Edição: 249

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/8/3

Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é uma das figuras convidadas

Turismo Centro de Portugal convida figuras públicas a partilharem experiências da região

A Turismo Centro de Portugal apresentou, no dia 29 de julho, o Projeto “Experiências By…”, numa conferência de imprensa que decorreu no Restaurante Mesa de Lemos, em Viseu. Este é um novo projeto editorial, em que 6 figuras reconhecidas dos portugueses assumem o papel de curadores em várias áreas e, nessa função, dão a conhecer percursos, viagens, memórias e recordações pelo Centro de Portugal. Em comum têm a sua origem ou ligação à região Centro. Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é a curadora de “Turismo Desportivo e Ativo”.

Lançada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

Vanda Marisa Marques apresenta livro “City Marketing, Santarém uma Identidade”

O lançamento do livro “City Marketing, Santarém uma Identidade”, de Vanda Marisa Marques, teve lugar dia 23 de julho, nos Paços do Concelho, em Santarém. A apresentação da obra, lançada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão com apoio do Município de Santarém coube a Florinda Matos, presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual.

Produto é da autoria de Rui Lopes, investigador do CiTechCare

Pão de Medronho desenvolvido por Spin Off do Politécnico de Leiria vence Prémio Food Fab Lab

Pão de Medronho desenvolvido por Rui Lopes, investigador do CiTechCare do Politécnico de Leiria, acaba de vencer a quarta edição do Prémio Food Fab Lab 2020. Rui Lopes é proprietário da empresa Medronho & Canela – Inovação Alimentar e Nutricional, uma Spin Off do Politécnico de Leiria que nasceu para alavancar o projeto “Pão Medronho”, e dar corpo a outros projetos de inovação alimentar e nutricional em curso com centros de investigação e empresas. Os vencedores dos prémios foram anunciados no dia 16 de julho, no INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares, no TagusValley, em Abrantes.

Além das 29 bolsas atribuídas foram ainda financiadas cinco bolsas de labelling

Empresas da região financiam Bolsas + Indústria a 29 alunos do Politécnico de Leiria num valor superior a 20 mil euros

23 empresas da região premiaram no ano letivo 20/21 o desempenho de 29 estudantes do Politécnico de Leiria, através da atribuição das Bolsas + Indústria, num montante total de 20.700 euros, no âmbito do protocolo de cooperação entre aquela instituição de ensino superior, a NERLEI e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL).

Município da Nazaré enviou carta ao primeiro-ministro

Nazaré apela à alteração de medidas do Governo para o comércio a retalho não alimentar

O Município da Nazaré apelou esta quarta-feira, por carta, ao primeiro-ministro à reapreciação da decisão de fecho do comércio a retalho de natureza não alimentar às 15h30 ao fim de semana e feriados. “A restrição de horários atualmente vigente para essas atividades não se compadece com a necessidade de recuperação económica de quem vive desse negócio. Acresce que todas as medidas de segurança e prevenção de contágio são adotadas, designadamente, as indicadas pela DGS, o que faz com que exista um controlo efetivo sobre os utentes destes estabele- cimentos, que lhes permitiria ter um horário igual ao do retalho alimentar”, frisa Walter Chicharro.

Empresa de Leiria garante nada ter a ver com José António dos Santos

Churrasqueiras Rei dos Frangos desmente qualquer ligação ao Benfica

A empresa Churrasqueiras Rei dos Frangos, Lda, com sede em Leiria e com 19 churrasqueiras take-away em Portugal, veio a público esta quarta-feira, dia 7 de julho, defender o seu bom nome e vincar que nada tem a ver com o circo metáforico “do rei dos frangos”, nem com nenhuma das pessoas envolvidas nesse grupo de peças que se vêm noticiando desde 2019. Para quem quiser perceber um pouco melhor a diferença entre a realidade e notícias feitas descuidada- mente, a empresa de Leiria explica, ponto a ponto, as diferenças e até garantem serem do Sporting…

Centro (CCDRC) conta agora com 119 empresas

Leiria, Torres Vedras e Caldas da Rainha no top 5 de empresas gazela na Região Centro

O número de empresas Gazela continua a aumentar na região Centro. Estudo da CCDR refere 119 empresas, que empregam mais de quatro mil pessoas e geram um volume de negócios de 438 milhões de euros.

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social louva criação da nova Startup de Inovação Social de Leiria

Startup Leiria gerou milhões de euros de volume de negócios e centenas de postos de trabalho

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, afirmou, dia 28 de junho, na inauguração da Startup de Inovação Social de Leiria, que «Leiria está, uma vez mais, a fazer história», na sua missão em apoiar projetos inovadores sustentáveis capazes de resolver problemas sociais negligenciados.

Ana Catarina Mendes prepara o debate do Estado da Nação

Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista visita empresas dos concelhos da Marinha Grande e Nazaré

Ana Catarina Mendes, presidente do Grupo Parlamentar do PS, desloca-se ao Distrito de Leiria, na segunda-feira, com visitas aos concelhos da Marinha Grande e Nazaré. Subordinada à área das empresas e das pescas, a deputada visitará a Planimolde, na Marinha Grande e Luís Silvério e Filhos, na  Zona Industrial de Valado dos Frades.

Município concede apoio até ao limite máximo de 500 euros por estabelecimento

Campanha «Torres Novas Dá uma Renda» apoia a manutenção dos pequenos negócios a nível local

A campanha ‘Torres Novas dá uma Renda’ visa incentivar e apoiar a manutenção dos pequenos negócios locais que, devido à pandemia, tiveram quebras substanciais, apelando à sustentabilidade da economia local.
Esta iniciativa, que consubstancia um apoio de 20.000 euros, destina-se aos bens e serviços com sede fiscal no concelho.

Cadaval

Deputada do PCP no Parlamento Europeu Sandra Pereira visitou a Cooperativa do Cadaval

Delegação do PCP na COOPVAL

Sandra Pereira, eleita pela CDU ao Parlamento Europeu, visitou a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (COOPVAL), no dia 16 de junho. A deputada esteve acompanhada pelos candidatos e eleitos da CDU no Cadaval e reuniu com a Direção da Coopval e fez uma visita às instalações. A iniciativa insere-se nas Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu, com o tema “ A produção nacional fator essencial do desenvolvimento do País”.

A Comitiva valorizou a Cooperativa e o seu contributo para o desenvolvimento económico e social, saudando todos os cooperantes pelo trabalho desenvolvido em mais de 50 anos.

O impacto da pandemia, a saída do Reino Unido e o impacto nas importações, as alterações climáticas, a política agrícola comum, o fogo bacteriano e a burocracia nacional foram algumas das questões abordadas.

Algumas das questões colocadas serão alvo de intervenção no Parlamento Europeu.

Esta visita insere-se nas Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu dedicadas ao tema “A produção nacional – fator essencial do desenvolvimento do País”.

As Jornadas terminaram com a realização do Seminário “O papel da produção nacional na promoção do desenvolvimento do País – Os impactos das políticas da UE», no dia 17 de junho, na Casa do Alentejo, em Lisboa, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, a encerrar o programa.

Estas Jornadas de Trabalho inserem-se na atividade regular desenvolvida pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos problemas do país e a contar com soluções para os ultrapassar, através do contacto direto com os trabalhadores e os diversos sectores e áreas de atividade, potenciando, desta forma, a defesa dos interesses nacionais na sua intervenção no Parlamento Europeu.

Empresa de Leiria adquire empresa especializada na produção de tanques de encastrar e sistemas de instalação

Grupo Roca reforça presença com a aquisição da empresa alemã Sanit

O Grupo Roca, empresa de Leiria líder mundial na conceção, produção e comercialização de produtos para espaços de banho, consolida-se como operador global com a aquisição do fabricante alemão Sanit, especializado em sistemas de instalação de produtos sanitários. Com esta compra, que está pendente da aprovação das autoridades da concorrência, o Grupo Roca, que opera em 170 países e conta com 85 fábricas, reforçará a sua presença numa categoria na qual a Sanit é a terceira operadora de referência na Alemanha e a quinta na Europa.

Feira Empresarial da Região de Santarém decorreu de 9 a 13 de junho

Fersant recebeu visita do Presidente da República e do ministro da Economia

Ministra da Agricultura e ministro da Economia à entrada do CNEMA

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, dinamizou mais uma edição da Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém. A 32.ª edição do certame marca o regresso do evento em modo presencial, tendo decorrido de 9 a 13 de junho, no CNEMA em Santarém. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcaram presença no certame empresarial.

A Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém encerrou ontem, 13 de junho, depois de cinco dias a promover o tecido económico da região do Ribatejo. O certame marca o regresso da feira à sua realização presencial, depois de no ano passado a mesma ter sido cancelada devido à pandemia Covid-19.

Nesta que foi a 32.ª edição da Fersant, o certame manteve-se, no entanto, com número reduzido de dias e de lotação, tendo estado em exposição 31 empresas no espaço destinado ao certame empresarial da Nersant.

Ao longo do certame – que se realizou em paralelo com a Feira Nacional da Agricultura / Feira do Ribatejo – a Fersant acolheu a visita de diversas entidades governamentais. Na inauguração marcou presença na Fersant o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, tendo o encerramento do certame contado com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Domingos Chambel, presidente da Direção da Nersant, recebeu os ilustres visitantes no stand da Nersant, tendo ainda tido a oportunidade de apresentar o certame e associação empresarial a Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República recebeu ainda do presidente da Nersant o livro comemorativo dos 30 anos da Associação Empresarial da Região de Santarém, que documenta a história da associação empresarial. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, acompanhou de igual modo as visitas de inauguração e encerramento do certame.

Paralelamente à realização presencial da Fersant, a Nersant está a realizar também a edição virtual da Fersant na sua plataforma de negócios, Compro no Ribatejo, com a participação de todos os expositores presentes na edição presencial. O certame virtual pode ser visitado até 30 de junho, em https://compronoribatejo.pt/feira/xxxii-fersant-2021.

De referir que a Fersant é o maior certame empresarial da região de Santarém, que perfaz a sua 32.ª edição este ano. O evento nasceu em Torres Novas, tendo crescido ao longo dos anos e migrado para Santarém, em 2010, com o seu impacto a ser exponenciado desde então.

    Fonte: Nersant

Ministério da Agricultura avança com uma verba de 20 milhões de euros

Governo abre candidaturas para apoio a projetos para tratar e valorizar os efluentes suinícolas

O Ministério da Agricultura abriu as candidaturas para apoio a investimentos em projetos de tratamento e valorização de efluentes suinícolas, com uma verba de 20 milhões de euros, com um nível de apoio de 50 por cento. O anúncio da criação da medida de apoio foi efetuado no dia 4 de junho em Leiria, numa visita do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, durante a assinatura de um protocolo de colaboração relativo ao Projeto de Apoio à Rede de Aceleração e Inovação Agrícola, que decorreu no Estabelecimento Prisional de Leiria.

Com o stand intermunicipal da Lezíria do Tejo

Lezíria do Tejo volta à Feira Nacional de Agricultura

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vai participar no formato físico da Feira Nacional de Agricultura, que decorre entre 9 e 13 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A CIMLT dinamiza mais uma vez, em conjunto com os onze Municípios associados, o stand intermunicipal da Lezíria do Tejo, na Nave “Prazer de Provar”, onde os visitantes podem conhecer melhor as atratividades turísticas da região.

Rui Rio também vai marcar presença no primeiro dia

António Costa inaugura esta quarta-feira a Feira Nacional da Agricultura

A Feira Nacional da Agricultura vai voltar a realizar-se presencialmente de 9 a 13 de junho, no CNEMA em Santarém. O primeiro-ministro e o Presidente da República vão estar presentes no certame, com António Costa a inaugurar e Marcelo Rebelo de Sousa, a encerrar. Também o presidente do PSD, Rui Rio, estará presente esta quarta-feira no CNEMA, no primeiro dia do certame que terá como tema “A água na Agricultura”.

Com visitas guiadas a pontos históricos e 20 euros para apoiar comércio local.

