Edição: 245

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/4/23

Nuno Henriques terá como diretor de campanha Tiago Loureiro Santos

Rui Neto é candidato do PSD a presidente da Assembleia Municipal de Alenquer

O Partido Social Democrata anunciou pela voz do candidato a presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Nuno Miguel Henriques, que o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Alenquer será Rui Neto, antigo candidato a presidente da Câmara e um profissional exímio, quer como engenheiro, quer como destacado empreendedor, além de ter um papel de décadas como ativo na sociedade civil.

Concelho de Rio Maior é o que mais preocupa

Deputados do PSD reúnem com Governo e pedem retomar do processo de desconfinamento no distrito de Santarém

Isaura Morais, Duarte Marques e João Moura, deputados do PSD eleitos por Santarém, reuniram de urgência com o secretário Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, responsável do Governo pela coordenação da resposta à situação da covid-19 no distrito de Santarém.

CDU quer recuperar a autarquia

Clara Abrantes é a candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Peniche

A candidata da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Peniche é Clara Abrantes. A decisão da Coordenadora da CDU de Peniche foi tomada no quadro de um amplo processo de auscultação aos militantes do PCP e do PEV e aos muitos independentes que integram a CDU e confirmada pela plenário de ativistas da CDU Peniche realizado no dia 17 de Abril.

Professor é membro da na Assembleia de Freguesia de Aljubarrota

CDS-PP escolhe António Vieira para candidato à presidência da Câmara de Alcobaça

A Concelhia do CDS-PP de Alcobaça, comunicou, dia 19 de abril, que se encontra escolhido e ratificado pelos respetivos órgãos do partido, o candidato à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça. António Vieira, licenciado em Matemática Aplicada, Mestre em Gestão Escolar pela Universidade de Coimbra, sucede assim a Carlos Bonifácio, eleito pelo partido nas eleições autárquicas de 2013 e 2017.

Apenas cinco dias depois de a ter anunciado

António Gameiro retira candidatura pelo PS à Câmara Municipal de Ourém

António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, no dia 16 de abril, cinco dias depois de a ter anunciado na sua página de Facebook. A decisão do deputado do PS surge após ter sido constituído arguido na Operação Triângulo, que coloca em causa a licitude da venda de um terreno em Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António e que levou à detenção da presidente da Câmara local, a social-democrata Conceição Cabrita. O ex-presidente da Federação Distrital de Santarém do PS anunciou também a demissão da presidência da concelhia socialista de Ourém.

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Campanha do Laço Azul

Ascensor da Nazaré vai estar iluminado com luz azul em abril

Abril é o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Campanha do Laço Azul. A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens(CNPDPCJ) assinala a data com diversas iniciativas para alertar a sociedade de um problema que atinge muitas crianças.
Para assinalar a data, na sequência de uma proposta de colaboração da CNPDPCJ com os Municípios para a iluminação de um edifício público para dar visibilidade à campanha, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Nazaré sugeriu à Autarquia a iluminação do Ascensor da Nazaré com luz azul.

PS de Alcobaça acusa a Federação de Leiria de “inércia e desinteresse pelas questões de Alcobaça”

CNJ do PS dá razão à Concelhia de Alcobaça sobre a retirada da confiança política ao vereador

A Comissão Nacional de Jurisdição (CNJ) do Partido Socialista deu razão à Comissão Política de Alcobaça do PS relativamente à retirada da confiança política ao vereador César Santos, decisão anulada posteriormente pela Federação Distrital de Leiria do PS. Na sua fundamentação, datada de 11 de março de 2021, a CNJ alega que a Federação de Leiria deixou prescrever o prazo para recorrer da decisão da Concelhia de Alcobaça, pelo que a sua decisão enferma de nulidade processual.

“Operação Triangulo”

PJ detém autarca do Algarve e efetua buscas também em Leiria e Ourém

PJ realizou cerca de duas dezenas de buscas, em estabelecimentos e escritórios de advogados

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, no âmbito de um inquérito dirigido pelo DIAP Regional de Évora, realizou esta terça-feira cerca de duas dezenas de buscas, designadamente domiciliárias, em estabelecimentos e escritórios de advogados. Estas diligências tiveram lugar na região do Algarve, Lisboa, Leiria e Ourém.

No decurso desta operação, denominada “Operação Triângulo”, foram detidas quatro pessoas, uma delas titular de cargo politico. Entre os detidos, todos com idades entre os 50 e aos 70 anos, estão ainda um trabalhador da Administração Pública e dois empresários.

Em investigação estão suspeitas de atuação ilícita de titular de cargo político, que beneficiou da colaboração de funcionários, bem como outros intervenientes, na intermediação de um negócio, de compra de imóvel, propriedade do município, na praia de Monte Gordo.

A operação contou com a colaboração da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da Diretoria do Centro e Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Policia Judiciária, nomeadamente, na realização de buscas a residências dos suspeitos, escritórios de advogados e instituição bancária, onde foram apreendidos vários documentos, objetos, e, matéria probatória, que irá ser analisada.

Em causa estão factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder.

Os arguidos detidos serão presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Évora para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

    Fonte: DN|PJ

Com deslocações a Caldas da Rainha, Nazaré, Leiria e Marinha Grande

Deputado do PCP Bruno Dias visita o distrito de Leiria no dia 12 de abril

No âmbito do acompanhamento da realidade social e económica do distrito de Leiria, o deputado do PCP Bruno Dias, visitará os concelhos de Caldas da Rainha, Nazaré, Leiria e Marinha Grande na segunda-feira, dia 12 de abril. O deputado irá reunir com diversas entidades para abordar os direitos ao desporto, à cultura e à atividade económica da região.

Álvaro Madureira, Duarte Pacheco e Hermínio Rodrigues são os candidatos em Leiria, Torres Vedras e Alcobaça

Direção Nacional do PSD aprova 15 candidatos a autarquias da região

José Silvano, secretário-geral do PSD anunciou, esta quarta-feira, 7 de abril, mais 53 nomes de candidatos a presidente de Câmara Municipal, dos quais 15 relativos aos distritos de Leiria e Santarém e Área Oeste de Lisboa. Hermínio Rodrigues, Nuno Mota, Alda Correia Carvalho, Filipe Daniel, Filipe Sales, Orlando Carvalho, Joaquim Biancard Cruz, Sónia Silva Ferreira, João Heitor, Manuel Lapa, Rui Madeira Claudino, Maria de Lurdes Ferromau, Paula Gomes da Silva, Álvaro Madureira e Duarte Pacheco são os nomes homologados.

Autarquia aprovou o projeto e a abertura de procedimento

Câmara de Porto de Mós investe 300 mil euros na requalificação do Mercado de Mira de Aire

O Município de Porto de Mós vai iniciar a requalificação do antigo Mercado Municipal de Mira de Aire. Foi aprovado na última reunião de câmara a abertura do procedimento para executar essa Requalificação, dignificando este espaço, devolvendo a sua importância à comunidade, preservando as valências existentes e, ao mesmo tempo, potencializando novos conceitos de mercado. O investimento ultrapassa os 300 mil euros e será um ponto âncora no âmbito das novas políticas da ARU – Área de Requalificação Urbana para a vila de Mira de Aire, prevendo um prazo de execução no máximo de 180 dias.

Investimento total previsto superior a 1,6 milhões de euros

Requalificação de Escola do 1.º Ciclo vai dar origem ao Edifício Multiusos de Caxarias

O Município de Ourém aprovou o projeto de execução referente ao Edifício Multiusos de Caxarias, uma infraestrutura que irá englobar a nova unidade de saúde local e o novo edifício-sede da Junta de Freguesia em questão. O Edifício Multiusos de Caxarias nascerá da reabilitação do edifício que em tempos funcionou como Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Carvoeira-Chã.

Com a presença da secretária de Estado da Justiça

Protocolo do Julgado de Paz da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós vai ser assinado dia 7 de abril

A Sessão de Assinatura do Protocolo para a instalação, organização e funcionamento do Julgado de Paz do Agrupamento dos Concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, com sede na Batalha, vai realizar-se no dia 7 de abril, quarta-feira, pelas 11h00, no Edifício Dr. Pereira Gens, sito na Rua Carvalho do Outeiro, n.º 5, na vila da Batalha (antigo edifício dos Paços do Concelho), com a presença da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

Após aprovação da candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração

Torres Vedras implementa plano municipal para a integração de migrantes

O Município de Torres Vedras vai implementar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2020-2022. O instrumento foi aprovado na reunião de Câmara de 30 de março, e resulta da aprovação de uma candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração. Algumas das medidas para áreas consideradas prioritárias consistem no programa “Migrante Empreendedor”, na realização de sessões sobre multiculturalidade em contexto escolar e de sessões de literacia informática e na criação de um Posto Avançado e Especializado de apoio ao acesso a habitação condigna.

Campanha ‘Ajudar não pode parar’

LeiriaShopping vai entregar mais de 4 mil refeições à Rede de Emergência Alimentar

O LeiriaShopping vai doar mais de 4 mil refeições a famílias carenciadas do concelho de Leiria, através da Rede de Emergência Alimentar. Este número é o resultado da campanha de recolha de bens alimentares “Ajudar, não pode parar”, que decorreu no Centro Comercial entre os dias 18 de fevereiro e 17 de março e que contou com o contributo do LeiriaShopping e dos seus visitantes. Os bens alimentares recolhidos vão ser doadas às famílias, através de Instituições de Solidariedade Social de Leiria, parceiras do Banco Alimentar Contra a Fome.

