipal de Ourém decretou o cancelamento de todas as festas, romarias, atividades culturais, desportivas e recreativas até 18 de julho, por força da violên- cia dos incêndios que tem afetado o concelho. “Foi ativado o Plano de Contingência Municipal. A situação obriga-nos a tomar mais medidas para salvaguardar o Concelho”, frisa o autarca.

Para prevenir e diminuir os efeitos das temperaturas extremas

Administração Regional de Saúde Centro aciona Grupo Regional em resposta à onda de calor

A Administração Regional de Saúde do Centro reuniu o Grupo Regional de Crise do Plano de Saúde Sazonal, no dia 11 de julho, segunda-feira, na sequência da onda de calor que tem afetado o país. O Grupo Operativo Regional, avalia e gere diariamente o risco associado ao calor dentro da região, através da coordenação com as autoridades de saúde locais, bombeiros e proteção civil, coordenando a preparação e resposta no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Tomar, Golegã, Chamusca, Almeirim, Alpiarça e Entroncamento podem chegar a 47ºC esta quarta-feira

Governo declara Situação de Contingência até sexta-feira a prever recordes de temperatura

Com previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para o agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação determinaram a Declaração da Situação de Contingência em todo o continente. Tomar, Almei- rim, Golegã Entroncamento, Chamusca e Alpiarça podem chegar a 47ºC esta quarta-feira. Alcobaça (43ºC) e Alenquer (45 ºC) na terça e quarta-feira, têm as máximas previstas para os distritos de Leiria e Área Oeste.

Câmara Municipal de Leiria solicita que toda a população entre Figueiras e Mata dos Milagres deve sair das suas habitações

Incêndios lavram com intensidade nos concelhos de Leiria, Ourém e Pombal

A Câmara Municipal de Leiria solicitou, ao fim da tarde desta terça-feira, dia 12 de julho, que toda a população entre as localidades de Figueiras e Mata dos Milagres deve sair das suas habitações e dirigir-se para o Pavilhão dos Pousos ou Estádio Municipal, porta 7, e Pavilhão Desportivo de Colmeias, seguindo escrupulosamente as indicações das autoridades. Há vários focos de incêndios nos concelhos de Ourém, Leiria e Pombal, o que já obrigou ao corte do trânsito na A1, nos dois sentidos, entre Leiria e Pombal, além de troços do IC2, IC8 e EN350.

Município apela à população para se proteger das elevadas temperaturas

Bombeiros de Alcobaça vão posicionar-se nas zonas mais críticas do concelho

O presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, apelou esta segunda-feira à população do concelho que reforce os cuidados a ter durante os próximos dias, devido às altas temperaturas e ao risco de incêndios, cenário que levou o Governo a lançar um alerta vermelho para todo o país e a declarar estado de contingência.

Investigação está relacionada com a caçada na Herdade da Torre Bela em 2020

GNR detém homem na Operação Torre Bela por posse de munições proibidas e apreende documentos

O Comando Territorial de Lisboa da GNR, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais, sob orientação do DIAP de Lisboa Norte, deteve, dia 12 de julho, um homem de 53 anos por posse de munições proibidas e aprendeu diversos documentos, nos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre. Na sequência de uma investigação que decorre relacionada com a caçada que ocorreu na Herdade da Torre Bela em dezembro de 2020, os elementos do NICCOA deram cumprimento a 14 mandados de buscas, seis domiciliárias e oito em empresas.

Unidade abriu a sua atividade às seguradoras

Malo Clinic Leiria estabelece acordos com seguradoras e democratiza acesso a medicina dentária inovadora

A Malo Clinic, referência mundial na área da medicina dentária, decidiu estabelecer acordos com as seguradoras em Portugal de forma a democratizar o acesso à medicina dentária inovadora e de excelência. Nesse sentido, nos últimos meses foram formalizadas parcerias com as seguradoras Multicare, Future Healthcare e AdvanceCare.

Aprovada pelo Programa de Recuperação e Resiliência

Candidatura da creche da IVIMA na Marinha Grande recebe investimento superior a um milhão de euros

A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, participou, dia 8 de julho, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na entrega do contrato para a construção da Creche da IVIMA, na sequência da candidatura do Município ao Programa de Recuperação e Resiliência.

Finais de andebol de praia foram o evento de maior retorno económico

Finais do Arena 1000 Nazaré Dreams reúnem 3 mil atletas, 5 mil elementos das equipas de acompanhamento e 195 clubes

Chegou ao fim a edição 2022 do Nazaré Dreams do Arena 1000 – Andebol de Praia, o maior evento de sempre em nº de participantes do Arena Hand- ball Tour. A Nazaré, considerada uma referência na modalidade do andebol, acolheu, desde sexta-feira, 195 equipas e 3 mil atletas. O presidente da Câmara, Walter Chicharro, mostrou agrado pela competição e pelo retorno à economia local.

Na freguesia de Freixianda

PJ detém presumível autor de dois crimes de incêndio em Ourém

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em inquérito dirigido pelo DIAP de Santarém e com colaboração da GNR de Ourém, procedeu à detenção do presumível autor de dois crimes de incêndio florestal na zona de Ourém. Factos ocorre- ram na freguesia de Freixianda e concelho de Ourém, local onde deflagraram dois focos de incêndio dia 10 de julho.
Detido de 45 anos, de nacionalidade portuguesa, foi visto a abando- nar o local dos factos e identificado por testemunhas, imediatamente antes do início dos incêndios. Possui antece- dentes criminais e policiais pela prática do mesmo tipo de crime.

Opinião

Decreto-Lei da Impunidade

Nuno Catita

O XXIII Governo Constitucional prepara um decreto-lei para legislar sobre a impunidade das suas incompetências. Será o resultado de diversos “diplomas” assinados por vários ministros, suportados pelo primeiro-ministro e que tem, invariavelmente, acabado por serem promulgados pelo Presidente da República.

Se os momentos difíceis têm sido justificados pelo Governo com a pandemia, a guerra, a inflação e outros tantos fatores que têm afetado transversalmente o mundo, os frequentes e consecutivos casos graves que tem acontecido, só podem dar origem a legislação de forma que a incompetência possa ser lei e desobrigar os governantes inaptos e incapazes de todas e quaisquer responsabilidades.

Há centenas de casos sem que as consequências revertam para os principais responsáveis, mantendo-se impunes e nos seus lugares.

Em 2017 os incêndios de Pedrógão Grande destruíram mais de 50 mil hectares de floresta e causaram 66 mortos. Não há responsabilidades pelas inúmeras falhas neste processo, a desorientação total foi a principal causa da morte de 47 pessoas na EN 236. Podem existir inúmeros culpados, agora, responsabilidades políticas nem vê-las.

Em 2020 um ucraniano de 40 anos aterrou em Lisboa, na bagagem trazia apenas a esperança de encontrar um trabalho que lhe permitisse sustentar a família que ficou na Ucrânia. Não chegou a sair do aeroporto. Morreu dois dias depois às mãos de inspetores do SEF que o espancaram e torturaram. Culparam-se, acusaram-se e condenaram-se os executores, mas, politicamente, a única conclusão a que chegaram é que deveriam colocar nas salas do SEF um botão de pânico.

Ainda antes de terminar 2020, fica-se a saber que o Ministério da Justiça contraria uma escolha de um comité de peritos e indica para o cargo de procurador europeu uma outra escolha com base em falsidades que constavam no seu CV e que, acabaram por permitir a sua nomeação para procurador europeu nacional na Procuradoria da União Europeia, órgão independente de combate… à fraude. Politicamente não passou de uns “lapsos”.

Em 2021 uma viatura oficial que transportava o Ministro da Administração Interna, o mesmo que tinha sob sua tutela o SEF e a Proteção Civil, seguia em excesso de velocidade na A6 e acabou por atropelar um trabalhador, causando-lhe a morte. A responsabilidade foi atribuída ao motorista. O Ministro manteve-se politicamente imaculado.

Em 2022 o SNS entra em colapso. O desinvestimento escondido nas cativações, o fim de PPP de sucesso, por questões ideológicas, como o Hospital de Braga e ausência de reformas estruturais encerra urgências por todo o país, instala-se o caos nos serviços de ginecologia e obstetrícia criando terror a cada gravidez. Politicamente a responsabilidade passou por nomear uma comissão de acompanhamento e pedir aos portugueses que não fiquem doentes em agosto.

Na semana passada, um ministro anunciou dois novos aeroportos para Lisboa, o primeiro-ministro mostrou-se surpreendido e revogou a decisão. O medo das consequências para o partido, leva à aceitação de troca de um pedido de demissão por um pedido de perdão. Politicamente tratou-se apenas de um erro de comunicação.

Deve estar para breve o Decreto-Lei da Impunidade e, com toda a certeza, que terá efeitos retroativos desde o final de 2015.

    Nuno Catita

Opinião

Falta de produtividade e decisões absurdas no Sistema Nacional de Saúde

Dr. Luís Duarte Costa

A base do sistema nacional de saúde são as duas principais especialidades generalistas: Medicina Geral e Familiar no ambulatório e a Medicina Interna nos hospitais. Contudo, ao contrário do que seria de esperar, é contra estas duas especialidades que o Ministério da Saúde, com o silêncio ou conivência da Ordem dos Médicos, pretende tomar duas medidas contra-natura: colocar tarefeiros, sem especialidade, a gerir listas de utentes sem médico de família e criar a especialidade de urgência para responder à falta de médicos nas urgências.

Num jogo de batalha-naval seriam 2 tiros na água e ficar sem munições!

O que todos precisamos é de facilitar o trabalho aos Médicos de Família (MF) e aos Internistas para que possam fazer aquilo para que se preparam em 11-12 anos de formação! E, nessa altura, exigir-lhes maior produtividade com salários condignos a quem salva vidas e trata da nossa saúde!

Invistam em sistemas informáticos que trabalhem em rede e facilitem o trabalho dos profissionais de saúde.

Contratem mais assistentes técnicos para atender telefones, contactar doentes e otimizar a agenda médica e de enfermagem.

Contratem mais assistentes operacionais para acompanhar os doentes e familiares e resolver as questões mais simples de quem circula no complexo sistema de saúde.

Contratem mais enfermeiros e deem-lhes mais autonomia para que sejam o primeiro contacto do doente com o sistema de saúde, retirando-lhes tarefas que podem ser executadas por auxiliares e assistentes e dando-lhes outras, anteriormente feitas por médicos, como a gestão dos fármacos prescritos pelos médicos.

Aos MF exijam que orientem todas as situações agudas pouco graves dos seus doentes que conhecem e acompanham por toda a vida e, aos Internistas, que orientem todos os doentes não cirúrgicos do internamento e emergência hospitalar.

Foi nesse sentido que a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna assinaram, em 2019, um consenso, na presença do Secretário de Estado da Saúde, sobre o seguimento do doente agudo e do doente crónico.

Colocar médicos em tarefa, nos Centros de Saúde, a fazer um trabalho para uma vida é um absurdo e é um absurdo criar uma especialidade para os doentes da urgência que deviam estar nos Centros de Saúde.

Luís Duarte Costa
Vice-Presidente SPMI

Bolsas representam um financiamento total de 16.528,08 euros

FCT atribui 34 bolsas de iniciação científica ao Politécnico de Leiria no âmbito do programa Verão com Ciência

Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou candidaturas do Politécnico de Leiria no âmbito do programa Verão com Ciência, tendo sido concedidas 34 bolsas de iniciação científica a quatro unidades de investigação da instituição. O valor total das 34 bolsas ascende a 16.528,08 euros.

À descoberta dos ceramistas, ateliers e da tradição cerâmica no espaço público

"Mapa à descoberta da Cerâmica" mostra património cerâmico das Caldas da Rainha

Arrancaram no segundo fim de semana de julho as iniciativas integradas no “Mapa à Descoberta da Cerâmica”, um programa que propõe diversas atividades ligadas à produção artística e ao património cerâmico. O programa “Mapa à Descoberta da Cerâmica” estende-se ao longo de todo o mês de julho e abre as portas dos espaços onde esta arte é pensada e vivida diariamente, dando a conhecer os seus protagonistas: os ceramistas e os seus ateliers.

"De casa em obras, com 220 mil euros de trabalhos a mais, ao 1º lugar nacional"

Câmara da Batalha conquista 800 mil euros de fundos europeus para a “Casa da Obra”

Movimento Independente Batalha é de Todos congratulou-se, dia 9 de julho, pelo desenlace do projeto da residência para estudantes “Casa da Obra”, após a conquista de 800 mil euros de fundos europeus. MIBT frisa que o atual Executivo herdou empreitada que implicava “uma despesa faraónica. Só erros e omissões, registaram-se 220 mil euros de acréscimo.”

Postos de primeiros socorros nas praias

Câmara Municipal da Marinha Grande inaugura postos de primeiros socorros em São Pedro de Moel e na Praia da Vieira

A Câmara da Marinha Grande inaugurou no dia 7 de julho, os postos de primeiros socorros, em São Pedro de Moel e na Praia da Vieira, com a presença dos vereadores da saúde, Ana Laura Baridó, e da segurança e proteção civil, António Fragoso e dos presidentes da Juntas de Freguesia da Marinha Grande e da Vieira de Leiria.

Sinistros começaram esta sexta-feira

Incêndios de Ourém e Pombal progridem para Alvaiázere

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, pelas 10 h deste domingo, existiam sete frentes de incêndio no concelho de Alvaiázere, duas frentes entre Pocariça (Leiria) e Moita (Marinha Grande), duas frentes no Cercal e duas em Cumeada (Ourém), duas frentes junto à Praia do Pedrógão (Leiria), duas frentes em São Gregório da Fanadia (Caldas da Rainha), 3 em Abrantes, uma no Sardoal e outra no Entroncamento. Segundo a Câmara de Pombal, apesar de o incêndio rural que deflagrou na sexta-feira, na freguesia de Abiul, continuar a ser referenciado como “incêndio de Pombal”, desde sábado não existem incêndios no concelho. 

Leiria

Vivó Verão leva onda de atividades à praia do Pedrógão

Uma autêntica onda de atividades vai inundar a praia do Pedrógão, Leiria, durante a época balnear.
Biblioteca de praia, sensibilização ambiental, Festival da Sardinha, Carnaval de Verão, Festa Silenciosa, desporto, prevenção na área da saúde, gastronomia e concertos são alguns dos destaques de um programa que promete afirmar esta praia com um dos destinos mais atrativos da região este Verão. “Estamos a afirmar o Pedrógão como uma marca fortemente associada ao Verão e ao lazer”, realça a vice-presidente da Municipal de Leiria, Anabela Graça.

Sónia Colaço pode aplicação da recomendação aprovada na Assembleia Municipal

CDU critica Câmara de Almeirim por não reduzir a utilização de plástico descartável nos seus eventos

 No momento em que decorre a Conferência dos Oceanos em Portugal e na qual uma das ameaças apontadas aos oceanos são os plásticos, a Câmara Municipal de Almeirim nas Festas da Cidade continuou a usar copos de plástico descartável de uso único, situação que levou a eleita da CDU e dirigente nacional dos Verdes, Sónia Colaço, a interpelar o Executivo na última Assembleia Municipal. A eleita ecologista relembrou que em 2018 foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal, uma Recomendação apresentada pela CDU, que pretendia a redução do uso de plásticos, em especial nos eventos e festividades da responsabilidade da Câmara Municipal. 

Leiria-In acolhe 50 alunos do secundário para conhecerem inovações tecnológicas

Indústria da região de Leiria abre portas a jovens de todo o país para atrair e fixar talentos

Leiria-In – Semana da Indústria está de regresso e, até sábado, a 9.ª edição dá a conhecer a 50 jovens formas de inovação tecnológica, através da visita a 18 empresas e indústrias locais e regionais com tecnologia de ponta, desde moldes à cerâmica, da robótica ao setor automóvel.

Município de Alcobaça integrou projeto

Projeto Museu na Aldeia distinguido pelos prémios European Heritage Awards

O projeto “Museu na Aldeia” foi premiado no âmbito dos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards, na categoria de Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos. Abrangendo mais de 40 países na Europa, é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura e apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Evento aconteceu num formato híbrido e contou com cerca de 130 participante

Tomar recebeu Final Meeting do 3º e 4º Desafios de cocriação de inovação IPT do Projeto Link Me Up – 1000 Ideias

Final Meeting do 3º e 4º Desafios de cocriação de inovação IPT do Projeto  Link Me Up – 1000 Ideias, decorreu a 29 de junho no auditório do Instituto Politécnico de Tomar. Participaram 76 estudantes, 20 facilitadores e 16 empresas parceiras. Evento decorreu em formato híbrido e contou com cerca de 130 participantes, em formato presencial e online.

De 25 a 28 de agosto

“Frutos” regressa ao Parque D. Carlos I com Nenny, DAMA, Calema e Bárbara Tinoco no cartaz

Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, acolhe a edição de 2022 da Frutos – Feira Nacional da Hortofruticultura, de 25 a 28 de agosto. No cartaz musical, Nenny, DAMA, Calema e Bárbara Tinoco juntam-se aos dj´s Wilson Honrado e Nuno Luz. Numa edição pautada por algumas novidades, destaque para a gratuitidade da feira. Apenas os concertos no palco principal serão pagos.