‘Passaporte das Caldas da Rainha’ oferece dinheiro a quem visitar a cidade

O ‘Passaporte das Caldas da Rainha’ está disponível para todos os que visitem a cidade, a partir de 5 de junho, dando a oportunidade a quem pernoita, no mínimo, duas noites em hotéis do Concelho, um registo da experiência. O documento oferece, ainda, visitas guiadas e vouchers para utilizar nos estabelecimentos aderentes. Esta iniciativa da autarquia, em conjunto com a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e do Oeste, pretende incentivar o turismo na região e apoiar o comércio local. O projeto foi apresentado, este sábado, pelo vereador do Turismo, Hugo Oliveira, na Bolsa de Viagens, em Lisboa.

Com apoios ao arrendamento

Câmara de Ourém reforça apoio à instalação de cinco novos estabelecimentos comerciais

O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, assinou, no dia 4 de junho, cinco contratos de apoio à instalação de novos estabelecimentos de comércio no Concelho de Ourém, no âmbito do apoio prestado ao combate do impacto da pandemia Covid-19.

Conheça os 7 arquétipos do profissional ‘estagnado’na carreira profissional

Qual o perfil-tipo das pessoas que nunca prosperam em ambiente de trabalho?

Enquanto algumas pessoas parecem subir de escada rolante até ao topo da carreira, outras não evoluem da forma desejada

Todos gostamos de pensar em nós próprios como profissionais-estrela e exemplares, mas há uma realidade incontornável: enquanto algumas pessoas parecem subir de escada rolante até ao topo da carreira, há outras cujo crescimento profissional não evolui da forma desejada.  Se sente que está a estagnar e não consegue subir os degraus que deseja na sua carreira de trabalho, é provável que reúna as características de um dos sete perfis-tipo que nunca prosperam em ambiente laboral. A Adecco Portugal identifica os perfis e os passos que pode dar para modificar algumas posturas e prosperar na carreira profissional.

Se entende que o seu crescimento profissional está longe de prosperar, está na hora de se ‘olhar ao espelho’ e descobrir que tipo de profissional é. Se se revê em algum dos sete perfis-tipo identificados pela Adecco Portugal, está na hora de operar algumas mudanças na sua postura de trabalho para evoluir da forma que deseja. E nestes perfis vai reconhecer que são essencialmente as suas soft skills que pesam a seu (des)favor: trabalhar em equipa é saber constantemente interagir com os outros.

1 – O inseguro

O seu nível de autoconfiança pode ser o traço de personalidade que está a atrasar e a dificultar o seu crescimento profissional. A sua insegurança e falta de autoestima podem ter um grande impacto na sua carreira.

DICA: Vê-se retratado nesta descrição? Se duvidar frequentemente de si próprio no trabalho, terá de silenciar a sua crítica interior e deixar de pedir desculpa pelos erros detetados. Se duvida de si próprio, catalogue as suas realizações para que possa ver com os seus próprios olhos as áreas em que foi bem-sucedido. A recolha de provas concretas das suas realizações profissionais pode melhorar a sua confiança.

2 – O intriguista

Ninguém gosta de intrigas, mas a realidade é que todos os escritórios têm alguns. No entanto, a divulgação de rumores sobre colegas de trabalho pode ter grandes repercussões. Os mexericos no trabalho prejudicam as relações, não as constroem.

DICA: Ninguém vai confiar num bisbilhoteiro, o que significa que a sua reputação no local de trabalho irá sofrer. Sair do moinho de bisbilhotices e maledicência do escritório permitir-lhe-á reparar relações com colegas que tenha ofendido.

3 – O hipersensível

Tem dificuldade em aceitar críticas construtivas? Está longe de estar sozinho, mas o seu feedback construtivo destina-se a ajudá-lo, não a magoá-lo, e pode ser uma ferramenta valiosa para o seu crescimento profissional. Por conseguinte, é necessário desenvolver uma pele espessa que o impeça de ser uma daquelas pessoas que nunca prosperam no trabalho por causa disso.

DICA: As pessoas que crescem na sua carreira profissional tiveram, provavelmente, muitas críticas e nem todas positivas ao longo do seu percurso. Muito frequentemente, as pessoas hipersensíveis são as suas piores críticas, e isso pode dificultar a aceitação do feedback que recebem e fazer uma mudança positiva. Por isso, terá de aprender a silenciar a sua crítica interior, ouvir realmente o que a outra pessoa está a dizer, por muito desconfortável que isso o possa fazer sentir, e criar um plano de ação sobre como se está a sair no trabalho. Use o feedback que recebe para sair do saco daqueles que nunca prosperam no trabalho.

4 – O seguidor

Se acredita mais no julgamento dos outros, do que no seu próprio, para o guiar nas iniciativas de trabalho, é melhor preparar-se para assumir que o seu chefe irá escolher outro colega na hora de promover alguém da equipa. Seguramente alguém a quem sabe que pode recorrer e que mostre iniciativa.

DICA: Por conseguinte, chegar-se à frente é estabelecer-se como líder. Independentemente de estar ou não numa posição de gestão, mostrar capacidades de liderança ajuda-o a ganhar visibilidade dentro de uma organização, o que pode levar a mais oportunidades de progresso. A sua melhor abordagem é criar oportunidades que o ajudem a diferenciar-se dos seus colegas de trabalho em vez de os seguir. Para ganhar visibilidade, considere assumir um papel de liderança num comité na sua organização. Precisa de construir primeiro a sua confiança? Começar a falar durante as reuniões da equipa e oferecer-se para liderar um projecto. Não se desvanecer do grupo.

5 – O perfil de baixo rendimento

Para promover o seu crescimento profissional, terá de melhorar o seu desempenho. É in-con-tor-ná-vel!

DICA: A chave para melhorar a qualidade do seu trabalho é obter um feedback construtivo do seu gestor direto sobre a identificação de áreas problemáticas. Descubra porque não está a corresponder às suas expetativas. Se o seu chefe adotar uma abordagem mais descontraída em relação à gestão, terá de solicitar ativamente o seu feedback para passar de um desempenho abaixo do normal para um desempenho acima do normal.

6 – O sabe-tudo

Um sabe-tudo é a primeira pessoa a avaliar qual deve ser o orçamento mensal, quantos artigos a publicar no blogue da empresa, ou como lidar com um cliente difícil. Contudo, estes perfis também podem ser extremamente difíceis de trabalhar porque não gostam de receber feedback e pensam que têm todas as respostas. Acabam por ser pessoas que nunca prosperam no trabalho.

DICA: Soa familiar? Antes de dar a sua opinião, faça uma pausa e ouça realmente o que os outros estão a dizer. Deve permanecer aberto à colaboração e considerar as opiniões de outras pessoas.

7 O capacho

Está farto de ser pisado pelos seus colegas e chefias? Deixar os seus colegas tratá-lo desta forma pode dificultar a sua seleção para uma promoção, mesmo que seja a pessoa mais qualificada para o trabalho que desempenha.

DICA: A maioria dos ‘capachos’ são pelo menos parcialmente responsáveis pelo seu estatuto de pisoteado. Identificar as razões pelas quais está a ser pressionado (está a evitar conversas difíceis ou a deixar que outros fiquem com os louros do seu trabalho?) para que possa começar a mudar esses comportamentos.

Saber progredir na carreira profissional inclui reconhecer quando está na hora de sair de um mau trabalho. Sente-se como se estivesse a ser passado por cima uma e outra vez sem culpa sua? É tempo de procurar outro emprego e deixar um lugar onde se tenha tornado uma daquelas pessoas que nunca prosperam no trabalho. É tempo de encontrar um empregador que valorize as suas contribuições.

    Sobre o Grupo Adecco

O Grupo Adecco é a empresa líder em consultoria de talento e soluções de Recursos Humanos. Acreditamos na construção de um futuro inclusivo, que funcione para todos e, todos os dias, possibilitamos mais de 3,5 milhões de carreiras.

Capacitamos, desenvolvemos e contratamos talentos em 60 países, permitindo que as organizações abracem o futuro do trabalho. Como uma empresa Fortune Global 500, lideramos pelo exemplo, criando valor compartilhado que alimenta economias e constrói sociedades melhores.

A nossa cultura de inclusão, empreendedorismo e trabalho de equipa capacita os nossos 30.000 colaboradores. Estamos orgulhosos de ter sido constantemente classificados como um dos ‘Melhores Locais do Mundo para Trabalhar’ pelo Great Place to Work®.

A The Adecco Group AG está sediada em Zurique, Suíça (ISIN: CH0012138605) e listada na SIX Swiss Exchange (ADEN). O Grupo é alimentado por três unidades de negócios globais: Adecco, Talent Solutions e Modis.

    Fonte: IMS|GSM

Maria do Céu Antunes assiste à estratégia definida para a inovação agrícola no concelho de Leiria

Ministra da Agricultura visita Leiria no âmbito da Rede de Aceleração e Inovação Agrícola

A ministra da Agricultura estará presente esta sexta-feira, dia 4 de junho, no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, para a apresentação do projeto e da estratégia definida para a inovação agrícola no concelho de Leiria, seguido da assinatura de protocolo de cooperação no âmbito da Rede de Aceleração e Inovação Agrícola. Maria do Céu Antunes visitará ainda a TecniFerti –  Empresa de produção e comercialização de fertilizantes líquidos, com soluções inovadoras, nomeadamente ao nível da agricultura de precisão e fertilização inteligente.

Estudo acaba de ser publicado na revista científica PLOS ONE

Politécnico de Leiria investiga fungos marinhos de Peniche com potencial dermocosmético

Edifício Cetemares do MARE, em Peniche

Uma equipa de investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria e do BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa acaba de publicar um estudo, na revista científica PLOS ONE, sobre o potencial dos fungos marinhos isolados de diversos substratos marinhos da zona de Peniche como produtores de compostos com interesse dermocosmético.

O estudo surge enquadrado numa linha recente de investigação focada na avaliação dos produtos naturais marinhos produzidos por fungos, dado o reconhecimento destes microorganismos como uma fonte prolífica e promissora de compostos bioativos com diversas aplicações biotecnológicas.

«A nossa equipa, composta por investigadores com conhecimento e experiência nas áreas da micologia, biotecnologia e química, integrou esta linha de investigação com o propósito de colmatar a inexistência de estudos desenvolvidos neste domínio em Portugal e contribuir para o conhecimento da diversidade e possíveis propriedades bioativas dos compostos produzidos pelos fungos marinhos isolados de diversos substratos marinhos da zona de Peniche», explica Maria Jorge Campos, investigadora do MARE-IPLeiria e docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia (ESTM) do Politécnico de Leiria.

A investigação teve início em 2018, continuando ainda a decorrer, nomeadamente com o estudo das atividades neuroprotetoras e antimicrobianas dos fungos isolados. No caso do estudo agora publicado na revista científica PLOS ONE, incidiu nos fungos que colonizam internamente uma espécie de alga frequente da costa portuguesa, a Halopteris scoparia, e visou avaliar o potencial destes fungos como produtores de compostos com interesse dermocosmético, dado os poucos estudos realizados nesta área até ao momento.

O estudo envolveu a recolha da alga em dois períodos de tempo e duas praias distintas da zona de Peniche, e o isolamento e identificação molecular dos fungos das amostras recolhidas. Os fungos foram estimulados a produzir os compostos pretendidos, que foram seguidamente extraídos e submetidos a ensaios laboratoriais de avaliação de diversas bioatividades com interesse dermatológico (antioxidante, anti-enzimática, anti-inflamatória, fotoprotetora e antimicrobiana).

«Os resultados deste estudo foram bastante promissores, na medida em que revelaram que a maioria dos oito fungos isolados era produtora de compostos com relevantes atividades biológicas. Estes resultados representam a primeira etapa de bioprospecção e deverão, portanto, ser complementados com ensaios posteriores pela indústria dermocosmética», refere Maria Jorge Campos, acrescentando que os compostos produzidos pelos fungos «poderão potencialmente ser integrados em formulações de diversos produtos cosmecêuticos, como de antienvelhecimento ou anti-acne».

Além de Maria Jorge Campos, os investigadores envolvidos neste estudo foram Maria da Luz Calado, Celso Alves, Joana Silva, Alice Martins e Rui Pedrosa, do MARE – Politécnico de Leiria, e Helena Gaspar, do BioISI.

O estudo pode ser consultado em https://bit.ly/3fvPtth.

