Edição: 271
Diretor: Mário Lopes
Data: 2023/6/1
Depois de ter tornado publico, dia 28 de julho, em Comissão Política Distrital, a intenção de se recandidatar à presidência da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, Walter Chicharro, reiterou sábado, nas redes sociais, essa intenção, atendendo aos
projetos que pretende ver colocados em prática pelo governo central.
Avaliar as propriedades anti-inflamatórias e neuro- protetoras de macroalgas da costa de Peniche e da costa do Ceará para o tratamento da doença de Parkinson era o grande objetivo do projeto de uma equipa de investigadores do MARE do Politécnico de Leiria, da Universidade Federal do Ceará, do BioISI – Faculdade de Ciências de Lisboa e da Universidade de Santiago de Compostela.
O Centro Hospitalar do Oeste registou, no primeiro semestre de 2022, um importante aumento da sua atividade assistencial comparando com os primeiros seis meses de 2021, bem como com o mesmo período de 2019. Os dados apurados demonstram que foram realizadas mais consultas e cirurgias. O número de sessões de Hospital de Dia também sofreu um acréscimo.
A área ardida total resultante dos incêndios que tiveram início no dia 12 de julho no concelho de Leiria. foi de 3.345 hectares. 2605 são relativos ao incêndio que teve origem em Leão / Caranguejeira e 740 relativos ao incêndio que teve origem em Milagres.
O Centro Hospitalar de Leiria dispõe de um novo equipamento para procedimentos ortopédicos no Bloco Operatório do Hospital de Alcobaça. Miniarco em C com detetor digital dedicado a procedimentos ortopédicos de extremidades que representou um investimento de 98.400 euros permite a intervenção da Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia.
A Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria), Politécnico de Leiria e Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL) estão entre os co-promotores do consórcio “Embalagem do Futuro”, liderado pelo grupo Vangest, com sede na Marinha Grande, e que representa 104 milhões de euros de investimento e envolve 84 entidades, na sua maioria da região de Leiria.
A Polícia Judiciária, via Departamento de Investigação Criminal de Leiria, recolheu elementos indiciários, para esclarecer a tentativa de homicídio, ocorrida no dia 23 de julho, no concelho de Ourém. Agressão, com arma branca, consistiu num golpe no pescoço da vítima, um homem de 47 anos, que foi transportada ao Hospital de Leiria.
Quando passam 23 anos desde a criação da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (instituída pelo Decreto Regulamentar n.º 11/99 de 22 de Julho), sem que qualquer trabalho de conservação tenha sido realizado e sem que haja ainda uma gestão regulamentar, perguntamo-nos de que foi afinal Protegida esta Serra?
Segundo o inventário florestal apresentado no projeto do Plano de Ordenamento e Gestão da PP, datado de 2011 – que nunca foi publicado em Diário da República e nunca entrou em vigor – a área de povoamentos de eucalipto era, nessa altura, de 893,4ha, a que correspondia 17,5 por cento da Paisagem Protegida (se contabilizadas as áreas de povoamento misto e de acácias, é um pouco mais). Desde então, as plantações de novos povoamentos de eucalipto não têm parado, sobretudo em terrenos agrícolas “encravados” entre os imensos baldios geridos pelo ICNF ou por compartes, sendo assim criada em Montejunto uma mata contínua, com cada vez menos aceiros e espaço de corta-fogo – o que dificulta as possibilidades de controlo de incêndios, priva os bombeiros de zonas de refúgio, em caso de necessidade e expõem-nos e aos equipamentos a maiores riscos.
Os eucaliptos são uma espécie exótica altamente ignífuga que apresenta a particularidade de emitir projeções à distância, fatores que certamente contribuíram para que o Regime Jurídico Aplicável às Ações de Arborização e Rearborização proíba, desde a sua revisão de 2017, ações de arborização com árvores desta espécie em espaços da Rede Nacional de Áreas Protegidas e da Rede Natura 2000. Montejunto beneficia de ambos os estatutos, mas, isso não tem sido suficiente para a proteger de ações de florestação com eucaliptos, mesmo em datas posteriores a esta revisão. Acresce que a área de eucaliptos autorizada para o município do Cadaval (5362ha – Portaria n.º 18/2022) está esgotada há muito, pelo que a conclusão evidente é que, mesmo povoamentos realizados antes de 2017 estão ilegais e a sua plantação só tem sido possível porque, nem a Câmara Municipal do Cadaval, nem a Direção da Paisagem Protegida, nem o ICNF fazem nada para as impedir.
Montejunto também não está Protegida da agressão dos desportos motorizados, como foi recentemente demonstrado com a realização de uma etapa do rali de Lisboa em pleno coração da Serra, território da Rede Natura e zona florestal. O ruído, a velocidade e a agitação causados por este tipo de desportos, constituem fatores de perturbação e de risco para a vida selvagem, incompatíveis com os objetivos de conservação subjacentes a uma Área Protegida e à Rede Natura e, por isso, são condicionadas à autorização prévia do ICNF. Será que esta instituição autorizou a realização de um rali em plena Rede Natura? Não haverá na região de Lisboa mais estradas com curvas?
A Comissão Diretiva da Paisagem Protegida também tem de autorizar a realização deste tipo de desportos, mas, a avaliar pelo contentamento gerado nas Câmaras Municipais, é de presumir que o fez de bom grado.
No dia 19 de junho, em que se realizou esta etapa, registaram-se elevadas temperaturas em vários distritos do território continental. As temperaturas elevadas aumentam os riscos de incêndios florestais, o que levou a que o acesso, circulação e permanência na serra de Montejunto tenha sido vedado recentemente, devido a risco elevado, muito elevado e máximo de incêndio – situação que se mantém. Realizar um rali dentro de uma zona florestal integrada numa Área Protegida no mês de junho, com as temperaturas que se faziam sentir e o nível de secura que a vegetação apresentava, é uma atitude de bom senso?
Criada há 23 anos, a Paisagem Protegida de Montejunto nunca teve uma gestão regular. Não é só pela falta do Plano de Ordenamento e Gestão, que o ICNF nunca teve vontade de criar; o Conselho Consultivo, um dos dois órgãos inerentes ao funcionamento da Paisagem Protegida, não reúne há 20 anos – a própria Rede Natura da Serra de Montejunto, constituída no ano 2000, também tem estado todos estes anos sem Plano de Gestão, o que levou o grupo parlamentar do Partido Socialista e o grupo parlamentar de Os Verdes a apresentarem Projetos de Resolução, já no final da legislatura, a recomendar ao governo a elaboração destes Planos.
Entretanto, em 2019, foi publicada legislação (DL 116/2019) que cria um novo modelo de gestão das áreas protegidas, designado cogestão, que pretende implementar a participação das Câmaras Municipais na gestão destas áreas. Na verdade, sendo Montejunto uma Área Protegida de Âmbito Regional, a sua gestão já é repartida entre as Câmara Municipais do Cadaval, de Alenquer, e o ICNF, pelo que, neste aspeto, o novo modelo não constitui grande novidade. No entanto, a Paisagem Protegida não tem ainda Plano de Ordenamento e Gestão, o que pode ser desbloqueado por este novo modelo, que atribui às Direções das Áreas Protegidas a capacidade de promover a elaboração destes Planos.
Todavia se a Paisagem Protegida nunca teve uma gestão regular, já que o Decreto que a institui não é cumprido, também não está em regime de cogestão, porque as formalidades necessárias à adesão a este modelo não foram cumpridas, nem os respetivos órgãos de gestão constituídos.
23 anos depois da sua criação, a Paisagem Protegida de Montejunto é um condomínio do ICNF e das Câmaras Municipais do Cadaval e de Alenquer, que a gerem como bem entendem, sem consideração pela legislação inerente ao funcionamento das áreas protegidas e sem atividades de conservação.
No território do município de Alenquer existem duas áreas protegidas, Montejunto e o Canhão Cársico de Ota. e, o seu funcionamento não podia ser mais contrastante. No Canhão Cársico, os objetivos estão bem definidos, desenvolve-se trabalho de conservação e o funcionamento institucional é regular. Quanto a Montejunto, é o que se descreve.
Alenquer, 22 de julho de 2022
A Direção da Alambi
Município da Lourinhã aprovou, no dia 13 de julho, o protocolo de colaboração com a Associação Patrimonium- Centro de Es- tudos e Defesa do Património da Região de Peniche, para intervenções arqueo- lógicas no Povoado Histórico do Paço, comparticipando em 2.500 euros parte dos custos com os trabalhos deste ano.
O Partido Socialista prepara-se para assinalar a rentrée política, em setembro, com uma semana inteiramente dedicada à discussão e à ação política, a realizar no distrito de Leiria. De 7 a 11 de setembro, o Partido Socialista, Juventude Socialista e o Grupo dos Eurodeputados Socialistas Portugueses organi- zam a Academia Socialista, na Batalha, uma iniciativa de formação e reflexão política para jovens, que culmina com a intervenção do Secretário-Geral do PS, António Costa, na tarde de domingo num comício em Leiria com momento musical aberto à participação de todos.
Entrou em funcionamento esta sexta-feira, a plataforma do Plano de Saúde de Porto de Mós. Anúncio da entrada em funciona- mento deste plano foi feito pelo próprio presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, através da rede social do município. Para usufruir dos benefícios, os munícipes de Porto de Mós devem registar-se.
PSD de Pombal realiza sábado as eleições para os órgãos concelhios, findo o mandato de Pedro Pimpão, que, tendo sido eleito Presidente da Câmara, desde logo anunciou que não seria recandidato à liderança do partido. Com o intuito de promover uma renovação geracional e incutir uma nova dinâmica à concelhia, Humberto Lopes é candidato à liderança do PSD Pombal.
A ação Recicla Mania da Sociedade Ponto Verde chega a Óbidos, já na segunda-feira (1 de agosto), na praia do Bom Sucesso: crianças e jovens vão participar no jogo de tabuleiro gigante dedicado à Reciclagem, entre as 9h e as 12h. “É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”, “Parti um espelho em casa, onde coloco os vidros?” são algumas das perguntas.
A 1.ª Fase de construção da Rota dos Moinhos de Água, no concelho de Ourém, entrou na fase final. A cerimónia de inauguração da 1.ª Fase da Rota dos Moinhos de Água/ Parque de Lazer de Olival está agendada para 5 de agosto às 18h30. Rota dos Moinhos de Água ligará o Parque de Lazer do Olival à Fonte da Conceição, com um percurso pedestre em plena natureza, em resultado da valorização do património paisagístico nesta intervenção. O percurso desenhado na 1.ª Fase apresenta a extensão de 400 m, envolvendo uma área de 10500m2, interligando azenhas, levadas, linhas de água e outras maravilhas naturais.
Foi aprovada a candidatura da Câmara Municipal de Rio Maior ao financiamento para a Residência de Apoio à Comunidade Estudante no Concelho, no âmbito do Programa de Recuperação e Resi- liência.
Nova residência, que terá capacidade para receber 62 estudantes, ficará localizada em dois edifícios de habitação no Centro Histórico de Rio Maior e abrirá ao público no final de 2023.
No dia 25 de julho, em Tomar, foi lançado um guia que servirá de apoio ao Peregrino e de elemento promotor dos Caminhos de Santiago e de Tomar. Para além de uma breve contextualização sobre o Caminho de Santiago, traz informação útil de cariz patrimonial e cultural, como igrejas, capelas, museus e hotéis, entre outros.
Uma delegação da CDU, com eleitos locais e o dirigente do PCP Bernardino Soares, entre- gou, no Ministério da Saúde, uma petição com mais de 4000 assinaturas reivindicando a colocação de mais médicos e enfermeiros e a construção do novo Hospital do Oeste. A CDU exige ao Governo a resolução dos graves problemas que afetam a população dos Concelhos de Mafra, Cadaval, Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço.
Os municípios de Alcanena, Alcobaça, Santarém, Porto de Mós, Rio Maior, Torres Novas e Ourém, entidades regionais de Turismo do Alentejo e do Centro e a ADSAICA (Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros) estão a desenvolver o projeto “Aire e Candeeiros, território turístico unificado” que tem como principal objetivo “promover um destino turístico (PNSAC) de uma forma concertada”, revelou ao Tinta Fresca Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em articulação com o Comando Distrital da PSP de Santarém – Divisão de Tomar, identificou dois homens pela presumível autoria dos crimes de sequestro agravado e roubo qualificado, factos ocorridos em finais de junho de 2022, na cidade do Entroncamento.
Nas duas últimas semanas, o Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça volta a oferecer aos melómanos um fim de semana de sabores musicais que se distingue pela variedade de géneros e de formações. Na ementa dos dias que se avizinham, temos a abrir na próxima sexta-feira, dia 29 de julho, às 21h30, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, a Orquestra XXI. Com a direção de Dinis Sousa e a presença de Valeriy Sokolov, virtuoso músico ucraniano que sobe ao palco como solista no violino, teremos a oportunidade de ouvir obras de José Vianna da Motta, Piotr Ilitch Tchaikovsky e Béla Bartók.
Câmara da Batalha vai apoiar associações concelhias desportivas através de um pro- grama complementar de apoio financeiro com uma dotação até 82 mil euros.
São elegíveis as candidaturas, a submeter até 20 de agosto nas tipologias do Desporto Federado, relativa à época desportiva 2021 / 2022 e ao Investimento.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, na sequência do desenvol- vimento de três investigações cujo objeto incide sobre a ocorrência de dezenas de incêndios nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Santarém, procedeu, após recolha de vasto acervo probatório, à identificação, localização e detenção fora de flagrante delito de três homens, de nacionalidade portuguesa, por existirem contra eles fortes indícios da prática de múltiplos crimes de incêndio florestal, ocorridos em diversas localidades dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Santarém.
O Politécnico de Leiria está a preparar a criação de doutoramento internacional na área da Inovação Social, em parceria com a Technological University of the Shannon: Midlands Midwest, da Irlanda. O anúncio foi feito pelo presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, durante o Encontro Nacional de Incubadoras Sociais, decorrido nos dias 21 e 22 de julho no campus 5 do Politécnico de Leiria.
Deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, realizou, no dia 22 de julho uma jornada de contactos no Distrito de Leiria que cobriu os concelhos de Peniche, Leiria, Pombal, Ansião e Alvaiázere. A visita teve como objetivos inteirar-se especificamente de duas questões: a situação nas pescas e os incêndios que assolaram recentemente o Distrito de Leiria.
Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves está de regresso e na sua 12.ª edição que decorre até sábado, dia 30 de julho, volta a aliar a sua componente de Academia à de Festival que tem já em ação um diversificado programa de concertos, com nomes interna- cionais como Jim Self e Oren Marshall. A direção artística é de Sérgio Carolino e Hugo Assunção.
O Comando Territorial de Leiria, via Posto Territorial da Batalha, deteve, no dia 25 de julho, três homens, com idades entre os 25 e os 34 anos, por furto qualificado em unidade fabril, no concelho da Batalha. Numa operação Stop, guardas abordaram um veículo, que transportava perfis em alumínio e várias baterias.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai criar uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência (ECSM-IA), com o objetivo de aproximar os serviços de Saúde Mental da população mais jovem que acompanha e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental. A equipa deverá ficar constituída até 30 de setembro para iniciar as atividades e fica sob a responsabilidade do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL.
Após a visita de deputados do PSD ao território fustigado pelos incêndios, o PSD apresentou 2 projetos de resolução reco- mendando ao governo que “desenvolva um plano de ação para fazer face a prejuízos provocados pelos incêndios de julho” e que crie medidas de apoio às empresas florestais, agrícolas e de ambiente
A Confraria do Frango na Púcara vai realizar 3 eventos até ao final deste ano, tendo decidido marcar o seu Primeiro Grande Capítulo para 19 de novembro, em Alcobaça, coincidindo com a Mostra Internacional de Doces e Licores Con- ventuais (de 17 a 20 de novembro). No evento, serão entronizados os confrades fundadores, novos confrades e confrades honorários.
O Comando de Leiria da GNR, via Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, dia 25 de julho, um homem de 48 anos por cultivo de canábis, no concelho de Porto de Mós. O Comando de Santarém, via Núcleo de Investigação Criminal de Torres Novas, no dia 21 de julho, deteve um homem de 50 anos por tráfico de droga, em Alcanena.
O despiste de um motociclo no dia 24 de julho, por volta das 23h, na EN 8/6, na localidade de Chamiço, freguesia da Benedita, concelho de Alcobaça, provocou uma vítima mortal. Um homem de 42 anos não resistiu aos ferimentos provocados pelo acidente tendo falecido no local. A EN 8/6 esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos, durante cerca de duas horas, tendo estado envolvidos no socorro 8 veículos, 20 elementos das forças de segurança e bombeiros de Alcobaça e Benedita, bem como as viaturas do INEM de Leiria e a SIV de Alcobaça, que mais tarde acionaram o apoio psicológico aos familiares da vítima.
Depois de ter inaugurado oficialmente a Praia Fluvial no passado domingo, dia de julho, a Câmara Municipal de Constância apresenta agora a Programação de Verão para esta nova infraestrutura do concelho. Com início a 16 de julho e fim a 16 de setembro a Programação de Verão da Praia Fluvial de Constância engloba atividades diárias, tais como Biblioteca de Praia, Sunset Party Music, Jogos de Água, Jogos de Areia e Jogos Tradicionais. No que concerne às atividades pontuais, decorrerão Aulas de Zumba, Ioga, Workshop para Crianças, A(má-la) com história, e Passeios de Barco.
O Programa Centro 2020 aprovou 33 Projetos de Prova de Conceito, que terão apoio de 4 milhões de euros de fundos europeus. A Universidade de Coimbra é a instituição com mais projetos aprovados (12), seguida da Universidade de Aveiro (9), Universidade da Beira Interior (3), Instituto Pedro Nunes (3), Politécnico de Leiria, Politécnico de Tomar, IT, Tagusvalley e UCP, com um cada.
Espanha é a grande vencedora do Eurosurf Junior 2022, que terminou este sábado na Praia do Mirante, onde decorre o Santa Cruz Ocean Spirit. Esta foi uma conquista inédita da equipa espanhola, que viu três dos seus atletas a dominar as suas categorias. No pódio por equipas seguiram-se França, Portugal e Inglaterra, respetivamente, num campeonato que contou com 2.846 ondas surfadas e pontuadas ao longo da semana.
A cerimónia de entrega de certificados no Estabelecimento Prisional de Alcoentre teve lugar dia 20 de julho, com entrega de 58 certificados nas modalidades RVCC, Educação e Formação de Adultos e Formação Modular A convite do Centro Qualifica do Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, esteve presente a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, o secretário de Estado do Trabalho Miguel Fontes, a presidente da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, Filipa de Jesus, o vice-presidente da Câmara, António José Matos, e a presidente da Assembleia Municipal, Vera Brás.