Em litígio com empresa de obras públicas sediada no concelho da Batalha

Câmara aprova aquisição do edifício da Associação de Industriais de Pombal

Câmara Municipal de Pombal aprovou, dia 4 de julho, a aquisição das instalações da Asso- ciação de Industriais do Concelho de Pombal (AICP) e Centro de Apoio à Indústria. Investi- mento municipal, de 350 mil euros, visa a salvaguarda do interesse público, após uma venda judicial contestada a uma construtora sediada no concelho da Batalha.

Comercialização de produtos típicos de Leiria aos fins de semana e feriados

Sabores do Castelo promove sabores de Leiria

O verão vai ter mais sabor no Castelo aos fins de semana e feriados, com a comercialização de produtos típicos de Leiria, um projeto desenvolvido pelo Município em colaboração com os agrupamentos de escuteiros do concelho, em que é recriado um espaço de comercialização de iguarias gastronómicas de inspiração medieval.

Os produtos base desta recriação fazem parte do cabaz do projeto É de Leiria, podendo ser degustadas no castelo iguarias como a bola de leitão da Boa Vista, morcela de arroz, xágria, limonada com hortelã, café medieval, merendeiras de batata doce, bolo das festas, amendoim torrado e as inevitáveis e deliciosas Brisas do Liz.

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi alertada

Presidente da Câmara do Sardoal contesta redução de horário do Balcão da Caixa Geral de Depósitos

Ao ter conhecimento do horário reduzido do Balcão da Caixa Geral de Depósitos de Sardoal ­ e ciente dos constrangimen- tos que irá causar aos munícipes, o presidente da Câmara Municipal, Miguel Borges, transmitiu à ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa preocupações pela continuada perda de serviços.

Temperaturas devem subir acima de 40ºC em vários concelhos

Governo declara Situação de Alerta devido ao agravamento significativo do risco de incêndio rural

Face às previsões meteorológicas dos próximos dias, que apontam para significativo agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação determinaram esta sexta-feira, dia 7 de julho, a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente.

Marinha Grande

Artur Mateus assume a liderança do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto

O diretor do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politéc- nico de Leiria, Artur Mateus, tomou posse no dia 5 de julho, no Centro Empresarial da Marinha Grande.
Até agora subdiretor do CDRSP, Artur Mateus frisou ter como objetivo reforçar a cooperação com a indústria e a captação de financiamento na Europa.

Centro Hospitalar de Leiria recomenda medidas de proteção à população

Temperatura pode subir acima de 40°C em alguns concelhos dos distritos de Leiria e Santarém

Face às previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera de subida da temperatura máxima até aos 40°C, nos próximos dias, em algumas zonas do distrito de Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria recomenda mais medidas de proteção à população. Segundo o IPMA, concelhos como Tomar e Coruche podem atingir os 45ºC. Torres Vedras e Pombal podem chegar aos 43ºC.

Prova é um percurso de trail misto entre trilhos e locais urbanos da cidade

Runset Alcobaça abre inscrições até 10 de julho

A Runset Alcobaça é um percurso de trail misto entre trilhos e locais urbanos cons- tituído por uma volta única de 11 km, com partida no Parque Verde da cidade de Alcobaça e passagem por vários espaços emblemáticos da cidade, centro histórico e regresso à meta no Parque Verde. Paralelamente, decorrerá a Mini Race de 6 km e a Kids Race Remax Mosteiro.

Incluindo Leiria e Tomar

PSP de Leiria detém um homem e uma mulher por furto de catalisadores em oito cidades

Dia 5 de julho, nas cidades de Lisboa e Figueira da Foz, o Comando Distrital da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, deteve fora de flagrante delito, um homem e uma mulher, com 43 e 19 anos, respetivamente, pela prática de crimes de furto de catalisadores, sobretudo, nas cidades de Leiria, Tomar, Loures, Oeiras, Barreiro, Montijo, Almada e Setúbal.

Torres Vedras

Programa "Onda de Verão" está a animar a zona de Santa Cruz

Programa “Onda de Verão” está desde junho a ser dinamizado na zona de Santa Cruz, de forma a tornar a estadia mais aprazível e enriquecedora durante a época de veraneio.
Atividades lúdicas, culturais, desportivas e ambientais são proporcionadas até 24 de setembro no âmbito do programa organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Após ter sido alvo de disparos de uma arma de fogo

Militar da GNR ferido em ação de patrulhamento em Alcanena

No decorrer de uma ação de patrulhamento na madrugada de 5 de julho, uma patrulha do Posto Territorial de Alcanena, deslocou-se às imediações de antigas instalações de uma loja que tinha sido alvo de furto recente, na localidade de Bugalhos – Alcanena. Militares detetaram movimentos suspeitos, tendo sido alvo de disparos de arma de fogo, resultando em ferimentos num militar da Guarda.

Estudo aponta o Bombarral como a melhor localização

Localização do Hospital do Oeste preocupa deputados municipais de Alcobaça

O estudo encomendado pela OesteCIM à Universidade Nova de Lisboa sobre “o Futuro da Política Pública da Saúde do Oeste”, que indica o Bombarral como “a melhor localização” para o novo Hospital do Oeste, deixou os deputados da Assem- bleia Municipal de Alcobaça preocupados com a solução, uma vez que os cuidados de saúde dos utentes do concelho, nomeadamente, nas freguesias da Benedita, Alfeizerão e São Martinho do Porto podem estar em causa, devido à distância. Os deputados solicitaram uma tomada de posição municipal forte e pediram uma Assembleia Municipal extraordinária para discutir o assunto.

Durante seis meses

Urgência da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste inicia obras de remodelação

No decorrer desta semana irá ter início a obra de remodelação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Torres Vedras, orçada em 572.411€+IVA, com duração de 6 meses. Para execução da obra, o Serviço de Urgência teve de mudar para duas áreas de transição, permitindo a libertação do espaço atual.

Zhao Bentang enaltece cooperação e contributo do Politécnico de Leiria

Embaixador da China destaca necessidade de profissionais que dominem o Português e o Chinês

“As comunicações na economia, educação e cultura precisam de muitos profissionais que dominem as línguas dos dois países, havendo um espaço muito amplo de desenvolvimento de carreira para alunos portugueses que conhecem a língua e cultura chinesa», frisou o embaixador da China, Zhao Bentang, ao abrir a Semana de Língua e Cultura Chinesa, em Leiria.

No Concelho de Azambuja

“Retiro do Torricado” volta a animar Aveiras de Baixo

A localidade de Aveiras de Baixo, no Concelho de Azambuja, prepara-se para receber mais uma edição do “Retiro do Torricado”, que decorrerá nos dias 8, 9 e 10 de julho, no recinto em frente à Junta de Freguesia. Evento celebra riqueza gastronómica típica local, promovendo a atividade e o convívio entre as coletividades da freguesia. Haverá serviço de almoços, com início às 12h, e de jantares, a partir das 20h.

Orquestra de Câmara Portuguesa abriu o Festival de Música de Alcobaça

30º Cistermúsica inicia em Alcobaça mês de intensa celebração artística

A Gala de Abertura do Cistermúsica -Festival de Música de Alcobaça que decorreu sábado, dia 2 de junho, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça foi o reflexo do tema deste ano, “Amores Proibidos”, e da vitalidade de um Festival que entrou na sua 30.ª edição. Um espetáculo que viu na ovação final à Orquestra de Câmara Portuguesa o melhor auspício para mais de um mês de celebração.

Todas as candidaturas da instituição ao PRR foram aprovadas

Politécnico de Leiria vai aumentar em 80% o número de camas em residências de estudantes

Foram aprovadas todas as candida- turas do Politécnico de Leiria para construção de novas residências de estudantes e renovação das atuais no âmbito do programa nacional para Alojamento no Ensino Superior, financiado pelo PRR, representando aumento de 80% do nº de camas.

Cinco anos dos Incêndios de Pedrogão Grande

PSD alerta para perigos da regeneração natural desordenada da floresta na zona de Pedrógão Grande

Deputados do PSD e Distrital do PSD Leiria emitiram um comunicado a propósito dos 5 anos dos Incêndios de Pedrogão Grande, alertando que se assiste a uma regeneração natural totalmente desordenada e não contro- lada, com espécies exóticas e invasoras e, ao aumento da carga térmica e biomassa, que os torna autênticos “barris de pólvora.”

Depois do Drive Thru de Leiria

Redução dos níveis de COVID-19 leva a fecho dos Drive Thru da Nazaré e de Alcobaça

Após mais de 100 mil testes realizados e mais de dois anos ao serviço da população, Grupo H Saúde anunciou, no dia 4 de julho, o adeus aos centros de testes (Drive Thru) da Nazaré e de Alcobaça, depois de já ter concluido o primeiro centro de Testes Covid-19 em regime Drive Thru do distrito de Leiria, junto à Clínica das Olhalvas. Neste período, os dois centros de testes registaram mais de 100 mil testes PCR e Antigénio realizados, através do sistema de testagem à Covid-19 em regime Drive Thru, e que serviu toda a população, garantindo e reforçando a segurança de toda a comunidade.

Batalha obtém a melhor classificação para instalação de residência de estudantes

Batalha obtém a melhor classificação nacional para instalação de residência de estudantes

A candidatura submetida a financiamento do PRR pelo Município da Batalha ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, obteve a pontuação máxima no total das 145 candidaturas apresentadas.
Mediante a análise efetuada por um painel independente, a candidatura “Casa da Obra” obteve uma nota final de 4,24 valores num máximo de 5.

Programa cultural, desportivo, ambiental e lúdico para jovens do concelho

“Uma Aventura em Alcobaça” regressa em julho com novo programa de ocupação dos tempos livres

Programa cultural, desportivo, ambiental e lúdico de ocupação dos tempos livres “Uma Aventura em Alcobaça” está de regresso para oferecer experiências a crianças e jovens do concelho de Alcobaça, em regime aberto.
Crianças e jovens são indicadas pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Alcobaça, sendo condicionados por fatores sócio económicos e familiares, sejam beneficiários de ação social escolar e tenham conseguido obter resultados satisfatórios durante este ano letivo. O programa é gratuito e inclui o serviço de almoço e lanche da manhã e da tarde.

Downhill Urbano de Constância é um dos pontos altos

Constância realiza Festival da Juventude no sábado e inaugura praia fluvial no domingo

Sábado, dia 9 de julho, Constância recebe o Festival da Juventude, iniciativa que decorre na vila a partir das 9h, com Passeio Convívio de BTT, Passeio Convívio em Bicicleta em Família, 5º Downhill Urbano de Constância e animação noite dentro. No domingo, dia 10 de julho às 11 horas, terá lugar a inauguração da Praia Fluvial de Constância.

Em causa projetos de valorização de produtos da pesca em Peniche e Nazaré

Grupo de Ação Local Pesca Oeste recebe visita de investigadores polacos

Membros do Instituto Nacional de Investigação Marinha e Pescas de Gdansk, Polónia, estiveram na região Oeste para visitar projetos financiados pelo Grupo de Ação Local Pesca Oeste, cuja entidade gestora é a ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche. A comitiva polaca visitou o CETEMARES, Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo do Politécnico de Leiria, em Peniche, onde recolheu informação sobre os vários projetos em curso na área da ciência e da tecnologia do mar. A visita à região Oeste incluiu ainda a deslocação ao Museu Vivo do Peixe Seco, na Nazaré.

Audiência decorreu no dia 1 de julho

Presidente da Câmara das Caldas transmite preocupações sobre a falta de médicos à secretária de Estado da Saúde

Os problemas e dificuldades que se fazem sentir nos cuidados de saúde primários das Caldas da Rainha, a falta de médicos de família no concelho e a saturação dos serviços do Centro Hospitalar do Oeste, devido à falta de recursos humanos, foram as principais preocupações manifestadas por Vítor Marques à secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, no dia 1 de Julho.

Leo Martins, autor de hat-trick nas três partidas, arrecadou o prémio de melhor marcador e jogador mais valioso do evento da Nazaré

Portugal e Espanha lideram os seus grupos na Euro Beach Soccer League

Portugal e Espanha acabam na liderança de grupo após a etapa da Nazaré da Euro Beach Soccer League, que chegou ao fim no domingo, 3 de julho. A Seleção Nacional venceu a Suíça, na última jorna- da do dia, e lidera o Grupo A, enquanto a Espanha lidera o Grupo B.

Em julho e setembro

Município de Alcobaça dinamiza comunidade docente com três encontros

Na qualidade de membro da rede das cidades de aprendizagem da UNESCO e parceiro proactivo de ilustres entidades como a Universidade de Coimbra ou a Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, entre outros, o Município de Alcobaça irá apoiar “com satisfação e empenho”, a realização de três encontros dirigidos à comunidade educativa, mais concretamente aos professores, com o intuito de valorizar a sua formação e ação pedagógica. Estas formações serão materializadas com o VIII Seminário da Arte de Ler, Encontro de Professores de História da Região Centro e I Encontro da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO.

VIII Seminário da Arte de Ler – Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

O Seminário da Arte de Ler, este ano sob o tema “O Fantástico”, regressa ao formato presencial, nos dias 7 e 8 de julho. Como habitualmente, o programa conta com um conjunto de comunicações e de oficinas dinamizadas por destacados professores, investigadores e agentes culturais.

Organização: Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o (CFAECAN), Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, Município de Alcobaça

Saiba mais aqui – https://bit.ly/3HWhOqn

Encontro de Professores de História da Região Centro – Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Nos dias 14 e 15 de julho realiza-se o Encontro de Professores de História da Região Centro. Alcobaça será, por estes dias, o epicentro da sabedoria histórica, contando com a presença dos mais ilustres historiadores nacionais, desde Fernando Catroga, Maria José Goulão, Reis Torgal, Virgolino Jorge, João Gouveia Monteiro, Helena da Cruz Coelho, entre outros investigadores das Universidades de Coimbra, Évora, Porto e Lisboa.

Organização: Universidade de Coimbra (UC), em coorganização com o Município de Alcobaça e os Centros de Formação de Professores Alcobaça e Nazaré, Centro-Oeste, LeiriMar, BeiraMar e Nova Ágora

Saiba mais aqui –  https://bit.ly/3zYh7el

I Encontro da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO

Alcobaça irá acolher, nos dias 19 e 20 de setembro, o “I Encontro da Rede Nacional das Cidades de Aprendizagem da UNESCO”, dirigido à comunidade educativa.

Sob o mote de que “A Aprendizagem ao Longo da Vida é o futuro das nossas cidades” irão reunir-se os Municípios portugueses que integram a Rede Nacional das Cidades de Aprendizagem.

Organização: Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO e Município de Alcobaça

Saiba mais aqui – https://bit.ly/39ThNqv

40.º Congresso Nacional do PSD encerra este domingo no Porto

Margarida Balseiro Lopes e Rui Rocha integram Direção Nacional do PSD

No segundo dia de trabalhos, 2 de julho, do 40.º Congresso Nacional, o novo presidente do PSD, Luís Montenegro, anunciou os nomes para os órgãos nacionais ao 40.º Congresso Nacional. A ex-deputada Margarida Balseiro Lopes, natural da Marinha Grande, é um dos vice-presidentes e Rui Rocha, natural de Ansião, é um dos vogais da Direção Nacional do PSD.

Embaixador da República Popular da China marca presença no dia de abertura

Politécnico de Leiria acolhe semana dedicada à língua e cultura chinesas

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, através da licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês / Português, e a Embaixada da República Popular da China em Portugal vão promover uma semana dedicada à língua e cultura chinesas entre 4 e 7 de julho com a dinamização de aprendizagens lúdicas em contextos informais.

De 21 a 24 de julho

Leiria Medieval propõe visita às Cortes de 1438

Do Castelo ao Jardim da Vala Real, do Rossio ao Moinho do Papel, o Leiria Medieval está de volta, de 21 a 24 de julho, com o tema “As Cortes de 1438”, com um programa ambicioso que propõe recriar as Cortes de Leiria convocadas por D. Duarte Durante quatro dias haverá vida no que seria o burgo naqueles tempos com um batalhão de 400 figurantes, de centenas de mercadores e artesãos,dezenas de espaços de gastronomia, num cenário de personagens medievais, como mercadores, nobres, plebeus, artesãos, mís- ticos e artífices. Nas 60 h de animação deambulante há novi- dades como Justas Medievais (torneio a cavalo) e Conversas sobre a Idade Média.

Alcobaça

GNR detém um homem por furto em interior de residência de São Martinho do Porto e outro por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, no dia 29 de junho, um homem de 25 anos por furto em interior de residência, em São Martinho do Porto e, via Posto de São Martinho do Porto, deteve em flagrante um homem de 52 anos por posse de armas proibidas.