    Fonte: Midlandcom

“Do Mar à Sociedade” deu mote a conferência internacional promovida pelo Politécnico

Politécnico de Leiria aposta na educação, investigação e inovação da economia azul

«A economia azul deve assumir um papel predominante na educação, investigação e inovação durante a próxima década. Essa é uma estratégia e compromisso do Politécnico de Leiria, incluídos no plano estratégico 2020/2030 da nossa instituição, e que encaixa perfeitamente na Estratégia Nacional para o Mar para o período 2021/2030», afirmou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, durante a abertura da conferência internacional “Do Mar à Sociedade”, realizada no dia 25 de maio.

No valor de € 64.843

ASAE apreendeu mais de um milhão de ovos na Região Centro

Ovos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, através da brigada especializada das indústrias da Unidade Regional do Centro, ações de fiscalização direcionadas a centros de classificação e embalamento de ovos, na região Centro, no âmbito das suas competências de fiscalização de segurança alimentar e económica.

Como resultado das ações assinalam-se a instauração de um processo-crime por falsificação de documentos na aposição indevida de marca de identificação atribuída a outro estabelecimento, e dois processos contraordenacionais por falta de aprovação de estabelecimento para a atividade de entrepostagem, por colocação no mercado de ovos sem marca de identificação e por falta de indicações obrigatórias nas embalagens de transporte de ovos, tais como a data de expedição e quantidade, a falta de registos diários de modo de criação e as quantidades de ovos classificados e não classificados.

Foi, ainda, a determinada a suspensão de uma atividade de entrepostagem e reacondicionamento de ovos num dos centros de classificação inspecionados, tendo sido apreendidos 1.320.160 ovos, no valor de € 64.843.

A ASAE continuará, no âmbito das suas competências, a desenvolver ações de fiscalização, de modo a assegurar que os géneros alimentícios garantam a salvaguarda da saúde pública e da segurança alimentar dos consumidores.

    Fonte: DIP|ASAE

Em inquérito tutelado pelo Ministério Público de Santarém

Polícia Judiciária desencadeia operação policial “No€Way” de combate ao cibercrime

A Polícia Judiciária, em inquérito tutelado pelo Ministério Público de Santarém, desencadeou, esta quarta-feira, uma operação de combate ao cibercrime, tendo por base casos de fraude perpetrados de forma organizada, com recurso à aplicação MBWay, com a detenção de 9 indivíduos, 6 mulheres 3 homens, presumíveis autores de dezenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo.

Projeto teve início em 2004 com a compra do terreno

Zona Empresarial da Benedita assume-se como investimento-âncora para a economia regional

A primeira pedra da Zona Empresarial Responsável da Benedita foi lançada esta terça-feira, dia 11 de maio, na Quinta da Serra. A ZERB assume-se como um investimento-âncora para a economia regional e para o ordenamento territorial da indústria na freguesia do sul do concelho de Alcobaça, onde habitação e indústria têm coexistido ao longo de mais de meio século. A ZERB conta com uma área de 53,7 hectares dividida em 73 parcelas que se destinam a indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços. Está prevista uma 2ª Fase de construção quando 75% dos lotes da 1ª Fase já estiverem vendidos.

Endividamento baixou de 56 para 20 Milhões de Euros em 12 anos

Câmara Municipal aprova Contas de 2020 e garante que “Leiria tem hoje contas certas”

A Câmara de Leiria aprovou esta terça-feira, com votos favoráveis do PS e contra do PSD, os documentos de prestação de contas de 2020, com saldo de €44.086.749,26, um resultado líquido positivo de 3,7 Milhões de Euros, uma autonomia financeira de 91% e endividamento bancário de 20 ME, o valor mais baixo desde que o PS assumiu a gestão da Câmara.

Plano de Ação de Regeneração Urbana

Câmara da Batalha recebe prémio de 476 mil euros pela boa execução de fundos europeus

O Município da Batalha foi notificado pelo Programa Operacional Regional do Centro da atribuição de um prémio financeiro de 361.576,77€ a que se junta o saldo da operação do novo Parque de Eventos de Santa Maria da Vitória de 114.628,34€, perfazendo um total 476 205,11€ de reforço do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Recorde-se que o Plano de Ação de Regeneração Urbana da Batalha foi desenvolvido em parceria com Unidade de Investigação – CARME- Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, do Instituto Politécnico de Leiria

Com 13 autarquias da região contempladas

Região Centro reforça projetos municipais com 20 milhões de euros

O Programa Operacional Centro 2020 aprovou 35 novas candidaturas nas áreas da educação, saúde e património, representando comparticipação de fundos europeus de 11,7 milhões de euros, e reforçou o financiamento em 72 candidaturas já anteriormente aprovadas num montante de 8,4 milhões de euros. Estes projetos, enquadrados nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial celebrados com as Comunidades Intermunicipais (CIM), são uma resposta do Programa Centro 2020 à necessidade de estimular o investimento público, relevante para a retoma económica e social.

100 anos da CERES

Moagem centenária dá origem a hub criativo e empreendedor nas Caldas da Rainha

Ângela Santos

Na celebração dos 100 anos, que se cumprem a 30 de abril, a gestão da CERES orgulha-se de ter convertido, uma moagem num Hub Criativo e Empreendedor no centro das Caldas da Rainha, criando valor a toda a comunidade, à cidade e ao País. Na família há cinco gerações, a sua visão traduz-se numa adaptação inovadora aos tempos e às tendências.

Desde há cinco anos a cidade das Caldas da Rainha tem visto crescer na antiga moagem CERES uma nova centralidade cultural, criativa e empreendedora, aberta à cidade e aos vizinhos, mas com alma global. Várias idades e maturidades de projetos unidas num só espaço, que é confluência de artes, cultura, empreendedorismo e lazer.

Miguel Paiva e Sousa (da quinta geração) sublinha que “a CERES chega aos 100 anos com os seus espaços todos ocupados, mesmo em ano de pandemia, comprovando a sua vocação de adaptação aos tempos e às necessidades locais: cerca de 40 projetos com uma mesma visão – inovar, criar valor, projetar as Caldas da Rainha no país e no mundo.”

O mesmo responsável adianta que “o espaço está em contínua renovação e oferece várias tipologias para fazer face a diferentes tipos de necessidades, sendo dotado de infraestruturas de conforto e sustentabilidade”, acrescentando que “na calha dos próximos investimentos estão as energias renováveis para autoconsumo: painéis fotovoltaicos, estrutura elétrica sustentável, reciclagem e reaproveitamento de materiais.”

Várias iniciativas marcam a passagem do século de existência da CERES: a criação do Instagram, a iniciativa de plantação de pinheiros mansos “CERES – a criar raízes desde 1921” e a partilha de máscaras sanitárias CERES por toda a comunidade do HUB Criativo e Empreendedor. Esperam-se mais novidades do decorrer do ano centenário.

Ao longo dos últimos anos, para o sucesso alcançado, foram essenciais os parceiros estratégicos sempre disponíveis para o trabalho construtivo: a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, a Polícia de Segurança Pública, ESAD, Associação Destino Caldas.

Assumindo o rosto da gestão e sendo a interface permanente entre todos os parceiros, Ângela Santos acompanha o projeto com total entrega e dedicação há mais de 30 anos e encarna na perfeição a cultura familiar de proximidade e serviço.

A história da CERES

CERES nas Caldas da Rainha em 1966

A história começou em Vendas Novas, ainda em 1912, com a constituição de uma moagem pela família Alves de Paiva, mas foi em 30 de abril de 1921 que a CERES se constituiu como empresa, em Montemor-o-Novo.

Na década seguinte, uniram-se, pelo casamento, duas famílias – Alves de Paiva (de Vendas Novas, proprietários e industriais) e Martins de Sousa (de Montemor, regentes agrícolas), Maria Rosa e Lúcio.

Pelos anos 40, Lúcio de Sousa adquiriu a totalidade da CERES e iniciou um novo ciclo de modernização e expansão. Concluiu a automatização integral da moagem ainda nos anos 40, revelando um espírito pioneiro muito à frente do seu tempo[1].

Mas o Alentejo não tinha as condições necessárias para o crescimento do negócio, tal como Lúcio de Sousa o visionava. Seria necessária a proximidade ao caminho de ferro e aos consumidores finais. Nos anos 50, após uma intensa prospeção por todo o país, decidiu investir fortemente nas Caldas da Rainha, deixando definitivamente o Alentejo. Os mais de 7000 m2 de construção fabril efetivaram-se e a fábrica, tal como a conhecemos, iniciou a laboração em 1966.

À entrada do milénio, e por razões concorrenciais, a fábrica teve de parar. Punha-se em questão o seu futuro e o de toda a área construída, num local privilegiado das Caldas da Rainha. A quinta geração, Paiva e Sousa, teve então um novo rasgo para o projeto, disruptivo em relação ao objeto, mas de continuidade em relação à visão: continuar a criar valor na comunidade, na cidade e no País.

Assim nasceu o novo projeto para a CERES, que já é uma referência nacional no aproveitamento de espaços industriais no centro das cidades, constituindo comunidades criativas e sinérgicas em espaços em constante adaptação e renovação, numa perspetiva de sustentabilidade.

[1] Lúcio de Sousa deixou um rasto indelével em várias áreas: criou vários engenhos patenteados ligados à agricultura (como a mecanização da apanha da azeitona), foi administrador da Casa de Cadaval durante décadas (tendo-lhe ganho o estatuto de maior casa agrícola de Portugal) e foi ainda presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, com medidas sociais totalmente inovadoras à época, como acesso médico e alfabetização de toda a população, habitação social e condições de habitabilidade e conforto aos “romeiros” (homens e mulheres).

    Fonte: CERES

Através da Comissão Concelhia da Nazaré

PCP manifesta preocupação com o incêndio na Valbopan e com os direitos dos trabalhadores

A VALBOPAN, unidade fabril sedeada em Famalicão, no concelho da Nazaré, dedicada à produção de painéis de fibra de madeira, sofreu o segundo incêndio de grande dimensão em 12 anos. Para o PCP, “esta constatação levanta, desde logo, questões sérias no que toca à segurança dos trabalhadores.

Microcréditos até ao montante máximo de 25 mil euros

Município de Porto de Mós promove microcrédito para grandes ideias

O Município de Porto de Mós e o Millenium BCP, assinaram, no dia 28 de abril, um acordo de cooperação que visa a criação de condições favoráveis para uma participação mais ativa do banco nas preocupações e estratégias das políticas, nomeadamente nos setores da juventude, educação, emprego e economia. Neste sentido, o Millenium BCP encontra-se disponível para apoiar os jovens que pretendam iniciar o seu negócio, através do financiamento de microcréditos até ao montante máximo de 25 mil euros, em condições atrativas e facilitadoras.

Câmara da Batalha aprova primeiras candidaturas de apoio ao comércio e serviços no montante de 30 mil euros

O Município da Batalha aprovou, a 19 de abril, as primeiras 15 candidaturas no âmbito do Programa Municipal de Relançamento da Economia e do Investimento, no montante global de cerca 30 mil euros. Este programa municipal visa atribuir apoios às atividades económicas, de caráter extraordinário, não reembolsáveis, para a manutenção dos postos de trabalho e mitigação de crise empresarial.

Companhia de Torres Novas foi fundada em 1845

"Torres Novas" lança serviço de personalização de toalhas com bordados

A partir desta segunda-feira, dia 19 de abril, as toalhas Torres Novas já podem ser personalizadas ao gosto de cada cliente, com o novo serviço de bordados da marca. Para garantir que todos os clientes Torres Novas possam dar um toque único e pessoal à sua casa de banho, a marca portuguesa acaba de lançar um novo serviço de personalização de toalhas, com bordados, mesmo a tempo do Dia da Mãe.

Figueiró dos Vinhos saiu da zona de risco

Rio Maior volta atrás no desconfinamento, Marinha Grande marca passo

O primeiro-ministro António Costa afirmou esta quinta-feira, dia 15 de abril, que «a generalidade do País vai avançar para a próxima fase de desconfinamento a partir de segunda-feira». Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa realçou que há 13 concelhos em risco, sete concelhos que vão manter as regras da fase de desconfinamento em vigor até 18 de abril, entre os quais a Marinha Grande, e quatro concelhos que «vão ter de recuar para a fase anterior», entre os quais Rio Maior.