Já está em funcionamento o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Politécnico de Leiria, que vai permitir um apoio complementar de proximidade aos estudantes internacionais da instituição que atualmente tem 1.633 alunos de 76 nacionalidades. O CLAIM – Politécnico de Leiria foi inaugu- rado quinta-feira, 21 de julho, permitindo à instituição reforçar a resposta ao acolhimento e integração de estudantes internacionais, nomeadamente os que chegam à região vindos de contextos de emergência.
No primeiro dia após a tomada de posse, 21 de julho, novo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa, João Eurico da Fonseca, deslocou-se a Torres Vedras para conhecer o antigo Hospital Dr. José Maria Antunes, que será reabilitado para dar origem ao Torres Vedras Health Park for Multidisciplinary Care, através da reconversão do antigo Hospital do Barro.
A cerimónia de reabertura do Cineteatro Munici- pal de Constância teve lugarno dia 22 de julho. Registe-se que o edifício do Cineteatro é um dos principais espaços destinados à realização de eventos de cariz cultural e criativo, e por isso equipamento de grande importância no quotidi- ano da vila. Assim, reabilitação e modernização do edifício contribui em muito para a melhoria global do ambiente urbano de Constância.
A primeira conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses decorreu no Teatro-Cine de Torres Vedras, no dia 19 de julho. A sessão de abertura contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
De referir o investimento de 400.000 euros/ano em programação no Teatro-Cine de Torres Vedras, anunciado pela presidente da Câmara.
Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, preside à sessão solene de abertura das seculares Festas do Bodo, que terá lugar na sexta-feira, 29 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As Festas do Bodo são organizadas pelo Município de Pombal, Empresa Municipal PMUGEST e Adilpom, sendo uma referência no calendário regional de eventos. O evento reflete, para além da tradição popular, o desenvolvimento e as potencialidades de empreende- dores pombalenses no campo da competitividade e inovação. Assume o seu carácter religioso na secular procissão em honra de Nossa Senhora do Cardal, no último domingo de julho.
O novo troço da Avenida General Humberto Delgado abre esta sexta-feira, 22 de julho, à circulação rodoviária, permitindo que trânsito use esta artéria para aceder à R. Luís Braïlle ou como alternativa à Av. Nossa Senhora de Fátima. Obras de requalificação, que estão na fase final, permitem aumentar a extensão da Avenida de 290 para quase 600 m.
Aljubarrota Medieval está de regresso, no ano em que celebramos 637 anos da Batalha de Aljubarrota. Na vila da Padeira de Aljubarrota, por esses dias haverá muitas tavernas, com excelente gastronomia medieval, e animação a recriar a época. Outro ponto alto, a Recriação da Batalha, autêntica aula de história, terá dezenas de figurantes a encenar a vitória militar portuguesa sobre os castelhanos invasores.
Este sábado e domingo, 23 e 24 de julho, os Caminhos voltam ao concelho de Constância com os Jogos do Hélder e o espetáculo El Apartamento, eventos que integram a Programação Cultural em Rede Médio Tejo. No sábado, 23 de julho às 10h30 e às 17h30, a Zona Ribeirinha de Constância recebe os Jogos do Hélder – Ganhar Sorrisos com Hélder Sucena, iniciativa que integra o Caminhos das Pessoas. No domingo, às 18h00, Constância recebe o El Apartamento, um espetáculo de teatro físico, que integra os Caminhos da Água e que também terá lugar na zona ribeirinha da vila, junto à Praia Fluvial.
O Eurosurf Junior continua a avançar a passos largos em Santa Cruz. Com 14 seleções a competir pelo titulo de Campeã da Europa, a prova ocupa lugar de destaque no programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas, que decorre até domingo na Praia do Mirante. França é uma das seleções que mais tem dado cartas. Ocupando o segundo lugar e apenas a 280 pontos da seleção espanhola, os bons resultados refletem-se na boa disposição do presidente da Federação Francesa de Surf, Jacques Lajuncomme.
O valor estimado de área ardida no concelho de Ourém em julho é de cerca de 2 mil hectares. A Câmara Municipal de Ourém tem uma equipa no terreno a fazer o levantamento dos danos causados pelos incêndios que afetaram sobretudo a União de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Freguesia de Espite e União de Freguesias de Matas e Cercal.
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai construir o Troço Interface, o que vai implicar um investimento superior a 1,5 milhões de euros. A empreitada foi adjudicada na reunião de Câmara do dia 19 de julho, por 1.577.239 € + IVA, com prazo de execução de 8 meses. Projeto respeita a uma necessidade há muito sentida. Troço Inter- face localiza-se no Largo 26 de Março de 1917.
Deputados do PS eleitos por Leiria entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução em que recomendam ao Governo o licenciamento da arte de pesca “Corrimão”. No diploma, cujo primeiro subscritor é o deputado Salvador Formiga, explica-se que a pesca “do corrimão” é uma arte tradicional praticada desde tempos imemoriais pela comunidade da Nazaré com o objetivo de aumentar os seus meios de subsistência. Esta arte piscatória artesanal representa, por isso, um importante complemento económico e social para profissionais no ativo ou reformados, sendo praticada essencialmente no inverno, quando o mar está mais agitado e com forte rebentação.
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, integrará uma delegação do PCP que se deslocará no dia 22 de Julho, sexta-feira, a vários concelhos do Distrito de Leiria. A delegação do PCP, que além de Pimenta Lopes, integrará vários dirigentes nacionais e regionais do Partido, centrará a sua atenção em dois temas: o sector das pescas e os incêndios que recentemente assolaram vários concelhos do Distrito de Leiria.
O Festival de Música de Alcobaça prepara-se para navegar por alguns dos destinos mais ansiados da atual edição. O primeiro embarque desta imperdível viagem acontece já esta quinta-feira, dia 21 de julho, às 21h30, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, onde remará através das músicas intemporais de Nat King Cole, com o guitarrista de jazz John Pizzarelli.
Festas da Batalha prometem atrair multidões, de 12 a 15 de agosto, com cartaz abrangente, para vários públicos. Animação, gastronomia tradicional, atividades desportivas e uma feira de atividades económicas integram também este certame, a realizar no parque de eventos Santa Maria da Vitória.
No que se refere aos concertos, todos com entrada gratuita, pelo palco das Festas da Batalha atuarão Anselmo Ralph, Fernando Pereira, Quatro e Meia e Miguel Araújo, além de grupos locais como Mãe Lua, EN1, Tiago Pinho e Tiago Borges & O Gato Maltês, todos no parque de eventos Santa Maria da Vitória.
No dia 18 de julho, em conjunto com a Comissão Politica Distrital do PSD, os deputados do PSD de Leiria visitaram os concelhos do distrito que foram fustigados pelos incêndios. Visita teve o intuito de ouvir autarcas e a população sobre as consequências trágicas para o território. Foram efetuadas reuniões com presidentes de Câmara de Leiria, de Pombal, Ansião e Alvaiázere.
Dinamizar a função das incubadoras sociais, como atores de aceleração da inovação social, complementando a ação do Portugal Inovação Social, é o objetivo do Encontro Nacional de Incubadoras Sociais, agendado para quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de julho, numa organização da Startup Leiria em parceria com o Politécnico de Leiria, no campus 5, em Leiria.
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de São Martinho do Porto, no dia 17 de julho, deteve um homem de 32 anos por furto de catalisador, na freguesia de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça. Os militares surpre- enderam o suspeito em flagrante quando já tinha feito o corte parcial do catalisador.
Uma equipa da Universidade de Coimbra lidera um consórcio que acaba de obter financiamento de cinco milhões de euros, do programa europeu “Horizon Europe”, para estudar a relação entre a saúde humana e saúde dos ecossistemas aquá- ticos em contextos urbanos. Consórcio reúne 13 parceiros de 10 países: Itália, Espanha, França, Áustria, Suíça, Bélgica, Noruega, Grécia e Israel.
Começa já quinta-feira, 21 de Julho, mais um Mercado Medieval de Óbidos. A edição tem sabor especial, depois de dois anos de interregno, sendo o tema base “Festas, Romarias e Peregrinações”.
O evento, que acontece todos os dias, até 31 de Julho, junta centenas de figurantes, atores, músicos e… muitos amantes da História. Tem como grande enfoque o casamento entre D. Afonso e Dona Urraca de Castela, que recebeu, como dote, a valiosa Vila de Óbidos. Por essa razão, os Torneios Medievais são um dos focos de atração do evento, que irá decidir qual será a casa senhorial que, no futuro, irá capitanear a hoste da vila.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) apresentou, no dia 18 de julho, no Convento de Cristo, em Tomar, a intervenção de conservação e restauro da Janela Manuelina e das fachadas da igreja que já está a decorrer no monumento Património Mundial, com a presença da secretá- ria de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e do diretor-geral do Património Cultural.
Secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho participa quarta-feira, dia 20 de julho, na visita a Peniche, no âmbito da missão a Portugal, promo- vida pela Comissão das Pescas do Parlamento Europeu. A ação, com início no Porto e término em Peniche, consiste num périplo por portos de pesca, permitindo aos eurodeputados entrar em contacto com várias realidades piscatórias.
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pombal, no dia 13 de julho, deteve três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere, no distrito de Leiria.
No decorrer de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que durava há cerca de dois anos, apurou-se que os suspeitos constituíam uma rede que se dedicava à aquisição de produto estupefaciente e posterior acondicionamento em doses individuais prontas para venda e distribuição aos consumidores, no distrito de Leiria.
Divulgar e dar a conhecer os desportos de disco e promover a sua prática junto dos mais novos, além-fronteiras, é um dos grandes objetivos de José Amoroso, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que em junho visitou Brasília e, em julho, Cabo Verde, para formar e capacitar professores locais para o ensino dos desportos de disco.
Carlos Rabadão foi eleito presidente do Politécnico de Leiria, sucedendo no cargo a Rui Pedrosa. Professor coordenador e investigador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Carlos Rabadão conquistou 17 votos no Conselho Geral. Rui Pedrosa, que concorria a um segundo mandato, obteve 16 votos.
Nos três anos de atividade, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) percorreu mais de 101 mil quilómetros, tendo realizado um total de 6 039 visitas e admitido 463 doentes. O balanço foi apresentado na I Conferência da UHD do HDS, realizada dia 13 de julho. Desde que entrou em funcionamento, tem vindo a alargar a cobertura geográfica e atualmente assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo.
Está agendado para o dia 21 de julho, quinta-feira, o início da quinta edição da Quinzena Gastronómica do Coelho, iniciativa dinamizada pelo Município do Bombarral que vai decorrer até ao final do mês em 11 restaurantes do concelho. Afirmando-se, a cada ano que passa, como uma referência no que diz respeito à oferta gastronómica do concelho bombarralense, a atividade resultou de um desafio lançado pela autarquia aos vários estabelecimentos de restauração, que de pronto aderiram, apresentando diversos pratos confecionados com carne de coelho e outros produtos locais.
O Leiria Medieval, que se realiza de 21 a 24 de julho, recebe um ciclo de “Conversas sobre a Idade Média”, iniciativa do Município em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Sociedade Portuguesa de Estudos Medie- vais. A coordenação científica é de Catarina Fernandes Barreira e Maria de Lurdes Rosa.
O primeiro dia de provas do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas marcou este sábado de verão em Santa Cruz. A 18.ª edição do Internacional de Skimboard lançou-se às águas da Praia do Mirante logo de manhã, com o mesmo espírito que se vivia em 2003, ano em que Santa Cruz passou a ser palco principal desta prova.
O Politécnico de Leiria inaugura na quinta-feira, dia 21 de julho, às 12h, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), numa cerimónia a ter lugar no auditório dos Serviços Centrais, com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues. O CLAIM do Politécnico de Leiria irá permitir um apoio complementar de proximidade aos estudantes internacionais da instituição, que atualmente tem 1.633 alunos de 76 nacionalidades.
Projeto BE MORE – Educação pela Arte, concebido e testado sob coor- denação do Município de Azambuja, acaba de receber a aprovação da agência Juventude em Ação, respon- sável em Portugal pela gestão do fundo europeu Erasmus+. Participam ainda Villa de Moya (Ilhas Canárias) e Castel Bolognese (Itália).
O Nazaré Surf Family está de volta à Praia da Nazaré, para ficar de julho a setembro, com sessões de Surf, Bodyboard, Stand Up Paddle, Skate, Jiu-Jitsu e Ioga. Iniciativa do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, conta com o apoio da Câmara Municipal e Nazaré Qualifica, tem como objetivo integrar a população do concelho na prática e na cultura das modalidades de ondas.
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal está a realizar um inquérito junto dos residentes dos concelhos que integram o Turismo Centro de Portugal com o objetivo de monitorizar a atividade turística na Região. Relatório de resultados obtidos será divulgado no final do mês de setembro. O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal é um serviço autónomo do Turismo Centro.
A Infraestruturas de Portugal vai desenvolver uma intervenção de melhoria do pavimento num troço do IC2 (Ex- EN1), com cerca de 18 km, que serve as Freguesias de Vila Franca de Xira e Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, no Concelho de Vila Franca de Xira, e as Freguesias de Carregado e Cadafais e de Alenquer (Santo Estêvão e Triana) no Concelho de Alenquer. A empreitada visa a beneficiação das condições de conforto e segurança da via, obrigando à implementação de circulação alternada, regulada com semáforos, por forma a permitir a boa execução da obra e a segurança dos automobilistas e trabalhadores. O condicionamento terá o apoio da GNR. Os trabalhos e correspondentes condicionamentos decorrem de 19 a 30 de julho, apenas em horário noturno, entre as 21h00 e as 7h00, por forma a minimizar os impactos na mobilidade dos utilizadores desta via.
Segundo os CDOS de Leiria e Santarém, num balanço às 17h30 de 15 de julho, os incêndios maiores nos dois distritos “estão em fase de resolução”. No distrito de Leiria, o incêndio de Vale Sobreiro (Caranguejeira) e no distrito de Santarém, o incêndio de Cumeada (Freixianda) eram os que apresentavam mais preocupação com alguns reacendimentos. O CDOS apela à população para manter os cuidados essenciais para evitar a ocorrência de novas situações e revelou que devido à possibilidade de haver reacendimentos, resultantes das temperaturas elevadas, os meios irão manter-se no terreno.
A PSP informou que na tarde de 14 de julho, a Esquadra de Investigação Criminal de Leiria deteve fora de fla- grante delito duas cidadãs de nacio- nalidade estrangeira, por estarem indiciadas por vários crimes de furtos qualificados no interior de residências na região de Leiria.
A Câmara Municipal do Cartaxo assinou, no dia 15 de julho, um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa que vai possibilitar a formação inicial e contínua dos elementos da corporação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo e dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo.
A 3ª Quinzena Gastronómica do Carapau do eco- MAR decorre de 15 a 31 de julho, nos restaurantes aderentes da orla costeira de Torres Vedras e da Lourinhã. Menus dos nove restaurantes aderentes apresentam um ou mais pratos com carapau, que podem ser inovadores ou de cunho tradicional.
O objetivo passa por preservar, valorizar e promover o acervo gastronómico tradicional dos 2 concelhos.
Pedro Pimpão junto dos bombeiros
Esta tem sido uma das semanas mais duras das nossas vidas e agora que esperemos que possa estar a chegar ao fim todo este tormento (apesar da máxima atenção aos possíveis reacendimentos e a novos focos como ainda hoje aconteceu nos Estevães), podemos dizer que conseguimos superar esta batalha de uma guerra desigual que, infelizmente, nunca terá fim.
Conseguimos vencer porque estivemos unidos e determinados em ajudar a nossa população que viveu momentos de muita aflição e profundo desespero face à voracidade dos incêndios que assolaram o nosso território.
O nosso abraço caloroso cheio de uma enorme e eterna gratidão vai para todos aqueles que andaram cara a cara com os fogos a lutar contra esse flagelo, a proteger as nossas populações e suas casas, a tentar salvar os bens ameaçados, a esquecer o cansaço, sem desistir. Donos de uma coragem sem igual, senhores de uma entrega constante, zeladores de todos nós.
Já começamos a fazer o levantamento dos enormes prejuízos e a seu tempo vamos fazer o balanço desta tragédia, em conjunto com as autoridades, mas depois destes dias de permanente sofrimento, noites mal dormidas e dedicação total ao combate e a salvar vidas, não posso deixar de agradecer a todos os bombeiros que estiveram no teatro de operações e foram verdadeiros heróis completamente exaustos depois de estarem mais de 76 horas consecutivas em ação.
Vimos e vivemos momentos de profundo desespero que me fizeram avivar as memórias da tragédia de Pedrogão Grande, pelo que não posso deixar de agradecer do fundo do coração a todas as pessoas que ajudaram a combater este flagelo. Assisti a muitas situações em que foram os próprios populares que, sozinhos, faziam de tudo para tentarem salvar as suas casas e bens, assim como, dos vizinhos, considerando que muitas localidades ficaram completamente abandonadas e sozinhas no combate ao
incêndio.
Presidente da Assembleia e da Câmara Municipal de Pombal de visita a um dos cidadãos afetados pelos incêndios
Uma palavra muito especial de agradecimento aos militares da GNR, UEPS, Exército, às equipas de sapadores florestais e às brigadas/equipas das unidades locais de proteção civil das freguesias do concelho de Pombal que foram incansáveis no combate e prestação de auxílio às populações de Pombal e também de Ansião, podendo mesmo afirmar que ajudando os bravos bombeiros no teatro de operações e sem apoio de meios aéreos nos primeiros dias, estes agentes foram determinantes e cruciais por não termos mais feridos ou mortes a lamentar.
Aos Presidentes de Junta, autarcas de freguesia e aos técnicos do Município de Pombal que estiveram permanentemente no terreno no apoio ao combate aos incêndios, mas também em toda a enorme logística que tivemos que montar para acolher pessoas desalojadas, assim como, assegurar apoio (dormidas, banhos e refeições) às várias corporações de bombeiros que vieram do norte e sul do país.
Neste apoio logístico não posso deixar de registar o papel ativo dos dirigentes da nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, assim como, os dirigentes e voluntários das nossas associações (a Sicoense passou a ser a nossa segunda casa) que têm sido inexcedíveis dia e noite; os nossos escuteiros que estiveram diariamente a prestar apoio na Escola Marquês de Pombal, conjuntamente com os funcionários do Agrupamento de Escolas e os técnicos do Município de Pombal que foram inexcedíveis sob a coordenação do meu Chefe de Gabinete, Nelson Pedrosa.