Investimento superior a 700 mil euros

Centro Hospitalar do Oeste vai criar Serviço de Internamento de Psiquiatria em Peniche

No dia 21 de junho, arrancaram as obras para criar a Unidade de Internamento de Psiquiatria, na Unidade de Peniche, do Centro Hospitalar do Oeste. Esta obra tem como principal objetivo dotar o CHOeste de internamento na especialidade de Psiquiatria, inexistente até à data, deixando os doentes da área de influência territorial do CHOeste de recorrer a interna- mentos em Lisboa. Empreitada e equipamento respetivo implica um encargo de 689.854,51€ (acresce IVA) e tem o prazo de execução de 5 meses. Este investimento é suportado pelo PRR e insere-se no Plano Nacional de Saúde Mental.

Na 38ª edição do festival Veranos de la Villa

Companhia S.A.Marionetas apresenta em Madrid o espetáculo "Lúmen - uma história de amor"

A companhia S.A.Marionetas, com o apoio da  República Portuguesa / Direção-Geral das Artes, apresenta o espetáculo “Lúmen – uma história de amor” em Madrid, dia 5 de Julho. Apresentação irá abrir as festas de verão no 38º festival Veranos de la Villa. Espetáculo conta com 50 pessoas da comunidade que vão manipular marionetas de 5 m de altura.

Iniciativa destina-se a alunos do ensino secundário e decorre de 11 a 15 de julho

Escola Superior de Tecnologia e Gestão abre inscrições para a Academia de Verão

Está de regresso a Academia de Verão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, cujo objetivo é dar a oportunidade aos estudantes do ensino secundário de, durante uma semana, entre 11 e 15 de julho, viverem a experiência de “estudar” no ensino superior e, deste modo, estimular as áreas científicas e tecnológicas nas escolas secundárias.

Com várias infrações contraordenacionais e 1 processo-crime por produtos vitivinícolas “anormais avariados”

ASAE apreende mais de 6.950 litros de vinho em Benavente num valor aproximado de 5.560 euros

ASAE- Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, após uma operação de fiscali- zação da Brigada Especializada dos Vinhos e Produtos Vitivinícolas – Unidade Operacional do Sul, apreendeu 6.950 litros de vinho num valor aproximado de 5.560 euros, em ação inspetiva no concelho de Benavente.

Na Casa das Artes

Município de Porto de Mós atribui Prémios Dom Fuas ao ex-ministro Luís Amado e à associação de utentes Ur’Gente

A cerimónia de atribuição dos Prémios Dom Fuas teve lugar no dia 25 de junho, na Casa das Artes, e contou com presenças da ministra da Coesão Terri- torial, Ana Abrunhosa, do presidente da Câmara de Porto de Mós, do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, da presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, e do presidente do Compete 2020, Nuno Mangas.

No Leiria Shopping

IKEA inaugura Estúdio de Planificação em Leiria

Depois da abertura de estúdios em Sintra, Seixal, Cascais, Setúbal e Coimbra, IKEA aposta agora num novo Estúdio de Planificação em Leiria, a partir de quinta-feira, dia 30 de junho, no Leiria Shopping. A abertura do espaço obedece à estratégia de transformação omnicanal da marca sueca que, com este sexto espaço – o segundo na Zona Centro – segue o objetivo de ter a marca mais próxima e chegar a mais consumidores, dando-lhes a oportunidade de ter um local 100% dedicado à planificação das divisões da casa, com especial foco em cozinhas e roupeiros. A marca aposta também no atendimento personalizado com uma equipa de colaboradores especializada.

Curso funcionará a partir de 19 de setembro

Universidade de Coimbra abre em Alcobaça pós-graduação em Património Alimentar e Desenvolvimento do Território

A Universidade de Coimbra, através do CESUCA – Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, irá promover no ano letivo 2022-2023, uma pós-graduação em Património Alimentar e Desenvolvimento do Território. Estão abertas 25 vagas para este primeiro curso, que resulta de uma candidatura da Universidade de Coimbra ao PRR.

Assembleia Municipal da Nazaré aprova proposta de voto de louvor da CDU

Biblioteca Municipal da Nazaré passa a designar-se José Soares em homenagem a artista centenário

O Grupo Municipal da CDU na Assembleia Municipal da Nazaré entregou na sessão de 28 de junho uma proposta de voto de louvor a José Soares da Conceição. Tendo completado 100 anos, no dia 24 de maio, foi atribuído o seu nome à biblioteca da Nazaré, que passou assim a identificar-se como Biblioteca Municipal José Soares.

Investimento estimado a rondar os 1,4 milhões de euros

Câmara de Leiria aprova projeto e empreitada para ampliação das instalações da GNR de Monte Redondo

Câmara Municipal de Leiria aprovou terça- feira, 28 de junho, o projeto de execução de ampliação das instalações do Posto Territorial de Monte Redondo da GNR e a abertura do concurso para a realização da empreitada do Ministério da Administração Interna. Obra deve durar 540 dias e o investimento ronda 1,4 milhões de euros.

Candidatura apresentou o seu programa eleitoral

CDU de Alcobaça propõe maior envolvimento das populações nas tomadas de decisão

A CDU de Alcobaça apresentou, no dia 23 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal, o seu programa eleitoral para a Câmara Municipal de Alcobaça. Estiveram presente José Luís de Sousa, em representação da DORLEI do PCP, Clementina Henriques e António Raposo, cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, respetiva- mente, e Basílio Martins, mandatário da candidatura.  A CDU não contesta as opções políticas do atual executivo PSD no último mandato, mormente, a criação do Parque Verde, da Zona Industrial da Benedita e do Pavilhão Multiusos da cidade, mas propõe maior envolvimento das populações nas decisões.

Organização apresentou site e primeiros resultados das Aldeias do Conhecimento

Termas Centro promove recolha audiovisual das memórias e histórias das estâncias termais da região

O consórcio Termas Centro apresentou dia 27 de julho o site e os primeiros resultados do projeto “Aldeias do Conhecimento”, que está a proceder a uma recolha audiovisual das memórias e histórias das estâncias termais da região Centro e dos territórios onde estão implantadas. A apresentação decorreu no Hospital Termal das Caldas da Rainha.

Alunos da Lezíria do Tejo não terão qualquer encargo

CIMLT comparticipa transporte escolar para os alunos do ensino secundário da Lezíria do Tejo

A CIMLT vai comparticipar, no próximo ano letivo, os passes dos alunos do Ensino Secundário que residam na região e frequentem as escolas da Lezíria do Tejo. A maioria dos alunos do Ensino Secundário pagava 50% do seu passe e com esta medida não terão qualquer encargo de transporte escolar.
A presente medida encontra-se enquadrada no âmbito do PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária), dado que houve um acréscimo de verba este ano, e terá um custo estimado de cerca de 225 000€ para o 1º período do ano letivo 2021/2022 e de cerca de 580 000€ por ano letivo.

Frederico Figueiredo foi o grande vencedor

Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho subiu à Serra do Socorro

A Organização do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, terminada a 44.ª edição, que classifica como um êxito, a todos os níveis, realça tratar-se da primeira vez que se subiu à Serra do Socorro, a 400 m de altitude, dificuldade comparável às mais altas subidas do país, pelo que expressa o seu agradecimento a todos os colaboradores.

Com contrato de comodato e um protocolo de colaboração

Município do Bombarral e Amigo Fiel formalizam cedência das instalações do centro de Recolha Animal Intermunicipal

O Município do Bombarral e a Amigo Fiel – Associação Protetora dos Animais do Bombarral assinaram esta terça-feira, dia 27 de julho de 2021, um contrato de comodato e um protocolo de colaboração com vista a formalizar a utilização do recém-inaugurado Centro de Recolha Animal Intermunicipal por parte da referida associação. Em representação da autarquia, os documentos foram assinados pelo presidente da edilidade, Ricardo Fernandes, enquanto a Amigo Fiel foi representada por Maria Helena Garcia, presidente da direção, e por Maria da Conceição Milheiros.

Movimento Acção Ética alerta para o grave problema demográfico

Em 2020 nasceram em Portugal 84.426 bebés, o número mais baixo desde 1935

Os resultados preliminares dos Censos 2021, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam uma quebra de 2% da população portuguesa. Apesar de ter havido saldo migratório positivo, este não foi suficiente para inverter a quebra populacional. Portugal tem 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011. Além disso, Portugal tem há muito tempo um problema de fundo que germina lenta e inexoravel- mente: défice de nascimentos. Estas e outras preocupação relacionadas com a questão demográfica serão em breve, em data ainda a anunciar, propostas à reflexão pelo MAE – Movimento de Acção Ética.

Representação feminina nas listas é de 46%

PS Cartaxo aprova listas aos órgãos autárquicos com 80% de independentes

Na Comissão Política realizada quarta-feira o PS concluiu o processo de aprovação de todas as listas para as seis Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal. As listas são constituídas por 231 pessoas, em que mais de 80% são independentes, que querem, no seio do PS, trabalhar para um concelho com capacidade para atrair investimento, emprego e riqueza.

Através de protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Bombeiros da Batalha vão ter nova equipa de intervenção permanente

Os Bombeiros Voluntários da Batalha vão ter uma segunda equipa de intervenção permanente, após ter sido celebrado protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Município e Associação Humanitária dos Bombeiros da Batalha, subscrito a 29 de julho. A comparticipação das equipas fica, em partes iguais, a cargo da Câmara Municipal e da ANEPC.

Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é uma das figuras convidadas

Turismo Centro de Portugal convida figuras públicas a partilharem experiências da região

A Turismo Centro de Portugal apresentou, no dia 29 de julho, o Projeto “Experiências By…”, numa conferência de imprensa que decorreu no Restaurante Mesa de Lemos, em Viseu. Este é um novo projeto editorial, em que 6 figuras reconhecidas dos portugueses assumem o papel de curadores em várias áreas e, nessa função, dão a conhecer percursos, viagens, memórias e recordações pelo Centro de Portugal. Em comum têm a sua origem ou ligação à região Centro. Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é a curadora de “Turismo Desportivo e Ativo”.

Lourinhã

Primeira PediRota do projeto uniquePATHS testa na Atalaia uma cadeira de rodas elétrica

A primeira PediRota do projeto uniquePATHS acontece sábado, dia 31 de julho, na Atalaia, à qual estará associado um teste a uma cadeira de rodas elétrica, tornando-o um programa inclusivo. A PediGuia Conceição Rolim dará a conhecer aos participantes a PediRota “Passeio do Mar”. Os participantes irão visitar o Dandy Lounge Bar, o Miradouro da Peralta e o Areal da praia.

Pombal

Diretora Regional quer Festas do Bodo inscrita no inventário nacional do património cultural

A Diretora Regional de Cultura do Centro defendeu a inscrição das seculares Festas do Bodo no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial. Suzana Menezes presidiu, dia 23 de julho, à sessão solene de abertura da programação “Em Dias de Bodo”, que pretendeu assinalar os dias em que, tradicionalmente, se realizavam as Festas do Bodo, mas que as restrições impostas pela pandemia não permitiram.

30 de julho de 2021, 17h30, no Castelo de Leiria

Rede Cultura 2027 apresenta equipa redatora e linhas gerais da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura

Nove meses depois do Congresso “O Futuro da Nossa Cidade”, Rede Cultura apresenta a proposta de candidatura do território a Capital Europeia da Cultura. A sessão oficial que vai dar a conhecer os rostos, as vozes e os caminhos rumo a 2027, vai decorrer no Castelo de Leiria, às 17h30, do dia 30 de julho. Novamente em contexto de sérias restrições impostas pela pandemia, os 26 municípios que candidatam Leiria a Capital Europeia da Cultura vão ser representados por um elemento de cada concelho e a cerimónia pode ser acompanhada via streaming, nas redes sociais da Rede Cultura 2027.

Caldas da Rainha

Balcão «Nascer Cidadão» reabriu na maternidade do Centro Hospitalar do Oeste

O balcão «Nascer Cidadão» instalado na Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste retomou o seu funcionamento esta terça-feira, 27 de julho, após ter estado suspenso no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19. Nesta primeira fase, o atendimento funcionará às terças e sextas-feiras, das 14h às 17h. Os bebés nascidos na maternidade do Centro Hospitalar do Oeste podem agora ser registados no balcão «Nascer Cidadão» do próprio hospital, não sendo necessária a deslocação ao Registo Civil para fazer o registo de nascimento.

De 27 de julho a 23 de agosto de 2021

Proposta de Reabilitação Urbana da vila de Porto de Mós inicia fase de Discussão Pública

Na reunião ordinária de 24 de junho, a Câmara Municipal de Porto de Mós deliberou aprovar e submeter a Discussão Pública a proposta da Área de Reabilitação Urbana da vila de Porto de Mós e respetiva Operação de Reabilitação Urbana, operacionalizada através de Programa Estratégico de Reabilitação Urbana. O período de Discussão Pública terá a duração de 20 dias úteis.

Censos 2021

35 concelhos da região perderam população e só 9 ganharam habitantes na última década

Na última década, 35 concelhos da região perderam população, com destaque para concelhos do interior dos distritos de Leiria e Santarém, segundo o Censos 2021. No polo oposto, 5 dos 6 concelhos do Oeste do Distrito de Lisboa crescem. Castanheira de Pera, Chamusca, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Coruche, Mação, Abrantes, Ansião, Sardoal, Tomar, Alcanena são concelhos que perdem mais de 10% dos habitantes. Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Alenquer Sobral de Monte Agraço, Benavente, Lourinhã, Óbidos, Leiria e Marinha Grande foram os únicos concelhos a crescer de 2011 a 2021.

Serviço permite o registo de nascimento do recém-nascido

Centro Hospitalar de Leiria reabre gabinete “Nascer Cidadão”

O Centro Hospitalar de Leiria reabre, dia 30 de julho, sexta-feira, o gabinete ‘Nascer Cidadão’, um serviço assegurado por funcionários da Conservatória do Registo Civil. O gabinete voltará a funcionar no Serviço de Ginecologia
/Obstetrícia, no piso 2 da torre poente do Hospital de Santo André, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 14h e as 17h, respeitando todas as medidas de segurança.

Santarém

Projeto de valorização do Mouchão garante apoio municipal de 18 mil euros à Junta de Pernes para a sua elaboração

A Câmara Municipal de Santarém aprovou um apoio financeiro de 18.400,80€ à Junta de Freguesia de Pernes para a elaboração da 1ª fase do projeto de valorização do Mouchão de Pernes – estudo prévio. A proposta deste estudo tem por objetivo requalificar o espaço do Mouchão, de forma a potenciar as suas caraterísticas, únicas no Concelho.

Dia 30 julho, às 21h00, na Parada da Ex-Escola Prática de Cavalaria

In. Santarém “Volta à Rua” sexta-feira com Conjunto!Evite

O In. Santarém “Volta à Rua” esta semana com destaque para o concerto com Conjunto!Evite, esta sexta-feira, dia 30 julho, às 21h, na Parada da Ex-Escola Prática de Cavalaria. Antes, pelas 19h, a Igreja da Graça recebe João Corceiro & Guitarra Clássica, a solo. João Corceiro interpreta obras desde o período Barroco ao Contemporâneo, com autores como J.S.Bach, Mozart, Francisco Tárrega e Astor Piazzolla.

Evangelista Nunes da Graça faleceu em 2002

Ministra da Coesão Territorial inaugura busto de homenagem a proprietário do Manjar do Marquês

Restaurante Manjar do Marquês é um dos ex-libris do Concelho de Pombal

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, preside, esta quarta-feira, dia 28 de julho, à cerimónia de homenagem de Pombal a Evangelista Nunes da Graça, a ter lugar pelas 14h30 junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal (Rua Prof. Carlos Alberto Mota Pinto). Será inaugurado um Busto de Homenagem ao antigo empresário (proprietário do Restaurante O Manjar do Marquês) e Benemérito, falecido em 2002, aos 70 anos de idade.

Assembleias Municipais de Horta e Lamego receberam o Prémio Boas Práticas

Arruda e Ourém recebem diplomas de mérito da Associação Nacional de Assembleias Municipais

A ANAM (Associação Nacional de Assembleias Municipais) galardoou diversos trabalhos no âmbito do trabalho do trabalho desenvolvido por Assembleias Municipais em nome da democracia local. Os prémios “ANAM 2020” foram anunciados durante a realização da última iniciativa “ANAM em diálogo 2.R – No caminho das regiões”, em Ourém. Com um júri composto pelo presidente da ANAM, Albino Almeida, a presidente da Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos e o presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, Luís Castelhano, foram atribuídos os prémios “Boas Práticas” 2021.