Operação Esplanada Segura II

ASAE fiscaliza esplanadas em Pombal, Leiria, Cartaxo e Peniche

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou esta segunda-feira, dia 12 de abril, uma ação de fiscalização a 248 operadores económicos nos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Barcelos, Braga, Peso da Régua, Bragança, Vila Real, Figueira da Foz, Pombal, Leiria, Vila Nova de Poiares, Oliveira de Azeméis, Viseu, Covilhã, Guarda, Lisboa, Vilamoura, Loulé, Olhão, Portalegre, Cartaxo e Peniche, direcionada para a verificação do cumprimento dos requisitos legais estabelecidos para os estabelecimentos de restauração e bebidas e similares, que dispõem de esplanadas abertas.

Como resultados operacionais desta ação, que envolveu 28 brigadas, regista-se a instauração de 19 processos de contraordenação, sendo 11 relacionados com as regras definidas no Decreto nº 6/2021, de 3 de abril, por incumprimento das regras de funcionamento da atividade em esplanadas e ainda, 8 processos de contraordenação por infrações relacionadas com a atividade económica (licenciamento e livro de reclamações).

Foram suspensas as atividades de 2 estabelecimentos retalhistas com áreas de venda superiores a 200 m2,no concelho de Porto, que se encontravam abertos ao público em incumprimento do dever de suspensão de atividade, suspensa a atividade de 2 estabelecimentos de restauração de bebidas, por estar a admitir clientes no seu interior e encerradas 7 esplanadas em estabelecimentos de restauração e bebidas por incumprimento das regras de funcionamento das mesmas.

A ASAE garante que irá continuar a desenvolver ações de fiscalização em prol da defesa e da segurança dos consumidores e da sã e leal concorrência entre operadores económicos.

Produto vai ser lançado com uma campanha publicitária

Compal Origens lança néctar de Maçã de Alcobaça

Compal Origens Maçã de Alcobaça é o novo néctar com o equilíbrio perfeito das variedades Royal Gala, Golden Delicious e Reineta.  Este sabor vai ser apoiado por uma campanha de comunicação que começa com um primeiro filme sobre as curiosidades da Maçã de Alcobaça, nomeadamente, esta de não ser apenas uma variedade, mas sim nove ao todo. “É uma maçã única. Não é uma única maçã.”

A partir do dia 11 de abril

Mercado Bimensal de Santarém vai ser aberto às áreas alimentar e não alimentar

No âmbito do Decreto-Lei nº 6/2021 que regulamenta o estado de emergência, a Câmara Municipal de Santarém informa que o próximo mercado bimensal, a 11 de abril, é aberto aos setores alimentar e não alimentar. O horário é das 7h30 às 12h30, a lotação máxima do recinto é de 250 pessoas e a lotação máxima por banca está limitada a 2 vendedores e 2 clientes.

Rendas atrasadas podem ser pagar em prestações até 24 meses

Município de Santarém aprova II Programa Excecional de Redução do Endividamento

O Executivo Municipal aprovou, dia 5 de abril, a implementação do II Programa Excecional de Redução do Endividamento ao Município de Santarém (PEREMS II), que visa apoiar as famílias arrendatárias e ex-arrendatárias, ao constituir uma oportunidade de regularização extraordinária de dívidas acumuladas. O PEREMS II aplica-se às dívidas ao Município relativas à renda em regime do arrendamento apoiado. Neste sentido, podem aderir ao Programa todos os arrendatários atuais e anteriores, com dívidas, com exceção dos valores que já estejam em fase de cobrança coerciva.

Com oferta a turistas nacionais de uma noite extra e voucher de 10€ para refeição

“Campanha 10 001 Noites” dinamiza setor da hotelaria e da restauração do concelho de Ourém

Inicia-se no dia 1 de abril a “Campanha 10 001 Noites”, que tem como missão dinamizar o setor da hotelaria e da restauração do Município de Ourém. Até 31 de março de 2022, a “Campanha 10 001 Noites”, exclusiva a turistas nacionais, oferece uma noite extra e um voucher de 10€ para refeição ao efetuar-se a reserva de uma ou mais noites em hotel do concelho.

Até ao final de junho de 2021

Câmara da Batalha prolonga medidas excecionais relativas à pandemia e alarga os apoios ao desporto e cultura

Por despacho do presidente da Câmara Municipal da Batalha de 31 de março, as famílias batalhenses irão continuar a beneficiar até ao final de junho de 2021 da isenção total do pagamento de mensalidades relativos aos serviços de Atividades Ocupacionais e Centro de Atividades de Tempos Livres dos estabelecimentos de Ensino Públicos, bem assim manter-se-ão as medidas de isenção de taxas e rendas de todos os espaços concessionados pelo Município.

Pagamento do apoio já começou

Município de Leiria admite momento difícil e atribui 373 mil euros de apoio a 148 empresas

O Município de Leiria deu início esta sexta-feira, dia 19 de março, ao pagamento do apoio a 148 empresas que viram aprovadas as suas candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal de Apoio Comercial e Empresarial – Leiria Protege, primeira fase, num total de 373 mil euros. Para Catarina Louro, vereadora do Desenvolvimento Económico, “este é um momento particularmente difícil para a nossa economia. Com este programa, tentamos prestar apoio às pequenas empresas do nosso concelho a quem esta pandemia atingiu de forma mais forte”.

Filmes foram distinguidos pelo festival de cinema de turismo The Golden City Gate

Filmes do Turismo Centro de Portugal duplamente premiados em Berlim

Dois filmes promocionais do Turismo do Centro foram premiados na 21.ª edição do The Golden City Gate, importante festival de cinema de turismo inserido na feira ITB Berlim, na Alemanha: “Life is Now – A Vida é Agora” e “No Pain No Gain – Aqui Trabalha-se, O Resto é Paisagem” conquistaram duas “Silver Star”.

Entidades recordam promessa do primeiro-ministro

Região de Leiria pede ao Governo a abertura da Base Aérea de Monte Real à Aviação Civil

A Câmara Municipal de Leiria reuniu com representantes da Câmara Municipal da Marinha Grande, Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Comunidade Intermunicipal do Oeste, Turismo do Centro de Portugal, Politécnico de Leiria, as associações empresariais NERLEI e ACISO e o Gabinete Económico e Social da Região de Leiria tendo concluído que “a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil é uma janela de oportunidade para a região e para o País com um impacte estruturante no futuro do desenvolvimento económico da Região Centro e de Portugal.”

Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria

APICER apesenta projeto de promoção da internacionalização da cerâmica portuguesa

A Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria apresentou, dia 11 de março, o projeto INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa. O projeto foi apresentado num seminário online e reuniu empresas e empresários dos diversos subsetores da indústria portuguesa de Cerâmica e de Cristalaria.

Direitos dos comerciantes tradicionais foi o pomo da discórdia

Assembleia Municipal de Santarém chumba proposta de privatização do Mercado Municipal

A proposta de concessão a um privado do Mercado Municipal de Santarém foi chumbada esta segunda-feira, dia 8 de março, na Assembleia Municipal A proposta da Câmara Municipal, de maioria social-democrata, contou com 22 votos contra, 20 a favor e duas abstenções.

Considerando ser a solução mais rápida e económica para o País enquanto se discute a localização do novo aeroporto

PSD Distrital de Santarém defende Tancos como Terminal 3 do Aeroporto de Lisboa

Face ao indeferimento da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) ao pedido de viabilidade para a construção do aeroporto do Montijo, conhecido ontem, o PSD Distrital de Santarém volta a salientar que a abertura à aviação civil da Base Aérea de Tancos pode ser a solução transitória, rápida e pouco onerosa para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa.

Casa Plátano amplia o seu leque de serviços com um hotel da marca Mercure.

Mercure Hotels abre novo hotel em Fátima

O Mercure Fátima é a nova proposta de Mercure Hotels em Portugal. O novo hotel, da reconhecida Casa Plátano, é dirigido por Duarte Pereira e Hélder Pereira e operará em regime de franchise. Está localizado na Rua Cónego Manuel Nunes Formigão 4, a cinco minutos a pé do Santuário de Fátima, junto à icónica Basílica da Santíssima Trindade. O Mercure Fátima conta com 72 quartos de tipologias distintas, oferecendo também quartos para pessoas com mobilidade reduzida.

Incluído no Plano de Recuperação e Resiliência

Distrital do PSD de Santarém pede a abertura da base aérea de Tancos à Aviação Civil

Estando a decorrer o processo de consulta pública do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, até ao dia 1 de março, a Comissão Política Distrital do PSD de Santarém tomou a iniciativa de submeter, no dia 22 de fevereiro, 4 propostas de inclusão no plano: conclusão do IC3, construção da variante ferroviária Santarém – Entroncamento da linha do Norte, abertura da base aérea de Tancos à Aviação Civil e aproveitamento hidráulico do Rio Tejo. Estas propostas surgem após a Comissão Política ter verificado a ausência de investimentos para o Distrito de Santarém, no referido plano.

Autarquia vai investir 25 mil euros por mês para a sua implementação

Câmara Municipal de Torres Vedras avança com programa de apoio a rendas de empresas

A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou a criação do Programa Municipal de Apoio a Contratos de Arrendamento não Habitacionais e outros Contratos de Exploração e Utilização de Imóveis. A medida foi aprovada na reunião do executivo municipal desta quarta-feira, 17 de fevereiro, e tem como objetivo apoiar as micro e pequenas empresas com volume de negócios inferior a 250 mil euros que não reúnem condições de acesso ao “APOIAR Rendas”, financiado pelo COMPETE 2020.

Investimento de cerca de 770 mil euros

Obras de modernização da Avenida Vieira Guimarães arrancam na Nazaré

Estão em curso as obras de reabilitação da Avenida Vieira Guimarães, uma das principais artérias de ligação à marginal e a vários serviços, entre os quais os Paços do Concelho. Promovida pelo Município da Nazaré, a operação resulta de um investimento enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Nazaré (PEDU), com a comparticipação financeira da União Europeia no âmbito do Portugal 2020, e pretende devolver o espaço urbano a um uso que acompanhe os novos tempos e dê a réplica adequada aos desafios que nos são colocados enquanto habitantes das vilas.

“Pombal Apoia” destina-se às sociedades comerciais e aos empresários em nome individual

Câmara de Pombal prepara regulamento para fundo extraordinário de recuperação económica

A Câmara Municipal de Pombal aprovou, na última reunião do executivo, dar início ao procedimento de elaboração do Regulamento do Fundo Extraordinário de Recuperação Económica “Pombal Apoia”, que enquadrará as medidas de carácter excecional, temporárias e extraordinárias ao sector económico do concelho, fomentando a economia de proximidade, dirigido à sustentabilidade das micro e pequenas empresas e à proteção do emprego.

Valor faturado pelos negócios volta a descer com o novo confinamento, mas menos que no anterior

Atual confinamento agrava em mais 30% as quebras de faturação já registadas pelas empresas em Portugal

    Três semanas após o período pré-confinamento geral, os negócios portugueses obtiveram uma nova redução da sua faturação, que se junta ao impacto transacional já sentido nos confinamentos parciais anteriores. Apesar de tudo, foi inferior à do primeiro confinamento, que foi superior a 44%.

    Neste novo lockdown, a moda, as perfumarias e os cabeleireiros voltam a ser das categorias mais afetadas pelo encerramento dos seus pontos de venda, tendo registado uma quebra de 92%, 86% e 79%, respetivamente.

No dia 12 de fevereiro

Centro2020 e comunidades intermunicipais promovem sessão sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional

No dia 12 de fevereiro, pelas 11h, irá realizar-se uma sessão online de divulgação do Programa de Apoio à Produção Nacional. Esta é uma iniciativa da Comissão Diretiva do Programa Centro2020, em parceria com as oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro. O Programa de Apoio à Produção Nacional – “Estimular a produção nacional visa melhorar a produtividade e assegurar emprego”. A inscrição deve ser feita online.

Grande Reserva Tinto 2015 e Grande Reserva Branco 2017

Adega da Vermelha recebe medalhas de Ouro no Concurso de Vinhos do Credito Agrícola 2021

Em janeiro deste ano, a Adega Cooperativa da Vermelha participou no Concurso de Vinhos do Credito Agrícola, com resultados excelentes, recebendo a Medalha de Ouro relativos aos vinhos Grande Reserva Tinto 2015 – DOC Óbidos e Grande Reserva Branco 2017 – DOC Óbidos.