Passada a pior parte, é tempo de alocarmos agora outro tipo de esforço: começarmos, no local, a conhecer em maior detalhe a dimensão desta tragédia e agir de imediato. Importa dar uma palavra de conforto a quem perdeu tudo, a quem perdeu muito e a quem perdeu uma parte da sua vida. Uma palavra de conforto que venha acompanhada de ação, de apoios concretos que possam amenizar os efeitos nefastos do terror que viveram nos últimos dias.
Tiramos muitas aprendizagens desta experiência. Demos tudo o que tínhamos e não tínhamos e, no final deste flagelo, apesar da área ardida e de todos os prejuízos económicos, não tenho dúvidas que saímos mais fortes e unidos, porque houve um grande trabalho de equipa, demonstramos uma rápida capacidade de adaptação e flexibilidade à realidade que fomos encontrando no terreno, assim como, fica a marca de uma comunidade solidária e com um humanismo extraordinário que só reforça o meu orgulho em ser autarca num território que tem uma alma tão grande.
Assistimos a um empenhamento exemplar de toda a gente. Uma movimentação de interajuda única! Desconhecidos protegiam-se uns aos outros, bombeiros a trabalhar até à exaustão, a trabalhar lado a lado com GNR, com civis! Uma mobilização ímpar de empresas privadas, com cisternas, furos, camiões, tratores, águas, bens e refeições.
As pessoas uniram-se mais do que nunca, provando a nossa força, pelo que, o meu orgulho nos pombalenses cresce todos os dias e esta semana demonstraram, uma vez mais, todo o seu altruísmo, uma capacidade inabalável de se colocar no lugar do próximo e de ajudar.
Não é algo que que já não soubesse, mas alimenta-nos a alma sabermos que temos em todo o lado um irmão, um amigo, uma pessoa atenta e sempre disponível para ajudar, de forma desinteressada, sem esperar nada em troca.
Por fim, continuamos em estado de alerta e com vigilância máxima, até porque não nos esquecemos que a proteção civil começa em todos nós, que devemos evitar comportamentos de risco e contribuir para que este flagelo não volte a assolar o nosso território.
O Presidente da Câmara Municipal de Pombal
Pedro Pimpão
Pombal, 16 de julho de 2022
O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas arranca esta sexta-feira, dia 15 de julho, na Praia do Mirante, em Torres Vedras, após dois anos de interrupção devido à pandemia. O evento está de volta a Santa Cruz entre 15 e 24 de julho, numa edição em que a música anda de braço dado com os desportos de ondas.
Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, defendeu na reunião camarária de 11 de julho, a construção do Novo Aeroporto de Lisboa na Ota, no concelho de Alenquer. Autarca afirmou que o assunto foi discutido na última reunião da Comunidade Intermunicipal do Oeste, tendo sido a localização “votada por unanimidade” pelos representantes dos municípios do Oeste.
O Município de Leiria aprovou, dia 12 de julho, o projeto “Leiria Cuida”, de apoio a cuidadores informais, que visa realizar ações individuais de formação e capacitação para melhoria das condições no cuidado de cidadãos necessita- dos. Para
Ana Valentim, vereadora do Desen- volvimento Social, “os cuidadores informais enfrentam no seu dia a dia enormes desafios, quer do ponto de vista físico, quer psicológico.”
Devido às temperaturas elevadas que se fazem sentir, o Município de Torres Novas identificou um conjunto de abrigos temporários de livre acesso, abertos a toda a população, que irão funcionar até 31 de agosto nas juntas de freguesia do concelho.
Estes locais servem para que a população possa usufruir dos mesmos de forma temporária e acom- panhada, e assim proteger-se do calor.
O Município de Santarém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém e com a colaboração dos Bombeiros Sapadores, está a disponibilizar em todos os monumentos e igrejas, águas gratuitas para toda a população e visitantes que, durante as horas de maior calor, se queiram abrigar nestes locais da cidade com grande procura turística. .
De 19 a 22 de agosto, está de regresso a centenária Feira de São Bernardo, as Festas da Cidade de Alcobaça, com um cartaz que promete momentos inesquecíveis. Este ano, dando continuidade à lógica do Palco no Rossio, grandes espetáculos serão realizados em frente ao Mosteiro de Alcobaça, sempre às 22h: Carolina Deslandes (19 de agosto), Carlão (20), Gisela João (21) e Tony Carreira (22). Já a Cova da Onça acolherá a feira propriamente dita, com as animações, a restauração e um palco para artistas. Recorde-se que o anterior local da Feira – o pavilhão MercoAlcobaça – está em obras de requalificação para dar lugar ao Pavilhão Multiusos.
Um estudo liderado por duas investigadoras do CARME – Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia do Politécnico de Leiria, Eleonora Santos e Inês Lisboa, publicado na revista Water, conclui que a tecnologia baseada em algas é mais sustentável económica e ambi- entalmente no tratamento de águas residuais por comparação com sistemas convencionais.
Aumentar a conetividade através de fibra ótica de última geração e reforçar infraestruturas de rede móvel através da criação de 2 estações nas freguesias de Reguengo do Fetal e São Mamede são os objetivos do protocolo outorgado no dia 13 de julho no Município da Batalha, com o diretor de Engenharia e Operações da Altice, José Pedro Nascimento.
Depois de mais um inesquecível fim de semana de concertos, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça promete nos próximos dias trazer a Alcobaça (e ao país) uma das maiores vagas de espetáculos de excelência em toda a sua história, com Quorum Ballet, Coro ECCE, Quarteto Camões, Ars Choralis Coeln, Remember Jobim, Ensemble Vocal Aura e The Black Heritage Choir.
Decorrente da monitorização periódica à Ponte de Santana, a Câmara Municipal do Cartaxo decidiu condicionar a circulação rodoviária introduzindo equipamentos de condicionamento de tráfego. A partir do dia 14 de julho, a circulação rodoviária na Ponte de Santana será feita de modo alternado – um sentido de cada vez.
O CDOS de Santarém adiantou, num balanço às 10h30 de 13 de julho, que, “neste momento, incêndios estão em fase de resolução”, mas todo o dispositivo se mantém em alerta devido “à forte possibilidade de reacendimentos”. Focos de maior preocupação estão em Cumieira, freguesia de Espite e Cumeada, freguesia de Freixianda, ambas do concelho de Ourém.
Os incêndios que deflagraram na terça-feira 12 de julho nas fregue- sias de Caranguejeira, Boavista e União de Freguesia de Colmeias e Memória, bem em Milagres e Regueira de Pontes estão em fase de resolução, segundo o CDOS – Comando Distrital de Operações e Socorro de Leiria.
A DORLEI do PCP expressou, no dia 12 de julho, a sua profunda preocupação pelo desenvolvimento de vários incêndios no Distrito de Leiria: o incêndio de Alvaiázere, resultante da projeção do incêndio de Ourém; o fogo de Pombal / Ansião, que depois de dado como extinto, sofreu reacendimentos e os incêndios no Concelho de Leiria que já obrigaram à evacuação de populações.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém decretou o cancelamento de todas as festas, romarias, atividades culturais, desportivas e recreativas até 18 de julho, por força da violên- cia dos incêndios que tem afetado o concelho. “Foi ativado o Plano de Contingência Municipal. A situação obriga-nos a tomar mais medidas para salvaguardar o Concelho”, frisa o autarca.
A Administração Regional de Saúde do Centro reuniu o Grupo Regional de Crise do Plano de Saúde Sazonal, no dia 11 de julho, segunda-feira, na sequência da onda de calor que tem afetado o país. O Grupo Operativo Regional, avalia e gere diariamente o risco associado ao calor dentro da região, através da coordenação com as autoridades de saúde locais, bombeiros e proteção civil, coordenando a preparação e resposta no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Com previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para o agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação determinaram a Declaração da Situação de Contingência em todo o continente. Tomar, Almei- rim, Golegã Entroncamento, Chamusca e Alpiarça podem chegar a 47ºC esta quarta-feira. Alcobaça (43ºC) e Alenquer (45 ºC) na terça e quarta-feira, têm as máximas previstas para os distritos de Leiria e Área Oeste.
A Câmara Municipal de Leiria solicitou, ao fim da tarde desta terça-feira, dia 12 de julho, que toda a população entre as localidades de Figueiras e Mata dos Milagres deve sair das suas habitações e dirigir-se para o Pavilhão dos Pousos ou Estádio Municipal, porta 7, e Pavilhão Desportivo de Colmeias, seguindo escrupulosamente as indicações das autoridades. Há vários focos de incêndios nos concelhos de Ourém, Leiria e Pombal, o que já obrigou ao corte do trânsito na A1, nos dois sentidos, entre Leiria e Pombal, além de troços do IC2, IC8 e EN350.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, apelou esta segunda-feira à população do concelho que reforce os cuidados a ter durante os próximos dias, devido às altas temperaturas e ao risco de incêndios, cenário que levou o Governo a lançar um alerta vermelho para todo o país e a declarar estado de contingência.
O Comando Territorial de Lisboa da GNR, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais, sob orientação do DIAP de Lisboa Norte, deteve, dia 12 de julho, um homem de 53 anos por posse de munições proibidas e aprendeu diversos documentos, nos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre. Na sequência de uma investigação que decorre relacionada com a caçada que ocorreu na Herdade da Torre Bela em dezembro de 2020, os elementos do NICCOA deram cumprimento a 14 mandados de buscas, seis domiciliárias e oito em empresas.
A Malo Clinic, referência mundial na área da medicina dentária, decidiu estabelecer acordos com as seguradoras em Portugal de forma a democratizar o acesso à medicina dentária inovadora e de excelência. Nesse sentido, nos últimos meses foram formalizadas parcerias com as seguradoras Multicare, Future Healthcare e AdvanceCare.
A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, participou, dia 8 de julho, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na entrega do contrato para a construção da Creche da IVIMA, na sequência da candidatura do Município ao Programa de Recuperação e Resiliência.
Chegou ao fim a edição 2022 do Nazaré Dreams do Arena 1000 – Andebol de Praia, o maior evento de sempre em nº de participantes do Arena Hand- ball Tour. A Nazaré, considerada uma referência na modalidade do andebol, acolheu, desde sexta-feira, 195 equipas e 3 mil atletas. O presidente da Câmara, Walter Chicharro, mostrou agrado pela competição e pelo retorno à economia local.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em inquérito dirigido pelo DIAP de Santarém e com colaboração da GNR de Ourém, procedeu à detenção do presumível autor de dois crimes de incêndio florestal na zona de Ourém. Factos ocorre- ram na freguesia de Freixianda e concelho de Ourém, local onde deflagraram dois focos de incêndio dia 10 de julho.
Detido de 45 anos, de nacionalidade portuguesa, foi visto a abando- nar o local dos factos e identificado por testemunhas, imediatamente antes do início dos incêndios. Possui antece- dentes criminais e policiais pela prática do mesmo tipo de crime.
Nuno Catita
O XXIII Governo Constitucional prepara um decreto-lei para legislar sobre a impunidade das suas incompetências. Será o resultado de diversos “diplomas” assinados por vários ministros, suportados pelo primeiro-ministro e que tem, invariavelmente, acabado por serem promulgados pelo Presidente da República.
Se os momentos difíceis têm sido justificados pelo Governo com a pandemia, a guerra, a inflação e outros tantos fatores que têm afetado transversalmente o mundo, os frequentes e consecutivos casos graves que tem acontecido, só podem dar origem a legislação de forma que a incompetência possa ser lei e desobrigar os governantes inaptos e incapazes de todas e quaisquer responsabilidades.
Há centenas de casos sem que as consequências revertam para os principais responsáveis, mantendo-se impunes e nos seus lugares.
Em 2017 os incêndios de Pedrógão Grande destruíram mais de 50 mil hectares de floresta e causaram 66 mortos. Não há responsabilidades pelas inúmeras falhas neste processo, a desorientação total foi a principal causa da morte de 47 pessoas na EN 236. Podem existir inúmeros culpados, agora, responsabilidades políticas nem vê-las.
Em 2020 um ucraniano de 40 anos aterrou em Lisboa, na bagagem trazia apenas a esperança de encontrar um trabalho que lhe permitisse sustentar a família que ficou na Ucrânia. Não chegou a sair do aeroporto. Morreu dois dias depois às mãos de inspetores do SEF que o espancaram e torturaram. Culparam-se, acusaram-se e condenaram-se os executores, mas, politicamente, a única conclusão a que chegaram é que deveriam colocar nas salas do SEF um botão de pânico.
Ainda antes de terminar 2020, fica-se a saber que o Ministério da Justiça contraria uma escolha de um comité de peritos e indica para o cargo de procurador europeu uma outra escolha com base em falsidades que constavam no seu CV e que, acabaram por permitir a sua nomeação para procurador europeu nacional na Procuradoria da União Europeia, órgão independente de combate… à fraude. Politicamente não passou de uns “lapsos”.
Em 2021 uma viatura oficial que transportava o Ministro da Administração Interna, o mesmo que tinha sob sua tutela o SEF e a Proteção Civil, seguia em excesso de velocidade na A6 e acabou por atropelar um trabalhador, causando-lhe a morte. A responsabilidade foi atribuída ao motorista. O Ministro manteve-se politicamente imaculado.
Em 2022 o SNS entra em colapso. O desinvestimento escondido nas cativações, o fim de PPP de sucesso, por questões ideológicas, como o Hospital de Braga e ausência de reformas estruturais encerra urgências por todo o país, instala-se o caos nos serviços de ginecologia e obstetrícia criando terror a cada gravidez. Politicamente a responsabilidade passou por nomear uma comissão de acompanhamento e pedir aos portugueses que não fiquem doentes em agosto.
Na semana passada, um ministro anunciou dois novos aeroportos para Lisboa, o primeiro-ministro mostrou-se surpreendido e revogou a decisão. O medo das consequências para o partido, leva à aceitação de troca de um pedido de demissão por um pedido de perdão. Politicamente tratou-se apenas de um erro de comunicação.
Deve estar para breve o Decreto-Lei da Impunidade e, com toda a certeza, que terá efeitos retroativos desde o final de 2015.
Nuno Catita
Dr. Luís Duarte Costa
A base do sistema nacional de saúde são as duas principais especialidades generalistas: Medicina Geral e Familiar no ambulatório e a Medicina Interna nos hospitais. Contudo, ao contrário do que seria de esperar, é contra estas duas especialidades que o Ministério da Saúde, com o silêncio ou conivência da Ordem dos Médicos, pretende tomar duas medidas contra-natura: colocar tarefeiros, sem especialidade, a gerir listas de utentes sem médico de família e criar a especialidade de urgência para responder à falta de médicos nas urgências.
Num jogo de batalha-naval seriam 2 tiros na água e ficar sem munições!
O que todos precisamos é de facilitar o trabalho aos Médicos de Família (MF) e aos Internistas para que possam fazer aquilo para que se preparam em 11-12 anos de formação! E, nessa altura, exigir-lhes maior produtividade com salários condignos a quem salva vidas e trata da nossa saúde!
Invistam em sistemas informáticos que trabalhem em rede e facilitem o trabalho dos profissionais de saúde.
Contratem mais assistentes técnicos para atender telefones, contactar doentes e otimizar a agenda médica e de enfermagem.
Contratem mais assistentes operacionais para acompanhar os doentes e familiares e resolver as questões mais simples de quem circula no complexo sistema de saúde.
Contratem mais enfermeiros e deem-lhes mais autonomia para que sejam o primeiro contacto do doente com o sistema de saúde, retirando-lhes tarefas que podem ser executadas por auxiliares e assistentes e dando-lhes outras, anteriormente feitas por médicos, como a gestão dos fármacos prescritos pelos médicos.
Aos MF exijam que orientem todas as situações agudas pouco graves dos seus doentes que conhecem e acompanham por toda a vida e, aos Internistas, que orientem todos os doentes não cirúrgicos do internamento e emergência hospitalar.
Foi nesse sentido que a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna assinaram, em 2019, um consenso, na presença do Secretário de Estado da Saúde, sobre o seguimento do doente agudo e do doente crónico.
Colocar médicos em tarefa, nos Centros de Saúde, a fazer um trabalho para uma vida é um absurdo e é um absurdo criar uma especialidade para os doentes da urgência que deviam estar nos Centros de Saúde.
Luís Duarte Costa
Vice-Presidente SPMI
Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou candidaturas do Politécnico de Leiria no âmbito do programa Verão com Ciência, tendo sido concedidas 34 bolsas de iniciação científica a quatro unidades de investigação da instituição. O valor total das 34 bolsas ascende a 16.528,08 euros.
Arrancaram no segundo fim de semana de julho as iniciativas integradas no “Mapa à Descoberta da Cerâmica”, um programa que propõe diversas atividades ligadas à produção artística e ao património cerâmico. O programa “Mapa à Descoberta da Cerâmica” estende-se ao longo de todo o mês de julho e abre as portas dos espaços onde esta arte é pensada e vivida diariamente, dando a conhecer os seus protagonistas: os ceramistas e os seus ateliers.
Movimento Independente Batalha é de Todos congratulou-se, dia 9 de julho, pelo desenlace do projeto da residência para estudantes “Casa da Obra”, após a conquista de 800 mil euros de fundos europeus. MIBT frisa que o atual Executivo herdou empreitada que implicava “uma despesa faraónica. Só erros e omissões, registaram-se 220 mil euros de acréscimo.”
A Câmara da Marinha Grande inaugurou no dia 7 de julho, os postos de primeiros socorros, em São Pedro de Moel e na Praia da Vieira, com a presença dos vereadores da saúde, Ana Laura Baridó, e da segurança e proteção civil, António Fragoso e dos presidentes da Juntas de Freguesia da Marinha Grande e da Vieira de Leiria.
Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, pelas 10 h deste domingo, existiam sete frentes de incêndio no concelho de Alvaiázere, duas frentes entre Pocariça (Leiria) e Moita (Marinha Grande), duas frentes no Cercal e duas em Cumeada (Ourém), duas frentes junto à Praia do Pedrógão (Leiria), duas frentes em São Gregório da Fanadia (Caldas da Rainha), 3 em Abrantes, uma no Sardoal e outra no Entroncamento. Segundo a Câmara de Pombal, apesar de o incêndio rural que deflagrou na sexta-feira, na freguesia de Abiul, continuar a ser referenciado como “incêndio de Pombal”, desde sábado não existem incêndios no concelho.
Uma autêntica onda de atividades vai inundar a praia do Pedrógão, Leiria, durante a época balnear.
Biblioteca de praia, sensibilização ambiental, Festival da Sardinha, Carnaval de Verão, Festa Silenciosa, desporto, prevenção na área da saúde, gastronomia e concertos são alguns dos destaques de um programa que promete afirmar esta praia com um dos destinos mais atrativos da região este Verão. “Estamos a afirmar o Pedrógão como uma marca fortemente associada ao Verão e ao lazer”, realça a vice-presidente da Municipal de Leiria, Anabela Graça.