Cistermúsica à beira de completar outra edição de sucesso artístico e de público

Festival de Música de Alcobaça encerra dia 1 de agosto com a música antiga da Accademia del Piacere

Numa viagem Da Ibéria aos novos tempos, o Cistermúsica fecha o círculo nos próximos dias e traz diversas propostas artísticas nacionais e internacionais a não perder. Da ópera-tango “María de Buenos Aires” de Piazzolla aos sons de fusão do The Nagash Ensemble of Armenia, passando ainda pela música mestiça da Espanha barroca.

investimento global de 65.449,11€

Câmara da Batalha volta a oferecer cadernos de atividades aos alunos do concelho

No âmbito da política educativa de apoio aos alunos e às famílias com filhos, e em continuidade com as medidas aprovadas nos anos anteriores, no ano letivo de 2021/22 a Câmara Municipal da Batalha volta a oferecer todos os livros de fichas escolares aos alunos que frequentam a rede pública, desde o Ensino Básico ao Secundário, ou seja, do 1.º ao 12.º ano. A distribuição do material será realizada em setembro, ficando desde já os encarregados de educação informados desta iniciativa do Município que representa um investimento global de 65.449,11€ e beneficiará perto de 1500 alunos.

Face ao mesmo período de 2020

Centro Hospitalar do Oeste regista aumento da atividade assistencial no 1.º semestre de 2021

A atividade assistencial do Centro Hospitalar do Oeste registou, até ao final de junho de 2021, um aumento no número de consultas e de cirurgias realizadas, assim como uma redução do número de doentes em lista de espera comparado com igual período do ano anterior. Neste 1º semestre de 2021, foram realizadas 3.081 cirurgias nas unidades de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, mais 470 (+18 por cento) do que em igual período em 2020.

Ligando as cidades de Torres Vedras e Setúbal

1ª etapa da Volta a Portugal arranca em Torres Vedras

A Volta a Portugal em Bicicleta está de regresso à estrada entre os dias 4 e 15 de agosto. Depois do habitual prólogo, a 4 de agosto, a primeira etapa da mítica prova terá início na cidade de Torres Vedras. A etapa está marcada para o dia 5 de agosto, quinta-feira, com partida junto ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. A primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta irá ligar as cidades de Torres Vedras e Setúbal, numa tirada de 178.8 km.

Ourém

Cerimónia de inauguração do Castelo e Paço dos Condes adiada devido a indisponibilidade do Presidente da República

Segundo informação da Casa Civil, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa não poderá participar na Cerimónia de inauguração do Castelo e Paço dos Condes de Ourém, prevista para terça-feira, 27 de julho pelas 15h. Neste sentido, a cerimónia será adiada para data a anunciar oportunamente.

Novo modelo de organização e de gestão assistencial já está em vigor

Centro Hospitalar de Leiria reformula serviço de urgência geral com criação de equipa médica fixa

O Centro Hospitalar de Leiria implementou um novo modelo de organização e de gestão da área assistencial no Serviço de Urgência Geral, que visa reduzir os principais problemas que interferem com a boa prestação de cuidados aos utentes, com a constituição de uma equipa interna fixa de dez médicos generalistas, das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, com a possibilidade de alargamento no futuro se o modelo obtiver resultados. As equipas médicas generalistas do serviço urgência geral eram asseguradas diaria- mente 24h/24h por prestadores de serviços médicos nas três unidades hospitalares (Leiria, Pombal e Alcobaça).

Azambuja

Jornalista A M Duarte apresenta livro “Detesto Ter Palavras e Não Saber o Que Fazer com Elas”

Cartaz

O autor A M Duarte, apresenta o seu livro de poesia “Detesto Ter Palavras e Não Saber o Que Fazer com Elas”, este sábado, dia 31 de julho. A iniciativa terá lugar pelas 18h30, no jardim do Páteo Valverde, em Azambuja. A entrada é livre e está sujeita à lotação dos lugares disponíveis.

A obra será apresentada pelo próprio autor, A M Duarte e a sua convidada Manuela Duarte. É o primeiro livro do autor, e trata-se de um livro de poesia, onde apresenta uma espécie de conversa íntima com a sua própria construção poética.

De forma consistente e penetrante, A M Duarte constrói a sua expressão poética como uma espécie de conversa íntima, deambulações sobre as imperfeições da vida, paradoxos do tempo e idiossincrasias do amor. A edição da obra é da Emporium Editora.

O evento cumprirá as orientações da Direção-Geral de Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara e o recomendado distanciamento social.

Nota biográfica sobre o autor

A M Duarte, natural de Azambuja, é formado em Ciências da Comunicação, com Mestrado em Jornalismo, ambos pela Universidade da Beira Interior, Covilhã. Num percurso profissional sempre ligado à comunicação, trabalhou como jornalista/editor no semanário AutoSport e como animador nas rádios MEO Music e MEO Sudoeste. Foi ainda rosto e voz dos programas Volante TV (SIC/SIC Notícias) e Nostalgia dos Famosos (Rádio Nostalgia). A leitura e a escrita são gostos que foi desenvolvendo ao longo dos anos e que levaram à criação do Instagram de poesia @contracapa_a_m_duarte. Detesto Ter Palavras e Não Saber o Que Fazer Com Elas é o seu primeiro livro.

Leiria

José Alberto Vasco participa na nova exposição do Fotografar Palavras no m|i|mo

O alcobacense José Alberto Vasco será um dos escritores participantes na exposição Fotografar Palavras / Fotógrafos e Escritores Juntos na Transformação de Palavra em Fotografia, patente no mimo / Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, de 1 de agosto a 21 de novembro deste ano. Esta será a segunda de quatro exposições anuais do Fotografar Palavras, neste museu.

Lançada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

Vanda Marisa Marques apresenta livro “City Marketing, Santarém uma Identidade”

O lançamento do livro “City Marketing, Santarém uma Identidade”, de Vanda Marisa Marques, teve lugar dia 23 de julho, nos Paços do Concelho, em Santarém. A apresentação da obra, lançada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão com apoio do Município de Santarém coube a Florinda Matos, presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual.

Exposição coletiva “Linha de Fuga” vai estar patente de 24 de julho a 3 de outubro

Estudantes do mestrado em Artes Plásticas do Politécnico de Leiria expõem na Fundação D. Luís I, em Cascais

“Linha de Fuga” é o título da exposição coletiva que vai estar patente de 24 de julho a 3 de outubro na Fundação D. Luís I, no Centro Cultural de Cascais, numa promoção dos estudantes do mestrado em Artes Plástica da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. A exposição é composta por uma diversidade de linguagens e obras, produzidas por 16 artistas.

Para fruticultores e viticultores

Município de Leiria e Ministério da Agricultura celebram protocolo para apoiar produtores afetados pelas chuvas torrenciais de junho

Município de Leiria e Ministério da Agricultura, através da Direção Geral de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), celebraram um protocolo que permite a abertura de um processo de atribuição de apoios aos produtores afetados pelas chuvas torrenciais que se sentiram no mês de junho. Os fruticultores e viticultores que registaram danos nas suas produções e prejuízos na sua produção deverão remeter as suas candidaturas à DRAPC até 31 de julho, sendo fixado um máximo de 60 euros por hectare de área afetada para pomares e de 40 euros para a vinha

Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém

Candidatos Verdes nas listas da CDU assinam “Compromisso com o Tejo”

Os candidatos d´Os Verdes nas listas da CDU, de quatro concelhos da Lezíria do Tejo (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém) assinaram, dia 20 de julho, “Um compromisso com o Tejo”. As cabeças de lista às Assembleias Municipais de Almeirim e Santarém, Sónia Colaço e Rita Correia, assinaram o Compromisso no meio do Tejo, no local de união dos dois concelhos.

Dirigida ao Centro Hospitalar de Leiria e ao INEM

Assembleia Municipal da Nazaré agradece integração de ambulância de Suporte Imediato de Vida no HABLO

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou por unanimidade uma moção do PSD para um agradecimento ao Centro Hospitalar de Leiria e ao INEM, pela integração de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência do Hospital de Alcobaça, instalada a 15 de março, e que visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita.

Torres Vedras

“Fora da Caixa” conquistou 1º lugar no Prémio de Boas Práticas de Participação da Rede de Autarquias Participativas

O projeto Fora da Caixa, de Torres Vedras, conquistou o 1º lugar na sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Participação da Rede de Autarquias Participativas. A cerimónia de apresentação dos resultados decorreu esta quarta-feira, 21 de julho, no auditório do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.

Torres Vedras

"Onda de Verão" traz arte e cultura a Santa Cruz

Santa Cruz continua a contar com a animação do programa “Onda de Verão”. Artistas, criadores e agentes culturais locais dão forma à 21ª edição do programa, que decorre até 19 de setembro nesta estância balnear do concelho de Torres Vedras, num formato seguro que respeita as medidas em vigor no âmbito da pandemia.

No dia 27 de julho

Presidente da República preside à cerimónia de reabertura do Castelo de Ourém

O Castelo de Ourém vai reabrir as suas portas ao público no dia 27 de julho, após investimento superior a 2.1 milhões de euros e financiamento de 1.671.380 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que possibilitou a reabilitação do Castelo e do Paço dos Condes e sua adaptação para espaços museológicos. A cerimónia protocolar de reabertura do Castelo de Ourém vai decorrer às 15h do dia 27 de julho, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e até 1 de agosto será disponibilizada programação cultural de excelência repleta de música, performances e atividades, com acesso gratuito.

No quadro de competências na área da saúde que o Município exerce desde abril

Câmara da Batalha contrata enfermeiros para acelerar o processo de vacinação no concelho

A Câmara Municipal da Batalha contratou 3 enfermeiros para aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19 do concelho, instalado no Centro de Exposições da Batalha – ExpoSalão, disponibilizando desta forma às entidades de saúde um banco extraordinário de 360 horas em serviço de enfermagem até ao final de setembro. Os enfermeiros agora mobilizado foram contratados em regime de prestação de serviços e no quadro de competências na área da saúde que o Município da Batalha exerce desde abril de 2021.

23 de julho pelas 18 horas na Praça Sá da Bandeira

Ricardo Gonçalves apresenta candidatura do PSD à Câmara Municipal de Santarém

O candidato a Presidente da Câmara Municipal de Santarém, pela Partido Social Democrata, Ricardo Gonçalves, apresenta a sua candidatura esta sexta-feira, pelas 18 h, na Praça Sá da Bandeira na cidade de Santarém. Atendendo ao contexto pandémico, a sessão presencial será restringida aos eleitos locais, candidatos a presidente de junta e membros da estrutura de campanha.

A história de superação da surfista Joana Andrade

Odisseia estreia documentário sobre a primeira portuguesa a surfar as ondas do Canhão da Nazaré

 A história de coragem e superação de Joana Andrade, a primeira mulher portuguesa a surfar as grandes ondas do Canhão da Nazaré, inspira a história “Big vs Small”, que o Odisseia estreia em exclusivo em Portugal, domingo, 25 de julho, às 16h. O documentário enérgico e inspiracional acompanha Joana Andrade, campeã de surf de ondas gigantes, conhecida como “Tiny Fighter”.

Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha e Leiria

Politécnico de Leiria promove Semana Temática dedicada à Cultura para alunos do ensino secundário e profissional

 “Academia Art & Cultura – Ligações Criativas” é o mais recente projeto do Politécnico de Leiria e da Fórum Estudante que, entre 26 e 31 de julho, vai levar 24 estudantes do ensino secundário e profissional a conhecer a riqueza artística e cultural dos concelhos de Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha e Leiria. A sessão de abertura da Academia tem lugar na segunda-feira, dia 26, entre as 12h00 e as 13h30, durante um almoço na cantina da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria. 

Cadaval, Caldas da Rainha, Marinha Grande e Ourém

Mais 4 concelhos da região entram para a lista de risco elevado ou muito elevado de COVID-19

O Governo aprovou quinta-feira, uma resolução que prorroga a situação de calamidade em todo o continente e altera o mapa de risco da COVID-19. Nos distritos de Leiria,Santarém e região Oeste, são agora 25 os concelhos abrangidos pelas medidas restritivas. As medidas de risco elevado aplicam-se a Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cartaxo, Constância,  Leiria, Marinha Grande, Óbidos, Ourém, Porto de Mós,Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras. As medidas de risco muito elevado aplicam-se a Alenquer, Batalha, Azambuja, Benavente, Nazaré, Lourinhã, Pedrógão, Peniche e Sobral.

Produto é da autoria de Rui Lopes, investigador do CiTechCare

Pão de Medronho desenvolvido por Spin Off do Politécnico de Leiria vence Prémio Food Fab Lab

Pão de Medronho desenvolvido por Rui Lopes, investigador do CiTechCare do Politécnico de Leiria, acaba de vencer a quarta edição do Prémio Food Fab Lab 2020. Rui Lopes é proprietário da empresa Medronho & Canela – Inovação Alimentar e Nutricional, uma Spin Off do Politécnico de Leiria que nasceu para alavancar o projeto “Pão Medronho”, e dar corpo a outros projetos de inovação alimentar e nutricional em curso com centros de investigação e empresas. Os vencedores dos prémios foram anunciados no dia 16 de julho, no INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares, no TagusValley, em Abrantes.

Encontros aconteceram nas cidades espanholas de Zamora e Astorga

Turismo Centro de Portugal reuniu-se com regiões de turismo portuguesas e espanholas para avançar com projetos comuns

O Turismo Centro de Portugal participou em duas reuniões de trabalho com entidades espanholas, ambas com o objetivo de avançar com projetos em comum a nível da promoção turística. A primeira reunião, no dia 21 de julho, em Zamora, sentou à mesa, além do Turismo Centro de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Turismo da Junta de Castela e Leão.

Na Praça da República

Festival Teatro de Rua leva animação a Porto de Mós até 13 de agosto

Cartaz

O Festival Teatro de Rua vai ter lugar nos dias 13, 24, 25, 30 e 31 de julho e 1, 7 e 13 de agosto, pelas 21h00, na Praça da República, em Porto de Mós. Serão cumpridas todas as normas da DGS, nomeadamente do que diz respeito ao distanciamento físico, número limitado de pessoas e uso obrigatório de máscara. A confirmação de presença é obrigatória para reserva de lugar, até dia 23 de julho, para o endereço de email: iniciativas@municipio-portodemos.pt ou para o telefone 912 349 016.

Raul Castro considera a medida eleitoralista

Movimento Independente ‘Batalha é de Todos’ contesta anúncio do processo de alteração do PDM

O atual executivo municipal da Batalha anunciou, a dois meses das eleições, o início do processo de alteração do PDM, uma medida há muito reclamada pelo Movimento Independente e pelos cidadãos do concelho. Para Raul Castro, “chega tarde o senhor presidente da Câmara, com esta sua medida eleitoralista a dois meses das eleições, pretendendo enganar os seus munícipes e prometendo devolver o que lhes retirou com a anterior revisão do PDM.”

Domingo, dia 25 de julho, com transmissão via Facebook

Gonçalo Lopes apresenta candidatura à Câmara de Leiria com a presença de António Costa

Gonçalo Lopes vai apesentar formalmente a sua candidatura pelo Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Leiria, no Jardim da Almuinha Grande, em Leiria, com a presença do secretário-geral do PS, António Costa. O evento decorre no próximo domingo, dia 25 de julho, às 18h, com um número limitado de participantes, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, e contará com transmissão online, através da página de Facebook de Gonçalo Lopes.

Cosmos Azul e Mar vai receber eventos culturais em São Pedro de Moel

Câmara da Marinha Grande investe cerca de 200 mil euros em obras de requalificação do antigo Centro Azul

O antigo Centro Azul abriu ao público dia 9 de julho, após investimento de cerca de 200 mil euros em obras de requalificação, a cargo da Câmara da Marinha Grande. Cidália Ferreira congratula-se com a nova infraestrutura “que devolve a São Pedro de Moel um edifício polivalente, moderno, nobre e inspirado nos elementos do mar, dada a sua localização”.

Em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública

Torres Vedras apresenta Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida

O concelho de Torres Vedras conta agora com um Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida. O documento estratégico resulta da colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e foi apresentado esta segunda-feira, 19 de julho.

Alcobaça

Orquestra XXI e Ensemble Instrumental de Cantábria abrem a reta final do Cistermúsica

O Festival de Música de Alcobaça apresenta na Cerca de Mosteiro de Alcobaça mais um grande concerto sinfónico com a estreia em Portugal do Ensemble Instrumental de Cantábria (Espanha). À entrada daquele que será o seu penúltimo fim de semana, o Cistermúsica traz-nos mais um conjunto de espetáculos obrigatórios dentro e fora do concelho de Alcobaça.

Antes dos grandes destaques, o festival informa que antecipou todos os espetáculos à noite para as 21h00 – inicialmente agendados às 21h30. A alteração decorre da entrada de Alcobaça na lista de concelhos com risco elevado de incidência de Covid-19 e das correspondentes medidas mais restritivas no setor da cultura.

Vítimas na zona da Nazaré eram as enteadas

PJ detém padrasto por abuso sexual de crianças agravado

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 20 de julho, um homem suspeito da prática de crimes de abuso sexual de crianças agravados, cometidos na zona da Nazaré. O arguido terá praticado atos sexuais de relevo com duas crianças, entre os 8 e 15 anos de idade, suas enteadas, com as quais mantinha uma relação de coabitação. O conhecimento dos factos foi recente, tendo sido desenvolvidas diligências investigatórias de imediato, que conduziram à detenção do suspeito, na sequência de emissão de mandado de detenção pela Autoridade Judiciária competente do DIAP de Caldas da Rainha.