Devido a quebras de faturação superiores a 15 milhões de euros

Mais de 300 empresas apresentam candidatura a fundo de apoio económico do Município de Leiria

O Município de Leiria recebeu 303 candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal de Apoio Comercial e Empresarial criado com o objetivo de conceder apoios financeiros às empresas para a recuperação da atividade, a manutenção dos postos de trabalho e o reforço da capacidade de resposta à situação de crise.
A totalidade das candidaturas, em caso de aprovação, representaria um montante de apoio na ordem dos 630 mil euros, o que levou a um aumento da verba disponível no fundo, que era inicialmente de 375mil euros.

Pressmedia inquiriu empresas clientes

Empresas consideram que medidas do Governo geram clima incerto e pouco claro

Os empresários de diferentes áreas de atividade temem por perdas acentuadas nas receitas e alertam para o atraso e a pouca clareza na implementação das novas medidas restritivas anunciadas pelo governo neste novo confinamento, cujo objetivo é travar o contágio acelerado.

Cartaxo

Trabalhadores da Fleximol já receberam subsídio de desemprego do mês de janeiro

A Câmara Municipal do Cartaxo recebeu informação de que os trabalhadores da Fleximol já receberam o subsídio de desemprego referente ao mês de janeiro de 2021. A autarquia congratula-se com este desfecho e garante que mantém o grupo de trabalho que criou para “apoiar os trabalhadores.”

Restaurantes de Torres Vedras e Lourinhã têm entregas ao domicílio

Até 15 de fevereiro, as entregas ao domicílio de refeições confecionadas por restaurares locais são gratuitas em todo o concelho de Torres Vedras. Trata-se da campanha “Restaurante em Casa”, lançada pela Câmara Municipal de Torres Vedras para apoiar este setor. Também a Câmara da Lourinhã disponibiliza aos cidadãos, através das suas plataformas digitais, uma lista de estabelecimentos comerciais, com serviço de take-away e/ou entrega.

Docapesca investe mais 108 mil euros no Porto da Nazaré

A Docapesca lançou um concurso para a construção de uma nova câmara de conservação de pescado fresco na lota da Nazaré, com o preço base de 48 mil euros. Este equipamento, que irá permitir a melhoria da cadeia de frio do pescado, tem uma capacidade de armazenagem de 420 caixas de 15 kg e um volume de 79 m3. A empresa pública abriu também um concurso para a instalação de novos quadros elétricos em dois postos de transformação, com o preço base de 60.300 euros.

Câmara da Azambuja revoga interesse público para a instalação da Central Solar Fotovoltaica

O Executivo Municipal de Azambuja realizou, no dia 12 de janeiro, a primeira reunião do ano.  Nesta sessão ordinária, foi aprovada a revogação de uma proposta da reunião de 22 de setembro, referente ao reconhecimento de interesse público da instalação da Central Solar Fotovoltaica da Iberdrola.

Alcobaça confina mas inicia obras da Zona Industrial da Benedita e do Pavilhão Multiusos

Alcobaça apresenta esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, 694 casos ativos de Covid-19, 896 curados e 28 falecidos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. . Paulo Inácio informou também que estão a decorrer os procedimentos conducentes à despistagem e testagem de todo o corpo docente e auxiliares do concelho de Alcobaça.

Ampliação da ALE de Porto de Mós será o maior investimento de sempre do concelho

O lançamento do concurso público para construção das infraestruturas de ampliação da Área de Localização Empresarial de Porto de Mós foi aprovado na reunião de Câmara do dia 7 de janeiro. Uma empreitada cujo valor base é de 4.212.234€, a obra de maior dimensão alguma vez lançada pelo Município de Porto de Mós, e que inclui a construção da rede viária, rede de abastecimento de água, redes de drenagem de águas pluviais e residuais, rede elétrica, rede de telecomunicações, rede de gás e construção de espaços verdes.
A par desta empreitada, o Município investiu nos últimos 2 anos cerca de 1,2 milhões de Euros na aquisição dos terrenos necessários para a sua ampliação.

Leiria Christmas Market distribuiu mais de 86 500 cupões de participação no sorteio

Entre o final de novembro e 27 de dezembro de 2020, o comércio de Leiria ganhou um novo fôlego, com a iniciativa Leiria Christmas Market. Entre 120 estabelecimentos aderentes, foram distribuídos mais de 86 500 cupões de participação no sorteio e, para a edilidade, o balanço é muito positivo.

Evangelista Nunes da Graça faleceu em 2002

Ministra da Coesão Territorial inaugura busto de homenagem a proprietário do Manjar do Marquês

Restaurante Manjar do Marquês é um dos ex-libris do Concelho de Pombal

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, preside, esta quarta-feira, dia 28 de julho, à cerimónia de homenagem de Pombal a Evangelista Nunes da Graça, a ter lugar pelas 14h30 junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal (Rua Prof. Carlos Alberto Mota Pinto). Será inaugurado um Busto de Homenagem ao antigo empresário (proprietário do Restaurante O Manjar do Marquês) e Benemérito, falecido em 2002, aos 70 anos de idade.

Para fruticultores e viticultores

Município de Leiria e Ministério da Agricultura celebram protocolo para apoiar produtores afetados pelas chuvas torrenciais de junho

Município de Leiria e Ministério da Agricultura, através da Direção Geral de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), celebraram um protocolo que permite a abertura de um processo de atribuição de apoios aos produtores afetados pelas chuvas torrenciais que se sentiram no mês de junho. Os fruticultores e viticultores que registaram danos nas suas produções e prejuízos na sua produção deverão remeter as suas candidaturas à DRAPC até 31 de julho, sendo fixado um máximo de 60 euros por hectare de área afetada para pomares e de 40 euros para a vinha

Encontros aconteceram nas cidades espanholas de Zamora e Astorga

Turismo Centro de Portugal reuniu-se com regiões de turismo portuguesas e espanholas para avançar com projetos comuns

O Turismo Centro de Portugal participou em duas reuniões de trabalho com entidades espanholas, ambas com o objetivo de avançar com projetos em comum a nível da promoção turística. A primeira reunião, no dia 21 de julho, em Zamora, sentou à mesa, além do Turismo Centro de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Turismo da Junta de Castela e Leão.

Jorge Coelho, Carlos Bernardes, João Ataíde das Neves e Almeida Henriques

Turismo do Centro homenageou personalidades da região recentemente desaparecidas

O Turismo Centro de Portugal homenageou, dia 15 de julho, várias personalidades que se destacaram em benefício da atividade turística, cerimónia emotiva em que se recordaram pessoas desaparecidas recen- temente, que muito fizeram pelo turismo na região, como Jorge Coelho (político, empresário e gestor), Carlos Bernardes (presidente da Câmara de Torres Vedras), Ataíde das Neves (deputado, secretário de Estado e presidente da Câmara da Figueira da Foz) e Almeida Henriques (secretário de Estado e presidente da Câmara de Viseu). Foram ainda entregues os prémios anuais do Turismo do Centro.

Lourinhã, Nazaré, Azambuja, Bombarral, Cartaxo, Salvaterra de Magos e Óbidos entram na lista vermelha

Municípios da região de risco elevado ou muito elevado de COVID-19 sobem para 14

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, uma resolução que prorroga a situação de calamidade até ao dia 25 de julho e altera as medidas aplicáveis a alguns concelhos. Assim, aos municípios de Alenquer, Azambuja, Bombarral, Cartaxo, Constância, Óbidos, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Torres Vedras, entre outros 17 concelhos, aplicam-se as medidas de risco elevado. Aos municípios de Arruda dos Vinhos, Lourinhã, Nazaré e Sobral de Monte Agraço, entre outros 27 concelhos, aplicam-se as medidas de risco muito elevado.

Obras de reabilitação já começaram

Antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho vão ser a Quinta Ciência Viva da Pera Rocha

Já se encontram a decorrer as obras de reabilitação das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Bombarral, com vista à instalação da futura Quinta Ciência Viva da Pera Rocha, projeto inovador que cruza universos e intervenientes, criando sinergias entre o mundo rural, a comunidade científica e o tecido económico-empresarial.

Terceiro Posto de Turismo do concelho

Posto de Turismo da Lourinhã inaugurado no Dino Parque

Dia 1 de julho, é oficialmente inaugurado um novo Posto de Turismo da Lourinhã, situado no Dino Parque. Este é o terceiro posto que a Câmara Municipal da Lourinhã abre aos visitantes e turistas do concelho, juntamente com o da Lourinhã e da Praia da Areia Branca. O Dino Parque é um parque temático dedicado à história dos dinossauros e é o maior museu ao ar livre em Portugal.

Secretária de Estado do Turismo garante apoio do Governo ao setor

IX Workshop Internacional de Turismo Religioso: Certificado Verde digital covid-19 pode ser a luz ao fundo do túnel

No encerramento da abertura do IX Workshop Internacional de Turismo Religioso, a decorrer em Fátima, na quinta e sexta-feira, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, disse que “o sector do turismo religioso aprendeu muito e sairá disto tudo ainda mais forte”, justificando que a “pandemia veio aguçar a vontade de uma viagem espiritual”.

Cerimónia de inauguração decorre no dia 28 de junho, pelas 10h00, no campus 5

Startup Leiria e Politécnico de Leiria inauguram Startup de Inovação Social

A Startup Leiria e o Politécnico de Leiria vão inaugurar as instalações da Startup de Inovação Social de Leiria, no dia 28 de junho. A cerimónia vai decorrer no Hub de Inovação em Saúde do Politécnico de Leiria, com intervenções de Gonçalo Lopes, presidente do Município, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Eduarda Fernandes, presidente da Startup Leiria, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A nova Startup visa apoiar projetos inovadores sustentáveis capazes de responder a problemas sociais negligenciados que afetam a comunidade.

Concelho do sul da Região Oeste é um dos nove do País na zona laranja

Arruda dos Vinhos volta a ter restrições devido ao elevado número de casos de COVID-19

O concelho de Arruda dos Vinhos contava, no dia 18 de junho, 24 casos de COVID-19, o que o coloca na zona de risco laranja, com mais de 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O concelho do sul da Região Oeste é um dos nove concelhos do País, a par de Albufeira, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira e Sertã que, em resultado do Conselho de Ministros de 17 de junho, terá regras específicas de controlo da pandemia, nomeadamente, encerramento do comércio às 21h e da restauração às 22h30, excepto em regime de take away.

Três CIM assinaram em Santarém um memorando de entendimento

Conselhos Intermunicipais do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo propõem criação de nova NUT II

Os Conselhos Intermunicipais das CIM da Lezíria do Tejo, do Médio Tejo e do Oeste em reunião conjunta realizada no dia 17 de junho, em Santarém, assinaram um memorando de entendimento recomendando a criação de uma nova NUTS II englobando os territórios das NUTS III Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste. Assinaram o Memorando Investimento Territorial Integrado os ministros Alexandra Leitão, Nelson de Souza e Ana Abrunhosa, e os presidentes dos Conselhos Intermunicipais da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, do Médio Tejo, Anabela Freitas e do Oeste, Pedro Folgado.

Até ao final do mês de junho

Batalha avança com projeto de 150 mil euros para realizar o cadastro predial e vai abrir o Balcão Único do Prédio (BUPi)

Paisagem do Maciço Calcário Estremenho na Batalha

Até ao final do mês de junho será criado o BUPi (Balcão Único do Prédio) da Batalha, que funciona como uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, que reúne informação sobre as propriedades e os seus donos, e onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.

A Câmara Municipal da Batalha viu aprovada uma candidatura a fundos europeus para implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado e do Balcão Único do Prédio (BUPi), no valor de 140 966,40€, e que irá permitir desenvolver no concelho da Batalha o cadastro predial, num regime simplificado e mais acessível para os cidadãos.

“Só assim conseguiremos proteger e valorizar essas propriedades, através de um melhor planeamento e gestão sustentável do território que resultam, entre outras vantagens, numa maior prevenção de incêndios”, esclarece o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos.