Com projeto de reabilitação do Parque de Eventos na zona envolvente do Mosteiro

Município da Batalha recebe Prémio Autarquia do Ano 2020/2021 na categoria de planeamento urbanístico

O Parque de Eventos “Santa Maria da Vitória”, no centro histórico da vila da Batalha, foi considerado o melhor projeto nacional na categoria de planeamento urbanístico, pelo júri da 2ª edição do Prémio Autarquia do Ano, uma iniciativa que distingue o que de melhor se faz nas freguesias e câmaras do País, com o apoio da publicação ECO.

Investimento ronda os 220 mil euros

Câmara de Pombal requalifica centro da Machada para melhorar a segurança rodoviária

Imagem do projeto de requalificação da Machada

Melhorar a segurança rodoviária, designadamente junto à Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, é um dos principais objetivos da Câmara Municipal de Pombal ao requalificar a Rua Principal e o Largo da Capela da localidade da Machada, na freguesia de Pelariga. A abertura do respetivo procedimento concursal, com um preço base a rondar os 220 mil euros, foi aprovado pelo Executivo Municipal na sua última reunião, realizada no dia 26 de março.

O projeto pretende proporcionar segurança às crianças que frequentam a escola local, e conforto aos pais, quer na entrega, quer no recolhimento das mesmas. A intervenção, numa área superior a 4.000m2, contempla a possibilidade de continuidade no arruamento de acesso à zona de ATL (Atividades de Tempos Livres), com passeio na envolvente da escola, com dotação de lugares de estacionamento/ zona de paragem para os encarregados de educação.

Os trabalhos, que se prevê ter um prazo de execução de 90 dias, irão abranger essencialmente o centro da localidade da Machada, dotando-o de passeios, pavimento rodoviário e pequena adorna do Largo da Capela, minimalista, procurando ser uma zona aprazível e de convívio, mantendo a tradição nas festividades, promovendo o espaço livre de equipamentos ou barreiras arquitetónicas. Está prevista, também, a construção de uma rede de drenagem de águas pluviais (atualmente inexistente), novos pavimentos, arborização e espaços verdes, sinalização e mobiliário urbano.

    Fonte: GC|CMP

Técnica superior da DGPC e membro da Comissão Nacional do PS

Ana Martinho pede demissão do Secretariado de Alcobaça do PS em rota de colisão com Rui Alexandre

Ana Margarida Martinho, membro do Secretariado da Concelhia de Alcobaça do Partido Socialista apresentou, no dia 25 de março, a sua demissão deste órgão ao presidente da Concelhia de Alcobaça do PS, Rui Alexandre, em desacordo com a intenção deste de não aceitar a nomeação de Carlos Guerra, atual comandante do CDOS de Leiria para cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Alcobaça.

Trabalhadores cumprem três dias de greve

PCP saúda luta e "notável exemplo de unidade" dos trabalhadores da Santos Barosa na Marinha Grande

A Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP expressa o seu apoio à luta dos trabalhadores do Grupo Vidrala pelo aumento digno dos salários, a valorização do subsídio de laboração contínua, a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais e por outras melhorias nas condições de trabalho.

Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Nota de Pesar

Faleceu a ex-presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo Maria Manuel Simão

 Maria Manuel Simão (2009)

“Foi com extrema consternação e profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento da Dra. Maria Manuel Simão. Endereço as minhas sinceras condolências à família enlutada e a seus amigos, neste momento de especial tristeza. A Dra. Maria Manuel Simão serviu o nosso concelho quer no âmbito do seu cargo enquanto Presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, quer no âmbito da sua intensa atividade em prol da preservação da história e cultura da nossa terra”, salienta o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro.

Com o Curso Geral de Pintura da Escola de Belas Artes do Porto e o Curso de Estudos Superiores Especializados em Comunicação Educacional Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém, a Dra. Maria Manuel Simão dedicou o seu percurso profissional ao ensino, a que sempre aliou o profundo interesse pela investigação da história do nosso concelho.

Desta dedicação à nossa terra, ficarão para sempre as obras publicadas que permitirão às gerações vindouras, conhecer de modo profundo personalidades, instituições e acontecimentos que marcam o nosso percurso cultural, político e social – “Mestre Cid e a Escola do seu tempo – Cartaxo 1890-1929”, “Cem Anos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Cartaxo – Um Percurso”. “Instantâneos” e “Nas trincheiras da Flandres Os Cartaxenses do Corpo Expedicionário Português 1917-1919”.

“Para além da obra publicada, a Dra. Maria Manuel Simão deixa-nos ainda um enorme exemplo de cidadania, concretizado no seu trabalho voluntário em prol da cultura da nossa terra, quer pela sua participação na Comissão Comemorativa dos 200 Anos de Elevação do Cartaxo a Concelho, quer na Comissão Organizativa do Centenário da Morte de Marcelino Mesquita”, prossegue o autarca na sua Nota de Pesar. .

No âmbito da Comissão Organizativa do Centenário da Morte de Marcelino Mesquita, foi curadora da exposição sobre vida e obra do dramaturgo, tal como organizou uma exposição documental a partir do livro Nas trincheiras da Flandres – Os Cartaxenses do Corpo Expedicionário Português 1917-1919, ambas patentes no salão das artes da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita.

Em 2006, expôs pintura de sua autoria no Centro Cultural do Cartaxo.

“Nesta hora de dor e consternação, enalteço as qualidades humanas da Dra. Maria Manuel Simão, a sua disponibilidade para partilhar o seu profundo conhecimento da nossa história coletiva e o seu compromisso com a nossa comunidade. Pela natureza das funções desempenhadas e do legado na área da cultura e da história do concelho do Cartaxo, decreto dois dias de luto municipal. Em meu nome pessoal e em nome da Câmara Municipal do Cartaxo endereço à família enlutada sentido pesar e solidariedade”, conclui o autarca.

   Fonte: GC|CMC

Edição que irá contar com duas tipologias de projeto: Freguesia e Supra Freguesia.

5.ª edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras disponibiliza 350 mil euros

Cartaz

Com o objetivo de continuar a reforçar a participação da comunidade local, a Câmara Municipal de Torres Vedras dinamiza a 5.ª edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras. Este ano estão disponíveis 350 ml euros para a implementação dos projetos vencedores, numa edição que irá contar com duas tipologias de projeto: Freguesia e Supra Freguesia.

A 5.ª edição terá início com a fase de apresentação de propostas, que decorre entre 1 e 16 de abril. As propostas devem ser apresentadas através do site do Orçamento Participativo ou entregues em papel, mediante o preenchimento de modelo próprio, disponível nos seguintes locais de entrega: balcão de relações públicas da Câmara Municipal de Torres Vedras ou juntas de freguesia do Concelho. A cada tipologia de projeto corresponde um formulário, ao qual é possível juntar outros elementos em formato word, excel, pdf ou imagens, até ao limite máximo indicado.

A execução de cada Projeto para a Freguesia não pode exceder o valor máximo de 15.380 €, já com IVA incluído, até ao montante máximo global de 200.000 €. O valor máximo atribuído a cada freguesia é de 15.380 €.

    Fonte: ACM|CMTV

Investimento municipal superior a 375 mil euros

Município de Ourém vai requalificar rede viária da freguesia de Caxarias

Caxarias

A Câmara Municipal de Ourém vai avançar com um concurso público que visa reabilitar diversas ruas da Freguesia de Caxarias, num investimento municipal superior a 375 mil euros. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de 15 de março e permitirá também dotar várias ruas de saneamento básico. O projeto prevê a beneficiação dos pisos com saneamento, a pavimentação das faixas de rodagem e a melhoria das condições de drenagem. A empreitada tem um prazo de execução de 90 dias após a sua consignação.

A intervenção vai incidir no Beco dos Marques, na Rua Casa do Povo, na Rua e Travessa da Azenha, na Travessa Victor Ferrador, na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, na Rua Sampaio Rio, na Travessa das Taipas, na Rua 25 de Maio, na Rua Bombeiros Voluntários, na Rua e Travessa da Bela Vista, na Rua S. Francisco de Assis e ruas transversais (Rua Luís de Camões, Rua Nossa Senhora da Saúde, Rua Infante D. Henrique, Rua Teófilo Braga, Rua Dom Nuno Álvares Pereira, Rua Dom Dinis), na Travessa da Moagem, na Avenida 21 de Junho (pavimentação da entrada dos autocarros na Escola Básica 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão) e na Rua Cidade de Ourém (a intervenção engloba a demolição e reconstrução de uma fachada, alteração de um sistema de drenagem e a reabilitação do troço de passeio na envolvente da fachada referida).

Com este processo a Câmara Municipal de Ourém prossegue a sua política de requalificação da rede viária concelhia, privilegiando as condições de circulação e a segurança dos automobilistas, peões e de todos os munícipes.

   Fonte: GC|CMO

“Nur” é da autoria de Carlos Pedroso e Inês Ribeiro

Videojogo criado por estudantes do Politécnico de Leiria vence concurso Novos Talentos Fnac

O videojogo “Nur”, desenvolvido por Carlos Pedroso e Inês Ribeiro, recém-licenciados do curso de Jogos Digitais e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, é o grande vencedor dos Novos Talentos Fnac Videojogos 2020. A iniciativa visa apoiar o desenvolvimento de videojogos em território nacional e promover jovens desconhecidos na área. O videojogo, cujo desenvolvimento se iniciou no âmbito da unidade curricular de Projeto Final, da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da ESTG, está disponível para download.