No momento em que decorre a Conferência dos Oceanos em Portugal e na qual uma das ameaças apontadas aos oceanos são os plásticos, a Câmara Municipal de Almeirim nas Festas da Cidade continuou a usar copos de plástico descartável de uso único, situação que levou a eleita da CDU e dirigente nacional dos Verdes, Sónia Colaço, a interpelar o Executivo na última Assembleia Municipal. A eleita ecologista relembrou que em 2018 foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal, uma Recomendação apresentada pela CDU, que pretendia a redução do uso de plásticos, em especial nos eventos e festividades da responsabilidade da Câmara Municipal.
Leiria-In – Semana da Indústria está de regresso e, até sábado, a 9.ª edição dá a conhecer a 50 jovens formas de inovação tecnológica, através da visita a 18 empresas e indústrias locais e regionais com tecnologia de ponta, desde moldes à cerâmica, da robótica ao setor automóvel.
O projeto “Museu na Aldeia” foi premiado no âmbito dos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards, na categoria de Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos. Abrangendo mais de 40 países na Europa, é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura e apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Final Meeting do 3º e 4º Desafios de cocriação de inovação IPT do Projeto Link Me Up – 1000 Ideias, decorreu a 29 de junho no auditório do Instituto Politécnico de Tomar. Participaram 76 estudantes, 20 facilitadores e 16 empresas parceiras. Evento decorreu em formato híbrido e contou com cerca de 130 participantes, em formato presencial e online.
Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, acolhe a edição de 2022 da Frutos – Feira Nacional da Hortofruticultura, de 25 a 28 de agosto. No cartaz musical, Nenny, DAMA, Calema e Bárbara Tinoco juntam-se aos dj´s Wilson Honrado e Nuno Luz. Numa edição pautada por algumas novidades, destaque para a gratuitidade da feira. Apenas os concertos no palco principal serão pagos.
Câmara Municipal de Pombal aprovou, dia 4 de julho, a aquisição das instalações da Asso- ciação de Industriais do Concelho de Pombal (AICP) e Centro de Apoio à Indústria. Investi- mento municipal, de 350 mil euros, visa a salvaguarda do interesse público, após uma venda judicial contestada a uma construtora sediada no concelho da Batalha.
O verão vai ter mais sabor no Castelo aos fins de semana e feriados, com a comercialização de produtos típicos de Leiria, um projeto desenvolvido pelo Município em colaboração com os agrupamentos de escuteiros do concelho, em que é recriado um espaço de comercialização de iguarias gastronómicas de inspiração medieval.
Os produtos base desta recriação fazem parte do cabaz do projeto É de Leiria, podendo ser degustadas no castelo iguarias como a bola de leitão da Boa Vista, morcela de arroz, xágria, limonada com hortelã, café medieval, merendeiras de batata doce, bolo das festas, amendoim torrado e as inevitáveis e deliciosas Brisas do Liz.
Ao ter conhecimento do horário reduzido do Balcão da Caixa Geral de Depósitos de Sardoal e ciente dos constrangimen- tos que irá causar aos munícipes, o presidente da Câmara Municipal, Miguel Borges, transmitiu à ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa preocupações pela continuada perda de serviços.
Face às previsões meteorológicas dos próximos dias, que apontam para significativo agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação determinaram esta sexta-feira, dia 7 de julho, a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente.
O diretor do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politéc- nico de Leiria, Artur Mateus, tomou posse no dia 5 de julho, no Centro Empresarial da Marinha Grande.
Até agora subdiretor do CDRSP, Artur Mateus frisou ter como objetivo reforçar a cooperação com a indústria e a captação de financiamento na Europa.
Face às previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera de subida da temperatura máxima até aos 40°C, nos próximos dias, em algumas zonas do distrito de Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria recomenda mais medidas de proteção à população. Segundo o IPMA, concelhos como Tomar e Coruche podem atingir os 45ºC. Torres Vedras e Pombal podem chegar aos 43ºC.
A Runset Alcobaça é um percurso de trail misto entre trilhos e locais urbanos cons- tituído por uma volta única de 11 km, com partida no Parque Verde da cidade de Alcobaça e passagem por vários espaços emblemáticos da cidade, centro histórico e regresso à meta no Parque Verde. Paralelamente, decorrerá a Mini Race de 6 km e a Kids Race Remax Mosteiro.
Dia 5 de julho, nas cidades de Lisboa e Figueira da Foz, o Comando Distrital da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, deteve fora de flagrante delito, um homem e uma mulher, com 43 e 19 anos, respetivamente, pela prática de crimes de furto de catalisadores, sobretudo, nas cidades de Leiria, Tomar, Loures, Oeiras, Barreiro, Montijo, Almada e Setúbal.
Programa “Onda de Verão” está desde junho a ser dinamizado na zona de Santa Cruz, de forma a tornar a estadia mais aprazível e enriquecedora durante a época de veraneio.
Atividades lúdicas, culturais, desportivas e ambientais são proporcionadas até 24 de setembro no âmbito do programa organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
No decorrer de uma ação de patrulhamento na madrugada de 5 de julho, uma patrulha do Posto Territorial de Alcanena, deslocou-se às imediações de antigas instalações de uma loja que tinha sido alvo de furto recente, na localidade de Bugalhos – Alcanena. Militares detetaram movimentos suspeitos, tendo sido alvo de disparos de arma de fogo, resultando em ferimentos num militar da Guarda.
O estudo encomendado pela OesteCIM à Universidade Nova de Lisboa sobre “o Futuro da Política Pública da Saúde do Oeste”, que indica o Bombarral como “a melhor localização” para o novo Hospital do Oeste, deixou os deputados da Assem- bleia Municipal de Alcobaça preocupados com a solução, uma vez que os cuidados de saúde dos utentes do concelho, nomeadamente, nas freguesias da Benedita, Alfeizerão e São Martinho do Porto podem estar em causa, devido à distância. Os deputados solicitaram uma tomada de posição municipal forte e pediram uma Assembleia Municipal extraordinária para discutir o assunto.
No decorrer desta semana irá ter início a obra de remodelação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Torres Vedras, orçada em 572.411€+IVA, com duração de 6 meses. Para execução da obra, o Serviço de Urgência teve de mudar para duas áreas de transição, permitindo a libertação do espaço atual.
“As comunicações na economia, educação e cultura precisam de muitos profissionais que dominem as línguas dos dois países, havendo um espaço muito amplo de desenvolvimento de carreira para alunos portugueses que conhecem a língua e cultura chinesa», frisou o embaixador da China, Zhao Bentang, ao abrir a Semana de Língua e Cultura Chinesa, em Leiria.
A localidade de Aveiras de Baixo, no Concelho de Azambuja, prepara-se para receber mais uma edição do “Retiro do Torricado”, que decorrerá nos dias 8, 9 e 10 de julho, no recinto em frente à Junta de Freguesia. Evento celebra riqueza gastronómica típica local, promovendo a atividade e o convívio entre as coletividades da freguesia. Haverá serviço de almoços, com início às 12h, e de jantares, a partir das 20h.
A Gala de Abertura do Cistermúsica -Festival de Música de Alcobaça que decorreu sábado, dia 2 de junho, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça foi o reflexo do tema deste ano, “Amores Proibidos”, e da vitalidade de um Festival que entrou na sua 30.ª edição. Um espetáculo que viu na ovação final à Orquestra de Câmara Portuguesa o melhor auspício para mais de um mês de celebração.
Foram aprovadas todas as candida- turas do Politécnico de Leiria para construção de novas residências de estudantes e renovação das atuais no âmbito do programa nacional para Alojamento no Ensino Superior, financiado pelo PRR, representando aumento de 80% do nº de camas.
Deputados do PSD e Distrital do PSD Leiria emitiram um comunicado a propósito dos 5 anos dos Incêndios de Pedrogão Grande, alertando que se assiste a uma regeneração natural totalmente desordenada e não contro- lada, com espécies exóticas e invasoras e, ao aumento da carga térmica e biomassa, que os torna autênticos “barris de pólvora.”
Após mais de 100 mil testes realizados e mais de dois anos ao serviço da população, Grupo H Saúde anunciou, no dia 4 de julho, o adeus aos centros de testes (Drive Thru) da Nazaré e de Alcobaça, depois de já ter concluido o primeiro centro de Testes Covid-19 em regime Drive Thru do distrito de Leiria, junto à Clínica das Olhalvas. Neste período, os dois centros de testes registaram mais de 100 mil testes PCR e Antigénio realizados, através do sistema de testagem à Covid-19 em regime Drive Thru, e que serviu toda a população, garantindo e reforçando a segurança de toda a comunidade.
A candidatura submetida a financiamento do PRR pelo Município da Batalha ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, obteve a pontuação máxima no total das 145 candidaturas apresentadas.
Mediante a análise efetuada por um painel independente, a candidatura “Casa da Obra” obteve uma nota final de 4,24 valores num máximo de 5.
Programa cultural, desportivo, ambiental e lúdico de ocupação dos tempos livres “Uma Aventura em Alcobaça” está de regresso para oferecer experiências a crianças e jovens do concelho de Alcobaça, em regime aberto.
Crianças e jovens são indicadas pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Alcobaça, sendo condicionados por fatores sócio económicos e familiares, sejam beneficiários de ação social escolar e tenham conseguido obter resultados satisfatórios durante este ano letivo. O programa é gratuito e inclui o serviço de almoço e lanche da manhã e da tarde.
Membros do Instituto Nacional de Investigação Marinha e Pescas de Gdansk, Polónia, estiveram na região Oeste para visitar projetos financiados pelo Grupo de Ação Local Pesca Oeste, cuja entidade gestora é a ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche. A comitiva polaca visitou o CETEMARES, Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo do Politécnico de Leiria, em Peniche, onde recolheu informação sobre os vários projetos em curso na área da ciência e da tecnologia do mar. A visita à região Oeste incluiu ainda a deslocação ao Museu Vivo do Peixe Seco, na Nazaré.
Sábado, dia 9 de julho, Constância recebe o Festival da Juventude, iniciativa que decorre na vila a partir das 9h, com Passeio Convívio de BTT, Passeio Convívio em Bicicleta em Família, 5º Downhill Urbano de Constância e animação noite dentro. No domingo, dia 10 de julho às 11 horas, terá lugar a inauguração da Praia Fluvial de Constância.
Os problemas e dificuldades que se fazem sentir nos cuidados de saúde primários das Caldas da Rainha, a falta de médicos de família no concelho e a saturação dos serviços do Centro Hospitalar do Oeste, devido à falta de recursos humanos, foram as principais preocupações manifestadas por Vítor Marques à secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, no dia 1 de Julho.
Portugal e Espanha acabam na liderança de grupo após a etapa da Nazaré da Euro Beach Soccer League, que chegou ao fim no domingo, 3 de julho. A Seleção Nacional venceu a Suíça, na última jorna- da do dia, e lidera o Grupo A, enquanto a Espanha lidera o Grupo B.
Na qualidade de membro da rede das cidades de aprendizagem da UNESCO e parceiro proactivo de ilustres entidades como a Universidade de Coimbra ou a Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, entre outros, o Município de Alcobaça irá apoiar “com satisfação e empenho”, a realização de três encontros dirigidos à comunidade educativa, mais concretamente aos professores, com o intuito de valorizar a sua formação e ação pedagógica. Estas formações serão materializadas com o VIII Seminário da Arte de Ler, Encontro de Professores de História da Região Centro e I Encontro da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO.
VIII Seminário da Arte de Ler – Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
O Seminário da Arte de Ler, este ano sob o tema “O Fantástico”, regressa ao formato presencial, nos dias 7 e 8 de julho. Como habitualmente, o programa conta com um conjunto de comunicações e de oficinas dinamizadas por destacados professores, investigadores e agentes culturais.
Organização: Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o (CFAECAN), Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, Município de Alcobaça
Saiba mais aqui – https://bit.ly/3HWhOqn
Encontro de Professores de História da Região Centro – Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
Nos dias 14 e 15 de julho realiza-se o Encontro de Professores de História da Região Centro. Alcobaça será, por estes dias, o epicentro da sabedoria histórica, contando com a presença dos mais ilustres historiadores nacionais, desde Fernando Catroga, Maria José Goulão, Reis Torgal, Virgolino Jorge, João Gouveia Monteiro, Helena da Cruz Coelho, entre outros investigadores das Universidades de Coimbra, Évora, Porto e Lisboa.
Organização: Universidade de Coimbra (UC), em coorganização com o Município de Alcobaça e os Centros de Formação de Professores Alcobaça e Nazaré, Centro-Oeste, LeiriMar, BeiraMar e Nova Ágora
Saiba mais aqui – https://bit.ly/3zYh7el
I Encontro da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO
Alcobaça irá acolher, nos dias 19 e 20 de setembro, o “I Encontro da Rede Nacional das Cidades de Aprendizagem da UNESCO”, dirigido à comunidade educativa.
Sob o mote de que “A Aprendizagem ao Longo da Vida é o futuro das nossas cidades” irão reunir-se os Municípios portugueses que integram a Rede Nacional das Cidades de Aprendizagem.
Organização: Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO e Município de Alcobaça
Saiba mais aqui – https://bit.ly/39ThNqv
No segundo dia de trabalhos, 2 de julho, do 40.º Congresso Nacional, o novo presidente do PSD, Luís Montenegro, anunciou os nomes para os órgãos nacionais ao 40.º Congresso Nacional. A ex-deputada Margarida Balseiro Lopes, natural da Marinha Grande, é um dos vice-presidentes e Rui Rocha, natural de Ansião, é um dos vogais da Direção Nacional do PSD.
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, através da licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês / Português, e a Embaixada da República Popular da China em Portugal vão promover uma semana dedicada à língua e cultura chinesas entre 4 e 7 de julho com a dinamização de aprendizagens lúdicas em contextos informais.
Do Castelo ao Jardim da Vala Real, do Rossio ao Moinho do Papel, o Leiria Medieval está de volta, de 21 a 24 de julho, com o tema “As Cortes de 1438”, com um programa ambicioso que propõe recriar as Cortes de Leiria convocadas por D. Duarte Durante quatro dias haverá vida no que seria o burgo naqueles tempos com um batalhão de 400 figurantes, de centenas de mercadores e artesãos,dezenas de espaços de gastronomia, num cenário de personagens medievais, como mercadores, nobres, plebeus, artesãos, mís- ticos e artífices. Nas 60 h de animação deambulante há novi- dades como Justas Medievais (torneio a cavalo) e Conversas sobre a Idade Média.
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, no dia 29 de junho, um homem de 25 anos por furto em interior de residência, em São Martinho do Porto e, via Posto de São Martinho do Porto, deteve em flagrante um homem de 52 anos por posse de armas proibidas.
No dia 21 de junho, arrancaram as obras para criar a Unidade de Internamento de Psiquiatria, na Unidade de Peniche, do Centro Hospitalar do Oeste. Esta obra tem como principal objetivo dotar o CHOeste de internamento na especialidade de Psiquiatria, inexistente até à data, deixando os doentes da área de influência territorial do CHOeste de recorrer a interna- mentos em Lisboa. Empreitada e equipamento respetivo implica um encargo de 689.854,51€ (acresce IVA) e tem o prazo de execução de 5 meses. Este investimento é suportado pelo PRR e insere-se no Plano Nacional de Saúde Mental.
A companhia S.A.Marionetas, com o apoio da República Portuguesa / Direção-Geral das Artes, apresenta o espetáculo “Lúmen – uma história de amor” em Madrid, dia 5 de Julho. Apresentação irá abrir as festas de verão no 38º festival Veranos de la Villa. Espetáculo conta com 50 pessoas da comunidade que vão manipular marionetas de 5 m de altura.
Está de regresso a Academia de Verão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, cujo objetivo é dar a oportunidade aos estudantes do ensino secundário de, durante uma semana, entre 11 e 15 de julho, viverem a experiência de “estudar” no ensino superior e, deste modo, estimular as áreas científicas e tecnológicas nas escolas secundárias.
ASAE- Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, após uma operação de fiscali- zação da Brigada Especializada dos Vinhos e Produtos Vitivinícolas – Unidade Operacional do Sul, apreendeu 6.950 litros de vinho num valor aproximado de 5.560 euros, em ação inspetiva no concelho de Benavente.
A cerimónia de atribuição dos Prémios Dom Fuas teve lugar no dia 25 de junho, na Casa das Artes, e contou com presenças da ministra da Coesão Terri- torial, Ana Abrunhosa, do presidente da Câmara de Porto de Mós, do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, da presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, e do presidente do Compete 2020, Nuno Mangas.
Depois da abertura de estúdios em Sintra, Seixal, Cascais, Setúbal e Coimbra, IKEA aposta agora num novo Estúdio de Planificação em Leiria, a partir de quinta-feira, dia 30 de junho, no Leiria Shopping. A abertura do espaço obedece à estratégia de transformação omnicanal da marca sueca que, com este sexto espaço – o segundo na Zona Centro – segue o objetivo de ter a marca mais próxima e chegar a mais consumidores, dando-lhes a oportunidade de ter um local 100% dedicado à planificação das divisões da casa, com especial foco em cozinhas e roupeiros. A marca aposta também no atendimento personalizado com uma equipa de colaboradores especializada.
A Universidade de Coimbra, através do CESUCA – Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, irá promover no ano letivo 2022-2023, uma pós-graduação em Património Alimentar e Desenvolvimento do Território. Estão abertas 25 vagas para este primeiro curso, que resulta de uma candidatura da Universidade de Coimbra ao PRR.
O Grupo Municipal da CDU na Assembleia Municipal da Nazaré entregou na sessão de 28 de junho uma proposta de voto de louvor a José Soares da Conceição. Tendo completado 100 anos, no dia 24 de maio, foi atribuído o seu nome à biblioteca da Nazaré, que passou assim a identificar-se como Biblioteca Municipal José Soares.
Câmara Municipal de Leiria aprovou terça- feira, 28 de junho, o projeto de execução de ampliação das instalações do Posto Territorial de Monte Redondo da GNR e a abertura do concurso para a realização da empreitada do Ministério da Administração Interna. Obra deve durar 540 dias e o investimento ronda 1,4 milhões de euros.
A CDU de Alcobaça apresentou, no dia 23 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal, o seu programa eleitoral para a Câmara Municipal de Alcobaça. Estiveram presente José Luís de Sousa, em representação da DORLEI do PCP, Clementina Henriques e António Raposo, cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, respetiva- mente, e Basílio Martins, mandatário da candidatura. A CDU não contesta as opções políticas do atual executivo PSD no último mandato, mormente, a criação do Parque Verde, da Zona Industrial da Benedita e do Pavilhão Multiusos da cidade, mas propõe maior envolvimento das populações nas decisões.