Município de Leiria congratula-se com alargamento de videovigilância na cidade

Sistema de videovigilância na cidade de Leiria reforçado com a instalação de mais 42 câmaras

O Ministério da Administração Interna autorizou segunda-feira, dia 19 de julho, o alargamento do sistema de videovigilância na cidade de Leiria, através da instalação de mais 42 câmaras, que vão reforçar a segurança na zona do Percurso Polis e parques de lazer adjacentes, assim como as principais artérias da zona urbana da cidade de Leiria onde se verifica maior fluxo de circulação de pessoas e veículos.

Para estarem concluídos no primeiro semestre de 2022

Câmara Municipal da Batalha inicia os trabalhos para a alteração do PDM

São Mamede

A Câmara Municipal da Batalha deu início aos trabalhos de alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), que deverão estar concluídos no primeiro semestre do próximo ano de 2022, tendo ido lançado o respetivo concurso por consulta prévia a 4 empresas da especialidade, no valor global de 51.660,00 Euros.

A decisão foi tomada na reunião ordinária do executivo municipal de 12 de julho e decorre da necessidade de adequar o PDM às alterações verificadas no quadro legislativo do ordenamento do território, com a publicação da Lei de Bases Gerais da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo e do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT).

Para o autarca local, Paulo Batista Santos, “esta será uma oportunidade para realizar alguns ajustamentos nas áreas urbanizáveis, mas também salvaguardar alguns valores ambientais e patrimoniais que hoje se encontram ameaçados por pedidos de exploração de massas minerais”. “O futuro do concelho em termos de ordenamento, passa pelo justo equilíbrio entre o desejável desenvolvimento urbano e económico, com a defesa da sustentabilidade ambiental”, esclarece o edil da Batalha.

A participação pública será igualmente uma fase crucial para melhor fundamentar os ajustamentos necessários, pelo que será aberto um período de participação pública não inferior a 30 dias,  para a formulação de sugestões e apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no procedimento.

Todo o processo será divulgado e disponível para consulta no portal municipal, nas redes sociais e no endereço http://pdm.cm-batalha.pt/.

    Fonte: MB

Pombal

Diretora Regional de Cultura do Centro inaugura exposições “Em Dias de Bodo”

A Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, presidirá esta sexta-feira, à sessão solene de abertura de “Em Dias de Bodo”, inaugurando as exposições que estarão patentes ao público em espaços públicos da cidade. A iniciativa pretende assinalar os dias em que, tradicionalmente, se realizariam as seculares Festas do Bodo, mas que o atual contexto de pandemia SARS-CoV-2 não permite, exigindo um elevado e cuidadoso critério de segurança e saúde pública.

Município, Politécnico de Coimbra e “Ads Territórios” abrem curso “Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais

Politécnico de Coimbra cria o 1º Curso Técnico Superior Profissional no concelho de Ourém

O Município de Ourém, o Instituto Politécnico de Coimbra e a “Ads Territórios” assinaram, no dia 15 de julho, no Salão-nobre do Edifício-sede do Município de Ourém, um protoloco de colaboração com vista à abertura do Curso Técnico Superior Profissional “Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais”, em Fátima. O CTeSP “Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais” funcionará no Espaço Fatimae, em Fátima e terá a duração de 2 anos. Terá uma componente teórico-prática de 3 semestres e outra, de estágio profissional com a duração de 6 meses.

Programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande

Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos e iniciativas culturais este verão

A Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos e iniciativas culturais, que decorrem durante os meses de julho a setembro, com o objetivo de proporcionar animação cultural à população e aos veraneantes que visitam o concelho. A programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com a parceria da PROTUR – Associação para o Turismo, Paróquia de Vieira de Leiria (Capela da Praia), Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio.

Com a participação do escritor José Luís Peixoto

Abrantes, Constância e Sardoal formam Território Literário inspirado em Botto, Camões e Gil Vicente

Os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal apostam nos “Caminhos Literários – com Botto, Camões, Gil Vicente e outros que por cá passaram” e criam programa de artes e espetáculos em rede para potenciar o território, onde além das paisagens literárias associadas aos seus escritores, é proposto um programa turístico-cultural em que a literatura é ponte para descoberta de novas identidades.

Iniciativa Lugares Património Mundial do Centro – Rede Cultural 2.0

Orquestra Clássica do Centro e Banda Sinfónica de Alcobaça ao vivo na Cerca do Mosteiro de Alcobaça

Lugares Património Mundial do Centro – Rede Cultural 2.0 apresenta os concertos da Orquestra Clássica do Centro (24 de julho) e da Banda Sinfónica de Alcobaça (31 de julho) na Cerca do Mosteiro de Alcobaça. O espetáculo da Orquestra Clássica do Centro será de homenagem ao Maestro António Vitorino de Almeida.

Ignições ocorreram nos concelhos da Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila de Rei

PJ detém engenheiro eletrotécnico no concelho da Sertã por vários crimes de incêndio florestal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com colaboração da GNR da Sertã e do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições em Espaço Rural, do Centro, deteve um homem de 38 anos, engenheiro eletrotécnico, pela presumível prática de vários crimes de incêndio florestal, com recurso a engenhos eletrónicos incendiários. O homem é suspeito de ter ateado vários incêndios florestais, nos concelhos da Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila de Rei.

Iniciativas decorrem no Museu Joaquim Correia

101.º aniversário do escultor Joaquim Correia assinalado no dia 24 de julho na Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o 101.º aniversário do Mestre Joaquim Correia, com iniciativas que decorrem no Museu Joaquim Correia, no sábado, 24 de julho, cuja participação é gratuita. O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia.

Conhecimento do território e capacidade de diálogo são trunfos do autarca do PSD

Hermínio Rodrigues assume continuidade dos mandatos de Gonçalves Sapinho e Paulo Inácio

O vice-presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, apresentou, no dia 15 de julho, a sua candidatura ao cargo de presidente. O evento abriu com a intervenção do mandatário da campanha, Luís Castelhano, atual presidente da Assembleia Municipal, seguindo-se as do atual presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, do presidente da Distrital de Leiria do PSD, Rui Rocha, e do candidato a presidente da Assembleia Municipal, Carlos Marques. Os candidatos à vereação são Inês Silva, Paulo Mateus, João Santos, Eugénia Machado, Ana Soares, Jacinto Francisco e Cidália Branco.

Além das 29 bolsas atribuídas foram ainda financiadas cinco bolsas de labelling

Empresas da região financiam Bolsas + Indústria a 29 alunos do Politécnico de Leiria num valor superior a 20 mil euros

23 empresas da região premiaram no ano letivo 20/21 o desempenho de 29 estudantes do Politécnico de Leiria, através da atribuição das Bolsas + Indústria, num montante total de 20.700 euros, no âmbito do protocolo de cooperação entre aquela instituição de ensino superior, a NERLEI e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL).

Abrangendo cerca de 2.600 atletas federados em 21 modalidades distintas

Câmara Municipal de Torres Vedras apoia a atividade física com 361 mil euros

A Câmara de Torres Vedras irá apoiar 41 associações desportivas, num investimento total de cerca de 361.623 euros. Os contratos-programa de apoio à atividade física da época 2020/2021 foram assinados dia 14 de julho, no Parque Verde da Várzea, numa cerimónia em que também foi assinado o memorando de entendimento do Cartão Branco.

Sessão gravada é transmitida este no domingo, pelas 21h, no Facebook

PS da Azambuja apresenta candidatos autárquicos com três deputados mas sem público

O Partido Socialista de Azambuja levou a cabo a apresentação oficial dos candidatos aos órgãos autárquicos do Concelho de Azambuja no dia 17 de julho, com a intervenção de três deputados:José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, Marcos Perestrello, secretário nacional do PS e Maria da Luz Rosinha, secretária nacional do PS para as Autarquias.

11 de julho de 2021

Dia Mundial da População: Porquê falar de AVC?

     Dr.ª Ana Paiva Nunes

Neste Dia Mundial da População faz todo o sentido falarmos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), porque nada é mais sustentável do que a promoção da saúde em vez do tratamento da doença, sabendo nós que o AVC é a principal causa de mortalidade e incapacidade no nosso país. Para a promoção da saúde o mais importante é o conhecimento por parte da população do que são estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

Relativamente ao Acidente Vascular Cerebral sabemos que o mais difícil é mudar comportamentos e a promoção da saúde é exatamente favorecer os comportamentos saudáveis em vez dos prejudiciais. Para isto acontecer é importante também saber-se o porquê das medidas sugeridas para promoção da saúde individual de cada um de nós:

  • Devemos não fumar porque o tabaco, além de aumentar o risco de doenças pulmonares e de cancros vários, é um acelerador da aterosclerose, que vai dificultar que as nossas artérias transportem bem o sangue para todos os nossos órgãos, onde se inclui o cérebro;
  • Devemos ter uma alimentação saudável e sustentável, porque as nossas escolhas alimentares têm um impacto direto em todo o nosso organismo e também no nosso planeta;
  • Devemos moderar o consumo de álcool e evitar o sal, que têm repercussão direta nos valores de pressão arterial a que sujeitamos todo o nosso sistema circulatório, que vai transportar os nutrientes para todos os nossos órgãos;
  • As nossas escolhas devem ser também sustentáveis preferindo produtos frescos, locais, da época, reduzindo o consumo de carne e de alimentos pré-confecionados, que têm um impacto deletério tanto na nossa saúde como em todo o planeta;
  • Devemos fazer exercício físico moderado de forma regular e incluir esta prática nas atividades normais da vida quotidiana, como fazendo parte dos nossos hábitos de higiene;
  • Se tivermos alguma doença ou fator de risco já identificado, como a hipertensão arterial, a diabetes ou a fibrilhação auricular, devemos ser exigentes com o cumprimento da medicação recomendada pelos médicos e garantir que essa medicação está a ter o efeito pretendido, nomeadamente que a pressão arterial e a diabetes estão efetivamente controladas para os valores alvo pretendidos e que não nos esquecemos de tomar o anticoagulante no caso de termos uma fibrilhação auricular. Todas estas atitudes contribuem para diminuir o risco de se sofrer um AVC, mas o conhecimento não pode acabar aqui.

Todos nós temos que saber quais são os sinais de alerta para um AVC – boca ao lado, dificuldade em falar, falta de força num braço – e é fundamental saber-se que, ao contrário daquilo que acontecia há duas década atrás, hoje o AVC é tratável, mas é uma EMERGÊNCIA.

A probabilidade de uma pessoa ficar sem sequelas após um AVC depende da rapidez do tratamento, portanto, perante uma pessoa que desenvolve um AVC, a atitude correta é SEMPRE LIGAR O 112, como se faz para todas as Emergências Médicas. Desta forma, o doente é encaminhado para o Hospital mais próximo com capacidade para fazer o tratamento do AVC. Ir pelos próprios meios para o Hospital é uma atitude errada, porque o Hospital pode não estar preparado para receber um doente com AVC e perde-se tempo crucial.

Numa altura de tanta indefinição como a que vivemos atualmente, existem, contudo, coisas que estão muito bem definidas e estão nas mãos de cada um de nós. Escolher um estilo de vida saudável e sustentável é a medida mais eficaz que individualmente podemos tomar.

     Dr.ª Ana Paiva Nunes
Medicina Interna, Coordenadora da Unidade Cerebrovascular do Centro Hospitalar de Lisboa Central
Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa do AVC

Homem cultivava plantas de canábis numa propriedade de familiares

GNR apreende 171 pés de canábis no concelho de Alcanena

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal de Torres Novas da GNR, dia 14 de julho, deteve em flagrante um homem de 33 anos, no concelho de Alcanena, por tráfico de estupefacientes. No âmbito de uma investigação, os militares apuraram que o suspeito cultivava plantas de canábis, numa propriedade de familiares, para posteriormente poder efetuar o tráfico do estupefaciente. 

Jorge Coelho, Carlos Bernardes, João Ataíde das Neves e Almeida Henriques

Turismo do Centro homenageou personalidades da região recentemente desaparecidas

O Turismo Centro de Portugal homenageou, dia 15 de julho, várias personalidades que se destacaram em benefício da atividade turística, cerimónia emotiva em que se recordaram pessoas desaparecidas recen- temente, que muito fizeram pelo turismo na região, como Jorge Coelho (político, empresário e gestor), Carlos Bernardes (presidente da Câmara de Torres Vedras), Ataíde das Neves (deputado, secretário de Estado e presidente da Câmara da Figueira da Foz) e Almeida Henriques (secretário de Estado e presidente da Câmara de Viseu). Foram ainda entregues os prémios anuais do Turismo do Centro.

No Parque Verde

Universidade de Coimbra reforça presença em Alcobaça com a abertura do Centro de Interpretação e Educação Ambiental

Materializando a adenda ao protocolo (já com duas décadas de vigência) entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a Universidade de Coimbra, assinada no dia 19 de maio, foi inaugurado na manhã de sexta-feira, dia 16 de julho, o novo Centro de Interpretação e Educação Ambiental, instalado na estufa 1 do Parque Verde de Alcobaça.

Desenvolvido pela rede UrbSecurity

Grupo de trabalho lança proposta para melhorar segurança e rede viária no centro histórico de Leiria e Quinta do Alçada

O investimento em ciclovias, espaços verdes, reforço de vigilância, melhoria da rede viária e da rede de transportes públicos no Centro Histórico de Leiria e na área entre o Bairro das Almuinhas, Quinta do Alçada e a Estação são algumas das propostas resultantes de um trabalho colaborativo, que envolve representantes das forças vivas e da população, desenvolvido pela rede UrbSecurity criada no âmbito do programa europeu URBACT.

Informação da Coordenação Distrital de Leiria da Coligação Democrática Unitária

Pedro Alves e José Lourenço Gonçalves lideram listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Alvaiázere

José Lourenço Gonçalves é o Cabeça de Lista da CDU, indicado pelo PCP, à Assembleia Municipal de Alvaiázere. Nascido em Alvaiázere, em 1973, aí viveu e estudou até 1992 quando ingressou na Escola Superior de Conservação e Restauro em Lisboa.

É licenciado em Arqueologia da Paisagem pelo Instituto Politécnico de Tomar, detentor de Diploma de Formação Avançada em Recuperação e Conservação do Património Construído, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Pós-Graduado em Direito do Património Cultural, pela Faculdade de Direito de Universidade de Lisboa.

Há uma semana era 14

Municípios da região em risco muito elevado ou elevado de COVID-19 aumentam para 21

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, dia 15 de julho, uma resolução que altera as medidas aplicáveis a vários concelhos.
Nos distritos de Leiria e Santarém e Região Oeste, as medidas de risco elevado aplicam-se a Alcobaça, Alenquer Azambuja, Batalha, Bombarral, Leiria, Cartaxo, Constância, Óbidos, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras.  As medidas de risco muito elevado aplicam-se a Arruda dos Vinhos, Benavente, Lourinhã, Nazaré, Peniche e Sobral de Monte Agraço.

Sexta-feira e sábado às 21h15

Mafalda Veiga e Capicua ao vivo este fim de semana em São Martinho do Porto

Este fim de semana regressam os Concertos de Verão 2021 ao concelho de Alcobaça com os espetáculos de Mafalda Veiga esta sexta-feira (16 de julho, 21h15) e de Capicua este sábado (17 de julho, 21h15) ambos a realizar no Campo de Futebol de São Martinho do Porto (junto ao ginásio Dino’s).

No dia 14 de julho

Batalha recebe a reunião final de ano judicial

Esta quarta-feira, decorreu na Batalha a tradicional Reunião de Final de Ano entre o Conselho Superior da Magistratura, Juízes Presidentes de Comarca, Inspetores Judiciais e respetivos Secretários de Inspeção. Presidiu à sessão o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (quarta figura na hierarquia do Estado) e Presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM), Juiz Conselheiro Dr. Henrique Araújo.

Esta segunda empreitada orça em cerca de 1,1 milhões de euros

Já arrancou a 2ª Fase do plano de asfaltagens no Concelho do Cadaval

Intervenção na Zona Industrial do Cadaval

Enquanto prossegue no terreno a 1ª Fase do plano de pavimentações/repavimentações do Concelho, iniciou-se no dia 15 de julho, a 2ª Fase deste projeto concelhio, com a intervenção que aqui se ilustra, respeitante à Zona Industrial do Cadaval.

Recorde-se que este processo teve início em 2018, com auscultação das juntas de freguesia concelhias, às quais coube indicar as ruas, da sua área de jurisdição, a serem intervencionadas.

 

Em 2019, decorreram as formalidades normais neste domínio, nomeadamente medições topográficas, estimativa orçamental, inscrição no orçamento e posterior envio (obrigatório) para apreciação pelo Tribunal de Contas.

 

Em início de 2021, era então adjudicada a empreitada, com o visto favorável do Tribunal de Contas.

 

Esta segunda fase tem execução prevista até final do corrente ano de 2021, tendo sido adjudicada por cerca de 1,1 milhões de euros.