Jovens têm idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos

GNR encerra festa ilegal com 20 pessoas em Salvaterra de Magos

Ação contou com a atuação da GNR de Marinhais e Coruche

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Marinhais, no dia 13 de março, encerrou uma festa ilegal com 20 pessoas, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos, que ocorria numa residência, em Salvaterra de Magos.

Na sequência de uma denúncia por ruído numa residência, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, tendo verificado que, para além de se tratar de um evento não autorizado, os participantes não faziam o uso da máscara, nem garantiam o distanciamento social.

No seguimento das diligências policiais apurou-se que a propriedade tinha sido alugada, tendo sido identificado o promotor da festa ilegal, bem como as restantes pessoas que estavam na festa, todas elas residentes na área de Lisboa, tendo sido encaminhadas para os seus respetivos domicílios.

Face ao incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, à violação da limitação de circulação entre concelhos e à inobservância das regras de realização de eventos, foram elaborados os respetivos autos de contraordenação.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Coruche. A GNR recorda que o cumprimento das medidas impostas pelo estado de emergência, no âmbito do combate à pandemia COVID-19, é fundamental para conter a propagação do vírus.

Fonte: CTS|GNR

 

Atual comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria

Carlos Guerra é o candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça

O atual comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria e ex-vereador da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Guerra, será o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça e José Canha, ex-candidato à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça em 2013 será o candidato socialista à presidência da Assembleia Municipal, nas eleições autárquicas de 2021. A decisão partiu da reunião da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS que teve lugar esta sexta-feira, dia 12 de março.

Rio Maior

Tribunal de Santarém decreta prisão preventiva a três homens por extorsão e tentativa de roubo na via pública

GNR de Rio Maior deteve os três homens

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Rio Maior, deteve, no dia 10 de março, em flagrante três homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 27 anos, por extorsão e tentativa de roubo na via pública, em Rio Maior.

Na sequência de uma denúncia de que três pessoas teriam agredido a vítima, um homem de 31 anos, para tentar roubar os seus bens, os militares da Guarda encetaram diligências policiais no sentido de identificar os suspeitos. No seguimento da investigação, apurou-se que a vítima teria sofrido diversas ameaças por parte dos suspeitos para entregar dinheiro sob pena de ser agredida, tendo os agressores sido detidos em flagrante, no dia 10 de março, em Rio Maior.

Os detidos foram presentes, no dia 11 de março, ao Tribunal Judicial de Santarém, tendo ficado sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.

Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santarém e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) de Santarém.

    Fonte: CTS|GNR

Três homens foram detidos

Meia centena de militares da GNR desmantela grande plantação de canábis em Coruche

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche, durante o dia de terça-feira, dia 9 de março, desmantelou uma grande plantação de canábis e deteve três homens com idades compreendidas entre os 30 e os 37 anos, numa operação que envolveu cerca de meia centena de militares, no concelho de Coruche.

Ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e filho do fundador do PS Mário Soares

João Soares integra Movimento de Apoio a Rui Alexandre para candidato do PS em Alcobaça

Um grupo alargado de cidadãos – dos quais se destaca o histórico socialista João Soares – criaram um movimento com o propósito de apoiar a escolha de Rui Alexandre a candidato do Partido Socialista para as próximas eleições autárquicas. João Soares, um dos grandes mobilizadores deste movimento, refere que “como veterano do PS nacional, apoio com entusiasmo a candidatura de Rui Alexandre, pois este tem mostrado através do seu percurso pessoal, profissional e político, que é um homem capaz de criar e concretizar um projeto valioso para a sua terra.

Jovens tinham entre os 15 e os 31 anos

GNR autua oito pessoas por convívio ilegal no concelho de Rio Maior

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Rio Maior, cessou este sábado, dia 6 de março, um convívio ilegal com oito pessoas, com idades compreendidas entre os 15 e os 31 anos, que decorria numa propriedade na localidade de Casais da Atagueda, no concelho de Rio Maior.

Deputado da Assembleia Municipal eleito pela CDU

Câmara do Cartaxo decreta dois dias de luto municipal pelo falecimento do ex-deputado da CDU Rogério Coito

Faleceu hoje, dia 5 de março, aos 84 anos de idade, Rogério Mendes Coito, que entre 1996 e 2009 foi deputado da Assembleia Municipal do Cartaxo, eleito pela CDU. Rogério Mendes Coito nasceu na freguesia da Ereira, concelho do Cartaxo, em 1937. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e com um intenso percurso profissional que passou, entre outras entidades, pela Emissora Nacional, Rogério Coito desde muito cedo se mostrou um apaixonado pelas letras e pela história dos povos, pelos seus costumes e saberes.

Antigo autarca tinha 70 anos presidente Joaquim Ramos

Azambuja decreta luto municipal pelo falecimento do antigo presidente Joaquim Ramos

A Câmara Municipal de Azambuja regista, com profunda consternação, o falecimento do antigo presidente – Joaquim António Ramos, neste dia 05 de março de 2021. A Autarquia assinala este triste acontecimento com a declaração de três dias de luto municipal e a colocação da bandeira do município a meia haste.

Joaquim António Sousa Neves Ramos contava 70 anos de idade, sendo natural de Azambuja, onde nasceu a 22 de novembro de 1950.

Hélder Carvalho, Rui Corça, Rui Anastácio e Tiago Ferreira

PSD aprova candidatos para Arruda dos Vinhos, Azambuja, Alcanena e Torres Novas

José Silvano, secretário-geral do PSD, divulgou, esta quarta-feira, dia 3 de março, na sede nacional, os nomes de 23 candidatos a presidente de Câmara Municipal já homologados pela Comissão Política Nacional (CPN). Hélder Carvalho (Arruda dos Vinhos), Rui Corça (Azambuja), Rui Anastácio (Alcanena) e Tiago Ferreira (Torres Novas) são quatro dos candidatos já homologados pela Comissão Política Nacional do PSD para as eleições autárquicas que irão realizar-se em setembro ou outubro de 2021.

Ações de rua vão realizar-se na Marinha Grande, Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Peniche e Alcobaça

Centenário da Fundação do PCP assinalado no dia 6 de março no Distrito de Leiria

Em todo o País e também no Distrito de Leiria, o Centenário da fundação do PCP será assinalado ao longo do ano e até março de 2022.  A Organização Regional de Leiria do PCP definiu já um vasto programa de comemorações, que aqui reproduzimos. Ao longo da próxima semana, o PCP fará do seu centenário uma jornada de luta, sobre os problemas com que os trabalhadores, o povo e o País se confrontam, de mobilização e exigência para a sua resolução, de defesa e afirmação dos seu ideal e projeto libertador.

Votantes vão ser obrigados a votar em dois projetos a concurso

Orçamento Participativo de Porto de Mós alarga participação a jovens maiores de 16 anos

A edição de 2021 do Orçamento Participativo de Porto de Mós apresenta duas novidades: a participação alargada a jovens maiores de 16 anos e a votação obrigatória em dois projetos a concurso. Até 30 de abril, está aberta a primeira etapa do Orçamento Participativo, edição de 2021.

Cister Store

Cister Sport de Alcobaça abre novo espaço no pavilhão D. Pedro I

O Cister Sport de Alcobaça tem pronto um novo espaço no pavilhão D. Pedro I, a Cister Store – a nossa loja. A inauguração do espaço será formalmente agendada logo que as restrições provocadas pela pandemia assim o permitam.

Para além de um espaço de divulgação do merchandising do clube, este melhoramento na entrada do pavilhão D. Pedro I aspira ser um elemento de motivação extra para todos os atletas do clube e um fator de admiração para todos quantos nos visitam.

Apresentação assinalou o Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Politécnico de Leiria edita livro multiformato sobre a pandemia COVID-19 para todas as crianças

Cartaz

Intitula-se “Guia extraordinário sobre o Coronavírus! Para Crianças Curiosas” e trata-se de um livro multiformato e inclusivo, editado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, que pretende explicar a todas as crianças o aparecimento e evolução da pandemia de COVID-19, os seus riscos e consequências para a saúde e os cuidados a ter para evitar a sua propagação. O livro foi apresentado no dia 18 de fevereiro, numa sessão online, para assinalar o Dia Internacional da Síndrome de Asperger.

O “Guia extraordinário sobre o Coronavírus! Para Crianças Curiosas” consiste numa adaptação da versão coordenada pelo grupo italiano PLEIADI SRL, num livro multiformato e acessível a todas as crianças de diferentes países.

«O livro foi-nos apresentado ainda no primeiro confinamento, pelas mãos da associação Acesso Cultura, no âmbito das atividades de colaboração institucionais existentes. O título do livro captou-nos logo a atenção, uma vez que todas as crianças estavam curiosas com o vírus. E em conversa com a Acesso Cultura, surgiu-nos de imediato uma questão: todas as crianças são curiosas e as crianças com deficiência também o são. E foi assim que surgiu o desafio de transformar esta obra num livro multiformato, que fosse acessível a todas as crianças», explicou Célia Sousa, professora na ESECS e coordenadora do CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital.

O livro tem na sua génese o conceito de livro para todos, e reúne, num único exemplar, texto aumentado para crianças com baixa visão, braille para crianças cegas, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza, incluindo um código Quick Response (QR) que remete para o site do CRID, onde estão disponíveis as versões: eBook, audiolivro, para crianças cegas, e vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas.