“A inscrição dos terrenos nas Finanças (Autoridade Tributária e Aduaneira) não é suficiente para garantir a proteção dos direitos de propriedade”. “Neste Sistema Simplificado será possível fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da propriedade, obtida através do BUPi, seja por via digital ou no atendimento presencial criado nos serviços municipais”, esclarece o autarca.

Através do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, cada prédio passa a ter um número de identificação (NIP) destinado ao tratamento e harmonização da informação de índole predial, possibilitando, desse modo, a gestão informática dos conteúdos cadastrais num único sistema de informação. O registo dos prédios rústicos e mistos, com área igual ou inferior a 50 hectares, será gratuito até 2023.

   Fonte: MB

Santarém

Mel e Municípios Portugueses do Vinho em destaque na Feira Nacional de Agricultura

A valorização do mel português, o on-line e a comercialização de produtos agroalimentares e os circuitos curtos agroalimentares estiveram sábado em discussão no seminário “Comercialização no setor agroalimentar pós-pandemia”, que esteve a cargo da FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal. No encerramento, houve lugar para a Entrega de Prémios do Concurso Nacional de Mel 2021. Domingo, último dia da Feira Nacional de Agricultura, o Presidente da República visita o evento pelas 12 h, visitando os “Mercados Tradicionais”, Escolas de Toureio e Treinos de Forcados e assistindo ao Concurso de Saltos Nacional.

Santarém

Presidente da República e presidente do Governo Regional dos Açores visitam domingo a Feira Nacional de Agricultura

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro visitam este domingo, dia 13 de junho pelas 12 horas, a FNA 21 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo. No mesmo dia, pelas 11h30, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, participa na Feira Nacional de Agricultura, na Sessão de Assinatura do Protocolo de Constituição do Living Lab Agrotech, a convite do presidente da Câmara Municipal do Fundão.

Ministros da Agricultura e da Economia inauguraram Feira Nacional de Agricultura

Ministra da Agricultura promete 9.400 milhões de euros para tornar setor mais competitivo

A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que tem como tema a Água, abriu quarta-feira as portas e decorre até domingo, 13 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A inauguração contou com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira e da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. À margem da visita ao evento, a responsável da pasta da Agricultura afirmou que Portugal, que preside ao Conselho da União Europeia até final de junho, terá nos próximos 7 anos 9.400 milhões de euros para tornar a agricultura portuguesa mais competitiva.”

Mário Custódio foi distinguido pelos Prémios Xénios – Excelência na Hotelaria

Gestor nazareno distinguido com o prémio “Melhor Diretor de Hotel”

Mário Custódio

O nazareno Mário Custódio foi distinguido com o prémio “Melhor Diretor de Hotel” pelos Prémios Xénios – Excelência na Hotelaria, promovidos pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP). O diretor do EPIC SANA Algarve Hotel foi um dos 7 galardoados da noite de um Prémio que enaltece os melhores diretores de hotéis e empresas do setor do turismo no nosso país.

Promovido pelo Município e o CTCV – Centro de Interface Tecnológica

Porto de Mós recebe colóquio “Indústria dos Recursos Minerais, da Cerâmica e do Vidro”

O Auditório do Cineteatro em Porto de Mós vai receber, no dia 23 de Junho, um colóquio subordinado ao tema “Indústria dos Recursos Minerais, da Cerâmica e do Vidro: Que desafios e oportunidades? Quais são os Aceleradores Tecnológicos?”.
O evento promovido pelo Município de Porto de Mós e o Centro de Interface Tecnológica, num programa a disponibilizar brevemente, reúne entre os seus convidados, entidades do sistema cientifico tecnológico, universidades e empresas. O
público-alvo são empresários e quadros técnicos dos setores da Cerâmica, Vidro e  Recursos Minerais.

Município foi premiado com um reforço de fundos comunitários afetos à Central Termoelétrica

Porto de Mós apresenta a melhor situação financeira das últimas décadas

Foi aprovada, na reunião do dia 31 de maio, a Prestação de Contas do Município de Porto de Mós referente ao ano de 2020. O principal destaque vai para a saúde financeira do município, que atinge o melhor nível dos últimos 20 anos. Desde o início deste mandato a dívida total da autarquia reduziu mais de 1,3 milhões de euros.

Endividamento residual potencia maior execução de fundos europeus

Batalha aprova contas de 2020 com um resultado de exploração positivo e reduz o endividamento em 17,4%

A Câmara Municipal da Batalha vive uma situação financeira saudável e apresenta meios libertos positivos de 1.912.361 euros, que compara com os 1.886.542 euros em 2019, ou seja, um aumento de 1,4%, que serão aplicados em novos projetos de investimento e reforço de medidas de apoio social à população

Nersant avança com Melhor Turismo 2020 para responder às necessidades de formação do plano "Reativar Turismo | Construir Futuro"

Governo vai investir seis mil milhões de euros na recuperação da indústria turística

O Governo vai investir seis mil milhões de euros na recuperação da indústria turística, através do plano “Reativar Turismo | Construir Futuro”, que pretende o relançamento pós-Covid do setor. O Melhor Turismo 2020, programa de formação e consultoria para o setor implementado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, dá resposta a um dos eixos de atuação identificados: “conhecimento e qualificações de gestores e trabalhadores”.

Um guia orientador dos visitantes para a descoberta da Nazaré

Portal Find Out é o novo portal de apresentação do Turismo da Nazaré

Portal Find Out Nazaré

O Município da Nazaré estreou, esta sexta-feira, 28 de maio, um novo site dedicado em exclusivo ao turismo.

O Portal Find Out passará a ser a porta da oferta existente para uma estadia ou programar uma próxima visita ao concelho.

A nova plataforma de comunicação e promoção de turismo do Concelho da Nazaré apresenta-se como um guia orientador dos visitantes para a descoberta da Nazaré.

Tendo por base a georreferenciação, o utilizador pode navegar de duas formas: ou pelos menus tradicionais, que estão disponíveis logo na página inicial, ou pelo mapa, permitindo-lhe a descoberta de várias possibilidades de visita, atividades, serviços e informações úteis.

O que visitar, o que comer, onde dormir e eventos a decorrer e previstos, e todas as atividades económicas relevantes para o turismo estão presentes nesta plataforma.

Disponível, para já, português e espanhol, o Find Out apresentar-se-á, em breve, também em inglês e francês.

Consulte o novo portal em www.findoutnazare.pt 

    Fonte: SM|GCI|CMN

Deputado do PSD eleito por Santarém preocupado com acessos rodoviários na Chamusca e Fátima

Duarte Marques exige a construção de novos acessos rodoviários no distrito de Santarém

Duarte Marques, deputado do PSD eleito por Santarém, defende a construção de novos acessos para o distrito, nomeadamente para a zona do Eco Parque do Relvão, na Chamusca, de forma a encontrar uma solução para os “milhares de camiões com resíduos perigosos que se dirigem ao local onde estão instalados os únicos dois CIRVER – Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos do país”. De acordo com o deputado, “este problema seria resolvido através da conclusão do IC3 e a sua ligação à A13.”

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foi um dos oradores na conferência “Landing – Novas Tendências da Comunicação de Turismo”

Centro de Portugal participa na FITUR - Feira Internacional de Turismo em Madrid

Pedro Machado

A marca Centro de Portugal está a participar de forma intensa na FITUR 2021 – Feira Internacional de Turismo, que se realiza em Madrid até ao próximo domingo. Esta é a primeira feira presencial em todo o mundo no atual contexto de pandemia.

Dia 19 de maio, primeiro dia do certame, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTCP), participou na conferência “Landing – Novas Tendências da Comunicação de Turismo”. Esta conferência é um evento anual integrado na FITUR, em que profissionais da indústria do audiovisual, do turismo, do marketing e da publicidade partilham as suas ideias e experiências.

Pedro Machado foi o único representante português no evento, ao lado da diretora do Turismo de Barcelona, do diretor do Turismo de Madrid, do diretor do Turismo das Grandes Canárias e do CEO do Interface Tourism Spain. O tema da conferência foi “Os Desafios da Comunicação Audiovisual Pós-Covid para os Destinos”.

Projetos transfronteiriços em grande destaque

Também esta quarta-feira, no pavilhão da Extremadura, teve lugar uma sessão de apresentação do projeto Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular, em que a TCP é interveniente ativa. Este é um projeto transfronteiriço, liderado pela Diputación de Badajoz, que visa a promoção e salvaguarda conjunta do património cultural e turístico dos Caminhos de Santiago. A recente constituição da Rede Transfronteiriça dos Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular veio reforçar a pertinência e a importância desta estratégia comum de preservação, dinamização e comunicação destes itinerários culturais ibéricos.

Na sessão, Pedro Machado sublinhou a mais-valia deste trabalho conjunto, que dá dimensão e escala a um produto turístico estratégico para ambos os países, e recordou que o Turismo Espiritual e Religioso é um dos pilares estratégicos do posicionamento turístico da região Centro de Portugal. “No ano em que se celebra a Peregrinação a Santiago de Compostela, este trabalho de promoção e comunicação conjunta assume um maior relevo e importância”, disse.

Pedro Machado lembrou que, da parte da TCP, está a decorrer o processo de certificação dos diferentes itinerários do Caminho Português de Santiago, estando em conclusão a colocação de sinalética e painéis informativos. Em breve será lançado o procedimento para o desenvolvimento da aplicação de novas tecnologias ao Caminho, nomeadamente o desenvolvimento de um website e de uma app “Caminhos de Santiago no Centro de Portugal”.

Ainda no produtivo dia de quarta-feira, decorreu no Pavilhão de Castela e Leão uma sessão de apresentação do projeto NAPOCTEP – Rotas Napoleónicas por Espanha e Portugal. Este é outro projeto transfronteiriço, que envolve parceiros de Castela e Leão e do Centro de Portugal, como é o caso da TCP e que assenta nas Rotas Napoleónicas enquanto produto turístico. Nesse sentido, foram apresentadas as principais Rotas Napoleónicas deste território alargado e foi reafirmada a ambição de posicionar este produto turístico estratégico no contexto do itinerário cultural europeu “Destination Napoléon”.

Os vários parceiros deste projeto estão a desenvolver, com a Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, um programa de animação comemorativo do centenário da morte de Napoleão Bonaparte, que decorre ao longo do ano de 2021. Inserido neste programa, a CIM da Região de Coimbra produziu um filme sobre as invasões napoleónicas, que será apresentado em breve.

    Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

    Fonte: TCP e AdC

Conferência com António Costa e Silva foi promovida pelo Grupo Económico e Social da Região de Leiria

Leiria recebeu autor da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal

“Não vamos conseguir executar (o financiamento disponível para os próximos anos) sem o envolvimento de todos os territórios”.  O autor da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 (PRR) lançou no dia 11 de maio, em Leiria, um repto ao País: “Não é possível governar sociedades do conhecimento do século XXI com modelos do passado: de cima para baixo”. António Costa e Silva falava no final da conferência “Desenvolvimento da Região de Leiria – Ações Estratégicas 2030”, promovida pelo Grupo Económico e Social da Região de Leiria (GESRL).

Pombal

Lusiaves instala nova unidade de produção alimentar na Guia

O Grupo Lusiaves tem em curso um projeto para instalação de uma unidade de produção alimentar, na vila da Guia (Pombal). A futura fábrica (Lusiaves Fablab), a construir na Zona Industrial da Guia, faz parte de um conjunto de unidades de produção que integram este Grupo, cuja missão é produzir e oferecer um serviço de excelência aos seus clientes, com produtos alimentares de qualidade, inovadores e competitivos. O investimento será superior a 15 milhões de euros.

Na Quinta da Serra

Câmara de Alcobaça lança primeira pedra da futura Zona Industrial Responsável da Benedita

A Câmara Municipal de Alcobaça promove esta terça-feira, dia 11 de maio, o lançamento da primeira pedra da futura Zona Industrial Responsável da Benedita, na Quinta da Serra. A cerimónia conta com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, e do presidente da Assembleia Municipal, Luís Castelhano.

Certame realiza-se em Santarém a par da Feira Nacional da Agricultura

Primeiro-ministro e Presidente da República confirmam presença na FERSANT

António Costa

A FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, vai voltar a realizar-se presencialmente de 9 a 13 de junho, em conjunto com a Feira Nacional da Agricultura, no CNEMA em Santarém. O primeiro-ministro e o Presidente da República vão estar presentes no certame, com António Costa a inaugurar e Marcelo Rebelo de Sousa, a encerrar.