O consórcio Termas Centro apresentou dia 27 de julho o site e os primeiros resultados do projeto “Aldeias do Conhecimento”, que está a proceder a uma recolha audiovisual das memórias e histórias das estâncias termais da região Centro e dos territórios onde estão implantadas. A apresentação decorreu no Hospital Termal das Caldas da Rainha.
A CIMLT vai comparticipar, no próximo ano letivo, os passes dos alunos do Ensino Secundário que residam na região e frequentem as escolas da Lezíria do Tejo. A maioria dos alunos do Ensino Secundário pagava 50% do seu passe e com esta medida não terão qualquer encargo de transporte escolar.
A presente medida encontra-se enquadrada no âmbito do PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária), dado que houve um acréscimo de verba este ano, e terá um custo estimado de cerca de 225 000€ para o 1º período do ano letivo 2021/2022 e de cerca de 580 000€ por ano letivo.
A Organização do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, terminada a 44.ª edição, que classifica como um êxito, a todos os níveis, realça tratar-se da primeira vez que se subiu à Serra do Socorro, a 400 m de altitude, dificuldade comparável às mais altas subidas do país, pelo que expressa o seu agradecimento a todos os colaboradores.
O Município do Bombarral e a Amigo Fiel – Associação Protetora dos Animais do Bombarral assinaram esta terça-feira, dia 27 de julho de 2021, um contrato de comodato e um protocolo de colaboração com vista a formalizar a utilização do recém-inaugurado Centro de Recolha Animal Intermunicipal por parte da referida associação. Em representação da autarquia, os documentos foram assinados pelo presidente da edilidade, Ricardo Fernandes, enquanto a Amigo Fiel foi representada por Maria Helena Garcia, presidente da direção, e por Maria da Conceição Milheiros.
Os resultados preliminares dos Censos 2021, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam uma quebra de 2% da população portuguesa. Apesar de ter havido saldo migratório positivo, este não foi suficiente para inverter a quebra populacional. Portugal tem 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011. Além disso, Portugal tem há muito tempo um problema de fundo que germina lenta e inexoravel- mente: défice de nascimentos. Estas e outras preocupação relacionadas com a questão demográfica serão em breve, em data ainda a anunciar, propostas à reflexão pelo MAE – Movimento de Acção Ética.
Na Comissão Política realizada quarta-feira o PS concluiu o processo de aprovação de todas as listas para as seis Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal. As listas são constituídas por 231 pessoas, em que mais de 80% são independentes, que querem, no seio do PS, trabalhar para um concelho com capacidade para atrair investimento, emprego e riqueza.
Os Bombeiros Voluntários da Batalha vão ter uma segunda equipa de intervenção permanente, após ter sido celebrado protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Município e Associação Humanitária dos Bombeiros da Batalha, subscrito a 29 de julho. A comparticipação das equipas fica, em partes iguais, a cargo da Câmara Municipal e da ANEPC.
A primeira PediRota do projeto uniquePATHS acontece sábado, dia 31 de julho, na Atalaia, à qual estará associado um teste a uma cadeira de rodas elétrica, tornando-o um programa inclusivo. A PediGuia Conceição Rolim dará a conhecer aos participantes a PediRota “Passeio do Mar”. Os participantes irão visitar o Dandy Lounge Bar, o Miradouro da Peralta e o Areal da praia.
A Turismo Centro de Portugal apresentou, no dia 29 de julho, o Projeto “Experiências By…”, numa conferência de imprensa que decorreu no Restaurante Mesa de Lemos, em Viseu. Este é um novo projeto editorial, em que 6 figuras reconhecidas dos portugueses assumem o papel de curadores em várias áreas e, nessa função, dão a conhecer percursos, viagens, memórias e recordações pelo Centro de Portugal. Em comum têm a sua origem ou ligação à região Centro. Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é a curadora de “Turismo Desportivo e Ativo”.
A Diretora Regional de Cultura do Centro defendeu a inscrição das seculares Festas do Bodo no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial. Suzana Menezes presidiu, dia 23 de julho, à sessão solene de abertura da programação “Em Dias de Bodo”, que pretendeu assinalar os dias em que, tradicionalmente, se realizavam as Festas do Bodo, mas que as restrições impostas pela pandemia não permitiram.
Nove meses depois do Congresso “O Futuro da Nossa Cidade”, Rede Cultura apresenta a proposta de candidatura do território a Capital Europeia da Cultura. A sessão oficial que vai dar a conhecer os rostos, as vozes e os caminhos rumo a 2027, vai decorrer no Castelo de Leiria, às 17h30, do dia 30 de julho. Novamente em contexto de sérias restrições impostas pela pandemia, os 26 municípios que candidatam Leiria a Capital Europeia da Cultura vão ser representados por um elemento de cada concelho e a cerimónia pode ser acompanhada via streaming, nas redes sociais da Rede Cultura 2027.
O balcão «Nascer Cidadão» instalado na Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste retomou o seu funcionamento esta terça-feira, 27 de julho, após ter estado suspenso no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19. Nesta primeira fase, o atendimento funcionará às terças e sextas-feiras, das 14h às 17h. Os bebés nascidos na maternidade do Centro Hospitalar do Oeste podem agora ser registados no balcão «Nascer Cidadão» do próprio hospital, não sendo necessária a deslocação ao Registo Civil para fazer o registo de nascimento.
Na reunião ordinária de 24 de junho, a Câmara Municipal de Porto de Mós deliberou aprovar e submeter a Discussão Pública a proposta da Área de Reabilitação Urbana da vila de Porto de Mós e respetiva Operação de Reabilitação Urbana, operacionalizada através de Programa Estratégico de Reabilitação Urbana. O período de Discussão Pública terá a duração de 20 dias úteis.
Na última década, 35 concelhos da região perderam população, com destaque para concelhos do interior dos distritos de Leiria e Santarém, segundo o Censos 2021. No polo oposto, 5 dos 6 concelhos do Oeste do Distrito de Lisboa crescem. Castanheira de Pera, Chamusca, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Coruche, Mação, Abrantes, Ansião, Sardoal, Tomar, Alcanena são concelhos que perdem mais de 10% dos habitantes. Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Alenquer Sobral de Monte Agraço, Benavente, Lourinhã, Óbidos, Leiria e Marinha Grande foram os únicos concelhos a crescer de 2011 a 2021.
O Centro Hospitalar de Leiria reabre, dia 30 de julho, sexta-feira, o gabinete ‘Nascer Cidadão’, um serviço assegurado por funcionários da Conservatória do Registo Civil. O gabinete voltará a funcionar no Serviço de Ginecologia
/Obstetrícia, no piso 2 da torre poente do Hospital de Santo André, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 14h e as 17h, respeitando todas as medidas de segurança.
A Câmara Municipal de Santarém aprovou um apoio financeiro de 18.400,80€ à Junta de Freguesia de Pernes para a elaboração da 1ª fase do projeto de valorização do Mouchão de Pernes – estudo prévio. A proposta deste estudo tem por objetivo requalificar o espaço do Mouchão, de forma a potenciar as suas caraterísticas, únicas no Concelho.
O In. Santarém “Volta à Rua” esta semana com destaque para o concerto com Conjunto!Evite, esta sexta-feira, dia 30 julho, às 21h, na Parada da Ex-Escola Prática de Cavalaria. Antes, pelas 19h, a Igreja da Graça recebe João Corceiro & Guitarra Clássica, a solo. João Corceiro interpreta obras desde o período Barroco ao Contemporâneo, com autores como J.S.Bach, Mozart, Francisco Tárrega e Astor Piazzolla.
Restaurante Manjar do Marquês é um dos ex-libris do Concelho de Pombal
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, preside, esta quarta-feira, dia 28 de julho, à cerimónia de homenagem de Pombal a Evangelista Nunes da Graça, a ter lugar pelas 14h30 junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal (Rua Prof. Carlos Alberto Mota Pinto). Será inaugurado um Busto de Homenagem ao antigo empresário (proprietário do Restaurante O Manjar do Marquês) e Benemérito, falecido em 2002, aos 70 anos de idade.
A ANAM (Associação Nacional de Assembleias Municipais) galardoou diversos trabalhos no âmbito do trabalho do trabalho desenvolvido por Assembleias Municipais em nome da democracia local. Os prémios “ANAM 2020” foram anunciados durante a realização da última iniciativa “ANAM em diálogo 2.R – No caminho das regiões”, em Ourém. Com um júri composto pelo presidente da ANAM, Albino Almeida, a presidente da Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos e o presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, Luís Castelhano, foram atribuídos os prémios “Boas Práticas” 2021.
Numa viagem Da Ibéria aos novos tempos, o Cistermúsica fecha o círculo nos próximos dias e traz diversas propostas artísticas nacionais e internacionais a não perder. Da ópera-tango “María de Buenos Aires” de Piazzolla aos sons de fusão do The Nagash Ensemble of Armenia, passando ainda pela música mestiça da Espanha barroca.
No âmbito da política educativa de apoio aos alunos e às famílias com filhos, e em continuidade com as medidas aprovadas nos anos anteriores, no ano letivo de 2021/22 a Câmara Municipal da Batalha volta a oferecer todos os livros de fichas escolares aos alunos que frequentam a rede pública, desde o Ensino Básico ao Secundário, ou seja, do 1.º ao 12.º ano. A distribuição do material será realizada em setembro, ficando desde já os encarregados de educação informados desta iniciativa do Município que representa um investimento global de 65.449,11€ e beneficiará perto de 1500 alunos.
A atividade assistencial do Centro Hospitalar do Oeste registou, até ao final de junho de 2021, um aumento no número de consultas e de cirurgias realizadas, assim como uma redução do número de doentes em lista de espera comparado com igual período do ano anterior. Neste 1º semestre de 2021, foram realizadas 3.081 cirurgias nas unidades de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, mais 470 (+18 por cento) do que em igual período em 2020.
A Volta a Portugal em Bicicleta está de regresso à estrada entre os dias 4 e 15 de agosto. Depois do habitual prólogo, a 4 de agosto, a primeira etapa da mítica prova terá início na cidade de Torres Vedras. A etapa está marcada para o dia 5 de agosto, quinta-feira, com partida junto ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. A primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta irá ligar as cidades de Torres Vedras e Setúbal, numa tirada de 178.8 km.
Segundo informação da Casa Civil, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa não poderá participar na Cerimónia de inauguração do Castelo e Paço dos Condes de Ourém, prevista para terça-feira, 27 de julho pelas 15h. Neste sentido, a cerimónia será adiada para data a anunciar oportunamente.
O Centro Hospitalar de Leiria implementou um novo modelo de organização e de gestão da área assistencial no Serviço de Urgência Geral, que visa reduzir os principais problemas que interferem com a boa prestação de cuidados aos utentes, com a constituição de uma equipa interna fixa de dez médicos generalistas, das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, com a possibilidade de alargamento no futuro se o modelo obtiver resultados. As equipas médicas generalistas do serviço urgência geral eram asseguradas diaria- mente 24h/24h por prestadores de serviços médicos nas três unidades hospitalares (Leiria, Pombal e Alcobaça).
Cartaz
O autor A M Duarte, apresenta o seu livro de poesia “Detesto Ter Palavras e Não Saber o Que Fazer com Elas”, este sábado, dia 31 de julho. A iniciativa terá lugar pelas 18h30, no jardim do Páteo Valverde, em Azambuja. A entrada é livre e está sujeita à lotação dos lugares disponíveis.
A obra será apresentada pelo próprio autor, A M Duarte e a sua convidada Manuela Duarte. É o primeiro livro do autor, e trata-se de um livro de poesia, onde apresenta uma espécie de conversa íntima com a sua própria construção poética.
De forma consistente e penetrante, A M Duarte constrói a sua expressão poética como uma espécie de conversa íntima, deambulações sobre as imperfeições da vida, paradoxos do tempo e idiossincrasias do amor. A edição da obra é da Emporium Editora.
O evento cumprirá as orientações da Direção-Geral de Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara e o recomendado distanciamento social.
Nota biográfica sobre o autor
A M Duarte, natural de Azambuja, é formado em Ciências da Comunicação, com Mestrado em Jornalismo, ambos pela Universidade da Beira Interior, Covilhã. Num percurso profissional sempre ligado à comunicação, trabalhou como jornalista/editor no semanário AutoSport e como animador nas rádios MEO Music e MEO Sudoeste. Foi ainda rosto e voz dos programas Volante TV (SIC/SIC Notícias) e Nostalgia dos Famosos (Rádio Nostalgia). A leitura e a escrita são gostos que foi desenvolvendo ao longo dos anos e que levaram à criação do Instagram de poesia @contracapa_a_m_duarte. Detesto Ter Palavras e Não Saber o Que Fazer Com Elas é o seu primeiro livro.
O alcobacense José Alberto Vasco será um dos escritores participantes na exposição Fotografar Palavras / Fotógrafos e Escritores Juntos na Transformação de Palavra em Fotografia, patente no mimo / Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, de 1 de agosto a 21 de novembro deste ano. Esta será a segunda de quatro exposições anuais do Fotografar Palavras, neste museu.
O lançamento do livro “City Marketing, Santarém uma Identidade”, de Vanda Marisa Marques, teve lugar dia 23 de julho, nos Paços do Concelho, em Santarém. A apresentação da obra, lançada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão com apoio do Município de Santarém coube a Florinda Matos, presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual.
“Linha de Fuga” é o título da exposição coletiva que vai estar patente de 24 de julho a 3 de outubro na Fundação D. Luís I, no Centro Cultural de Cascais, numa promoção dos estudantes do mestrado em Artes Plástica da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. A exposição é composta por uma diversidade de linguagens e obras, produzidas por 16 artistas.
Município de Leiria e Ministério da Agricultura, através da Direção Geral de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), celebraram um protocolo que permite a abertura de um processo de atribuição de apoios aos produtores afetados pelas chuvas torrenciais que se sentiram no mês de junho. Os fruticultores e viticultores que registaram danos nas suas produções e prejuízos na sua produção deverão remeter as suas candidaturas à DRAPC até 31 de julho, sendo fixado um máximo de 60 euros por hectare de área afetada para pomares e de 40 euros para a vinha
Os candidatos d´Os Verdes nas listas da CDU, de quatro concelhos da Lezíria do Tejo (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém) assinaram, dia 20 de julho, “Um compromisso com o Tejo”. As cabeças de lista às Assembleias Municipais de Almeirim e Santarém, Sónia Colaço e Rita Correia, assinaram o Compromisso no meio do Tejo, no local de união dos dois concelhos.
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou por unanimidade uma moção do PSD para um agradecimento ao Centro Hospitalar de Leiria e ao INEM, pela integração de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência do Hospital de Alcobaça, instalada a 15 de março, e que visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita.
O projeto Fora da Caixa, de Torres Vedras, conquistou o 1º lugar na sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Participação da Rede de Autarquias Participativas. A cerimónia de apresentação dos resultados decorreu esta quarta-feira, 21 de julho, no auditório do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.
Santa Cruz continua a contar com a animação do programa “Onda de Verão”. Artistas, criadores e agentes culturais locais dão forma à 21ª edição do programa, que decorre até 19 de setembro nesta estância balnear do concelho de Torres Vedras, num formato seguro que respeita as medidas em vigor no âmbito da pandemia.
O Castelo de Ourém vai reabrir as suas portas ao público no dia 27 de julho, após investimento superior a 2.1 milhões de euros e financiamento de 1.671.380 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que possibilitou a reabilitação do Castelo e do Paço dos Condes e sua adaptação para espaços museológicos. A cerimónia protocolar de reabertura do Castelo de Ourém vai decorrer às 15h do dia 27 de julho, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e até 1 de agosto será disponibilizada programação cultural de excelência repleta de música, performances e atividades, com acesso gratuito.
A Câmara Municipal da Batalha contratou 3 enfermeiros para aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19 do concelho, instalado no Centro de Exposições da Batalha – ExpoSalão, disponibilizando desta forma às entidades de saúde um banco extraordinário de 360 horas em serviço de enfermagem até ao final de setembro. Os enfermeiros agora mobilizado foram contratados em regime de prestação de serviços e no quadro de competências na área da saúde que o Município da Batalha exerce desde abril de 2021.
O candidato a Presidente da Câmara Municipal de Santarém, pela Partido Social Democrata, Ricardo Gonçalves, apresenta a sua candidatura esta sexta-feira, pelas 18 h, na Praça Sá da Bandeira na cidade de Santarém. Atendendo ao contexto pandémico, a sessão presencial será restringida aos eleitos locais, candidatos a presidente de junta e membros da estrutura de campanha.
A história de coragem e superação de Joana Andrade, a primeira mulher portuguesa a surfar as grandes ondas do Canhão da Nazaré, inspira a história “Big vs Small”, que o Odisseia estreia em exclusivo em Portugal, domingo, 25 de julho, às 16h. O documentário enérgico e inspiracional acompanha Joana Andrade, campeã de surf de ondas gigantes, conhecida como “Tiny Fighter”.
“Academia Art & Cultura – Ligações Criativas” é o mais recente projeto do Politécnico de Leiria e da Fórum Estudante que, entre 26 e 31 de julho, vai levar 24 estudantes do ensino secundário e profissional a conhecer a riqueza artística e cultural dos concelhos de Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha e Leiria. A sessão de abertura da Academia tem lugar na segunda-feira, dia 26, entre as 12h00 e as 13h30, durante um almoço na cantina da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria.
O Governo aprovou quinta-feira, uma resolução que prorroga a situação de calamidade em todo o continente e altera o mapa de risco da COVID-19. Nos distritos de Leiria,Santarém e região Oeste, são agora 25 os concelhos abrangidos pelas medidas restritivas. As medidas de risco elevado aplicam-se a Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cartaxo, Constância, Leiria, Marinha Grande, Óbidos, Ourém, Porto de Mós,Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras. As medidas de risco muito elevado aplicam-se a Alenquer, Batalha, Azambuja, Benavente, Nazaré, Lourinhã, Pedrógão, Peniche e Sobral.
Pão de Medronho desenvolvido por Rui Lopes, investigador do CiTechCare do Politécnico de Leiria, acaba de vencer a quarta edição do Prémio Food Fab Lab 2020. Rui Lopes é proprietário da empresa Medronho & Canela – Inovação Alimentar e Nutricional, uma Spin Off do Politécnico de Leiria que nasceu para alavancar o projeto “Pão Medronho”, e dar corpo a outros projetos de inovação alimentar e nutricional em curso com centros de investigação e empresas. Os vencedores dos prémios foram anunciados no dia 16 de julho, no INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares, no TagusValley, em Abrantes.