«Este é um momento muito importante para que o livro possa chegar às crianças e para que as nossas escolas o possam usar. É importante que este livro chegue a todo o lado. Curiosamente, nos últimos dias tivemos já contactos do México para terem acesso ao livro. No nosso site, além de termos disponíveis as versões eBook, audiolivro e vídeolivro, damos também todas as instruções para que o livro possa ser impresso. Se alguém precisar do livro em braille, por exemplo, pode entrar em contacto connosco e nós articulamos a impressão», assegurou Célia Sousa, que agradeceu o envolvimento de toda a equipa do CRID.

Na sessão de apresentação do livro, a diretora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Sandrina Milhano, elogiou e enalteceu o trabalho realizado e a concretização do livro, que resultou «da mobilização de vontades e de saberes, numa colaboração em rede de instituições portuguesas e italianas».

«Foi uma verdadeira mobilização de várias equipas da ESECS, designadamente na tradução e adaptação, na impressão em braile, na interpretação em língua gestual portuguesa, na gravação, locução, edição de vídeo e áudio, na paginação inclusiva, entre outros, numa sinergia sempre muito frutífera e dedicada entre os vários centros de recursos, entre os quais o CRID e o Centro de Recursos Multimédia, em torno de um objetivo comum: disponibilizar às crianças, às suas famílias e às comunidades educativas um livro que se possa constituir como um recurso cultural, literário e também pedagógico que contribua para ajudar a explicar às crianças este contexto pandémico que estamos a atravessar, incluindo algumas das principais medidas preventivas», sublinhou Sandrina Milhano, deixando a “porta aberta” para novas colaborações e parcerias com as instituições italianas.

«A nossa expectativa enquanto escola superior, que forma e investiga nas áreas educativa, social, cultural, da comunicação e das línguas, é a de poder aprofundar esta colaboração, não só através do acompanhamento da receção e utilização deste bem cultural como recurso, alargando o espectro da parceria já existente entre os nossos países para uma dimensão mais investigativa», afirmou.

O “Guia extraordinário sobre o Coronavírus! Para Crianças Curiosas” foi impresso, com uma edição de 100 livros, distribuídos pelos agrupamentos de escolas da área de influência da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, pelos centros de recursos TIC para a educação especial da zona Centro e pelas instituições da cidade de Leiria ligadas à deficiência, podendo constituir-se como um recurso com potencialidades de exploração em vários contextos educativos.

Também Maria Vlachou, consultora da Acesso Cultura, marcou presença na sessão de apresentação do “Guia extraordinário sobre o Coronavírus! Para Crianças Curiosas”, onde alertou para a importância e necessidade de serem produzidos mais conteúdos acessíveis a todos. «A Acesso Cultura acabou por ser apenas a ponte entre o grupo PLEIADI SRL e o CRID. É importante para nós, sempre que fazemos ou lançamos algo, levar os nossos colegas do setor cultural a pensar em quem está a ser excluído, quem está a ser deixado de fora por não conseguir usar aquele conteúdo. Todos temos o direito de ter acesso à informação», defendeu Maria Vlachou.

Na mesma linha de pensamento, Lucio Biondaro, presidente do grupo PLEIADI SRL, afirmou que «o acesso a uma informação compreensível deve ser um bem primário», agradecendo o «extraordinário trabalho» dos centros de recursos da ESECS para tornar o livro acessível a todas as crianças, de todos os países.

Por sua vez, Cristina Oliveira, delegada regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, defendeu que «a inclusão, apesar de ainda haver muito trabalho a fazer, é uma área na qual nos portugueses se podem orgulhar do que está a ser feito e do percurso percorrido nos últimos anos». «Este é um livro para todos. Quando o vi pela primeira vez fiquei absolutamente encantada. Não só cumpre a função do conhecimento, pois aborda o conhecimento científico sobre o novo coronavírus, como cumpre igualmente a função de desenvolver uma série de competências dos nossos alunos, nomeadamente a competência mais humanista. É um livro que apresenta um aspeto muito importante, que é a questão do relacionamento social. É algo que faz mais falta a todos. O desafio para que as crianças possam encontrar novas formas de relacionamento social é, sem dúvida, uma ótima forma de terminar o livro», afirmou Cristina Oliveira.

A encerrar a sessão, Carlo Formosa, embaixador de Itália em Portugal, apontou o livro como uma «forma extraordinária de focar a atenção nos protagonistas mais importantes: as crianças». «Com este livro estamos a dirigir-nos às crianças, que são a geração futura, para lhes explicar que não precisam de ter medo nem de recear o presente. É uma forma de as envolver numa consciencialização daquilo que estão a passar, a enfrentar e do porquê de os seus hábitos terem mudado radicalmente com o surgimento da pandemia», sublinhou o embaixador.

    Fonte: Midlandcom

Através de um Menu Acessibilidade

Portal da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça está mais inclusivo

O Município de Alcobaça, através da Biblioteca Municipal de Alcobaça, implementou uma nova funcionalidade no portal da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, com o objetivo de tornar mais inclusiva e personalizada a experiência do utilizador. Trata-se de um Menu Acessibilidade que permite configurar a consulta da informação através de parâmetros como o contraste, destaque de links, aumentar/diminuir o tamanho do texto, aumentar/diminuir o espaçamento de caracteres entre outros.

Vila Nova da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere e Ansião integram o Caminho Central de Santiago

Turismo do Centro e autarquias assinam protocolo para certificar Caminhos de Santiago

As autarquias de Coimbra, Anadia e Condeixa-a-Nova assinaram, no dia 19 de fevereiro, um protocolo de cooperação com o Turismo Centro de Portugal, o qual tem o objetivo de acelerar a certificação e dinamização do Caminho Português de Santiago. Um total de 12 municípios da região Centro são atravessados pelo Caminho Central de Santiago. De sul para norte: Vila Nova da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Ansião, Penela, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda e Albergaria-a-Velha.

Para reforço do serviço da Proteção Civil

Município de Azambuja adquire veículo com plataforma elevatória até 32 metros

A Câmara Municipal de Azambuja, atenta às necessidades de segurança de pessoas e bens na área do seu município, adquiriu um veículo com plataforma elevatória ao serviço da Proteção Civil Municipal. A principal missão deste veículo de plataforma elevatória é auxiliar todas as atividades de Proteção Civil, prevenção, resgate e combate a incêndios em espaços estruturais (urbanos e industriais), em estreita articulação com os Corpos de Bombeiros do Concelho e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

No ano de 2020

Município de Leiria atribuiu 300 mil euros em apoios sociais a 800 pessoas

São mais de 300 famílias e cerca de 800 pessoas os beneficiários das principais medidas de apoio criadas ou reforçadas pelo Município de Leiria em 2020, face à atual conjuntura de pandemia e as crescentes dificuldades económicas e sociais, num total que ascende quase aos 300 mil euros.

Iniciativa "Os Melhores Sítios do Centro de Portugal para..."

Turismo Centro de Portugal apresenta iniciativas que dão a conhecer a região sem sair de casa

O Turismo Centro de Portugal (TCP) tem em curso uma série de iniciativas com o objetivo de levar as pessoas a conhecer a região de forma virtual, numa altura em que não podem sair de casa. A iniciativa mais recente, intitulada #CentrodePortugalonline, consiste numa série de artigos regulares, publicados no site do TCP, em que são apresentados vários destinos que podem ser visitados de forma digital.

Depois de recuperadas seis bicicletas e diversos acessórios furtados

GNR identifica três jovens por furto de bicicletas e recetação no concelho de Vila Nova da Barquinha

A GNR identificou, no dia 15 de fevereiro, dois jovens de 15 e 18 anos por furto de bicicletas, e um jovem de 17 anos por recetação, no concelho de Vila Nova da Barquinha. Os militares da Guarda conseguiram identificar os três suspeitos envolvidos e, no decorrer das diligências policiais, tendo sido recuperadas seis bicicletas e diversos acessórios furtados, avaliados em cerca de três mil euros.

Na localidade de Marmeleira

GNR encerra festa ilegal com 28 pessoas no concelho de Rio Maior

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Destacamento Territorial de Santarém, no dia 13 de fevereiro, encerrou uma festa ilegal com 28 pessoas que decorria numa propriedade na localidade de Marmeleira, no concelho Rio Maior.

Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva

GNR detém homem na Chamusca por violência doméstica e posse de arma proibida

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, dia 10 de fevereiro, um homem de 38 anos por violência doméstica e posse de arma proibida, no concelho da Chamusca. No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito agredia física e psicologicamente a vítima, sua ex-companheira de 36 anos, com quem manteve uma relação de 19 anos.

Paulo Batista Santos nega “joguetes” políticos ou ambições pessoais

Presidente da Câmara da Batalha recusa eventual candidatura ao Município de Leiria

Notícias publicadas pela imprensa regional esta quinta-feira, dão conta da possibilidade de existir uma candidatura do atual presidente da Câmara Municipal da Batalha ao concelho vizinho de Leiria, mas Paulo Batista Santos esclarece, que tal como comunicado aos seus parceiros de partido em outubro de 2020, a sua decisão de candidatura a funções autárquicas apenas é possível no concelho da Batalha, considerando “ser a minha terra, onde resido e vivo desde sempre com a minha família, mas sobretudo local onde me sinto realizado a cumprir as funções de presidente da câmara municipal.”

Em 2020 já foram aprovadas linhas extraordinárias de apoio social e económico

Câmara da Nazaré aprova novas medidas de apoio a famílias e empresas motivadas pela pandemia da Covid-19

O Executivo da Câmara da Nazaré aprovou um conjunto de medidas destinadas a reduzir os impactos financeiros da pandemia Covid-19 sobre os munícipes e as empresas instaladas no concelho. Em abril de 2020 já tinham sido aprovadas linhas extraordinárias de apoio social e económico destinadas a minimizar as consequências da doença na vida das pessoas e das empresas, tendo a autarquia adequado, esta semana, as medidas à situação.