Depois de ver a sua edição de 2020 cancelada devido à pandemia Covid-19, a Fersant está de regresso em modo presencial, voltando a realizar-se no CNEMA em Santarém, em paralelo com a Feira Nacional da Agricultura.

O certame vai contar com a presença do Primeiro-Ministro e do Presidente da República, que já confirmaram a sua presença. António Costa vai inaugurar o certame no dia 9 – a edição deste ano conta com número reduzido de dias – e Marcelo Rebelo de Sousa encerra a feira, visitando-a no último dia (13 de junho).

A Nersant está neste momento a angariar intenções de participação de empresas no certame, que garante, para além da participação física com um espaço de exposição, a participação na Fersant Digital e na eFNA21 – Feira Nacional Agricultura Digital.

Na Fersant, as empresas participantes terão a oportunidade de se mostrar junto da comunidade empresarial e aumentar a sua carteira de clientes, uma vez que o evento é um centro privilegiado de contactos comerciais com oportunidade para a concretização de inúmeros encontros entre clientes, fornecedores e distribuidores. A organização garante o respeito de todas as normas de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde.

Os interessados em conhecer as condições de participação no certame devem contactar o Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos da Nersant, através dos contactos dame@nersant.pt ou 249 839 507.

De referir que a Fersant é o maior certame empresarial da região de Santarém, que perfaz a sua 32.ª edição este ano. O evento nasceu em Torres Novas, tendo crescido ao longo dos anos e migrado para Santarém, em 2010, com o seu impacto a ser exponenciado desde então.

    Fonte: Nersant

Investimento de 4.5 milhões de euros

Câmara de Alcobaça lança primeira pedra do novo Pavilhão Multiusos

As obras do futuro Pavilhão Multiusos de Alcobaça arrancaram no mês de abril estando a decorrer a bom ritmo. Esta segunda-feira, a Câmara Municipal de Alcobaça assinalou o início da empreitada com o lançamento simbólico da primeira pedra, levado a cabo pelo presidente Paulo Inácio. Com orçamento de 4.5 milhões de euros, o Pavilhão Multiusos visa duas intenções distintas: requalificar o MercoAlcobaça e criar um espaço multifuncional para a realização de espetáculos, congressos, encontros, conferências, jogos, feiras e exposições, apresentações comerciais, entre outras iniciativas.

Abrantes, Alvaiázere, Ansião, Mação, Ourém e Vila Nova da Barquinha

Rede de espaços de coworking no Interior vai ter a participação de seis autarquias da região

O Ministério da Coesão Territorial e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lançaram, no final de abril, a primeira fase da rede nacional de espaços de coworking “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”. A assinatura dos Acordos de Cooperação para instalação de espaços de teletrabalho no Interior do país na Região Centro teve lugar esta sexta-feira, 30 de abril, em Vouzela, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e contou com a participação de seis autarquias da Região: Abrantes, Ansião, Alvaiázere, Mação, Ourém e Vila Nova da Barquinha.

Praias do Centro de Portugal com 89 bandeiras azuis em 2021

Torres Vedras e Peniche no pódio da região Centro com mais praias com bandeiras azuis

As praias do Centro de Portugal ganharam este ano mais quatro bandeiras azuis em relação a 2020, de acordo com a lista esta sexta-feira, dia 29 de abril, divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Entre as 399 praias, marinas e embarcações de ecoturismo que vão poder exibir a bandeira azul nesta época balnear, há 89 da região Centro de Portugal. Nas praias costeiras, Torres Vedras, com 12, Figueira da Foz, com 10, Peniche, com 7, e Ovar, com 5, são os municípios da região Centro com mais praias contempladas.

No montante global de 30 mil euros

Município de Sobral de Monte Agraço cria Linha de Apoio de emergência a associações,coletividades e clubes do concelho

O Município de Sobral de Monte Agraço, atendendo às dificuldades do movimento associativo face à pandemia da COVID-19 e os seus constrangimentos associados, criou a Linha de Apoio de Emergência às Associações, Coletividades e Clubes de Sobral de Monte Agraço, no montante global de 30 mil euros. Esta medida visa contribuir para o reforço do fundo de caixa de tesouraria das associações, de forma célere, imediata e temporária, apoiando as associações que prestam um conjunto de atividades e serviços geradores de receitas e que se viram impedidas de o fazer devido normalmente devido à COVID-19.

Centro disponibiliza reforço das medidas de segurança

LeiriaShopping reabre todas as lojas com consulta da lotação em tempo real e Drive-In

No âmbito do Plano de Desconfinamento decretado pelo Governo, o LeiriaShopping reabre, hoje, as lojas cuja atividade se encontrava suspensa, com medidas de segurança reforçadas e disponibilizando ferramentas que permitem planear as visitas, de modo a garantir a clientes, colaboradores e lojistas um regresso tranquilo.

De acordo com o mesmo Plano, o horário de funcionamento das lojas, durante a semana, será até às 21h00 e restauração até às 22h30 e ao fim de semana e feriados até às 13h00, exceto retalho alimentar que poderá funcionar até às 19h00.

Regulamento foi aprovado em reunião de Câmara

Câmara da Marinha Grande aprova Fundo de Emergência de Apoio ao Comércio e Empresas

As empresas marinhenses são o coração económico da região e, como tal, o seu apoio nos tempos difíceis que se avizinham, é para a Câmara Municipal da Marinha Grande uma prioridade, promovendo o relançamento da economia e ajudando a garantir empregos. Depois de ter em curso um Fundo de Emergência Municipal para apoio financeiro aos marinhenses que perderam rendimentos com a pandemia, lança um Fundo de Emergência Municipal que apoia financeira- mente as Empresas e Comércio da Marinha Grande. O apoio consiste num montante não reembolsável até a 2 mil euros ou ao limite de 6 mil euros,

Estudo realizado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN)

Média da tarifa fixa de abastecimento de água aumenta 22,7% no Distrito de Leiria

Num ano caracterizado pela crise pandémica, o 6ª Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água de Portugal, realizado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, confirma que a discriminação no custo da água para as famílias de maiores dimensões se mantém.

Iniciativa inclui uma Feira Virtual de Emprego

Politécnico de Leiria promove online a III Semana da Empregabilidade de 19 a 23 de abril

O Politécnico de Leiria convida toda a comunidade académica a participar na III Semana da Empregabilidade, que tem lugar entre 19 e 23 de abril, online. O evento tem como objetivo aproximar os estudantes e diplomados do Politécnico de Leiria do mercado de trabalho, de forma facilitada, tanto para as empresas como para os estudantes, que em qualquer local podem interagir com os empregadores da sua área.

Traduzindo-se numa receita municipal de 61.850 euros

Município de Pombal vende dois lotes na recém-criada Zona Industrial do Louriçal

A Câmara de Pombal aprovou, dia 9 de abril, a alienação de dois lotes de terreno na Zona Industrial do Louriçal, a mais nova infraestrutura de acolhimento empresarial municipal. Foram alienados lotes com 3.818 e 2.367 m2, traduzido numa receita de 61.850 euros, permitindo a instalação de uma empresa de carpintaria e outra de comercialização de material de limpeza.

Autarquia aprovou o projeto e a abertura de procedimento

Câmara de Porto de Mós investe 300 mil euros na requalificação do Mercado de Mira de Aire

O Município de Porto de Mós vai iniciar a requalificação do antigo Mercado Municipal de Mira de Aire. Foi aprovado na última reunião de câmara a abertura do procedimento para executar essa Requalificação, dignificando este espaço, devolvendo a sua importância à comunidade, preservando as valências existentes e, ao mesmo tempo, potencializando novos conceitos de mercado. O investimento ultrapassa os 300 mil euros e será um ponto âncora no âmbito das novas políticas da ARU – Área de Requalificação Urbana para a vila de Mira de Aire, prevendo um prazo de execução no máximo de 180 dias.

Polo empresarial no centro da cidade arranca com investimento de 4 milhões

Parque Tecnológico das Caldas da Rainha vai criar cerca de 200 postos de trabalho

A Câmara Municipal de Caldas da Rainha está a construir um parque empresarial de base tecnológica, que conta com um investimento privado de cerca de 4 milhões de euros. O projeto vai criar cerca de 200 postos de trabalho e os lotes disponíveis, distribuídos por seis edifícios, foram já vendidos na totalidade. A conclusão deste polo tecnológico está prevista para 2022. Já tiveram início as obras de construção da empresa Laboratório 7, que aposta num espaço de co-work e co-lab, para toda a população. Neste polo vão instalar-se ainda a New Oxigen, a Create Infor, o Grupo Oral Plan, a Sportino e o Grupo Fábrica.

Verde Pino mantém-se sob a administração da família

Primeira agência de viagens, turismo e peregrinação de Fátima celebra 50 anos

Gerência familiar da Verde Pino

A primeira agência de viagens, turismo e peregrinação a abrir portas na Cova da Iria celebrou, dia 1 de abril de 2021 as bodas de ouro (1971). Fundada pelo casal Albino e Celeste Frazão, a Verde Pino mantém-se sob a administração da família, agora sob a coordenação das filhas Rosário e Alexandra e de dois netos, Afonso Carreira e a irmã Francisca Carreira, os filhos mais velhos de Alexandra Frazão.
Num contexto atual, reconhecido como desafiante, Afonso Carreira anuncia que “para o futuro apostamos em campanhas de promoção não só nos mercados com os quais já trabalhamos, mas sobretudo para mercados que ainda não visitam Fátima ou que ainda não têm tanta expressão, nomeadamente no continente americano, asiático e europeu”.
“Orgulhamo-nos de ter o turismo religioso como a nossa base, mas trabalhamos também com o turismo cultural, experiências, gastronómico e de herança judaica. Isto para quem nos visita de fora, onde temos uma contratação direta muito sólida em Espanha e França, bem como parcerias com operadores nos mais diversos países do mundo”, explica.
Breve história da Verde Pino
“Naquele tempo era tudo muito mais fácil. A abertura da Verde Pino foi um dia normal. Veio cá a Direcção-Geral de Turismo, abriu-se a porta, recebemos o alvará e aqui ficámos a trabalhar”, recorda Celeste Frazão, que continua a trabalhar na empresa. O marido, Albino Frazão, grande alma e promotor da Verde Pino, falecido em 2020, era funcionário bancário. Reconhecido pelo seu dinamismo em várias áreas a nível local, nacional e internacional, Albino Frazão tinha como lema para a Verde Pino: ‘Somos servidores do templo, estamos aqui para atender as necessidades dos peregrinos’.
Cabia a Celeste Frazão tomar conta do dia a dia da empresa. “Os clientes eram poucos no princípio, mas depois foram aumentando”, recorda, mostrando-se agradecida a todos quantos os ajudaram na construção do negócio; “tive muita ajuda, muitos amigos”.
Na primeira década, a Verde Pino trabalhou a área de balcão, com a reserva e venda de bilhetes individuais de comboio e avião, para as famílias locais e para os membros das congregações religiosas; e a área incoming, com grupos vindos do estrangeiro em peregrinação a Fátima. Alexandra Frazão recorda que “os primeiros peregrinos da empresa na área de incoming foram belgas e holandeses, grupos de 200/300 pessoas, vinham por meio da congregação dos padres Monfortinos, porque eles tinham um secretariado de peregrinações”.
Em 1979 a Verde Pino cresce, adquire um segundo espaço na Cova da Iria, e integra o sector das viagens e peregrinações de portugueses ao estrangeiro (outgoing). Este novo departamento ficou sob a coordenação de Rosário Frazão. A primeira peregrinação teve como destino a Terra Santa, a 21 de junho de 1979. Com o tempo, a Verde Pino chegou a fazer 30/40 viagens por ano à Terra Santa e depois a outros destinos, como Lourdes, Santiago de Compostela e Czestochowa, em certo momento com voos charter ao serviço da agência.
O filme dos 50 anos da Verde Pino, com testemunhos da família; de mons. Luciano Guerra, reitor emérito do Notícias de Fátima, e do padre António Pereira, dos padres monfortinos

Tratamento de esgotos e resíduos sólidos são relativos a serviços de 2005 a 2007

CDU da Nazaré contesta prescrição de mais de 900 mil euros de dívidas de munícipes

A “Lusa” divulgou a notícia de que a Câmara da Nazaré deixou prescrever mais de 900 mil euros de dívidas de munícipes, referentes ao tratamento de esgotos e resíduos sólidos urbanos relativos aos anos 2005 e até 2007. A medida resulta da aprovação em reunião de Câmara não pública, no dia 8 de março, de uma proposta do executivo para a referida anulação.