 

Conheça as obras contempladas nesta 2ª Fase e recorde também as respeitantes à 1ª Fase, em www.cm-cadaval.pt (espaço Destaques).

 

Fonte: SCRP | CMC

Município da Nazaré enviou carta ao primeiro-ministro

Nazaré apela à alteração de medidas do Governo para o comércio a retalho não alimentar

O Município da Nazaré apelou esta quarta-feira, por carta, ao primeiro-ministro à reapreciação da decisão de fecho do comércio a retalho de natureza não alimentar às 15h30 ao fim de semana e feriados. “A restrição de horários atualmente vigente para essas atividades não se compadece com a necessidade de recuperação económica de quem vive desse negócio. Acresce que todas as medidas de segurança e prevenção de contágio são adotadas, designadamente, as indicadas pela DGS, o que faz com que exista um controlo efetivo sobre os utentes destes estabele- cimentos, que lhes permitiria ter um horário igual ao do retalho alimentar”, frisa Walter Chicharro.

Obra de remodelação garante isolamento de utentes em pressão positiva e negativa

Centro Hospitalar de Leiria reestrutura três quartos de isolamento no Serviço de Medicina Intensiva

Quarto de isolamento

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reestruturou recentemente três quartos de isolamento no Serviço de Medicina Intensiva (SMI), localizado no Hospital de Santo André, em Leiria, que funcionam nos regimes de proteção (pressão positiva) e de contenção (pressão negativa), conforme as necessidades. A obra de remodelação garante as condições de tratamento dos doentes imunocomprometidos ou portadores de doenças infeciosas, permitindo a sua segurança e a dos profissionais do Serviço.

Os três quartos de isolamento do SMI estão devidamente equipados para funcionar nos regimes de proteção (pressão positiva) e de contenção (pressão negativa). No regime de proteção, o utente que se encontra internado no quarto está imunocomprometido, ou seja, tem uma baixa resistência quando exposto a um antígeno, havendo a necessidade de o proteger para não ser contaminado por partículas potencialmente perigosas transmitidas por outras pessoas, como outros doentes, visitantes ou profissionais de saúde. Assim, o fluxo de ar é realizado do quarto para o exterior, e o ar proveniente do exterior para dentro do quarto passa por um filtro que retém as pequenas partículas, que podem conter antigénios ainda mais pequenos.

Já o regime de contenção protege todos os profissionais e utentes que se encontrem fora dos quartos das partículas infeciosas transportadas por via aérea, que estão dentro do quarto de isolamento, tais como sarampo, tuberculose, SARS, MERS, Covid-19, entre outros. Esta proteção é possível pois o fluxo do ar ocorre das zonas não contaminadas para a zona contaminada: em todas as pequenas aberturas, o fluxo de ar ocorre sempre de fora para dentro, e posteriormente todo o ar contaminado é extraído e encaminhado para o exterior, depois de passar por um filtro que tem a tarefa de reter as pequenas partículas, que trazem agarradas a elas os vírus também de tamanho reduzido.

A obra de reestruturação incluiu alterações no sistema de ventilação e na substituição das portas de acesso dos quartos, de forma a assegurar os diferenciais de pressão estabelecidos. A empreitada teve um investimento de cerca de 223 mil euros, dos quais 206.518 euros foram atribuídos pelo Programa Financiamento Centralizado da Administração Central do Sistema de Saúde, para reforço da resposta de Medicina Intensiva no âmbito da pandemia Covid-19 – infraestruturas.

«Esta obra de reestruturação permite disponibilizar mais e melhores condições para os nossos utentes, de acordo com as necessidades que temos vindo a registar, nomeadamente com esta pandemia por Covid-19», refere Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «O Serviço de Medicina Intensiva fica assim mais capacitado para tratar doentes com diferentes especificidades e condição clínica.»

    Fonte: Midlandcom

Gerida pelos Municípios do Cadaval e de Alenquer e pelo ICNF

Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinala 22º Aniversário com atividades nos dias 24 e 25 de julho

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (gerida pelos Municípios do Cadaval e de Alenquer e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) assinala o seu 22º Aniversário com a promoção de um rol de atividades nos dias 24 e 25, algumas carecendo de inscrição prévia (gratuita), até dia 22 de julho.

Através da Plataforma de Ensino Superior Politécnico

Politécnicos de Leiria, Santarém, Setúbal e Tomar aumentam oferta formativa a norte de Lisboa

O Governo lançou quarta-feira, a Plataforma de Ensino Superior Politécnico na zona norte de Lisboa, que vai abranger os concelhos da Amadora, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Odivelas, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
A Plataforma tem como objetivo reforçar a oferta de ensino superior politécnico nestes territórios já a partir do próximo ano letivo. Essa oferta é assegurada pelos Politécnicos de Leiria, Santarém, Setúbal e Tomar, com apoio de fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais Centro, Lisboa e Alentejo e do Plano de Recuperação e Resiliência.

Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente preside à cerimónia

Emissário Carnide - Ilha - Louriçal entra em funcionamento com investimento de 7 milhões

Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente irá presidir domingo, 18 de julho, à cerimónia que assinala o início de entrada em funcionamento do Emissário Carnide – Ilha – Louriçal, a ter lugar junto da Estação Elevatória de S. João das Tábuas, na Freguesia do Louriçal. Trata-se de investimentos, de valor global muito próximo dos 7 milhões de euros, que trará uma melhoria considerável da qualidade do serviço na área do saneamento básico, bem como na melhoria da eficiências no tratamento das águas residuais e na qualidade da água devolvida ao meio ambiente.

No triénio de 2021 a 2023

Câmara da Batalha assina protocolo com Politécnico de Leiria para a promoção de uma Semana Temática dedicada à Cultura

O Município da Batalha e o Politécnico de Leiria concretizaram um projeto de cooperação para promoção de uma Semana Temática dedicada à Cultura, nos anos 2021, 2022 e 2023, dedicada a estudantes do ensino secundário.
A semana temática deve realizar-se no mês de julho, com o envolvimento de 50 estudantes e 4 monitores, que farão o seu acompanhamento.

De 16 a 21 de julho

Uma ópera, uma orquestra e um reencontro são os principais destaques do Cistermúsica esta semana

O Cistermúsica não esgota a sua infindável oferta e promete mais uma série de espetáculos imperdíveis. “La Serva Padrona” de Pergolesi é a primeira de duas óperas que serão apresentadas no festival num fim de semana que traz ainda a Orquestra Metropolitana de Lisboa e Marta Menezes e Trio de Cordas.

Figura incontornável da cultura portuguesa contemporânea

Carlos Fiolhais deu a última lição na Universidade de Coimbra

Carlos Fiolhais é uma figura incontornável da cultura portuguesa contemporânea, detentor de uma inteligente curiosidade insaciável e apaixonada pelo conhecimento. A propósito da sua última lição na Universidade de Coimbra, no dia 12 de Julho de 2021, a Associação Portuguesa de Imprensa fez-lhe uma entrevista que percorre brevemente a sua vida e os seus principais interesses.

Presidente da Mesa do Congresso do PSD

Paulo Mota Pinto anunciado como candidato pelo PSD à Assembleia Municipal de Pombal

O anúncio de Paulo Mota Pinto como candidato pelo PSD à Assembleia Municipal de Pombal aconteceu este sábado, no decorrer da apresentação da candidatura de Pedro Pimpão à presidência da Câmara Municipal de Pombal. A aposta no jurista e professor associado com agregação na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, presidente da Mesa do Congresso do PSD e filho do pombalense e ex-primeiro-ministro Carlos Mota Pinto, deve-se à importância que o PSD/Pombal atribui a este órgão fiscalizador e que se reveste da maior importância para dinamização e elevação da participação política local.

Reabertura de pecuária na zona do Crasto estava eminente

Câmara da Batalha avança com aquisição de pecuária para a transformar em parque verde junto ao rio Lena

A Câmara da Batalha vai encetar o processo de aquisição de pecuária junto ao rio Lena, concretizando o encerramento de uma exploração pecuária no concelho que atualmente comporta um risco elevado de poluição e avançar com a construção de um novo parque verde junto da atual Ecovia do Vale do Lena.

Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna deslocou-se à Lourinhã

Governo cede o Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo ao Município da Lourinhã

O Ministério da Administração Interna, através do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e o Município da Lourinhã, através do presidente da Câmara, assinaram, no dia 28 de junho, um Acordo de Cedência do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo e Antigo Posto da Guarda Fiscal – Paimogo-Lourinhã.

O acordo, que vigorará por 50 (cinquenta) anos, enquadra-se no processo em curso de descentralização da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais e tem por objetivo a apresentação de uma candidatura, por parte da Câmara Municipal da Lourinhã, que permita a conservação do Forte e a reconversão de todo o espaço envolvente.

Candidatura independente apresentou candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal, em cerimónia pública na Golpilheira.

Movimento “Batalha é de Todos” destaca alteração do PDM e apoio às famílias e empresas como prioridades

O Movimento Independente “Batalha é de Todos” apresentou as suas listas de candidatos à Câmara e Assembleia Municipal da Batalha. A apresentação aconteceu na Golpilheira, num recinto que se encheu de apoiantes e onde foram apresentadas as linhas orientadoras para o mandato, se o Movimento merecer a confiança dos batalhenses. Todas as medidas sanitárias em vigor foram escrupulosamente cumpridas.

À 1ª e 2ª divisões, respetivamente

Equipas seniores feminina e masculina do Cister Sport de Alcobaça podem subir de divisão este fim de semana

No próximo fim de semana, 16, 17 e 18 de julho, as equipas seniores do Cister Sport de Alcobaça podem fazer história no andebol. A equipa sénior feminina, apesar da derrota sofrida no passado sábado, carimbou a passagem para a fase final da 2ª divisão nacional, onde se irão determinar as equipas que ascendem à 1ª divisão do próximo ano, e apurar o campeão nacional da 2ª divisão.

Câmara Municipal vai disponibilizar 350.000 € para a implementação dos projetos

Orçamento Participativo de Torres Vedras aprova 17 projetos vencedores

O 5ª Orçamento Participativo de Torres Vedras vai financiar 17 projetos no concelho de Torres Vedras. A votação dos 65 projetos finalistas decorreu entre os dias 21 e 30 de junho, tendo sido recolhidos 7.812 votos. A Câmara Municipal de Torres Vedras vai disponibilizar 350.000 € para implementação dos projetos vencedores. Os votos distribuíram-se entre projetos de duas tipologias. Cada uma das 13 freguesias do concelho contará com a implementação de um projeto vencedor, enquanto serão financiados quatro projetos supra freguesia (direcionados a três ou mais freguesias).

Atual vice-presidente da Câmara Municipal

Hermínio Rodrigues apresenta candidatura à Câmara Municipal de Alcobaça

O atual vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, apresenta a sua candidatura ao cargo de presidente nas próximas eleições autárquicas na quarta-feira, dia 14 de Julho, às 19h, no Hotel Real Abadia, Congress & Spa. Por razões sanitárias, a participação presencial será limitada aos candidatos e à comunicação social.

Até ao dia 10 de julho

Centro de Vacinação do Cartaxo já administrou 25 mil vacinas contra a COVID-19

Até ao dia 10 de julho, as equipas da área da saúde, proteção civil municipal, bombeiros municipais e trabalhadores de outras áreas de serviços da Câmara Municipal que asseguram o Centro de Vacinação do Cartaxo, administraram 24685 vacinas à população – 14075 foram primeiras doses e 10610 foram segundas doses.

Primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação

Politécnico de Leiria tem certificação máxima Healthy Campus da Federação Internacional de Desporto Universitário

O Politécnico de Leiria é a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação “Healthy Campus”, da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica.

Espetáculo é produzido pela companhia Amarelo Silvestre

Artemrede e Município de Alcobaça abrem inscrições para o MIGRAR - Percurso performativo com as pessoas dos lugares

Estão abertas as inscrições para o percurso performativo MIGRAR, um espetáculo produzido pela companhia Amarelo Silvestre e apresentado pela Artemrede em parceria com o Município de Alcobaça. Entrada gratuita com inscrições através do email: cine.teatro@cm-alcobaca.pt

Estudos foram publicados na secção "Matters Arising" da revista científica Nature

Investigador do Politécnico de Leiria investiga efeito da pesca na sustentabilidade de tubarões

O investigador André Afonso, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, integra a equipa de especialistas que acaba de publicar na secção “Matters Arising” da revista Nature, das mais importantes revistas científicas do mundo, dois artigos sobre o impacto da pesca na sustentabilidade de diversas espécies de tubarões. As publicações surgem após um outro artigo publicado em 2019, tendo a equipa de especialistas sido desafiada por dois grupos de autores a testar e validar alguns pressupostos do trabalho original. A nova investigação foi conduzida com sucesso no último ano.

Documento é fruto do trabalho voluntário de cerca de 50 pessoas do concelho

Candidatura do PSD à Câmara da Batalha apresenta oito prioridades do programa eleitoral

A candidatura do PSD às Eleições Autárquicas na Batalha divulgou oito desafios do seu programa eleitoral: reforço do apoio às famílias e natalidade; acesso à habitação; saúde e bem-estar; desafios do desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental; coesão social e territorial; a educação e o desenvolvimento humano; e ainda o desafio da inovação e do conhecimento.

Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo promove Programação em Rede

Mural de arte urbana de João Domingos em Santarém evidencia monumentos icónicos da cidade

Mosaico de Santarém é o nome atribuído à mais recente obra de Arte Urbana do artista plástico João Domingos, inaugurada em Santarém, no dia 9 de julho. A obra procura evidenciar alguns monumentos icónicos da cidade, realçando detalhes particulares que mais sensibilizaram o artista.

Leiria aposta numa Estratégia Cultural Municipal com ambição europeia

Assembleia Municipal de Leiria aprova o Plano Estratégico da Cultura por unanimidade

Após aprovação pelo Executivo Municipal, a Assembleia Municipal de Leiria sufragou por unanimidade esta sexta-feira, o Plano Estratégico Municipal da Cultura. O momento celebra o trabalho realizado pela Rede Cultura 2027 nos mais de dois anos de atividade de tecelagem cultural de um território longo de 180km entre os seus extremos, amplo de mais de 5.800km2 atravessando 3 Comunidades Intermunicipais (Leiria, Oeste e Médio Tejo), com mais de 800 mil cidadãos, e reconhecido pela UNESCO nos seus três Lugares Património Mundial, nas três Cidades Criativas, nas três Cidades de Aprendizagem e nas duas Cátedras.

Considerando que as filas e os tempos de espera são assinaláveis

Município da Nazaré manifesta preocupação com o processo de vacinação à Covid-19

O Município da Nazaré informou, sexta-feira, que as preocupações logísticas referentes ao processo de vacinação à Covid-19, mereceram a sua atenção, de que resultou o envio de propostas à ACES Oeste Norte, de cedência de um dos pavilhões municipais para o processo de vacinação decorrer de forma mais organizada, com maior segurança, e acima de tudo, com maior conforto para todos os utentes do SNS. Contudo, essa proposta não foi atendida.

Este fim de semana

Cistermúsica apresenta espetáculos para vários públicos dentro e fora do concelho de Alcobaça

O Cistermúsica apresenta propostas este fim de semana para vários gostos e idades, não apenas no concelho de Alcobaça mas também fora deste. Dia 10 de julho, no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça, teremos a História do Soldado, de Stravinsky, pelo Ensemble Darcos e com narração do ator Paulo Pires, espetáculo que viajará no dia seguinte, até ao Mosteiro de S. Bento de Cástris.

Arguido ficou sujeito a pulseira eletrónica

GNR de Ferreira do Zêzere detém homem por violência doméstica durante 35 anos

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do NIAVE, deteve, dia 7 de julho, um homem de 57 anos por violência doméstica, no concelho de Ferreira do Zêzere.
Os militares da Guarda apuraram que o suspeito infligia violência física e psicológica de forma reiterada, durante cerca de 35 anos, à sua esposa de 54 anos.

Secretário-geral adjunto do PS apoia recandidatura do autarca

José Luís Carneiro participa na apresentação de candidatura de António Domingues a Ansião

António Domingues

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, participa neste sábado, 10 de julho, na apresentação da recandidatura de António Domingues à Câmara Municipal de Ansião, eleito pela primeira vez para o cargo em 2017. A sessão de apresentação realiza-se no Centro Cultural de Ansião, às 18h00.

Lourinhã, Nazaré, Azambuja, Bombarral, Cartaxo, Salvaterra de Magos e Óbidos entram na lista vermelha

Municípios da região de risco elevado ou muito elevado de COVID-19 sobem para 14

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, uma resolução que prorroga a situação de calamidade até ao dia 25 de julho e altera as medidas aplicáveis a alguns concelhos. Assim, aos municípios de Alenquer, Azambuja, Bombarral, Cartaxo, Constância, Óbidos, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras, entre outros 17 concelhos, aplicam-se as medidas de risco elevado. Aos municípios de Arruda dos Vinhos, Lourinhã, Nazaré e Sobral de Monte Agraço, entre outros 27 concelhos, aplicam-se as medidas de risco muito elevado.