Para requalificação de estradas

Câmara de Santarém apoia Freguesias da Cidade, Azoia de Cima e Tremês e Amiais em mais de 350 mil euros

O Executivo Municipal aprovou os contratos interadministrativos específicos de delegação de competências entre o Município de Santarém e a União de Freguesias da Cidade de Santarém, com o intuito de proceder à beneficiação e requalificação de pontões na Estrada da Calçadinha e na Estrada das Manteigas (CM 1366), assim como proceder à recuperação e beneficiação desta última – intervenções no montante global de 220.141,49€.

António Conde Rodrigues tinha 90 anos

Faleceu o pai do ex-presidente da Câmara do Cartaxo José Conde Rodrigues

António Conde Rodrigues

A Câmara Municipal do Cartaxo comunicou, no dia 9 de fevereiro, com profunda consternação, o falecimento de António Conde Rodrigues (16 de novembro de 1930 | 8 de fevereiro de 2021), pai de José Conde Rodrigues, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo entre 1994 e 2000. Neste momento especialmente difícil, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, apresenta à família enlutada, profundo pesar e sentidas condolências.

O corpo estará em câmara ardente na Capela Mortuária dos Casais Lagartos, a partir das 16h00. As cerimónias religiosas serão realizadas amanhã, quarta-feira, pelas 11h30, no Cemitério de Pontével.

    Fonte: GIC|CMC

23 hospitais, centros hospitalares e as associações de bombeiros apoiados de norte a sul do país

Auchan promove doações ao Hospital de Torres Vedras e outras instituições de saúde

A Auchan Retail Portugal reforçou o apoio às instituições de saúde em contexto de pandemia com ofertas de bens alimentares, produtos de higiene e limpeza e têxteis de banho e cama. No total, são 23 os hospitais, centros hospitalares e as associações de bombeiros apoiados, de norte a sul do país. Entre as instituições ajudadas contam-se alguns dos hospitais que têm estado sob forte pressão nas últimas semanas, como é o caso do Hospital dos Covões, Amadora-Sintra, Garcia de Orta, S. João e o Hospital de Torres Vedras.

Apoio até ao valor de 250 euros por cada criança

Câmara de Alcobaça promove candidaturas on-line ao Incentivo à Natalidade

A Câmara Municipal de Alcobaça informou, no dia 5 de fevereiro, que as candidaturas ao Incentivo à Natalidade a partir de agora realizam-se on-line, e o seu registo prévio é obrigatório. Os registo poderão ser feitos no site municipal  após a confirmação, a candidatura está disponível nos Serviços Online » Ação Social » Incentivo à Natalidade.

Romaria marca o início das celebrações do Carnaval

Habitantes da Nazaré respeitam apelo para não festejarem o S. Brás no Monte de São Bartolomeu

Os acessos e imediações do Monte de São Bartolomeu ficaram vazios, apresentando um cenário diferente do habitual para o dia em que centenas de pessoas acorrem ao local para a tradicional romaria do São Brás. Os munícipes responderam aos apelos das autoridades locais para a não aglomeração e festejos carnavalescos de uma data que marca o arranque de uma das festas populares mais aguardadas do ano, mas que, devido ao contexto em que vivemos, de pandemia da Covid-19, ficou sem efeito.

Vítima tinha nacionalidade brasileira

PJ detém madeireiro pelo crime de homicídio nas Caldas da Rainha

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve no dia 1 de fevereiro, um homem suspeito da prática do crime de homicídio qualificado, ocorrido no dia 31 de janeiro, na zona de Caldas da Rainha. A vítima, cidadão brasileiro de 40 anos de idade, era conhecida do suspeito.

Para as três corporações de bombeiros e mais de 10 instituições sociais e IPSS

Grupo Vítor Monteiro doa mais de 1000 viseiras de proteção a Porto de Mós

O Grupo Vítor Monteiro, como vem sendo hábito, lançou mais uma campanha de solidariedade pelas instituições locais dos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Batalha e este ano estendeu a ação a Porto de Mós, tendo já doado alguns milhares de viseiras de proteção às forças de segurança, corporações de bombeiros e instituições sociais. Serão mais de 1000 viseiras entregues às 3 corporações de bombeiros e a mais de 10 instituições sociais e IPSS do Concelho de Porto de Mós.

Assinalando algumas datas significativas

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai continuar em formato online

O regresso presencial do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai acontecer, mas não é para já. A Câmara Municipal de Óbidos considera que, no primeiro semestre de 2021 não há condições de segurança sanitária e o necessário sentimento de segurança coletiva para fazer grandes eventos presenciais.

Câmara Municipal da Marinha Grande encerra parques, jardins e outros locais públicos

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, determinou o encerramento de todos os espaços públicos em que se verifique aglomeração de pessoas, designadamente passadeiras, marginais, calçadões e praias, bem como a proibição de utilização de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness).

Investimento superior a 170 mil euros

Câmara de Pombal requalifica largo da Estação de Albergaria dos Doze

A Câmara Municipal de Pombal vai investir mais de 170 mil euros na requalificação do Largo da Estação de Albergaria dos Doze, servida pela linha ferroviária do norte, numa articulação com a Infraestruturas de Portugal, culminando uma ambição com mais de 20 anos. O Executivo Municipal aprovou, na sua última reunião, a abertura de concurso público da empreitada que prevê um prazo de execução de 120 dias.

Carnaval da Nazaré cancela todas as suas atividades para 2021

Tendo em conta a evolução da pandemia de COVID-19 no concelho, mas também por todo o país, a organização do Carnaval da Nazaré decidiu não realizar qualquer ação de carnaval. A organização está consciente do impacto social e económico da sua não realização, e como tal deixa a sua palavra de conforto a todos, particularmente os foliões, comerciantes e empresários afetados.

Estação Rodoviária de Alcobaça inicia trabalhos de remodelação em fevereiro

No início do próximo mês de fevereiro, a Estação Rodoviária de Alcobaça estará encerrada para obras de remodelação e modernização até ao final de maio. Os cais de embarque/desembarque para o transporte público localizar-se-ão junto ao Mercado Municipal e à Caixa de Crédito Agrícola, numa zona habitualmente usada para estacionamento de autocarros turísticos. Ficarão sempre reservados 2 a 3 lugares para autocarros turísticos neste mesmo espaço.

Câmaras da Batalha e Tomar disponibilizam testes rápidos à Covid-19 aos membros das mesas eleitorais

A Câmara Municipal da Batalha, como medida de reforço da segurança das operações eleitorais previstas para o próximo domingo, decidiu disponibilizar testes rápidos a todos os membros das mesas eleitorais, assegurando também uma mensagem de confiança à participação dos eleitores nas eleições Presidenciais. 
Atendendo à situação pandémica, a Câmara Municipal de Tomar decidiu também assumir a testagem de todos os membros das 47 mesas de voto no concelho, assim como de todos os elementos envolvidos no processo, indicados pelos presidentes das 11 juntas ou uniões de freguesias.

Concelho do Cadaval fornece apoio alimentar mensal a cerca de 370 pessoas

São perto de 370 os munícipes atualmente apoiados com cabazes alimentares fornecidos numa parceria do Município do Cadaval, Banco Alimentar do Oeste e diversas entidades locais, totalizando mais de 150 agregados familiares do Concelho abrangidos.

Serviços e Equipamentos do Município da Nazaré encerrados durante o confinamento

Serviços e equipamentos do Município da Nazaré encerraram ao público no âmbito do novo período confinamento no país, mantendo-se, na maioria, o atendimento por telefone e por vias digitais.
No edifício dos Paços do Concelho só será possível o atendimento presencial do público mediante marcação prévia, e se se verificar que as alternativas, por telefone ou online, não são viáveis para tratar do assunto exposto.

Câmara Municipal da Batalha distribui 50 mil máscaras nas escolas públicas do concelho

A Câmara Municipal da Batalha, através do seu serviço de Proteção Civil, está a distribuir 50.000 máscaras cirúrgicas junto de alunos, docentes e pessoal não docente de todas as escolas públicas do concelho – Pré-Escolar, 1º, 2.º e 3º Ciclos e Secundário, garantindo que toda a Comunidade escolaridade têm acesso a este equipamento de proteção individual.

Erros do Orçamento Participativo Jovem Nacional 2018 podem ter penalizado projeto das Caldas da Rainha

Em 2018, a jovem Ana Sequeira submeteu a concurso do Orçamento Participativo Jovem nacional 2018 a proposta “Teatro da Pessoa – Partilha e Intervenção Cultural” que contemplava a aquisição de equipamento técnico no valor de 100 mil euros, de forma a readaptar um espaço já existente com a finalidade de cumprir objetivos claros a nível cultural e social, espaço esse localizado nas Caldas da Rainha para servir toda a comunidade local e nacional.

Câmara da Marinha Grande investe cerca de 100 mil euros na requalificação da Rua da Escola Secundária

Inserido num projeto de requalificação de diversos arruamentos em todo o concelho da Marinha Grande, a Câmara Municipal iniciou no dia 11 de janeiro a reabilitação da Rua da Escola Secundária, no lugar da Boavista. Esta empreitada contempla igualmente a melhoria do acesso ao Parque de Estacionamento Municipal de Exposições utilizado por veículos pesados.