O Turismo Centro de Portugal participou em duas reuniões de trabalho com entidades espanholas, ambas com o objetivo de avançar com projetos em comum a nível da promoção turística. A primeira reunião, no dia 21 de julho, em Zamora, sentou à mesa, além do Turismo Centro de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Turismo da Junta de Castela e Leão.
Cartaz
O Festival Teatro de Rua vai ter lugar nos dias 13, 24, 25, 30 e 31 de julho e 1, 7 e 13 de agosto, pelas 21h00, na Praça da República, em Porto de Mós. Serão cumpridas todas as normas da DGS, nomeadamente do que diz respeito ao distanciamento físico, número limitado de pessoas e uso obrigatório de máscara. A confirmação de presença é obrigatória para reserva de lugar, até dia 23 de julho, para o endereço de email: iniciativas@municipio-portodemos.pt ou para o telefone 912 349 016.
O atual executivo municipal da Batalha anunciou, a dois meses das eleições, o início do processo de alteração do PDM, uma medida há muito reclamada pelo Movimento Independente e pelos cidadãos do concelho. Para Raul Castro, “chega tarde o senhor presidente da Câmara, com esta sua medida eleitoralista a dois meses das eleições, pretendendo enganar os seus munícipes e prometendo devolver o que lhes retirou com a anterior revisão do PDM.”
Gonçalo Lopes vai apesentar formalmente a sua candidatura pelo Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Leiria, no Jardim da Almuinha Grande, em Leiria, com a presença do secretário-geral do PS, António Costa. O evento decorre no próximo domingo, dia 25 de julho, às 18h, com um número limitado de participantes, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, e contará com transmissão online, através da página de Facebook de Gonçalo Lopes.
O antigo Centro Azul abriu ao público dia 9 de julho, após investimento de cerca de 200 mil euros em obras de requalificação, a cargo da Câmara da Marinha Grande. Cidália Ferreira congratula-se com a nova infraestrutura “que devolve a São Pedro de Moel um edifício polivalente, moderno, nobre e inspirado nos elementos do mar, dada a sua localização”.
O concelho de Torres Vedras conta agora com um Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida. O documento estratégico resulta da colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e foi apresentado esta segunda-feira, 19 de julho.
O Festival de Música de Alcobaça apresenta na Cerca de Mosteiro de Alcobaça mais um grande concerto sinfónico com a estreia em Portugal do Ensemble Instrumental de Cantábria (Espanha). À entrada daquele que será o seu penúltimo fim de semana, o Cistermúsica traz-nos mais um conjunto de espetáculos obrigatórios dentro e fora do concelho de Alcobaça.
Antes dos grandes destaques, o festival informa que antecipou todos os espetáculos à noite para as 21h00 – inicialmente agendados às 21h30. A alteração decorre da entrada de Alcobaça na lista de concelhos com risco elevado de incidência de Covid-19 e das correspondentes medidas mais restritivas no setor da cultura.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 20 de julho, um homem suspeito da prática de crimes de abuso sexual de crianças agravados, cometidos na zona da Nazaré. O arguido terá praticado atos sexuais de relevo com duas crianças, entre os 8 e 15 anos de idade, suas enteadas, com as quais mantinha uma relação de coabitação. O conhecimento dos factos foi recente, tendo sido desenvolvidas diligências investigatórias de imediato, que conduziram à detenção do suspeito, na sequência de emissão de mandado de detenção pela Autoridade Judiciária competente do DIAP de Caldas da Rainha.
O Ministério da Administração Interna autorizou segunda-feira, dia 19 de julho, o alargamento do sistema de videovigilância na cidade de Leiria, através da instalação de mais 42 câmaras, que vão reforçar a segurança na zona do Percurso Polis e parques de lazer adjacentes, assim como as principais artérias da zona urbana da cidade de Leiria onde se verifica maior fluxo de circulação de pessoas e veículos.
São Mamede
A Câmara Municipal da Batalha deu início aos trabalhos de alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), que deverão estar concluídos no primeiro semestre do próximo ano de 2022, tendo ido lançado o respetivo concurso por consulta prévia a 4 empresas da especialidade, no valor global de 51.660,00 Euros.
A decisão foi tomada na reunião ordinária do executivo municipal de 12 de julho e decorre da necessidade de adequar o PDM às alterações verificadas no quadro legislativo do ordenamento do território, com a publicação da Lei de Bases Gerais da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo e do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT).
Para o autarca local, Paulo Batista Santos, “esta será uma oportunidade para realizar alguns ajustamentos nas áreas urbanizáveis, mas também salvaguardar alguns valores ambientais e patrimoniais que hoje se encontram ameaçados por pedidos de exploração de massas minerais”. “O futuro do concelho em termos de ordenamento, passa pelo justo equilíbrio entre o desejável desenvolvimento urbano e económico, com a defesa da sustentabilidade ambiental”, esclarece o edil da Batalha.
A participação pública será igualmente uma fase crucial para melhor fundamentar os ajustamentos necessários, pelo que será aberto um período de participação pública não inferior a 30 dias, para a formulação de sugestões e apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no procedimento.
Todo o processo será divulgado e disponível para consulta no portal municipal, nas redes sociais e no endereço http://pdm.cm-batalha.pt/.
Fonte: MB
A Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, presidirá esta sexta-feira, à sessão solene de abertura de “Em Dias de Bodo”, inaugurando as exposições que estarão patentes ao público em espaços públicos da cidade. A iniciativa pretende assinalar os dias em que, tradicionalmente, se realizariam as seculares Festas do Bodo, mas que o atual contexto de pandemia SARS-CoV-2 não permite, exigindo um elevado e cuidadoso critério de segurança e saúde pública.
O Município de Ourém, o Instituto Politécnico de Coimbra e a “Ads Territórios” assinaram, no dia 15 de julho, no Salão-nobre do Edifício-sede do Município de Ourém, um protoloco de colaboração com vista à abertura do Curso Técnico Superior Profissional “Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais”, em Fátima. O CTeSP “Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais” funcionará no Espaço Fatimae, em Fátima e terá a duração de 2 anos. Terá uma componente teórico-prática de 3 semestres e outra, de estágio profissional com a duração de 6 meses.
A Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos e iniciativas culturais, que decorrem durante os meses de julho a setembro, com o objetivo de proporcionar animação cultural à população e aos veraneantes que visitam o concelho. A programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com a parceria da PROTUR – Associação para o Turismo, Paróquia de Vieira de Leiria (Capela da Praia), Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio.
Os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal apostam nos “Caminhos Literários – com Botto, Camões, Gil Vicente e outros que por cá passaram” e criam programa de artes e espetáculos em rede para potenciar o território, onde além das paisagens literárias associadas aos seus escritores, é proposto um programa turístico-cultural em que a literatura é ponte para descoberta de novas identidades.
Lugares Património Mundial do Centro – Rede Cultural 2.0 apresenta os concertos da Orquestra Clássica do Centro (24 de julho) e da Banda Sinfónica de Alcobaça (31 de julho) na Cerca do Mosteiro de Alcobaça. O espetáculo da Orquestra Clássica do Centro será de homenagem ao Maestro António Vitorino de Almeida.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com colaboração da GNR da Sertã e do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições em Espaço Rural, do Centro, deteve um homem de 38 anos, engenheiro eletrotécnico, pela presumível prática de vários crimes de incêndio florestal, com recurso a engenhos eletrónicos incendiários. O homem é suspeito de ter ateado vários incêndios florestais, nos concelhos da Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila de Rei.
A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o 101.º aniversário do Mestre Joaquim Correia, com iniciativas que decorrem no Museu Joaquim Correia, no sábado, 24 de julho, cuja participação é gratuita. O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia.
O vice-presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, apresentou, no dia 15 de julho, a sua candidatura ao cargo de presidente. O evento abriu com a intervenção do mandatário da campanha, Luís Castelhano, atual presidente da Assembleia Municipal, seguindo-se as do atual presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, do presidente da Distrital de Leiria do PSD, Rui Rocha, e do candidato a presidente da Assembleia Municipal, Carlos Marques. Os candidatos à vereação são Inês Silva, Paulo Mateus, João Santos, Eugénia Machado, Ana Soares, Jacinto Francisco e Cidália Branco.
23 empresas da região premiaram no ano letivo 20/21 o desempenho de 29 estudantes do Politécnico de Leiria, através da atribuição das Bolsas + Indústria, num montante total de 20.700 euros, no âmbito do protocolo de cooperação entre aquela instituição de ensino superior, a NERLEI e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL).
A Câmara de Torres Vedras irá apoiar 41 associações desportivas, num investimento total de cerca de 361.623 euros. Os contratos-programa de apoio à atividade física da época 2020/2021 foram assinados dia 14 de julho, no Parque Verde da Várzea, numa cerimónia em que também foi assinado o memorando de entendimento do Cartão Branco.
O Partido Socialista de Azambuja levou a cabo a apresentação oficial dos candidatos aos órgãos autárquicos do Concelho de Azambuja no dia 17 de julho, com a intervenção de três deputados:José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, Marcos Perestrello, secretário nacional do PS e Maria da Luz Rosinha, secretária nacional do PS para as Autarquias.
Dr.ª Ana Paiva Nunes
Neste Dia Mundial da População faz todo o sentido falarmos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), porque nada é mais sustentável do que a promoção da saúde em vez do tratamento da doença, sabendo nós que o AVC é a principal causa de mortalidade e incapacidade no nosso país. Para a promoção da saúde o mais importante é o conhecimento por parte da população do que são estilos de vida saudáveis e sustentáveis.
Relativamente ao Acidente Vascular Cerebral sabemos que o mais difícil é mudar comportamentos e a promoção da saúde é exatamente favorecer os comportamentos saudáveis em vez dos prejudiciais. Para isto acontecer é importante também saber-se o porquê das medidas sugeridas para promoção da saúde individual de cada um de nós:
Todos nós temos que saber quais são os sinais de alerta para um AVC – boca ao lado, dificuldade em falar, falta de força num braço – e é fundamental saber-se que, ao contrário daquilo que acontecia há duas década atrás, hoje o AVC é tratável, mas é uma EMERGÊNCIA.
A probabilidade de uma pessoa ficar sem sequelas após um AVC depende da rapidez do tratamento, portanto, perante uma pessoa que desenvolve um AVC, a atitude correta é SEMPRE LIGAR O 112, como se faz para todas as Emergências Médicas. Desta forma, o doente é encaminhado para o Hospital mais próximo com capacidade para fazer o tratamento do AVC. Ir pelos próprios meios para o Hospital é uma atitude errada, porque o Hospital pode não estar preparado para receber um doente com AVC e perde-se tempo crucial.
Numa altura de tanta indefinição como a que vivemos atualmente, existem, contudo, coisas que estão muito bem definidas e estão nas mãos de cada um de nós. Escolher um estilo de vida saudável e sustentável é a medida mais eficaz que individualmente podemos tomar.
Dr.ª Ana Paiva Nunes
Medicina Interna, Coordenadora da Unidade Cerebrovascular do Centro Hospitalar de Lisboa Central
Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa do AVC
O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal de Torres Novas da GNR, dia 14 de julho, deteve em flagrante um homem de 33 anos, no concelho de Alcanena, por tráfico de estupefacientes. No âmbito de uma investigação, os militares apuraram que o suspeito cultivava plantas de canábis, numa propriedade de familiares, para posteriormente poder efetuar o tráfico do estupefaciente.
O Turismo Centro de Portugal homenageou, dia 15 de julho, várias personalidades que se destacaram em benefício da atividade turística, cerimónia emotiva em que se recordaram pessoas desaparecidas recen- temente, que muito fizeram pelo turismo na região, como Jorge Coelho (político, empresário e gestor), Carlos Bernardes (presidente da Câmara de Torres Vedras), Ataíde das Neves (deputado, secretário de Estado e presidente da Câmara da Figueira da Foz) e Almeida Henriques (secretário de Estado e presidente da Câmara de Viseu). Foram ainda entregues os prémios anuais do Turismo do Centro.
Materializando a adenda ao protocolo (já com duas décadas de vigência) entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a Universidade de Coimbra, assinada no dia 19 de maio, foi inaugurado na manhã de sexta-feira, dia 16 de julho, o novo Centro de Interpretação e Educação Ambiental, instalado na estufa 1 do Parque Verde de Alcobaça.
O investimento em ciclovias, espaços verdes, reforço de vigilância, melhoria da rede viária e da rede de transportes públicos no Centro Histórico de Leiria e na área entre o Bairro das Almuinhas, Quinta do Alçada e a Estação são algumas das propostas resultantes de um trabalho colaborativo, que envolve representantes das forças vivas e da população, desenvolvido pela rede UrbSecurity criada no âmbito do programa europeu URBACT.
José Lourenço Gonçalves é o Cabeça de Lista da CDU, indicado pelo PCP, à Assembleia Municipal de Alvaiázere. Nascido em Alvaiázere, em 1973, aí viveu e estudou até 1992 quando ingressou na Escola Superior de Conservação e Restauro em Lisboa.
É licenciado em Arqueologia da Paisagem pelo Instituto Politécnico de Tomar, detentor de Diploma de Formação Avançada em Recuperação e Conservação do Património Construído, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Pós-Graduado em Direito do Património Cultural, pela Faculdade de Direito de Universidade de Lisboa.
O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, dia 15 de julho, uma resolução que altera as medidas aplicáveis a vários concelhos.
Nos distritos de Leiria e Santarém e Região Oeste, as medidas de risco elevado aplicam-se a Alcobaça, Alenquer Azambuja, Batalha, Bombarral, Leiria, Cartaxo, Constância, Óbidos, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras. As medidas de risco muito elevado aplicam-se a Arruda dos Vinhos, Benavente, Lourinhã, Nazaré, Peniche e Sobral de Monte Agraço.
Este fim de semana regressam os Concertos de Verão 2021 ao concelho de Alcobaça com os espetáculos de Mafalda Veiga esta sexta-feira (16 de julho, 21h15) e de Capicua este sábado (17 de julho, 21h15) ambos a realizar no Campo de Futebol de São Martinho do Porto (junto ao ginásio Dino’s).
Esta quarta-feira, decorreu na Batalha a tradicional Reunião de Final de Ano entre o Conselho Superior da Magistratura, Juízes Presidentes de Comarca, Inspetores Judiciais e respetivos Secretários de Inspeção. Presidiu à sessão o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (quarta figura na hierarquia do Estado) e Presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM), Juiz Conselheiro Dr. Henrique Araújo.
Intervenção na Zona Industrial do Cadaval
Enquanto prossegue no terreno a 1ª Fase do plano de pavimentações/repavimentações do Concelho, iniciou-se no dia 15 de julho, a 2ª Fase deste projeto concelhio, com a intervenção que aqui se ilustra, respeitante à Zona Industrial do Cadaval.
Recorde-se que este processo teve início em 2018, com auscultação das juntas de freguesia concelhias, às quais coube indicar as ruas, da sua área de jurisdição, a serem intervencionadas.
Em 2019, decorreram as formalidades normais neste domínio, nomeadamente medições topográficas, estimativa orçamental, inscrição no orçamento e posterior envio (obrigatório) para apreciação pelo Tribunal de Contas.
Em início de 2021, era então adjudicada a empreitada, com o visto favorável do Tribunal de Contas.
Esta segunda fase tem execução prevista até final do corrente ano de 2021, tendo sido adjudicada por cerca de 1,1 milhões de euros.
Conheça as obras contempladas nesta 2ª Fase e recorde também as respeitantes à 1ª Fase, em www.cm-cadaval.pt (espaço Destaques).
Fonte: SCRP | CMC
O Município da Nazaré apelou esta quarta-feira, por carta, ao primeiro-ministro à reapreciação da decisão de fecho do comércio a retalho de natureza não alimentar às 15h30 ao fim de semana e feriados. “A restrição de horários atualmente vigente para essas atividades não se compadece com a necessidade de recuperação económica de quem vive desse negócio. Acresce que todas as medidas de segurança e prevenção de contágio são adotadas, designadamente, as indicadas pela DGS, o que faz com que exista um controlo efetivo sobre os utentes destes estabele- cimentos, que lhes permitiria ter um horário igual ao do retalho alimentar”, frisa Walter Chicharro.
Quarto de isolamento
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reestruturou recentemente três quartos de isolamento no Serviço de Medicina Intensiva (SMI), localizado no Hospital de Santo André, em Leiria, que funcionam nos regimes de proteção (pressão positiva) e de contenção (pressão negativa), conforme as necessidades. A obra de remodelação garante as condições de tratamento dos doentes imunocomprometidos ou portadores de doenças infeciosas, permitindo a sua segurança e a dos profissionais do Serviço.
Os três quartos de isolamento do SMI estão devidamente equipados para funcionar nos regimes de proteção (pressão positiva) e de contenção (pressão negativa). No regime de proteção, o utente que se encontra internado no quarto está imunocomprometido, ou seja, tem uma baixa resistência quando exposto a um antígeno, havendo a necessidade de o proteger para não ser contaminado por partículas potencialmente perigosas transmitidas por outras pessoas, como outros doentes, visitantes ou profissionais de saúde. Assim, o fluxo de ar é realizado do quarto para o exterior, e o ar proveniente do exterior para dentro do quarto passa por um filtro que retém as pequenas partículas, que podem conter antigénios ainda mais pequenos.
Já o regime de contenção protege todos os profissionais e utentes que se encontrem fora dos quartos das partículas infeciosas transportadas por via aérea, que estão dentro do quarto de isolamento, tais como sarampo, tuberculose, SARS, MERS, Covid-19, entre outros. Esta proteção é possível pois o fluxo do ar ocorre das zonas não contaminadas para a zona contaminada: em todas as pequenas aberturas, o fluxo de ar ocorre sempre de fora para dentro, e posteriormente todo o ar contaminado é extraído e encaminhado para o exterior, depois de passar por um filtro que tem a tarefa de reter as pequenas partículas, que trazem agarradas a elas os vírus também de tamanho reduzido.
A obra de reestruturação incluiu alterações no sistema de ventilação e na substituição das portas de acesso dos quartos, de forma a assegurar os diferenciais de pressão estabelecidos. A empreitada teve um investimento de cerca de 223 mil euros, dos quais 206.518 euros foram atribuídos pelo Programa Financiamento Centralizado da Administração Central do Sistema de Saúde, para reforço da resposta de Medicina Intensiva no âmbito da pandemia Covid-19 – infraestruturas.
«Esta obra de reestruturação permite disponibilizar mais e melhores condições para os nossos utentes, de acordo com as necessidades que temos vindo a registar, nomeadamente com esta pandemia por Covid-19», refere Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «O Serviço de Medicina Intensiva fica assim mais capacitado para tratar doentes com diferentes especificidades e condição clínica.»