Deputados do PS pedem ao Governo a reabertura das termas o mais rápido possível

11 deputados socialistas na Assembleia da República questionaram, esta quinta-feira, dia 18 de março, a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a data prevista para a reabertura dos estabelecimentos termais na sequência de estas unidades de saúde terem ficado de fora do plano de desconfinamento e do decreto que regulamenta o estado de emergência.

Programa visa fomentar o empreendedorismo e a geração de ideias inovadoras nas áreas da economia verde, economia circular e sustentabilidade ambiental

Câmara Municipal de Torres Vedras aprova acordo de parceria para gestão do “EcoCampus”

O executivo municipal aprovou na reunião de Câmara desta terça-feira, 16 de março, o acordo de parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Associação ESTUFA – Plataforma Cultural para gestão do programa de empreendedorismo e a geração de ideias inovadoras “EcoCampus – Torres Vedras”.

“ShareFOREST” lança repto para a partilha de decisões de gestão e proteção das áreas florestais

Politécnico de Leiria colidera projeto de participação no ordenamento das florestas

Desenvolver e operacionalizar uma metodologia e agenda de participação pública para as Matas do Litoral, devastadas pelos incêndios de outubro de 2017, é o principal objetivo do projeto “ShareFOREST”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e liderado por Elisabete Figueiredo, docente da Universidade de Aveiro e colaboradora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), e coliderado por Eduarda Fernandes, docente do Politécnico de Leiria e investigadora do Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME).

Informação dos deputados do PS eleitos por Leiria

Governo autoriza primeiro enchimento da barragem de Óbidos

Os deputados do PS eleitos por Leiria têm vindo a acompanhar e a pugnar junto do Governo pelo fecho das comportas do descarregador de superfície da barragem de Óbidos e foram informados de que só depois de todo o processo concluído seria dada autorização para iniciar o primeiro enchimento da barragem. Após contacto recente com o Gabinete do Secretário de Estado, foi transmitido aos parlamentares socialistas que, no dia 25 de fevereiro, o secretário de Estado autorizou finalmente a execução da obra.

“Link Me Up – 1.000 ideias” arranca a 22 e 23 de março nas cinco Escolas do Politécnico de Leiria

Politécnico de Leiria associa-se a projeto de cocriação de inovação que junta estudantes e empresas

O Politécnico de Leiria associou-se ao “Link Me Up – 1.000 ideias”, um projeto de cocriação de inovação que junta estudantes e empresas na resolução de problemas e desafios, através da plataforma internacional Demola. O projeto conta com a participação e envolvimento de mais 13 politécnicos.

Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal

CIM quer integrados no PRR a Linha do Oeste, Centro Hospitalar do Oeste, IC11 e nó da A8

A OesteCIM, em sede de consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência, manifestou a importância estratégica que este plano, ou outros instrumentos existentes ou a construir, contemplem investimentos estratégicos e essenciais para a resiliência, coesão, atratividade, inteligência e competitividade do Oeste. Os autarcas do Oeste apresentaram os seus contributos em áreas essenciais à Região, tais como Saúde, Infraestruturas, Mobilidade Sustentável e Investimento e Inovação.

A partir do início de março

Câmara do Cartaxo recebeu da Tagusgás a garantia de começar a corrigir os valores faturados da TOS

A Câmara Municipal recebeu, no dia 25 de fevereiro, ofício da Tagusgás no qual a empresa afirma “estamos a desenvolver todas as diligências para retomar o processo de faturação a partir da próxima semana, com a correção dos montantes respeitantes à TOS, com efeitos a partir de 1 de janeiro”.

Depois da crítica do Município da Batalha

Município de Leiria critica Plano de Recuperação e Resiliência por agravar assimetrias do País

O Município de Leiria submeteu esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a sua posição relativa ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do processo de consulta pública, considerando que este documento, a concretizar-se, vai agravar as assimetrias regionais. O Município de Leiria, presidido pelo socialista Gonçalo Lopes, entende que “a concretização literal do documento corre o risco de aumentar fossos e assimetrias regionais e de levar a um país a duas velocidades, dado que os fundos e financiamentos parecem ser destinados apenas a uma pequena parte dele, em claro detrimento do restante”.

“Em domínios essenciais como a saúde, o ambiente ou no domínio das infraestruturas de apoio às atividades económicas”

Paulo Batista Santos acusa Governo de ignorar a região de Leiria no Plano de Recuperação

O presidente da Câmara Municipal da Batalha e vice-presidente da CIM de Leiria, Paulo Batista Santos, em ofício dirigido ao Governo e Conselho Regional do Centro afirma que o Plano de Recuperação e Resiliência apresentado pelo Governo “é um plano centralizador que concentra recursos em Lisboa e no Porto, privilegia o financiamento dos organismos do Estado e esquece as empresas, o setor social e a generalidade das regiões”“ e “não serve a região de Leiria em áreas essenciais como a saúde, o ambiente ou infraestruturas de apoio às atividades económicas”.

Município de Ourém aposta na dinamização do setor da hotelaria e da restauração

“Campanha 10 001 Noites” oferece noite extra e voucher de 10 euros para refeição em hotéis de Ourém

A “Campanha 10 001 Noites” é a mais recente aposta do Município de Ourém para a dinamização do setor da hotelaria e da restauração. A campanha, que começa no dia 1 de abril e termina a 31 de março de 2022, prevê a atribuição de 10 001 noites nos hotéis do Concelho de Ourém e outros tantos vouchers aplicáveis na restauração. Exclusiva a turistas nacionais, a “Campanha 10 001 Noites” oferece uma noite extra e um voucher de 10 euros para refeição no ato da reserva de uma ou mais noites em hotel do concelho.

Deputados do PSD do distrito de Leiria questionam ministra da Agricultura

Falta de gerador de 15 mil euros impede arranque da barragem do rio Arnoia em Óbidos

Os deputados do PSD eleitos elo distrito de Leiria questionaram, no dia 12 de fevereiro,  a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sobre o Aproveitamento Hidroagrícola de Óbidos, um investimento de cerca de 28 milhões de euros, que “compreende um inimaginável valor acrescido para a Região. Implementado nos concelhos de Óbidos (cerca de 60%) e Bombarral (cerca de 40%) beneficia diretamente propriedades nas freguesias de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Vau, Amoreira, Pó e Roliça e tem cerca de 900 beneficiários.

Taxa de Ocupação de Subsolo

Câmara do Cartaxo e Tagusgás próximas de acordo para reverter cobrança desproporcional da TOS

A Tagusgás atendeu a reivindicação da Câmara Municipal do Cartaxo e já suspendeu a cobrança da Taxa de Ocupação de Subsolo (TOS). O presidente Pedro Magalhães Ribeiro apela às restantes entidades comercializadoras para procederem de igual forma.

Acusação do deputado do PSD Duarte Marques

PSD acusa o Estado de recusar empresas fora de Lisboa em concursos públicos para serviços à distância

O PSD acusa departamentos da administração pública de impedir empresas localizadas fora do concelho ou do distrito de Lisboa de concorrer a concursos públicos para a concessão ou prestação de serviços. O deputado Duarte Marques levou esta terça-feira, dia 2 de fevereiro, este tema à audição da Ministra da Modernização Administrativa no sentido de “pôr fim a esta tremenda discriminação, que além de lamentável é absolutamente ilegal”.

Até 15 de fevereiro

Instituto Nacional de Estatística abre recrutamento para recenseadores dos Censos 2021

Em abril de 2021, o Instituto Nacional de Estatística, I. P. vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – CENSOS 2021, a maior operação estatística nacional, realizada pelo INE. Os Censos vão “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

Neste contexto, encontra-se a decorrer até 15 de fevereiro o período de candidaturas para recrutamento de recenseadores dos Censos 2021, através do preenchimento online do formulário disponível em https://recrutamento.ine.pt/

Alterações são resultado da saída da anterior presidente, Teresa Coelho

Sérgio Faias, Isabel Ferreira e Carlos Figueiredo integram nova administração da Docapesca

Sérgio Faias é o novo presidente do Conselho de Administração da Docapesca, órgão que já integrava como vogal desde 2016. Como vogais mantém-se Carlos Figueiredo e entra Isabel Ferreira. Estas alterações são resultado da saída da anterior presidente, Teresa Coelho, que tomou posse recentemente como Secretária de Estado das Pescas.

“Atrasos de décadas” nos Tribunais provocam “graves prejuízos” aos cidadãos

PSD quer respostas para a acumulação de processos no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria e noutros tribunais

O PSD quer respostas para a acumulação de processos e a morosidade das sentenças nos TAF de Almada, Castelo Branco, Leiria, Loulé, Mirandela, Sintra, Viseu, assim como no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa e no Tribunal Tributário de Lisboa.

Município de Porto de Mós aprova empreitada para a execução da Incubadora de Empresas

O Município de Porto de Mós já aprovou, em reunião de Câmara, a adjudicação da empreitada para a execução da Incubadora de Empresas na antiga cantina de Porto de Mós. A obra tem previsão de execução de 120 dias, um investimento de 248 mil euros e está inserida na estratégia municipal de potenciar o empreendedorismo e, consequentemente, a fixação de pessoas no território.

Mercado Bimensal de Santarém limitado à área alimentar

No âmbito do Decreto-Lei n.º 3-A/2021 de 14 de janeiro que regula o atual estado de emergência e estabelece novas medidas no combate à propagação da COVID-19, a Câmara Municipal de Santarém informa que, a partir do próximo dia 24 de janeiro, o mercado bimensal é destinado apenas ao setor alimentar e produtos relacionados com a área alimentar, até indicação expressa na lei em contrário.

Câmara da Marinha Grande autoriza feiras e mercados apenas para venda de produtos alimentares

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande decidiu, reunidos que se verificam os requisitos previstos no artigo 17.º do Decreto da Presidência do Conselho de Ministros n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, nomeadamente as condições de segurança e observadas que sejam as orientações definidas pela DGS, no uso da competência a mim conferida, autorizar a realização das feiras e mercados, apenas para efeitos de venda de produtos alimentares.

Pedro Magalhães Ribeiro (PS) pede ao Governo para reconsiderar fecho do comércio local

   Pedro Magalhães Ribeiro apelou esta sexta-feira, ao Governo para reconsiderar o fecho do comércio local. O presidente socialista da Câmara Municipal do Cartaxo quer centros de estudos e de explicações abertos e contesta o encerramento de pequeno comércio que “está a ser castigado apesar do cumprimento estrito das normas da DGS e apesar de, na comunidade, nunca ter havido qualquer surto conhecido de transmissão a partir do comércio local”.

Mercado Bimensal de Santarém tem novas medidas

A Câmara Municipal de Santarém, face ao estado atual de nível de Risco Muito Elevado e às últimas indicações do Conselho de Ministros de 7 de janeiro de 2021, informa que a lotação máxima do recinto do mercado bimensal em simultâneo é de 250 pessoas e a lotação máxima por banca está limitada a 2 vendedores e 2 clientes.

Área de Acolhimento Empresarial de Valado dos Frades concretiza a venda do último lote

A empresa municipal Nazaré Qualifica anunciou, no dia 7 de janeiro, a concretização da venda do último lote da Área de Acolhimento Empresarial (AAE/ALE) de Valado dos Frades, um lote com 30 mil metros quadrados, onde se irá instalar uma empresa do ramo da carpintaria industrial tecnológica.

EDP Distribuição investe 2,9 milhões de euros na Subestação de Benavente

A Subestação de Benavente, da EDP Distribuição, entrou em funcionamento no final de dezembro, depois de 16 meses de construção, tendo sido ligada ao sistema elétrico nacional. A obra, que teve um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros, tem uma potência de 20MVA e vai abastecer aproximadamente 5300 habitações e 23 clientes industriais.