Município de Leiria anuncia novas medidas de apoio à população e economia

Consciente das consequências do novo confinamento, o município de Leiria vai reforçar as medidas de apoio a toda a população e ao comércio da região.

A Câmara vai apoiar a famílias residentes no concelho, em situação de carência económica, vai reativar o serviço de apoio a população idosa, doentes crónicos e famílias em situação de isolamento, através da entrega de alimentos, refeições e medicamentos.

Sporting – Porto abre Final Four da Allianz CUP 2021 no dia 19 de janeiro no Estádio de Leiria

A Liga Portugal está a organizar a Final Four da Allianz CUP 2021, que se realiza até dia 23 de janeiro, em Leiria. Esta é uma semana dedicada ao Futebol, desta vez sem público e com forte aposta no digital, devido à pandemia, mas com motivos mais do que suficientes para estarem ligados à competição. A fase final da competição, que consagrará o Campeão de Inverno da presente época desportiva, terá lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, depois de três edições realizadas em Braga. Confira o calendário das meias-finais e final.

PSD questiona Governo sobre falta de condições no Tribunal de Concorrência em Santarém

O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta dirigida à ministra da Justiça, no dia 8 de janeiro, a propósito da falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão. O PSD refere que “notícias recentes dão conta da falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão, que apenas tem uma sala para a realização de julgamentos, que ainda por cima é exígua e é partilhada pelas três magistradas que compõem esse tribunal”.

Câmara de Santarém promove Assistentes Operacionais a Sapadores Bombeiros

A cerimónia de promoção de oito Assistentes Operacionais a Sapador Bombeiro na carreira de Bombeiro Sapador teve lugar, no dia 7 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No âmbito do Decreto-lei 86/2019 de 02 de julho, os candidatos foram submetidos às respetivas provas de aptidão médica, conhecimento gerais, físicas e entrevista profissional de seleção.

Pandemia ‘baralha’ férias dos portugueses: 43% não acredita no fim das restrições sanitárias

Os portugueses estão ‘baralhados’ e muito indecisos quanto ao gozo de férias para 2021, sendo que 61% transitou em média 7 dias de 2020 para este ano, anunciou no dia 7 de janeiro, a empresa Fixando num inquérito a 6750 utilizadores sobre os planos de férias para 2021.

Presidente da Câmara do Cartaxo partilha bolo-rei com as IPSS do concelho

Em Dia de Reis, o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assinalou a tradicional entrega de Bolo-Rei às IPSS do concelho com uma visita à Casa João Manuel – estrutura residencial da APPACDM de Santarém, localizada no concelho do Cartaxo.

Estratégia 2030 de Leiria propõe elétrico rápido entre Marinha Grande e a Batalha

Foi apresentado no dia 5 de janeiro, em reunião de Câmara, um documento de reflexão com as propostas no âmbito da Estratégia 2030 de Leiria, que reúne um conjunto de medidas para o desenvolvimento do concelho para os próximos dez anos, elaborado por Carlos André após a audição de cerca de 100 pessoas ao longo de quase um ano.

Ascensor da Nazaré encerra para intervenção anual de manutenção

O Ascensor da Nazaré estará parado durante, previsivelmente, os próximos 45 dias para as habituais intervenções de manutenção prolongadas, que acontecem por esta altura, incluindo melhoramento nas carruagens.

Orçamento Municipal da Azambuja cresce mais de 40% em oito anos

Os órgãos autárquicos do Município de Azambuja aprovaram o Orçamento para o ano 2021 e as Grandes Opções do Plano para o período 2021/2025. No próximo ano, o Município contará com um orçamento de 23,1 milhões de euros. O documento evidencia a recuperação económico-financeira do município com uma subida superior a dois milhões de euros, face a 2020.

Abusador era funcionário da instituição onde a vítima se encontrava internada

PJ detém homem em Alcobaça por crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária deteve um homem de 43 anos, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, ocorridos na zona de Alcobaça. A vítima, com 34 anos, terá sido sujeita a atos sexuais de relevo em diversas ocasiões, pelo abusador, funcionário da instituição onde a vítima se encontrava internada.

Após a Distrital de Leiria lhe ter retirado a confiança política

Rui Alexandre apresenta demissão de presidente da Concelhia de Alcobaça do PS

Na sequência das acusações de Rui Alexandre, até agora presidente da Comissão Política de Alcobaça do PS à comunicação social, consideradas “graves e abusivas”, a Distrital de Leiria do PS aprovou uma moção para a retirada da confiança política do representante máximo do partido em Alcobaça, no dia 19 de abril, com 34 votos a favor, dois contra e duas abstenções.

Para a requalificação de diversos caminhos

Município de Santarém atribui apoio de mais de 149 mil euros à Junta de Alcanede

Estrada asfaltada de Alcanede

No âmbito dos apoios financeiros a conceder às Freguesias do Concelho, a Câmara Municipal de Santarém aprovou na Reunião do Executivo desta segunda-feira, dia 19 de abril, um apoio financeiro à Junta de Freguesia de Alcanede no valor de 149.373,95€ para a requalificação de diversos caminhos realizados na Freguesia no ano de 2021.

Este investimento, ao permitir uma melhoria nas vias de comunicação na Freguesia, cria melhores condições de acessibilidades para a população local.

     Fonte: GRPC|CMS

PSD apresenta como desígnio “Batalha 2030"

PSD debate plano estratégico com empresários e apresenta Alfredo Matos como candidato à Assembleia Municipal

O empresário Alfredo Monteiro de Matos, 64 anos e natural da Batalha, será o candidato à Assembleia Municipal e o técnico Nuno Augusto Silva Almeida, 44 anos, engenheiro civil residente em S. Mamede, foi também este sábado apresentado como futuro candidato a vereador para as áreas do urbanismo e licenciamentos, numa sessão dedicada ao debate do documento estratégico para o relançamento da economia e empregos locais, bem assim antecipar o programa de fundos europeus que se projeta até o ano de 2030.

Depois da requalificação do espaço

Recreio da antiga Escola Primária de Fanhais é o mais recente parque infantil do concelho da Nazaré

O mais recente parque infantil do concelho da Nazaré, localizado em Fanhais, na freguesia da Nazaré, foi requalificado e já se encontra ao serviço da povoação. A obra, que serviu para requalificar o antigo recreio da Escola Primária, teve o valor de adjudicação de 95.140,90 €, disponibiliza novos equipamentos num espaço central da localidade, dedicado a momentos de diversão e socialização.

Estudo realizado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN)

Média da tarifa fixa de abastecimento de água aumenta 22,7% no Distrito de Leiria

Num ano caracterizado pela crise pandémica, o 6ª Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água de Portugal, realizado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, confirma que a discriminação no custo da água para as famílias de maiores dimensões se mantém.

Oferece descontos a residentes em estabelecimentos comerciais do concelho

Município lança Cartão Leiria em novo pacote de medidas de apoio Covid-19

Cartão Leiria oferece descontos nos estabelecimentos comerciais aderentes

O Município de Leiria anunciou esta terça-feira, dia 13 de abril, o lançamento do Cartão Leiria, que oferece descontos a residentes em estabelecimentos comerciais do Município aderentes, uma medida integrada num novo pacote de 16 medidas de apoio económico e social no âmbito da pandemia Covid-19.

Este cartão, destinado a residentes no concelho, possibilitará benefícios para os clientes nos estabelecimentos do comércio local aderentes, uma iniciativa no âmbito das medidas municipais de dinamização e apoio da economia.

Disponibilizado pelo Município, o Cartão Leiria, que se encontra em fase de criação, incorpora uma solução tecnológica que abre múltiplas possibilidades de desenvolvimento no futuro, podendo evoluir para outras áreas, como entradas em espaços culturais e desportivos do Município.

Além desta iniciativa, o Município anunciou a celebração de um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias para criar um programa de testagem dirigido à população de risco, grupos prioritários e trabalhadores de setores de atividade económica com maior grau de exposição.

O lançamento de uma campanha de sensibilização apelando ao sentido cívico e ao cumprimento das regras mínimas de segurança, com reforço da sinalética e promoção de ações de sensibilização nos locais identificados com maior probabilidade de ocorrência de aglomerados populacionais, e a divulgação semanal de um boletim com indicadores de risco de transmissão do vírus no concelho, de modo a definir estratégias de atuação adequadas à evolução da situação epidemiológica, foram outras medidas anunciadas.

O Município vai ainda realizar ações de proximidade e de sensibilização junto dos estabelecimentos com esplanadas, apelando aos clientes e proprietários para o cumprimento escrupuloso das regras definidas pelas autoridades, em colaboração com as Forças de Segurança, Autoridade de Saúde, a Proteção Civil e a ACILIS, tal como uma campanha e ações de sensibilização apelando e promovendo o comércio seguro, de forma a recuperar a confiança e o sentimento de segurança a comerciantes e clientes.

Está também previsto o lançamento de nova edição do programa Viva Leiria, em parceria com a ACILIS, com o objetivo de incentivar as compras no comércio local e, dessa forma, a retoma rápida e eficaz da economia da região, através da atribuição de vales de desconto.

Na área da Educação e Cultura, vai ser dada continuidade à distribuição de kits de segurança  –  compostos por máscaras FFP2, máscaras cirúrgicas, máscaras sociais e frasco de álcool-gel -, a todos a alunos, professores e outros funcionários escolares dos estabelecimentos de ensino público e privado de Leiria, estando também prevista uma ação de sensibilização, em colaboração com o Politécnico de Leiria, no regresso dos estudantes ao ensino presencial e acolhimento dos novos estudantes de Erasmus.