Devido ao crescimento epidémico da Covid-19 na região de Alcobaça

Centro Hospitalar de Leiria suspende entrada de acompanhante/cuidador/visitas no Hospital de Alcobaça

Devido ao crescimento da Covid-19 que se tem verificado na região de Alcobaça, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria deliberou dia 7 de julho a suspensão temporária da entrada de acompanhante/ cuidador/ visitas no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, com o objetivo de conter o risco de propagação a utentes e profissionais.

Juntando-se à requalificação de outros equipamentos desportivos

Parque Canino do Jardim do Lena é o primeiro da Batalha e acompanha mudanças do estilo de vida das pessoas

O Município da Batalha conta com mais um equipamento dirigido para animais, depois do projeto de Abrigo para Gatos, surge agora um moderno Parque Canino, numa intervenção que engloba ainda a requalificação do parque desportivo e uma nova zona de “street workout”.

Cinco homens e duas mulheres foram detidos

GNR desmantela rede de tráfico de estupefacientes em Abrantes e Ponte de Sor

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Abrantes, deteve, no dia 6 de julho, cinco homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 33 e 45 anos por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Abrantes e Ponte de Sor. No âmbito de uma investigação que decorria há dois anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, foi possível apurar que a rede de tráfico atuava na Região Centro, essencialmente nos concelhos de Abrantes e Ponte de Sor.

Com venda/distribuição direta ao consumidor

PSP das Caldas da Rainha prende mãe e filha pela prática do crime de tráfico de estupefacientes

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Caldas da Rainha, desenvolveu naquela cidade, entre as 7h e as 14h30 do dia 8 de julho de 2021, uma operação policial de combate ao tráfico de estupefacientes, que visou dar cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito e quatro mandados de busca, uma das quais domiciliária, uma não domiciliária e duas em viaturas automóveis.

Empresa de Leiria garante nada ter a ver com José António dos Santos

Churrasqueiras Rei dos Frangos desmente qualquer ligação ao Benfica

A empresa Churrasqueiras Rei dos Frangos, Lda, com sede em Leiria e com 19 churrasqueiras take-away em Portugal, veio a público esta quarta-feira, dia 7 de julho, defender o seu bom nome e vincar que nada tem a ver com o circo metáforico “do rei dos frangos”, nem com nenhuma das pessoas envolvidas nesse grupo de peças que se vêm noticiando desde 2019. Para quem quiser perceber um pouco melhor a diferença entre a realidade e notícias feitas descuidada- mente, a empresa de Leiria explica, ponto a ponto, as diferenças e até garantem serem do Sporting…

Lideradas por Duarte Pacheco e Marco Claudino

Marques Mendes e Adolfo Mesquita Nunes participam na apresentação das listas da Coligação Afirmar Torres Vedras

Esta quinta-feira, serão apresentadas as listas da Coligação Afirmar Torres Vedras à Câmara Municipal, liderada por Duarte Pacheco, e à Assembleia Municipal, liderada por Marco Claudino. A sessão contará com a presença de Luís Marques Mendes, ex-presidente do PSD, e de Adolfo Mesquita Nunes, do CDS.

De entre 140 iguarias

7 Maravilhas de Portugal selecionou 15 finalistas da região no concurso “Nova Gastronomia”

Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido a sugestão de 1147 candidaturas dedicadas à Nova Gastronomia, o Painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e 2 regiões autónomas, teve a função de efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para 7 restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias. Os candidatos da região pertencem aos concelhos de Abrantes, Alenquer, Almeirim, Batalha, Óbidos, Nazaré, Porto de Mós, Torres Novas e Santarém.

Região de Leiria apresenta uma taxa de incidência próxima a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias

Autarca da Batalha reclama maior flexibilidade e recursos humanos no apoio ao processo de vacinação da Covid-19

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou, dia 6 de julho, que a situação do concelho e da região de Leiria em termos de covid-19 “exige um esforço coletivo de todos” e defendeu que se justificava uma maior flexibilidade no reforço dos profissionais de saúde no apoio à vacinação.

Através da Biblioteca Municipal de Alcobaça

Município de Alcobaça promove inquérito com vista à elaboração do Plano Local de Leitura

O Município de Alcobaça, através da Biblioteca Municipal de Alcobaça, irá brevemente promover um inquérito à população residente cujos resultados serão vertidos na criação de um Plano Local de Leitura. O inquérito “Hábitos de Leitura e Literacias da População Residente no Concelho de Alcobaça” terá duas versões, dirigidas a munícipes entre os 8 e os 14 anos e munícipes com mais de 14 anos e tem como objetivo traçar um diagnóstico real e fidedigno dos ritmos de consumo, meios e principais dificuldades de acesso à literatura.

Entre a Igreja Paroquial de Fátima e o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga

Câmara Municipal de Ourém inaugurou a Ecovia Fátima-Ortiga

A Ecovia Fátima-Ortiga foi inaugurada esta terça-feira, dia 6 de julho. O projeto lançado pelo atual Executivo Municipal de Ourém faz a ligação entre a Igreja Paroquial de Fátima e o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, através de um corredor pedonável e ciclável ambiental- mente sustentável. Esta empreitada visa melhorar significativamente as condições de mobilidade e segurança de peões e ciclistas, bem como de automobilistas e motociclistas, e representa um investimento de sensivelmente 714 mil euros, com a comparticipação da American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation) em 150 mil euros.

Concursos públicos de recrutamento reforçam especialidades médicas

Ministério da Saúde atribui 36 vagas ao Centro Hospitalar de Leiria para a contratação de médicos especialistas

O Ministério da Saúde anunciou a abertura de concursos para contratação de médicos no Serviço Nacional de Saúde, e atribuiu 36 vagas para novos especialistas no Centro Hospitalar de Leiria: cardiologia, dermatovenereologia, doenças infeciosas, endocrinologia e nutrição, gastrenterologia, hematologia clínica, medicina do trabalho, medicina física e reabilitação, nefrologia, neurologia, oncologia médica, patologia clínica, pneumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia (um profissional de cada especialidade), anestesiologia (3), cirurgia geral (2), ginecologia/obstetrícia (2), medicina interna (5), oftalmologia (2), ortopedia (2) e pediatria (2).

Pelos alunos do 4º ano das escolas do concelho

Município de Alcobaça entrega kits de educação ambiental promovidos pela OesteCIM

O Município de Alcobaça está a distribuir pelos alunos do 4º ano das escolas do concelho um kit de educação ambiental destinado à promoção das boas práticas ambientais na comunidade escolar. O Kit “Planeta da Transformação” é uma das iniciativas da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

Crime teve motivações passionais

PJ e GNR detêm homem na Golegã acusado do crime de homicídio qualificado

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e com colaboração da GNR da Golegã, deteve esta quarta-feira, um homem, de 28 anos de idade, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado, ocorrido no dia 6 de julho, numa freguesia do município da Golegã. O homicídio ocorreu num contexto de desavenças, motivadas por questões passionais, tendo o autor, após discussão entre ambos, estrangulado a vítima, um indivíduo de 43 anos de idade.

Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda

Parlamento recomenda a requalificação integral da Linha do Oeste, de Meleças até ao Louriçal

O Parlamento aprovou, dia 2 de julho, um Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a requalificação integral da Linha do Oeste, de Meleças até ao Louriçal, e um conjunto de medidas concretas para que esta linha possa responder às necessidades da população e ser competitiva com as alternativas rodoviárias para redução de emissões e resposta às alterações climáticas. Todos os grupos parlamentares votaram favoravelmente, com a exceção do CDS e da IL, que se abstiveram.

Professor dedicou toda a sua vida a luta pelo desenvolvimento e pela melhoria das condições de vida do povo de Peniche

Faleceu o vereador da Câmara de Peniche Rogério Cação

A CDU comunicou esta terça-feira o falecimento do Professor Rogério Cação, vereador da Câmara Municipal de Peniche, Comendador e destacado membro da Coligação Democrática Unitária em Peniche, tendo dedicado a vida ao desenvolvimento e melhoria das condições de vida do povo de Peniche.

Devido à pandemia da COVID-19 se encontrar numa fase de crescimento

Batalha prorroga medidas de apoio às empresas e prolonga a isenção de taxas familiares e pagamentos de serviços sociais

A Câmara da Batalha decidiu prolongar até 30 de setembro de 2021, a isenção do pagamento de mensalidades relativos aos serviços de Atividades Ocupacionais e Centro de Atividades de Tempos Livres dos estabelecimentos de Ensino Públicos, sob gestão direta do Município da Batalha e prorrogou a isenção de taxas e rendas a todos os espaços concessionados pelo Município.

Homem de 28 anos de idade é operário de construção civil

PJ detém homem em Leiria pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada contra a companheira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve esta segunda-feira, dia 5 de julho, um homem de 28 anos de idade, operário de construção civil, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, praticado com objeto cortante, ocorrido na zona de Leiria.

Na sequência de uma discussão com a sua companheira, o suspeito veio a desferir sobre a mesma um golpe na cabeça, com objeto cortante.

A vítima teve necessidade de receber assistência hospitalar.

Após o conhecimento dos factos, foram desenvolvidas diligências investigatórias de imediato, que conduziram à identificação do suspeito, tendo-se procedido à sua detenção em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Leiria.

O detido irá ser presente às autoridades judiciárias competentes, para a aplicação das medidas de coação tidas por necessárias.

 

  Fonte: GI|PJ

IPPS dos distritos de Santarém e Leiria entre as contempladas com cerca de 2305 artigos de vestuário e calçado

ASAE doa artigos de vestuário e calçado às Misericórdias de Pernes e Pedrogão Grande

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no âmbito da sua política de responsabilidade social, vai doar cerca de 2305 artigos de vestuário e calçado, num valor aproximado de 72 225 euros, às Misericórdias de Pernes e de Pedrogão Grande, entre outras IPSS da Região Centro.

Núcleo entra em funcionamento no próximo ano letivo com seis cursos TeSP

Politécnico de Leiria abre Núcleo de Formação para cursos superiores profissionais em Pombal

O Politécnico de Leiria acaba de assinar um protocolo com a Câmara Municipal de Pombal para a abertura de um Núcleo de Formação naquele concelho do distrito de Leiria, que vai entrar em funcionamento já no próximo ano letivo 2021/2022. Neste primeiro ano o Núcleo de Formação de Pombal vai ter a oferta de seis Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), sendo esperada a colocação de aproximadamente 120 estudantes. A assinatura do protocolo decorreu no dia 2 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal.

Obras de reabilitação já começaram

Antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho vão ser a Quinta Ciência Viva da Pera Rocha

Já se encontram a decorrer as obras de reabilitação das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Bombarral, com vista à instalação da futura Quinta Ciência Viva da Pera Rocha, projeto inovador que cruza universos e intervenientes, criando sinergias entre o mundo rural, a comunidade científica e o tecido económico-empresarial.

EB do Ramalhal, em Torres Vedras ficou em segundo lugar

EB1 do Juncal vence desafio Escola Missão Continente

A Escola Básica do Juncal, em Porto de Mós, foi a grande vencedora do 2.º desafio do Programa Escola Missão Continente, com o prémio de 1.250€ em material lúdico-pedagógico e desportivo. Já a EB do Ramalhal, em Torres Vedras, e a EB1/PE do Estreito da Calheta, no Funchal, foram as escolas que ficaram em 2.º e 3.º lugar, respetivamente.

Instituição não teve qualquer surto de COVID-19

CERCINA presta reconhecimento aos profissionais do apoio direto pela dedicação durante a pandemia

Assembleia-geral da CERCINA de 18 de junho

A CERCINA, reunida em assembleia geral no dia 18 de junho, deu nota pública de reconhecimento aos profissionais da organização que estiveram na linha da frente do combate ao COVID-19. «Mais do que merecido, é justo, deve ter uma expressão pública e, fundamentalmente, deve ficar registado para memória futura», defendeu o presidente Joaquim Pequicho.

«O espírito de missão, a abnegação e o compromisso que sentimos nos profissionais das respostas sociais de Lar Residencial, Residência Autónoma e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão devem merecer de toda a organização um forte aplauso».

O presidente da CERCINA recordou que 2020 foi um ano «marcado pela incerteza e pela insegurança quanto à nossa proteção individual, dos nossos familiares dos nossos colegas de profissão e, particularmente, das pessoas que apoiamos, para as quais mobilizámos o melhor de cada um de nós para as proteger».

Joaquim Pequicho salientou também a «cooperação interna entre serviços, o suporte, o apoio verificado e a disponibilidade para dar cumprimento à missão» da CERCINA num ano que «exigiu a reprogramação do plano e o respetivo ajustamento das prioridades definidas». Entre os desafios enfrentados e as conquistas coletivas alcançadas, o presidente do Conselho de Administração destacou o facto da organização não ter registado, até à data, um surto de Covid-19. «Fomos “agraciados”, é um facto, mas também fomos suficientemente competentes na forma como lidámos com esta crise sanitária», concluiu Joaquim Pequicho.

Nas duas sessões da reunião magna da CERCINA, foram apresentados e aprovados por unanimidade os relatórios de atividades e gestão do ano 2020 e o Plano de Atividades e Orçamento para 2021.

O orçamento, no valor aproximado de um milhão de euros, contempla as obras de requalificação do edifício sede / Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, estimadas em cerca de 400 mil euros.

    Fonte: CERCINA

António Lucas sublinhou que todos os batalhenses se devem orgulhar do passado recente

Movimento Independente “Batalha é de Todos” apresentou candidatos às juntas de freguesia

Raul Castro

O Movimento Independente “Batalha é de Todos” apresentou, no dia 27 de junho, os seus candidatos às Juntas de Freguesia do município da Batalha. A apresentação aconteceu na Pia do Urso, emblemático espaço do concelho, e contou com a presença dos candidatos e respetivas equipas autárquicas.

António Lucas, mandatário da candidatura “Batalha é de Todos”, foi um dos intervenientes da apresentação e começou por agradecer a presença massiva de mulheres nas listas às freguesias: “Não precisámos de quotas legais para termos mais mulheres do que homens nas listas às freguesias. A vida das mulheres é mais complicada que a dos homens e, portanto, a vossa disponibilidade tem um sinal ainda mais significativo do que a disponibilidade dos homens”, disse.

António Lucas

Lembrando que uma candidatura adversária considera este Movimento um “regresso ao passado”, António Lucas sublinhou que se trata de um passado do qual todos os batalhenses se devem orgulhar. “Eu quero um regresso ao passado naquilo que é o atendimento permanente, constante e de porta aberta da câmara para os cidadãos. Quero um regresso ao passado no que toca a despachar os licenciamentos de moradias num mês ou no máximo dois; não quero o regresso ao passado recente, em que o licenciamento de uma moradia demora mais de um ano. Quero um regresso ao passado em que os presidentes das juntas de freguesia são tratados com a dignidade e lealdade que merecem. Não queremos um regresso ao passado recente, em que quem não é por mim é contra mim. No dia seguinte às eleições, somos todos munícipes da Batalha, independentemente de termos apoiado este Movimento ou outras candidaturas”, destacou o mandatário.

Joaquim Ruivo, candidato à Assembleia Municipal, deixou também algumas palavras de esperança. “Estou orgulhoso por integrar uma nobre e justa causa. O que nos move a correr para a vitória não é o receio de perder lugares políticos, porque nunca nenhum de nós dependeu deles, nem nos move o poder só pelo poder. O que nos move é um governo autárquico que seja para todos, que tenha uma estratégia de desenvolvimento e não apenas de ideias presas a foguetes que estoiram no ar. O que nos move é sabermos que podemos fazer melhor pelo concelho e por todos os munícipes. A nossa grande arma é apresentar-nos tal como somos. E é nesta âncora forte da transparência, da integridade, da proximidade, do trabalho feito no passado e da consciência do trabalho a fazer no futuro que temos de nos galvanizar, sem receios”, salientou.

Raul Castro, o candidato pelo Movimento à Câmara Municipal da Batalha, destacou algumas medidas negativas da atual gestão camarária. A revisão do PDM é um dos exemplos que apontou. “O projeto deste Movimento Independente é um projeto da sociedade civil, sustentado na quantidade de batalhenses que se tem manifestado contra uma governação autocrática prepotente e arrogante. Os batalhenses têm sido prejudicados com esta governação. O atual presidente da Câmara fez um grande alarido porque conseguiu finalmente fazer a revisão do PDM, mas esqueceu-se de olhar para as suas consequências. Muitos proprietários que tinham terrenos para construção, hoje nada lá podem fazer. Muitos pais gostariam de ter ao lado da sua casa um espaço para o filho construir, o que se tornou impossível. Esta situação cria uma rotura social, uma vez que quando era possível construir ao lado da casa dos pais havia uma entreajuda familiar. À distância é mais difícil”, exemplificou.