Fonte: Midlandcom
A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (gerida pelos Municípios do Cadaval e de Alenquer e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) assinala o seu 22º Aniversário com a promoção de um rol de atividades nos dias 24 e 25, algumas carecendo de inscrição prévia (gratuita), até dia 22 de julho.
O Governo lançou quarta-feira, a Plataforma de Ensino Superior Politécnico na zona norte de Lisboa, que vai abranger os concelhos da Amadora, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Odivelas, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
A Plataforma tem como objetivo reforçar a oferta de ensino superior politécnico nestes territórios já a partir do próximo ano letivo. Essa oferta é assegurada pelos Politécnicos de Leiria, Santarém, Setúbal e Tomar, com apoio de fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais Centro, Lisboa e Alentejo e do Plano de Recuperação e Resiliência.
Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente irá presidir domingo, 18 de julho, à cerimónia que assinala o início de entrada em funcionamento do Emissário Carnide – Ilha – Louriçal, a ter lugar junto da Estação Elevatória de S. João das Tábuas, na Freguesia do Louriçal. Trata-se de investimentos, de valor global muito próximo dos 7 milhões de euros, que trará uma melhoria considerável da qualidade do serviço na área do saneamento básico, bem como na melhoria da eficiências no tratamento das águas residuais e na qualidade da água devolvida ao meio ambiente.
O Município da Batalha e o Politécnico de Leiria concretizaram um projeto de cooperação para promoção de uma Semana Temática dedicada à Cultura, nos anos 2021, 2022 e 2023, dedicada a estudantes do ensino secundário.
A semana temática deve realizar-se no mês de julho, com o envolvimento de 50 estudantes e 4 monitores, que farão o seu acompanhamento.
O Cistermúsica não esgota a sua infindável oferta e promete mais uma série de espetáculos imperdíveis. “La Serva Padrona” de Pergolesi é a primeira de duas óperas que serão apresentadas no festival num fim de semana que traz ainda a Orquestra Metropolitana de Lisboa e Marta Menezes e Trio de Cordas.
Carlos Fiolhais é uma figura incontornável da cultura portuguesa contemporânea, detentor de uma inteligente curiosidade insaciável e apaixonada pelo conhecimento. A propósito da sua última lição na Universidade de Coimbra, no dia 12 de Julho de 2021, a Associação Portuguesa de Imprensa fez-lhe uma entrevista que percorre brevemente a sua vida e os seus principais interesses.
O anúncio de Paulo Mota Pinto como candidato pelo PSD à Assembleia Municipal de Pombal aconteceu este sábado, no decorrer da apresentação da candidatura de Pedro Pimpão à presidência da Câmara Municipal de Pombal. A aposta no jurista e professor associado com agregação na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, presidente da Mesa do Congresso do PSD e filho do pombalense e ex-primeiro-ministro Carlos Mota Pinto, deve-se à importância que o PSD/Pombal atribui a este órgão fiscalizador e que se reveste da maior importância para dinamização e elevação da participação política local.
A Câmara da Batalha vai encetar o processo de aquisição de pecuária junto ao rio Lena, concretizando o encerramento de uma exploração pecuária no concelho que atualmente comporta um risco elevado de poluição e avançar com a construção de um novo parque verde junto da atual Ecovia do Vale do Lena.
O Ministério da Administração Interna, através do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e o Município da Lourinhã, através do presidente da Câmara, assinaram, no dia 28 de junho, um Acordo de Cedência do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo e Antigo Posto da Guarda Fiscal – Paimogo-Lourinhã.
O acordo, que vigorará por 50 (cinquenta) anos, enquadra-se no processo em curso de descentralização da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais e tem por objetivo a apresentação de uma candidatura, por parte da Câmara Municipal da Lourinhã, que permita a conservação do Forte e a reconversão de todo o espaço envolvente.
O Movimento Independente “Batalha é de Todos” apresentou as suas listas de candidatos à Câmara e Assembleia Municipal da Batalha. A apresentação aconteceu na Golpilheira, num recinto que se encheu de apoiantes e onde foram apresentadas as linhas orientadoras para o mandato, se o Movimento merecer a confiança dos batalhenses. Todas as medidas sanitárias em vigor foram escrupulosamente cumpridas.
No próximo fim de semana, 16, 17 e 18 de julho, as equipas seniores do Cister Sport de Alcobaça podem fazer história no andebol. A equipa sénior feminina, apesar da derrota sofrida no passado sábado, carimbou a passagem para a fase final da 2ª divisão nacional, onde se irão determinar as equipas que ascendem à 1ª divisão do próximo ano, e apurar o campeão nacional da 2ª divisão.
O 5ª Orçamento Participativo de Torres Vedras vai financiar 17 projetos no concelho de Torres Vedras. A votação dos 65 projetos finalistas decorreu entre os dias 21 e 30 de junho, tendo sido recolhidos 7.812 votos. A Câmara Municipal de Torres Vedras vai disponibilizar 350.000 € para implementação dos projetos vencedores. Os votos distribuíram-se entre projetos de duas tipologias. Cada uma das 13 freguesias do concelho contará com a implementação de um projeto vencedor, enquanto serão financiados quatro projetos supra freguesia (direcionados a três ou mais freguesias).
O atual vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, apresenta a sua candidatura ao cargo de presidente nas próximas eleições autárquicas na quarta-feira, dia 14 de Julho, às 19h, no Hotel Real Abadia, Congress & Spa. Por razões sanitárias, a participação presencial será limitada aos candidatos e à comunicação social.
Até ao dia 10 de julho, as equipas da área da saúde, proteção civil municipal, bombeiros municipais e trabalhadores de outras áreas de serviços da Câmara Municipal que asseguram o Centro de Vacinação do Cartaxo, administraram 24685 vacinas à população – 14075 foram primeiras doses e 10610 foram segundas doses.
O Politécnico de Leiria é a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação “Healthy Campus”, da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica.
Estão abertas as inscrições para o percurso performativo MIGRAR, um espetáculo produzido pela companhia Amarelo Silvestre e apresentado pela Artemrede em parceria com o Município de Alcobaça. Entrada gratuita com inscrições através do email: cine.teatro@cm-alcobaca.pt
O investigador André Afonso, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, integra a equipa de especialistas que acaba de publicar na secção “Matters Arising” da revista Nature, das mais importantes revistas científicas do mundo, dois artigos sobre o impacto da pesca na sustentabilidade de diversas espécies de tubarões. As publicações surgem após um outro artigo publicado em 2019, tendo a equipa de especialistas sido desafiada por dois grupos de autores a testar e validar alguns pressupostos do trabalho original. A nova investigação foi conduzida com sucesso no último ano.
A candidatura do PSD às Eleições Autárquicas na Batalha divulgou oito desafios do seu programa eleitoral: reforço do apoio às famílias e natalidade; acesso à habitação; saúde e bem-estar; desafios do desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental; coesão social e territorial; a educação e o desenvolvimento humano; e ainda o desafio da inovação e do conhecimento.
Mosaico de Santarém é o nome atribuído à mais recente obra de Arte Urbana do artista plástico João Domingos, inaugurada em Santarém, no dia 9 de julho. A obra procura evidenciar alguns monumentos icónicos da cidade, realçando detalhes particulares que mais sensibilizaram o artista.
Após aprovação pelo Executivo Municipal, a Assembleia Municipal de Leiria sufragou por unanimidade esta sexta-feira, o Plano Estratégico Municipal da Cultura. O momento celebra o trabalho realizado pela Rede Cultura 2027 nos mais de dois anos de atividade de tecelagem cultural de um território longo de 180km entre os seus extremos, amplo de mais de 5.800km2 atravessando 3 Comunidades Intermunicipais (Leiria, Oeste e Médio Tejo), com mais de 800 mil cidadãos, e reconhecido pela UNESCO nos seus três Lugares Património Mundial, nas três Cidades Criativas, nas três Cidades de Aprendizagem e nas duas Cátedras.
O Município da Nazaré informou, sexta-feira, que as preocupações logísticas referentes ao processo de vacinação à Covid-19, mereceram a sua atenção, de que resultou o envio de propostas à ACES Oeste Norte, de cedência de um dos pavilhões municipais para o processo de vacinação decorrer de forma mais organizada, com maior segurança, e acima de tudo, com maior conforto para todos os utentes do SNS. Contudo, essa proposta não foi atendida.
O Cistermúsica apresenta propostas este fim de semana para vários gostos e idades, não apenas no concelho de Alcobaça mas também fora deste. Dia 10 de julho, no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça, teremos a História do Soldado, de Stravinsky, pelo Ensemble Darcos e com narração do ator Paulo Pires, espetáculo que viajará no dia seguinte, até ao Mosteiro de S. Bento de Cástris.
O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do NIAVE, deteve, dia 7 de julho, um homem de 57 anos por violência doméstica, no concelho de Ferreira do Zêzere.
Os militares da Guarda apuraram que o suspeito infligia violência física e psicológica de forma reiterada, durante cerca de 35 anos, à sua esposa de 54 anos.
António Domingues
O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, participa neste sábado, 10 de julho, na apresentação da recandidatura de António Domingues à Câmara Municipal de Ansião, eleito pela primeira vez para o cargo em 2017. A sessão de apresentação realiza-se no Centro Cultural de Ansião, às 18h00.
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, uma resolução que prorroga a situação de calamidade até ao dia 25 de julho e altera as medidas aplicáveis a alguns concelhos. Assim, aos municípios de Alenquer, Azambuja, Bombarral, Cartaxo, Constância, Óbidos, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras, entre outros 17 concelhos, aplicam-se as medidas de risco elevado. Aos municípios de Arruda dos Vinhos, Lourinhã, Nazaré e Sobral de Monte Agraço, entre outros 27 concelhos, aplicam-se as medidas de risco muito elevado.
Devido ao crescimento da Covid-19 que se tem verificado na região de Alcobaça, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria deliberou dia 7 de julho a suspensão temporária da entrada de acompanhante/ cuidador/ visitas no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, com o objetivo de conter o risco de propagação a utentes e profissionais.
O Município da Batalha conta com mais um equipamento dirigido para animais, depois do projeto de Abrigo para Gatos, surge agora um moderno Parque Canino, numa intervenção que engloba ainda a requalificação do parque desportivo e uma nova zona de “street workout”.
O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Abrantes, deteve, no dia 6 de julho, cinco homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 33 e 45 anos por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Abrantes e Ponte de Sor. No âmbito de uma investigação que decorria há dois anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, foi possível apurar que a rede de tráfico atuava na Região Centro, essencialmente nos concelhos de Abrantes e Ponte de Sor.
O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Caldas da Rainha, desenvolveu naquela cidade, entre as 7h e as 14h30 do dia 8 de julho de 2021, uma operação policial de combate ao tráfico de estupefacientes, que visou dar cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito e quatro mandados de busca, uma das quais domiciliária, uma não domiciliária e duas em viaturas automóveis.
A empresa Churrasqueiras Rei dos Frangos, Lda, com sede em Leiria e com 19 churrasqueiras take-away em Portugal, veio a público esta quarta-feira, dia 7 de julho, defender o seu bom nome e vincar que nada tem a ver com o circo metáforico “do rei dos frangos”, nem com nenhuma das pessoas envolvidas nesse grupo de peças que se vêm noticiando desde 2019. Para quem quiser perceber um pouco melhor a diferença entre a realidade e notícias feitas descuidada- mente, a empresa de Leiria explica, ponto a ponto, as diferenças e até garantem serem do Sporting…
Esta quinta-feira, serão apresentadas as listas da Coligação Afirmar Torres Vedras à Câmara Municipal, liderada por Duarte Pacheco, e à Assembleia Municipal, liderada por Marco Claudino. A sessão contará com a presença de Luís Marques Mendes, ex-presidente do PSD, e de Adolfo Mesquita Nunes, do CDS.
Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido a sugestão de 1147 candidaturas dedicadas à Nova Gastronomia, o Painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e 2 regiões autónomas, teve a função de efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para 7 restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias. Os candidatos da região pertencem aos concelhos de Abrantes, Alenquer, Almeirim, Batalha, Óbidos, Nazaré, Porto de Mós, Torres Novas e Santarém.
O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou, dia 6 de julho, que a situação do concelho e da região de Leiria em termos de covid-19 “exige um esforço coletivo de todos” e defendeu que se justificava uma maior flexibilidade no reforço dos profissionais de saúde no apoio à vacinação.
O Município de Alcobaça, através da Biblioteca Municipal de Alcobaça, irá brevemente promover um inquérito à população residente cujos resultados serão vertidos na criação de um Plano Local de Leitura. O inquérito “Hábitos de Leitura e Literacias da População Residente no Concelho de Alcobaça” terá duas versões, dirigidas a munícipes entre os 8 e os 14 anos e munícipes com mais de 14 anos e tem como objetivo traçar um diagnóstico real e fidedigno dos ritmos de consumo, meios e principais dificuldades de acesso à literatura.
A Ecovia Fátima-Ortiga foi inaugurada esta terça-feira, dia 6 de julho. O projeto lançado pelo atual Executivo Municipal de Ourém faz a ligação entre a Igreja Paroquial de Fátima e o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, através de um corredor pedonável e ciclável ambiental- mente sustentável. Esta empreitada visa melhorar significativamente as condições de mobilidade e segurança de peões e ciclistas, bem como de automobilistas e motociclistas, e representa um investimento de sensivelmente 714 mil euros, com a comparticipação da American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation) em 150 mil euros.
O Ministério da Saúde anunciou a abertura de concursos para contratação de médicos no Serviço Nacional de Saúde, e atribuiu 36 vagas para novos especialistas no Centro Hospitalar de Leiria: cardiologia, dermatovenereologia, doenças infeciosas, endocrinologia e nutrição, gastrenterologia, hematologia clínica, medicina do trabalho, medicina física e reabilitação, nefrologia, neurologia, oncologia médica, patologia clínica, pneumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia (um profissional de cada especialidade), anestesiologia (3), cirurgia geral (2), ginecologia/obstetrícia (2), medicina interna (5), oftalmologia (2), ortopedia (2) e pediatria (2).
O Município de Alcobaça está a distribuir pelos alunos do 4º ano das escolas do concelho um kit de educação ambiental destinado à promoção das boas práticas ambientais na comunidade escolar. O Kit “Planeta da Transformação” é uma das iniciativas da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e com colaboração da GNR da Golegã, deteve esta quarta-feira, um homem, de 28 anos de idade, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado, ocorrido no dia 6 de julho, numa freguesia do município da Golegã. O homicídio ocorreu num contexto de desavenças, motivadas por questões passionais, tendo o autor, após discussão entre ambos, estrangulado a vítima, um indivíduo de 43 anos de idade.
O Parlamento aprovou, dia 2 de julho, um Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a requalificação integral da Linha do Oeste, de Meleças até ao Louriçal, e um conjunto de medidas concretas para que esta linha possa responder às necessidades da população e ser competitiva com as alternativas rodoviárias para redução de emissões e resposta às alterações climáticas. Todos os grupos parlamentares votaram favoravelmente, com a exceção do CDS e da IL, que se abstiveram.
A CDU comunicou esta terça-feira o falecimento do Professor Rogério Cação, vereador da Câmara Municipal de Peniche, Comendador e destacado membro da Coligação Democrática Unitária em Peniche, tendo dedicado a vida ao desenvolvimento e melhoria das condições de vida do povo de Peniche.
A Câmara da Batalha decidiu prolongar até 30 de setembro de 2021, a isenção do pagamento de mensalidades relativos aos serviços de Atividades Ocupacionais e Centro de Atividades de Tempos Livres dos estabelecimentos de Ensino Públicos, sob gestão direta do Município da Batalha e prorrogou a isenção de taxas e rendas a todos os espaços concessionados pelo Município.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve esta segunda-feira, dia 5 de julho, um homem de 28 anos de idade, operário de construção civil, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, praticado com objeto cortante, ocorrido na zona de Leiria.
Na sequência de uma discussão com a sua companheira, o suspeito veio a desferir sobre a mesma um golpe na cabeça, com objeto cortante.
A vítima teve necessidade de receber assistência hospitalar.
Após o conhecimento dos factos, foram desenvolvidas diligências investigatórias de imediato, que conduziram à identificação do suspeito, tendo-se procedido à sua detenção em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Leiria.
O detido irá ser presente às autoridades judiciárias competentes, para a aplicação das medidas de coação tidas por necessárias.
Fonte: GI|PJ
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no âmbito da sua política de responsabilidade social, vai doar cerca de 2305 artigos de vestuário e calçado, num valor aproximado de 72 225 euros, às Misericórdias de Pernes e de Pedrogão Grande, entre outras IPSS da Região Centro.
O Politécnico de Leiria acaba de assinar um protocolo com a Câmara Municipal de Pombal para a abertura de um Núcleo de Formação naquele concelho do distrito de Leiria, que vai entrar em funcionamento já no próximo ano letivo 2021/2022. Neste primeiro ano o Núcleo de Formação de Pombal vai ter a oferta de seis Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), sendo esperada a colocação de aproximadamente 120 estudantes. A assinatura do protocolo decorreu no dia 2 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal.
Já se encontram a decorrer as obras de reabilitação das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Bombarral, com vista à instalação da futura Quinta Ciência Viva da Pera Rocha, projeto inovador que cruza universos e intervenientes, criando sinergias entre o mundo rural, a comunidade científica e o tecido económico-empresarial.
A Escola Básica do Juncal, em Porto de Mós, foi a grande vencedora do 2.º desafio do Programa Escola Missão Continente, com o prémio de 1.250€ em material lúdico-pedagógico e desportivo. Já a EB do Ramalhal, em Torres Vedras, e a EB1/PE do Estreito da Calheta, no Funchal, foram as escolas que ficaram em 2.º e 3.º lugar, respetivamente.
Assembleia-geral da CERCINA de 18 de junho
A CERCINA, reunida em assembleia geral no dia 18 de junho, deu nota pública de reconhecimento aos profissionais da organização que estiveram na linha da frente do combate ao COVID-19. «Mais do que merecido, é justo, deve ter uma expressão pública e, fundamentalmente, deve ficar registado para memória futura», defendeu o presidente Joaquim Pequicho.
«O espírito de missão, a abnegação e o compromisso que sentimos nos profissionais das respostas sociais de Lar Residencial, Residência Autónoma e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão devem merecer de toda a organização um forte aplauso».
O presidente da CERCINA recordou que 2020 foi um ano «marcado pela incerteza e pela insegurança quanto à nossa proteção individual, dos nossos familiares dos nossos colegas de profissão e, particularmente, das pessoas que apoiamos, para as quais mobilizámos o melhor de cada um de nós para as proteger».