O reagendamento dos espetáculos e iniciativas culturais e o reforço da programação cultural a desenvolver em cumprimento de todas as orientações de segurança fazem também parte do pacote de medidas de apoio.

Na área do desporto e lazer, está prevista a disponibilização ou apoio aos clubes no regresso aos treinos desportivos no fornecimento de testes à COVID-19 para rastreio aos atletas, técnicos, direção dos clubes e árbitros com residência no concelho, tal como o estímulo ao programa «Freguesias em Movimento», em estreita articulação com as Juntas de Freguesia.

O movimento associativo do concelho está ainda contemplado com a atribuição de apoio financeiro suplementar e excecional através do Fundo Municipal de Emergência Social (FES).

    Fonte: GRPG|CML

Lançada pelo ONDAID-Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos

Câmaras de Santarém e Azambuja aderem à campanha “Dava tudo para o ter de volta?”

Cartaz

Os Municípios de Santarém e da Azambuja aderiram à campanha  “Dava tudo para o ter de volta?” lançada pelo ONDAID-Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos, que tem por objetivo proteger o bem-estar de cães e gatos através da sensibilização dos detentores de animais para o cumprimento do dever de guarda e vigilância que a legislação lhes impõe e para a importância da colocação de microchip nos animais de estimação.

Ação de sensibilização para a importância do microchip em animais de estimação

Diariamente, cães e gatos fogem de suas casas ou afastam-se dos seus tutores acabando por se perderem. Outros são roubados e quando encontrados na posse de terceiros dificilmente os legítimos tutores conseguem fazer prova de que se trata do seu animal de estimação e a realidade é que muitos animais que se perdem, inúmeros deles não são recuperados e vivem para o resto das suas vidas nos mais diferentes cenários.

Neste contexto surge a atual campanha do Observatório Nacional para a Defesa dos Animais, que tem por objetivo proteger o bem-estar destes animais através da sensibilização dos detentores de cães e gatos para o cumprimento do dever de guarda e vigilância e para a importância da colocação de microchip nos animais de estimação. Esta ação tem ainda como propósito evitar a sobrelotação de centros de recolha oficiais e abrigos privados e conter ninhadas indesejáveis.

A campanha tem como público-alvo os detentores de animais de companhia, que descuram as normas legais e/ou o dever de vigilância, e todos aqueles que não têm os animais microchipados, não colocam coleira de identificação nos animais, passeiam os animais sem trela e dão acesso ao exterior a gatos sem microchip ou identificados. Recorde-se que a maioria dos casos de não recuperação de animais de companhia estão associados à falta de coleira com identificação, a passeios sem trela e a acesso ao exterior sem a companhia do tutor.

De referir, que é obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, que deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor (Decreto-Lei nº 314/2003).

A campanha conta com a colaboração de autarquias, associações zoófilas e órgãos de comunicação, todavia é aberta a todos os que queiram associar-se a esta ação.

  Fonte: DCI|CMA e GRPC|CMS

Solidariedade é já uma palavra "corrente" no Concelho

Grupo de mulheres locais faz nascer a associação "Cadaval Solidário"

Em baixo: Selene Gonçalves (presidente da direção), Patrícia Duarte Rego (presidente da Assembleia Geral), Ana Paula Barreto (tesoureira). Em cima: Cláudia Lopes (1ª secretária da Ass. Geral), Vânia Ferreira (2ª secretária da Ass. Geral), Maria Filomena Oliveira (presidente do Conselho Fiscal) e Sónia Viçoso (1ª vogal).

“Cadaval Solidário” é o nome de uma nova associação criada no Concelho visando apoiar, com bens e serviços, pessoas com dificuldades pontuais ou duradouras. A organização, sediada em Pero Moniz mas abrangendo todo o território concelhio, ambiciona ainda vir a criar uma creche e um lar de cariz solidário.

A ideia surgiu em janeiro deste ano, após um pedido de ajuda chegado da parte de uma família local, segundo recorda Patrícia Rego, fundadora e presidente da Assembleia Geral.

Mas foi a 16 de fevereiro que a “Cadaval Solidário” ganhou forma oficial, no seguimento de uma reunião com o presidente da Câmara, José Bernardo Nunes, para dar a conhecer o projeto. «O Sr. Presidente mostrou-se bastante interessado e orientou-nos de imediato para um jurista e para o Cartório Notarial do Cadaval», explica Patrícia.

A organização tem por objetivo primordial ajudar as famílias do Concelho que se encontrem a passar por dificuldades de forma pontual e independentemente da sua ascendência, sexo, raça, etnia, língua, território de origem, religião, convicções politicas e ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual. «Doamos bens essenciais (alimentos), vestuário, móveis, produtos de higiene, livros, brinquedos, artigos para bebés», acrescenta a porta-voz.

A “Cadaval Solidário” ajuda, também, a desenvolver ações de conciliação entre vida pessoal, familiar e profissional, podendo ajudar a criar ou a atualizar o currículo, ou ainda orientando na procura de emprego.

«Apoiamos as pessoas socialmente desfavorecidas mas também pessoas que estejam a atravessar uma fase difícil da sua vida», reforça Patrícia Rego. «Neste momento, recebemos as doações e as famílias aos sábados de manhã, das 10h às 13h, mas gostaríamos de poder alargar os horários».

Bens alimentares, roupas, têxteis, loiças ou móveis resultam da «boa vontade das pessoas do Concelho», tratando-se de bens que já não usam e que querem descartar.

Esses géneros chegam não apenas do Cadaval, mas também de pessoas oriundas de Torres Vedras, Lisboa e Bombarral, que doam regularmente e ajudam a associação.

 

A organização é constituída, atualmente, por 12 voluntárias, nove das quais integram os órgãos sociais, e conta com 25 sócios.

Aguardando parecer para se tornarem Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), esperam com isso vir a poder concorrer a subsídios do Estado ou de organismos oficiais e autarquias locais, bem como ao banco alimentar, permitindo assim ajudar mais famílias.

«Temos também como projeto, enquanto IPSS, uma creche solidária e um lar solidário», salienta a representante.

Constrangimentos e outras ambições da associação

Entre os principais constrangimentos sentidos, a “Cadaval Solidário” revela a falta de uma carrinha para recolher bens e transportá-los a quem não se pode deslocar.

Por outro lado, observa Patrícia, «muitas famílias ainda têm vergonha de pedir ajuda, o que dificulta, por vezes, o nosso trabalho. Estão a passar dificuldades e têm medo do olhar da nossa sociedade», avança. «Temos chegado a mais pessoas simplesmente porque instaurámos, no nosso regulamento, que as famílias só têm contacto com uma voluntária; essa mesma voluntária encontra a família, analisa as necessidades e recolhe e leva os bens necessários à família em questão», acrescenta.

O facto de existir uma “voluntária referente” por cada zona/freguesia do Concelho permite o reencaminhamento dos pedidos acolhidos pela associação para uma única pessoa, preservando a família e a situação da mesma.

Quanto a projetos para o futuro, a associação ambiciona arranjar uma carrinha e uma área de armazenamento maior, bem como um espaço de estudo para as crianças.

A “Cadaval Solidário” almeja, também, criar um serviço extracurricular, que descreve como «ajuda para TPC’s e explicações para as crianças das famílias mais carenciadas». Pretende, igualmente, criar uma creche solidária para pais com ordenado mínimo, bem como um lar solidário para seniores com baixos rendimentos.

Para fazer doações ou tornar-se sócio, basta contactar com a associação. Sediada na Associação Cultural e Recreativa de Pero Moniz, a mesma pode ser contactada através da respetiva página de Facebook (@CadavalSolidario), pelo telefone 913 902 923 ou ainda pelo email: associacaocadavalsolidario@gmail.com.

A associação deixa, a quem interessar, o respetivo IBAN, para apoio financeiro a este projeto: PT50 0045 5120 4033 8131 0832 0 (Título da Conta: Associação Cadaval Solidário).

Na foto desta notícia, à frente, da esq.ª para a dt.ª: Selene Gonçalves (presidente da direção), Patrícia Duarte Rego (presidente da Assembleia Geral), Ana Paula Barreto (tesoureira); atrás, da esq.ª para a dt.ª: Cláudia Lopes (1ª secretária da Ass. Geral), Vânia Ferreira (2ª secretária da Ass. Geral), Maria Filomena Oliveira (presidente do Conselho Fiscal) e Sónia Viçoso (1ª vogal).

Fonte: BF|SCRP|CMC

Até 30 de junho de 2021

Câmara de Torres Vedras mantém apoios sociais a situações de carência devido à pandemia

No âmbito da pandemia provocada pela doença COVID-19, a Câmara Municipal de Torres Vedras implementou, em abril de 2020, um conjunto de medidas temporárias de apoio a famílias em situações de vulnerabilidade socioeconómica. A vigência de parte das medidas foi prolongada até 30 de junho de 2021, face à evolução da pandemia.

Primeira edição decorre no dia 8 de abril

Politécnico de Leiria dinamiza Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania

Sandrina Milhano

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e o Programa 60+ do Politécnico de Leiria vão realizar, na próxima quinta-feira, dia 8 de abril, entre as 09h30 e as 17h00, em formato online, a primeira edição das Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania, através da plataforma Zoom. Subordinada ao tema “Formar e Agir”, a iniciativa visa refletir sobre o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas e sobre o modo como as várias gerações percebem a sua (in)ação neste domínio, bem como analisar a importância da Educação, em várias idades da vida, para a construção de uma consciência cívica.