Intervenções dos candidatos a presidentes de Junta de Freguesia

“O desenvolvimento de qualquer território só se faz com as pessoas, mas quando estamos a falar de pessoas temos de falar de postos de trabalho e postos de trabalho significa empresas. Não conseguimos entender como é que há empresas que foram obrigadas a sair do concelho e como é que há empresas que aqui se queriam instalar e não lhes é permitido concretizar essa aposta”, continuou Raul Castro.

“É contra esta situação, a arrogância desta gestão autocrática, que nos propomos combater. A nossa proposta eleitoral está a ser desenvolvida com o contributo de todos aqueles que integram a nossa equipa e muitos outros que infelizmente não podem dar a cara, com medo de represálias. Os elementos das nossas listas têm todos experiência de vida, o que permite em parceria com os batalhenses desenvolver um trabalho eficaz e eficiente, com disponibilidade para todos. A proximidade tem que ser uma evidência, a Batalha não pode ser só de alguns”, concluiu o candidato.

Onde estão mais de 70% dos batalhenses?

Em reação à divulgação recente de uma “sondagem”, paga pelo PSD, o Movimento Independente salienta o facto de o trabalho de campo remeter para abril, antes da apresentação da candidatura “Batalha é de Todos”. Além disso, só 18% dos inquiridos afirmaram que pretendiam votar no PSD e mais de 70% não encontraram resposta entre as opções que lhes foram dadas pela “sondagem”. É caso para perguntar… onde estão esses mais de 70% de batalhenses?

Candidatos às juntas são personalidades conhecidas de todos

Para a freguesia da Batalha, o Movimento candidata Fernando Oliveira, enfermeiro próximo de toda a população batalhense. Na ocasião, Fernando Oliveira sublinhou que o convite que lhe foi feito pelo Movimento “Batalha é de Todos” foi irrecusável. “Como todos bem sabem, sempre dediquei a minha vida ao próximo, quer como enfermeiro, quer nas funções que desempenhei ao longo de décadas nos Bombeiros Voluntários da Batalha. Sou candidato à Junta da Batalha porque acredito que podemos fazer mais e melhor. Uma Junta de Freguesia deve ter a ambição de, em estreita articulação com a Câmara Municipal, contribuir para o bem-estar das populações. Acredito que com o envolvimento de todos nós e de todos aqueles que não podem dar a cara, voltaremos a contar com um concelho verdadeiramente plural, democrático, que olha para todos de igual forma”, disse.

Na freguesia da Golpilheira, o candidato é José Carlos Ferraz, igualmente uma pessoa muito conhecida dos fregueses. Na apresentação, o candidato lamentou o esquecimento a que a freguesia tem sido votada. “Imaginem que num local muito distante de Portugal, existia uma Câmara Municipal que não reconhecia a uma Junta de Freguesia, eleita democraticamente, qualquer legitimidade aos seus elementos. Essa Câmara Municipal existe. É infelizmente a Câmara Municipal do nosso concelho, que não respeita a vontade do povo e discrimina quem foi legitimamente eleito. Estamos neste desafio porque nos preocupamos de forma legítima com a população da Golpilheira, que não merece ser discriminada nem prejudicada”, frisou.

O candidato à freguesia do Reguengo do Fetal é Fernando Lucas, pessoa experiente na gestão autárquica. “Já liderei a Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal. Conheço bem a realidade da freguesia, os seus diversos lugares, e os anseios da população. Aceitei ser candidato porque acredito que podemos voltar a impulsionar a freguesia. Apresentaremos aos reguengueiros diversos projetos que iremos concretizar com o intuito de apoiar as instituições da freguesia e o trabalho que fazem, nomeadamente através das diversas associações e, em especial, algumas respostas inovadoras à população mais envelhecida, sem esquecer a prevenção dos incêndios e a qualidade de vida das nossas populações”, destacou.

Na freguesia de São Mamede, o candidato é Filipe Eusébio, especialista em informática. “Os valores do Movimento Independente ‘Batalha é de Todos’ são aqueles em que acredito. A proximidade, a competência e a confiança são os verdadeiros pilares para quem deseja trabalhar em prol da comunidade. A Freguesia de São Mamede é aquela que mais sente a ausência do trabalho em equipa, que deveria ter existido e nunca existiu entre Câmara e Junta de Freguesia. A Freguesia de São Mamede foi esquecida pela Câmara e tem diversas carências, fruto de uma população envelhecida e com lugares muito dispersos que necessitam ser urgentemente resolvidos. Temos de ter ambição para realizar mais e concretizar para esta freguesia projetos inovadores, que estejam adaptados às novas necessidades das populações”, disse o candidato.

    Fonte: MI-BT

No caso de não ser o mais votado nas eleições autárquicas na Batalha

PSD convida o deputado socialista Raul Castro a esclarecer se vai exercer o cargo de vereador

O Partido Social Democrata considera essencial para o esclarecimento dos cidadãos e transparência do processo eleitoral que o candidato e atual deputado socialista Raul Castro, com mandato na Assembleia da República até 2023, esclareça se, no caso de ser eleito para a vereação, vai ou não exercer o respetivo mandato autárquico. O repto foi lançado durante a apresentação do atual presidente da assembleia municipal da Batalha e ex-diretor do Mosteiro da Batalha, Júlio Órfão, como mandatário das candidaturas autárquicas do PSD no concelho da Batalha.

Marinha Grande

Rui Moreira: “Os partidos veem as coisas lá de cima, como uma águia, nós somos mais os pardais”

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e recandidato de “O Nosso Movimento” ao cargo, afirmou na Marinha Grande, no dia 19 de junho, que o Movimento de Cidadãos Eleitores, presidido pelo atual vereador independente Aurélio Ferreira e candidato a presidente da Câmara da Marinha Grande, se pretende afirmar como a terceira força autárquica a nível nacional.

Atual vice-presidente sucede a Luís de Sousa

Silvino Lúcio lidera lista do PS à Câmara Municipal de Azambuja

No dia 28 de junho, a Comissão Política Concelhia de Azambuja do Partido Socialista aprovou a sua lista candidata à Câmara Municipal de Azambuja nas próximas eleições autárquicas. O cabeça de lista é Silvino Lúcio, 62 anos, de Aveiras de Baixo, empresário, vereador desde 2009 e atualmente vice-presidente do Município de Azambuja.

Arguido fica sujeito a pulseira eletrónica

GNR detém homem de 48 anos por violência doméstica no concelho de Almeirim

Militares da Guarda apuraram que o suspeito agredia física e psicologicamente a vítima, com quem esteve casado 20 anos

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) deteve, no dia 2 de julho, um homem de 48 anos por violência doméstica, no concelho de Almeirim.

No âmbito de uma investigação pelo crime de violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito, agredia física e psicologicamente a vítima, sua companheira de 37 anos, com quem esteve casado 20 anos. No seguimento das diligências policiais apurou-se ainda que após o fim da relação, há cerca de um ano, o agressor saiu da residência que tinham em comum, e recusando-se a aceitar o fim da relação passou a controlar o seu dia a dia, com perseguições e ameaças de morte constantes, causando medo e inquietação na vítima.

Após cumprimento do mandado de detenção, o suspeito foi presente a primeiro interrogatório, no dia 2 de julho, no Tribunal Judicial de Santarém, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contacto com a vítima e de aproximação à sua residência e local de trabalho, controlado por pulseira eletrónica e sujeição a tratamento de dependência do álcool.

    Fonte: CTS|GNR

Candidatura do movimento liderado por Rui Alexandre

Joaquim Marto é candidato à Junta de Freguesia de Alfeizerão pelo Movimento "Cidadãos por Alcobaça - Nós Cidadãos"

Joaquim Marto

Joaquim Correia Marto é o candidato à Junta de Freguesia de Alfeizerão pelo Movimento Independente “Cidadãos Por Alcobaça – Nós Cidadãos”. “Sou Conhecido por Quim Marto um filho da terra com 67 anos. Aqui nasci, aqui cresci, aqui me fiz homem. Tal como noutros tempos e desportivamente falando, como todos sabem, deixei muitas vezes a pele em campo na defesa do emblema do nosso clube e da nossa terra. Da terra que amo. Este é o meu lema, querer sempre mais e o melhor para Alfeizerão e suas gentes, daí o meu envolvimento também na direção da Casa do Povo e da Santa Casa da Misericórdia”, refere o candidato.

“Decidi candidatar-me a presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, não com o objetivo de procurar protagonismo, mas sim com o propósito de passar a ser Alfeizerão a ter todo o destaque. Quero dar-lhe um novo rumo que só com o envolvimento de todos será possível. Deixar a promessa do meu empenhamento, por acreditar que Alfeizerão merece mais e melhor”, adianta Joaquim Marto.”

O candidato do “Nós Cidadãos” sublinha que “este é o momento para o qual me sinto preparado e com a confiança necessária para enfrentar mais este grande desafio de ser presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão. Este é o momento para o qual me sinto preparado e com a confiança necessária, para abraçar este projeto juntamente com a minha equipa: dedicar-me á Junta de Freguesia de Alfeizerão 24 horas por dia que é o que uma das maiores freguesias do concelho merece e precisa.”

Assim, “irei dedicar-me de corpo e alma a Alfeizerão, terra que me viu nascer, terra que me viu crescer, terra que eu amo e que merece todo o meu respeito e todo o meu carinho. Tal como aqui nasci, aqui quero envelhecer. Quero ter e quero dar a todos os naturais e residentes na Freguesia de Alfeizerão a qualidade de vida merecida e desejada. Sim, porque para mim a política é o ir ao encontro da satisfação das necessidades da nossa comunidade”, conclui Joaquim Marto.

Alenquer, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Rio Maior, Santarém e Constância

Sete concelhos da região classificados como de risco elevado ou muito elevado de COVID-19

O Conselho de Ministros aprovou, no dia 1 de julho, uma resolução que altera as medidas aplicáveis a alguns concelhos no âmbito da situação de calamidade, introduzindo alterações no que respeita aos municípios abrangidos por cada uma das fases de desconfinamento. Assim, aplica aos municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Rio Maior, Santarém, Torres Vedras, entre outros 21 concelhos, as medidas de risco elevado e aos municípios de Constância e Sobral de Monte Agraço, entre outros 17 concelhos, as medidas de risco muito elevado.

Batalha

Movimento Independente “Batalha é de Todos” adia a apresentação pública dos seus candidatos

O Movimento Independente “Batalha é de Todos” adiou a apresentação pública dos seus candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal do concelho da Batalha, que estava agendada para domingo, devido ao elevado número de batalhenses interessados em participar no evento.

Investimento total de aproximadamente 886 mil euros

Obras de remoção de fibrocimento nas escolas de Santarém arrancam no início deste verão

O auto de consignação para as empreitadas de remoção e substituição do fibrocimento na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, E.B. 2,3 D. Manuel I – Pernes, E.B. 2,3 Mem Ramires e E.B. 2,3 Alexandre Herculano foi assinado no dia 1 de julho, com a empresa Empribuild, Lda. Os prazos de execução variam entre os 120 e 180 dias, consoante as escolas. A Câmara de Santarém assinou ainda o auto de consignação com a empresa CPW Engenharia, Lda., no dia 23 de junho, para realizar a empreitada de remoção e substituição do fibrocimento na E.B. 2,3 D. João II, com um prazo de execução de 120 dias. Com um investimento total de aproximadamente 886 mil euros, o Município de Santarém continua a realizar diversas intervenções de melhoria no parque escolar do concelho, nas quais se inclui a remoção do fibrocimento, garantido, desta forma, uma maior segurança para a comunidade educativa.

Município emite Nota de Pesar pelo falecimento de atleta da Academia do CCMI

Atleta de 12 anos morre num treino em Leiria

O Município de Leiria lamentou profunda- mente o falecimento, no dia 3 de julho, de um atleta de 12 anos, residente em Leiria, vítima de uma paragem cardior- respiratória durante um treino de futebol da Academia Desportiva do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, ocorrida este sábado no campo de futebol da Boa Vista.

Arena 1000 de Balonmano Playa

Nazaré é anfitriã de uma etapa do Circuito Arena Handball Tour 2021

A Praia da Nazaré acolhe no fim de semana uma das etapas do maior evento de andebol de Espanha, o Arena 1000 de Balonmano Playa. O primeiro dia fechou com entrega dos prémios dos primeiros lugares nos escalões cadete e infantis.

Peniche

Serra d’El-Rei vai integrar a filatelia nacional através do Museu D. Pedro I

A Emissão Filatélica alusiva ao Museu inspirado na História de amor de “Pedro e Inês”, foi apresentado no dia 1 de julho, em Serra D’El-Rei. Numa iniciativa conjunta, entre a Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei e os CTT, vai ser lançado o Inteiro Postal e o Carimbo alusivo ao Museu de Serra D’El-Rei, D. Pedro I. Esta apresentação decorreu no âmbito do Aniversário da Vila de Serra D’El-Rei, no Fórum da Serra. Com esta edição da filatelia nacional pretende-se valorizar o magnífico património, história e identidade local desta Vila do concelho de Peniche.

Centro (CCDRC) conta agora com 119 empresas

Leiria, Torres Vedras e Caldas da Rainha no top 5 de empresas gazela na Região Centro

O número de empresas Gazela continua a aumentar na região Centro. Estudo da CCDR refere 119 empresas, que empregam mais de quatro mil pessoas e geram um volume de negócios de 438 milhões de euros.

Para vigorar no período de programação após 2027

PSD recomenda ao Governo criação de nova NUT II abrangendo Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um projeto de resolução em que recomenda ao Governo que desenvolva os estudos e procedimentos necessários à formalização de proposta de criação de nova NUT II abrangendo as NUT III da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste, para apresentação à Comissão Europeia no início de 2022. O PSD salienta que há um consenso alargado na região, transversal a entidades, partidos políticos e outros movimentos sociais, sobre a necessidade de criação desta NUTII, ainda mais considerando o recente processo de reforço de legitimidade democrática das CCDR.

Requalificação da Extensão de Saúde de Mira de Aire e do Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde de Porto de Mós

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde António Sales inaugura obras no concelho de Porto de Mós

As inaugurações das obras de requalificação da Extensão de Saúde de Mira de Aire e do Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde de Porto de Mós vão ter lugar na quinta-feira, dia 8 de julho, sendo presididas pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Na sequência do comunicado do Bloco de Esquerda contestando a atuação de Fernanda Guardado Marques

Coordenação Autárquica do PSD/Pombal critica PS por pedir demissão da presidente da Assembleia Municipal

A Comissão de Coordenação Autárquica do PSD/Pombal, no seguimento do pedido de demissão, que considera extemporâneo, da presidente da Assembleia Municipal em funções, Fernanda Guardado Marques, por parte do PS de Pombal, lamenta o que considera “desnorte do PS/Pombal que fica bem evidente nas várias tentativas oportunistas de aproveitamento político que só servem para desviar a atenção dos pombalenses das próximas eleições autárquicas, uma vez que o Partido Socialista não tem ideias nem sequer candidatos às várias freguesias.”

Estando a segunda fase do projeto também já concluída

Centro de recolha intermunicipal do Cadaval e Bombarral cedido a associações de animais

A cerimónia de cedência do Centro de Recolha Animal Intermunicipal – CRAI às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral realizou-se terça-feira, dia 29 de junho, passando a dispor, cada associação, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

Procedimento oftalmológico por LASER Excimer

Centro Hospitalar de Leiria realiza a primeira cirurgia refrativa que corrige erros refrativos em miopia e astigmatismo

O Centro Hospitalar de Leiria realizou, com sucesso, a primeira cirurgia refrativa por LASER Excimer na especialidade de Oftalmologia, na cirurgia de ambulatório do Hospital de Santo André, em Leiria, a três doentes com miopia e astigmatismo. O objetivo deste procedimento é a correção cirúrgica de erros refrativos, nomeadamente o tratamento de miopia (inferior a 6-8 dioptrias) e do astigmatismo (inferior a 4 dioptrias) na idade adulta.

Escolha da Distrital de Leiria mereceu a unanimidade

Isabel Ventura é a candidata oficial do Chega à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça

Luís Paulo Fernandes e Isabel Ventura

Isabel Ventura é a candidata oficial do Chega à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça. Formada em Engenheira Química pela Universidade de Coimbra, de 57 anos, empresária e alcobacense de gema desde 1963, nascida na rua do Castelo. Luís Paulo Fernandes, presidente da Distrital do Chega e candidato à Câmara Municipal de Leiria garante que a escolha da Distrital de Leiria mereceu a unanimidade dos presentes e esclarece que Isabel Ventura, apesar do apelido comum, não é familiar do André Ventura. A candidata é apresentada na página de Facebook do presidente da Distrital de Leiria como “uma Mulher às direitas que com orgulho será a candidata do partido Chega com André Ventura.”

Correspondente a 129 agregados do concelho

Adesão do Município de Leiria ao Programa 1.º Direito vai garantir habitação digna a 311 pessoas

O Município de Leiria assinou um acordo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, que define a programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar ao abrigo do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação para 129 agregados do concelho, correspondentes a 311 pessoas que vivem em condições habitacionais indignas .