Joaquim Pequicho salientou também a «cooperação interna entre serviços, o suporte, o apoio verificado e a disponibilidade para dar cumprimento à missão» da CERCINA num ano que «exigiu a reprogramação do plano e o respetivo ajustamento das prioridades definidas». Entre os desafios enfrentados e as conquistas coletivas alcançadas, o presidente do Conselho de Administração destacou o facto da organização não ter registado, até à data, um surto de Covid-19. «Fomos “agraciados”, é um facto, mas também fomos suficientemente competentes na forma como lidámos com esta crise sanitária», concluiu Joaquim Pequicho.
Nas duas sessões da reunião magna da CERCINA, foram apresentados e aprovados por unanimidade os relatórios de atividades e gestão do ano 2020 e o Plano de Atividades e Orçamento para 2021.
O orçamento, no valor aproximado de um milhão de euros, contempla as obras de requalificação do edifício sede / Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, estimadas em cerca de 400 mil euros.
Fonte: CERCINA
Raul Castro
O Movimento Independente “Batalha é de Todos” apresentou, no dia 27 de junho, os seus candidatos às Juntas de Freguesia do município da Batalha. A apresentação aconteceu na Pia do Urso, emblemático espaço do concelho, e contou com a presença dos candidatos e respetivas equipas autárquicas.
António Lucas, mandatário da candidatura “Batalha é de Todos”, foi um dos intervenientes da apresentação e começou por agradecer a presença massiva de mulheres nas listas às freguesias: “Não precisámos de quotas legais para termos mais mulheres do que homens nas listas às freguesias. A vida das mulheres é mais complicada que a dos homens e, portanto, a vossa disponibilidade tem um sinal ainda mais significativo do que a disponibilidade dos homens”, disse.
António Lucas
Lembrando que uma candidatura adversária considera este Movimento um “regresso ao passado”, António Lucas sublinhou que se trata de um passado do qual todos os batalhenses se devem orgulhar. “Eu quero um regresso ao passado naquilo que é o atendimento permanente, constante e de porta aberta da câmara para os cidadãos. Quero um regresso ao passado no que toca a despachar os licenciamentos de moradias num mês ou no máximo dois; não quero o regresso ao passado recente, em que o licenciamento de uma moradia demora mais de um ano. Quero um regresso ao passado em que os presidentes das juntas de freguesia são tratados com a dignidade e lealdade que merecem. Não queremos um regresso ao passado recente, em que quem não é por mim é contra mim. No dia seguinte às eleições, somos todos munícipes da Batalha, independentemente de termos apoiado este Movimento ou outras candidaturas”, destacou o mandatário.
Joaquim Ruivo, candidato à Assembleia Municipal, deixou também algumas palavras de esperança. “Estou orgulhoso por integrar uma nobre e justa causa. O que nos move a correr para a vitória não é o receio de perder lugares políticos, porque nunca nenhum de nós dependeu deles, nem nos move o poder só pelo poder. O que nos move é um governo autárquico que seja para todos, que tenha uma estratégia de desenvolvimento e não apenas de ideias presas a foguetes que estoiram no ar. O que nos move é sabermos que podemos fazer melhor pelo concelho e por todos os munícipes. A nossa grande arma é apresentar-nos tal como somos. E é nesta âncora forte da transparência, da integridade, da proximidade, do trabalho feito no passado e da consciência do trabalho a fazer no futuro que temos de nos galvanizar, sem receios”, salientou.
Raul Castro, o candidato pelo Movimento à Câmara Municipal da Batalha, destacou algumas medidas negativas da atual gestão camarária. A revisão do PDM é um dos exemplos que apontou. “O projeto deste Movimento Independente é um projeto da sociedade civil, sustentado na quantidade de batalhenses que se tem manifestado contra uma governação autocrática prepotente e arrogante. Os batalhenses têm sido prejudicados com esta governação. O atual presidente da Câmara fez um grande alarido porque conseguiu finalmente fazer a revisão do PDM, mas esqueceu-se de olhar para as suas consequências. Muitos proprietários que tinham terrenos para construção, hoje nada lá podem fazer. Muitos pais gostariam de ter ao lado da sua casa um espaço para o filho construir, o que se tornou impossível. Esta situação cria uma rotura social, uma vez que quando era possível construir ao lado da casa dos pais havia uma entreajuda familiar. À distância é mais difícil”, exemplificou.
Intervenções dos candidatos a presidentes de Junta de Freguesia
“O desenvolvimento de qualquer território só se faz com as pessoas, mas quando estamos a falar de pessoas temos de falar de postos de trabalho e postos de trabalho significa empresas. Não conseguimos entender como é que há empresas que foram obrigadas a sair do concelho e como é que há empresas que aqui se queriam instalar e não lhes é permitido concretizar essa aposta”, continuou Raul Castro.
“É contra esta situação, a arrogância desta gestão autocrática, que nos propomos combater. A nossa proposta eleitoral está a ser desenvolvida com o contributo de todos aqueles que integram a nossa equipa e muitos outros que infelizmente não podem dar a cara, com medo de represálias. Os elementos das nossas listas têm todos experiência de vida, o que permite em parceria com os batalhenses desenvolver um trabalho eficaz e eficiente, com disponibilidade para todos. A proximidade tem que ser uma evidência, a Batalha não pode ser só de alguns”, concluiu o candidato.
Onde estão mais de 70% dos batalhenses?
Em reação à divulgação recente de uma “sondagem”, paga pelo PSD, o Movimento Independente salienta o facto de o trabalho de campo remeter para abril, antes da apresentação da candidatura “Batalha é de Todos”. Além disso, só 18% dos inquiridos afirmaram que pretendiam votar no PSD e mais de 70% não encontraram resposta entre as opções que lhes foram dadas pela “sondagem”. É caso para perguntar… onde estão esses mais de 70% de batalhenses?
Candidatos às juntas são personalidades conhecidas de todos
Para a freguesia da Batalha, o Movimento candidata Fernando Oliveira, enfermeiro próximo de toda a população batalhense. Na ocasião, Fernando Oliveira sublinhou que o convite que lhe foi feito pelo Movimento “Batalha é de Todos” foi irrecusável. “Como todos bem sabem, sempre dediquei a minha vida ao próximo, quer como enfermeiro, quer nas funções que desempenhei ao longo de décadas nos Bombeiros Voluntários da Batalha. Sou candidato à Junta da Batalha porque acredito que podemos fazer mais e melhor. Uma Junta de Freguesia deve ter a ambição de, em estreita articulação com a Câmara Municipal, contribuir para o bem-estar das populações. Acredito que com o envolvimento de todos nós e de todos aqueles que não podem dar a cara, voltaremos a contar com um concelho verdadeiramente plural, democrático, que olha para todos de igual forma”, disse.
Na freguesia da Golpilheira, o candidato é José Carlos Ferraz, igualmente uma pessoa muito conhecida dos fregueses. Na apresentação, o candidato lamentou o esquecimento a que a freguesia tem sido votada. “Imaginem que num local muito distante de Portugal, existia uma Câmara Municipal que não reconhecia a uma Junta de Freguesia, eleita democraticamente, qualquer legitimidade aos seus elementos. Essa Câmara Municipal existe. É infelizmente a Câmara Municipal do nosso concelho, que não respeita a vontade do povo e discrimina quem foi legitimamente eleito. Estamos neste desafio porque nos preocupamos de forma legítima com a população da Golpilheira, que não merece ser discriminada nem prejudicada”, frisou.
O candidato à freguesia do Reguengo do Fetal é Fernando Lucas, pessoa experiente na gestão autárquica. “Já liderei a Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal. Conheço bem a realidade da freguesia, os seus diversos lugares, e os anseios da população. Aceitei ser candidato porque acredito que podemos voltar a impulsionar a freguesia. Apresentaremos aos reguengueiros diversos projetos que iremos concretizar com o intuito de apoiar as instituições da freguesia e o trabalho que fazem, nomeadamente através das diversas associações e, em especial, algumas respostas inovadoras à população mais envelhecida, sem esquecer a prevenção dos incêndios e a qualidade de vida das nossas populações”, destacou.
Na freguesia de São Mamede, o candidato é Filipe Eusébio, especialista em informática. “Os valores do Movimento Independente ‘Batalha é de Todos’ são aqueles em que acredito. A proximidade, a competência e a confiança são os verdadeiros pilares para quem deseja trabalhar em prol da comunidade. A Freguesia de São Mamede é aquela que mais sente a ausência do trabalho em equipa, que deveria ter existido e nunca existiu entre Câmara e Junta de Freguesia. A Freguesia de São Mamede foi esquecida pela Câmara e tem diversas carências, fruto de uma população envelhecida e com lugares muito dispersos que necessitam ser urgentemente resolvidos. Temos de ter ambição para realizar mais e concretizar para esta freguesia projetos inovadores, que estejam adaptados às novas necessidades das populações”, disse o candidato.
Fonte: MI-BT
O Partido Social Democrata considera essencial para o esclarecimento dos cidadãos e transparência do processo eleitoral que o candidato e atual deputado socialista Raul Castro, com mandato na Assembleia da República até 2023, esclareça se, no caso de ser eleito para a vereação, vai ou não exercer o respetivo mandato autárquico. O repto foi lançado durante a apresentação do atual presidente da assembleia municipal da Batalha e ex-diretor do Mosteiro da Batalha, Júlio Órfão, como mandatário das candidaturas autárquicas do PSD no concelho da Batalha.
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e recandidato de “O Nosso Movimento” ao cargo, afirmou na Marinha Grande, no dia 19 de junho, que o Movimento de Cidadãos Eleitores, presidido pelo atual vereador independente Aurélio Ferreira e candidato a presidente da Câmara da Marinha Grande, se pretende afirmar como a terceira força autárquica a nível nacional.
No dia 28 de junho, a Comissão Política Concelhia de Azambuja do Partido Socialista aprovou a sua lista candidata à Câmara Municipal de Azambuja nas próximas eleições autárquicas. O cabeça de lista é Silvino Lúcio, 62 anos, de Aveiras de Baixo, empresário, vereador desde 2009 e atualmente vice-presidente do Município de Azambuja.
Militares da Guarda apuraram que o suspeito agredia física e psicologicamente a vítima, com quem esteve casado 20 anos
O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) deteve, no dia 2 de julho, um homem de 48 anos por violência doméstica, no concelho de Almeirim.
No âmbito de uma investigação pelo crime de violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito, agredia física e psicologicamente a vítima, sua companheira de 37 anos, com quem esteve casado 20 anos. No seguimento das diligências policiais apurou-se ainda que após o fim da relação, há cerca de um ano, o agressor saiu da residência que tinham em comum, e recusando-se a aceitar o fim da relação passou a controlar o seu dia a dia, com perseguições e ameaças de morte constantes, causando medo e inquietação na vítima.
Após cumprimento do mandado de detenção, o suspeito foi presente a primeiro interrogatório, no dia 2 de julho, no Tribunal Judicial de Santarém, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contacto com a vítima e de aproximação à sua residência e local de trabalho, controlado por pulseira eletrónica e sujeição a tratamento de dependência do álcool.
Fonte: CTS|GNR
Joaquim Marto
Joaquim Correia Marto é o candidato à Junta de Freguesia de Alfeizerão pelo Movimento Independente “Cidadãos Por Alcobaça – Nós Cidadãos”. “Sou Conhecido por Quim Marto um filho da terra com 67 anos. Aqui nasci, aqui cresci, aqui me fiz homem. Tal como noutros tempos e desportivamente falando, como todos sabem, deixei muitas vezes a pele em campo na defesa do emblema do nosso clube e da nossa terra. Da terra que amo. Este é o meu lema, querer sempre mais e o melhor para Alfeizerão e suas gentes, daí o meu envolvimento também na direção da Casa do Povo e da Santa Casa da Misericórdia”, refere o candidato.
“Decidi candidatar-me a presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, não com o objetivo de procurar protagonismo, mas sim com o propósito de passar a ser Alfeizerão a ter todo o destaque. Quero dar-lhe um novo rumo que só com o envolvimento de todos será possível. Deixar a promessa do meu empenhamento, por acreditar que Alfeizerão merece mais e melhor”, adianta Joaquim Marto.”
O candidato do “Nós Cidadãos” sublinha que “este é o momento para o qual me sinto preparado e com a confiança necessária para enfrentar mais este grande desafio de ser presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão. Este é o momento para o qual me sinto preparado e com a confiança necessária, para abraçar este projeto juntamente com a minha equipa: dedicar-me á Junta de Freguesia de Alfeizerão 24 horas por dia que é o que uma das maiores freguesias do concelho merece e precisa.”
Assim, “irei dedicar-me de corpo e alma a Alfeizerão, terra que me viu nascer, terra que me viu crescer, terra que eu amo e que merece todo o meu respeito e todo o meu carinho. Tal como aqui nasci, aqui quero envelhecer. Quero ter e quero dar a todos os naturais e residentes na Freguesia de Alfeizerão a qualidade de vida merecida e desejada. Sim, porque para mim a política é o ir ao encontro da satisfação das necessidades da nossa comunidade”, conclui Joaquim Marto.
O Conselho de Ministros aprovou, no dia 1 de julho, uma resolução que altera as medidas aplicáveis a alguns concelhos no âmbito da situação de calamidade, introduzindo alterações no que respeita aos municípios abrangidos por cada uma das fases de desconfinamento. Assim, aplica aos municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Rio Maior, Santarém, Torres Vedras, entre outros 21 concelhos, as medidas de risco elevado e aos municípios de Constância e Sobral de Monte Agraço, entre outros 17 concelhos, as medidas de risco muito elevado.
O Movimento Independente “Batalha é de Todos” adiou a apresentação pública dos seus candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal do concelho da Batalha, que estava agendada para domingo, devido ao elevado número de batalhenses interessados em participar no evento.
O auto de consignação para as empreitadas de remoção e substituição do fibrocimento na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, E.B. 2,3 D. Manuel I – Pernes, E.B. 2,3 Mem Ramires e E.B. 2,3 Alexandre Herculano foi assinado no dia 1 de julho, com a empresa Empribuild, Lda. Os prazos de execução variam entre os 120 e 180 dias, consoante as escolas. A Câmara de Santarém assinou ainda o auto de consignação com a empresa CPW Engenharia, Lda., no dia 23 de junho, para realizar a empreitada de remoção e substituição do fibrocimento na E.B. 2,3 D. João II, com um prazo de execução de 120 dias. Com um investimento total de aproximadamente 886 mil euros, o Município de Santarém continua a realizar diversas intervenções de melhoria no parque escolar do concelho, nas quais se inclui a remoção do fibrocimento, garantido, desta forma, uma maior segurança para a comunidade educativa.
O Município de Leiria lamentou profunda- mente o falecimento, no dia 3 de julho, de um atleta de 12 anos, residente em Leiria, vítima de uma paragem cardior- respiratória durante um treino de futebol da Academia Desportiva do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, ocorrida este sábado no campo de futebol da Boa Vista.
A Praia da Nazaré acolhe no fim de semana uma das etapas do maior evento de andebol de Espanha, o Arena 1000 de Balonmano Playa. O primeiro dia fechou com entrega dos prémios dos primeiros lugares nos escalões cadete e infantis.
A Emissão Filatélica alusiva ao Museu inspirado na História de amor de “Pedro e Inês”, foi apresentado no dia 1 de julho, em Serra D’El-Rei. Numa iniciativa conjunta, entre a Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei e os CTT, vai ser lançado o Inteiro Postal e o Carimbo alusivo ao Museu de Serra D’El-Rei, D. Pedro I. Esta apresentação decorreu no âmbito do Aniversário da Vila de Serra D’El-Rei, no Fórum da Serra. Com esta edição da filatelia nacional pretende-se valorizar o magnífico património, história e identidade local desta Vila do concelho de Peniche.
O número de empresas Gazela continua a aumentar na região Centro. Estudo da CCDR refere 119 empresas, que empregam mais de quatro mil pessoas e geram um volume de negócios de 438 milhões de euros.
O Grupo Parlamentar do PSD entregou um projeto de resolução em que recomenda ao Governo que desenvolva os estudos e procedimentos necessários à formalização de proposta de criação de nova NUT II abrangendo as NUT III da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste, para apresentação à Comissão Europeia no início de 2022. O PSD salienta que há um consenso alargado na região, transversal a entidades, partidos políticos e outros movimentos sociais, sobre a necessidade de criação desta NUTII, ainda mais considerando o recente processo de reforço de legitimidade democrática das CCDR.
As inaugurações das obras de requalificação da Extensão de Saúde de Mira de Aire e do Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde de Porto de Mós vão ter lugar na quinta-feira, dia 8 de julho, sendo presididas pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
A Comissão de Coordenação Autárquica do PSD/Pombal, no seguimento do pedido de demissão, que considera extemporâneo, da presidente da Assembleia Municipal em funções, Fernanda Guardado Marques, por parte do PS de Pombal, lamenta o que considera “desnorte do PS/Pombal que fica bem evidente nas várias tentativas oportunistas de aproveitamento político que só servem para desviar a atenção dos pombalenses das próximas eleições autárquicas, uma vez que o Partido Socialista não tem ideias nem sequer candidatos às várias freguesias.”
A cerimónia de cedência do Centro de Recolha Animal Intermunicipal – CRAI às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral realizou-se terça-feira, dia 29 de junho, passando a dispor, cada associação, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.
O Centro Hospitalar de Leiria realizou, com sucesso, a primeira cirurgia refrativa por LASER Excimer na especialidade de Oftalmologia, na cirurgia de ambulatório do Hospital de Santo André, em Leiria, a três doentes com miopia e astigmatismo. O objetivo deste procedimento é a correção cirúrgica de erros refrativos, nomeadamente o tratamento de miopia (inferior a 6-8 dioptrias) e do astigmatismo (inferior a 4 dioptrias) na idade adulta.
Luís Paulo Fernandes e Isabel Ventura
Isabel Ventura é a candidata oficial do Chega à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça. Formada em Engenheira Química pela Universidade de Coimbra, de 57 anos, empresária e alcobacense de gema desde 1963, nascida na rua do Castelo. Luís Paulo Fernandes, presidente da Distrital do Chega e candidato à Câmara Municipal de Leiria garante que a escolha da Distrital de Leiria mereceu a unanimidade dos presentes e esclarece que Isabel Ventura, apesar do apelido comum, não é familiar do André Ventura. A candidata é apresentada na página de Facebook do presidente da Distrital de Leiria como “uma Mulher às direitas que com orgulho será a candidata do partido Chega com André Ventura.”
O Município de Leiria assinou um acordo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, que define a programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar ao abrigo do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação para 129 agregados do concelho, correspondentes a 311 pessoas que vivem em condições habitacionais indignas .