O evento, que vai envolver diversas gerações na discussão de diferentes entendimentos e experiências de cidadania, inicia-se pelas 09h30, com a sessão de abertura, onde vão estar presentes João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Sandrina Milhano, diretora da ESECS, João dos Santos, diretor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), Rui Fonseca-Pinto, diretor da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei), Gorete Marques, subdiretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Sérgio Leandro, subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), e Luísa Pimentel, coordenadora do Programa 60+.

Segue-se um momento de poesia protagonizado por docentes da ESECS e, pelas 10h00, tem lugar o primeiro painel acerca do tema “Formar para a cidadania”, que termina com um debate. Quando forem 11h45 decorre a apresentação de testemunhos de estudantes do Programa 60+ e da ESTG sobre “Aprender a ser cidadão na escola”.

No período da tarde, pelas 14h00, está agendado um momento cultural apresentado pela Tuna da ESAD.CR, seguindo-se o lançamento do segundo painel, subordinado ao tema “Agir para a cidadania”. A iniciativa prossegue com um debate e uma apresentação de testemunhos de estudantes da ESAD.CR e da ESSLei, que darão a conhecer “Contributos para o bem comum”. As I Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania terminam quando forem 17h00.

O programa completo da iniciativa pode ser consultado em https://sites.ipleiria.pt/jornadaseduci/.

O evento é de acesso gratuito, sendo apenas necessária a inscrição prévia através do link https://sites.ipleiria.pt/jornadaseduci/inscricao/. Após a realização das Jornadas será disponibilizado um certificado aos participantes que assim o indicarem no momento da inscrição.

    Fonte: Midlandcom

Tribunal Judicial de Santarém decretou a proibição do homem de contactar, por qualquer meio, com a vítima

GNR detém homem por violência doméstica no Cartaxo

A GNR deteve, dia 4 de abril, um homem de 40 anos por violência doméstica, no concelho do Cartaxo. Após uma denúncia, os militares deslocaram-se de imediato ao local tendo apurado que a vítima, uma mulher de 40 anos, tinha sido alvo de agressões físicas e psicológicas e ameaçada pelo suspeito com arma de fogo.

Detido por violação das medidas COVID-19

GNR detém homem em Salvaterra de Magos por consumir bebidas alcoólicas numa esplanada

Detido já era reincidente

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Salvaterra de Magos, deteve, dia 31 de março, um homem com 53 anos por incumprimento das medidas vigentes para a contenção da epidemia COVID-19, no concelho de Salvaterra de Magos.

Na sequência de uma denúncia a dar conta de uma concentração de pessoas à entrada de um estabelecimento de restauração e bebidas, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local onde constataram que um homem estava a consumir bebidas alcoólicas na zona de esplanada. No decorrer das diligências policiais, apurou-se que o indivíduo já tinha sido autuado anteriormente numa situação idêntica e por incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, tendo sido advertido que incorria no crime de desobediência caso voltasse a praticar a mesma conduta.

A ação resultou na detenção do indivíduo por desobediência, tendo ainda sido encerrado o estabelecimento e elaborados dois autos de contraordenação. O factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente.

A Guarda continua o seu esforço de atuação tendo em vista garantir que a população cumpre os normativos legais em vigor, em especial o dever geral de recolhimento domiciliário, bem como o dever de confinamento obrigatório e outras medidas aplicáveis para a contenção da epidemia e redução do risco de contágio da doença COVID-19, sendo o patrulhamento orientado para os locais e espaços públicos de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas.

   Fonte: CTS|GNR

Na requalificação da Rua das Chedas

Câmara da Marinha Grande investe mais de 700 mil euros em Vieira de Leiria

A Câmara da Marinha Grande aprovou a abertura do concurso público para a requalificação da Rua das Chedas e E.R. 349, em Vieira de Leiria, que vai implicar um investimento superior a 700 mil euros. Esta intervenção há muito aguardada pela população visa a reformulação das ruas da Chedas, da Cerca, Urbanização da Valeira, do Campo, Travessa das Chedas, localizadas na freguesia de Vieira de Leiria e concelho da Marinha Grande.

Depois de recusar integrar uma candidatura independente liderada por Raul Castro

CDS recandidata à Câmara da Batalha o seu vereador Horácio Moita Francisco

O CDS, um dos partidos fundadores da democracia ao nível nacional, recandidata à Câmara Municipal da Batalha, o seu vereador Horácio Moita Francisco. “Voz determinada, sincera, critica e construtiva da atual oposição neste executivo, defensor da doutrina social da igreja e da democracia cristã”, o CDS da Batalha lembra “a todos aqueles menos atentos que não foi o CDS, ou o seu vereador, Horácio Francisco, quem entregou os destinos dos batalhenses, ao atual executivo.”

Município é parte integrante e ativa da estrutura nacional dos Censos 2021, promovida pelo INE

Censos 2021 arrancam a 5 de abril no Município de Alcobaça

O Município de Alcobaça integra a estrutura nacional dos Censos 2021 – promovida pelo Instituto Nacional de Estatística. Neste momento, a operação movimenta uma das maiores equipas da zona Oeste, composta por uma delegada sub-regional, dois delegados municipais, um técnico municipal, um interlocutor municipal, 13 coordenadores de Freguesia e 60 recenseadores.

Para a edição 2021/2022

Município da Azambuja lança Orçamento Participativo online com verba de 120 mil euros

Cartaz

O Município de Azambuja está a lançar o seu Orçamento Participativo (OP). A iniciativa pretende incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população.

Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público. Para esta edição 2021/2022, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto.

Refira-se que, há sensivelmente um ano, a autarquia pretendia lançar a edição 2020/2021, iniciativa que veio a ser cancelada devido à pandemia Covid-19.

No Orçamento Participativo, poderão ser apresentadas propostas concretas nas áreas educação e juventude; cultura e património; turismo e promoção económica; desporto; saúde e ação social; espaços públicos; infraestruturas viárias, acessibilidade e mobilidade; proteção ambiental, energia e sustentabilidade; reabilitação e requalificação urbana; segurança e proteção civil.

A primeira fase decorrerá entre os dias 01 de abril e 15 de junho, durante a qual todos os interessados podem apresentar as suas propostas na plataforma op.cm-azambuja.pt. Devido à situação epidemiológica que enfrentamos, não vão ser realizadas as designadas Assembleias Participativas. No próprio site op.cm-azambuja.pt, os cidadãos encontram toda a informação relativa aos objetivos e funcionamento do OP Azambuja.

Nas fases seguintes do processo, terão lugar, primeiro, a análise técnica e validação das propostas que reúnam todos os requisitos e, posteriormente, de 30 de novembro a 30 de dezembro, o período de votação pública das propostas aprovadas. A divulgação das propostas vencedoras a incorporar no orçamento municipal do ano seguinte decorrerá no início de 2022.

  Fonte: TC|DCI|CMA

Fátima Duarte, Filipe Silva, Alexandre Neves, Hugo Azevedo e José Peixe

PSD anuncia candidatos a Figueiró dos Vinhos, Nazaré, Coruche, Ferreira do Zêzere e Salvaterra

Rui Rio anunciou esta terça-feira, dia 23 de março, no Porto, os nomes de mais 50 candidatos do PSD às próximas eleições autárquicas. Todos os candidatos foram homologados pela Comissão Política Nacional (CPN). Entre os candidatos homologados estão Filipe Silva (Figueiró dos Vinhos), Fátima Duarte (Nazaré), Alexandre Neves (Coruche), Hugo Azevedo (Ferreira do Zêzere) e José Peixe (Salvaterra de Magos).

Em discordância com Rui Alexandre

António Fadigas pede demissão do Secretariado do Partido Socialista de Alcobaça

António Fadigas, membro do Secretariado da Concelhia de Alcobaça do PS pediu esta terça-feira, a sua demissão deste órgão, em protesto contra a decisão do presidente deste órgão, Rui Alexandre, de não aceitar o resultado da nomeação de Carlos Guerra para cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Alcobaça

Secretariado da Concelhia do PS de Alcobaça quer suspensão da candidatura do atual comandante do CDOS de Leiria

Rui Alexandre pode avançar como independente se Carlos Guerra não suspender candidatura

O Secretariado da Concelhia do PS de Alcobaça exigiu esta segunda-feira, dia 22 de março, em comunicado, a suspensão da candidatura do atual comandante do CDOS de Leiria, Carlos Guerra, aprovada pela Comissão Política Concelhia no dia 12 de março. A maioria do Secretariado garante que “se tal não acontecer, não deixaremos de apresentar um programa renovador e listas independentes a todos os órgãos autárquicos do concelho.”

Por unanimidade

Concelhia do PS confirma recandidatura de Paulo Queimado à Câmara Municipal da Chamusca

A Comissão Política Concelhia da Chamusca do Partido Socialista reuniu no dia 20 de março, pelas 15h, no Cineteatro da Chamusca, para ratificar como candidato à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas o militante e atual presidente Paulo Queimado. A proposta apresentada pela presidente da Concelhia, Cláudia Moreira, e já validada no início do mês pelo Secretariado concelhio foi submetida a votação secreta, tendo sido ratificada por unanimidade a recandidatura do atual presidente da Câmara Municipal da Chamusca.

Pedro Magalhães Ribeiro pede à comunidade para manter o cumprimento das medidas de prevenção de contágio

Câmara Municipal do Cartaxo reabre alguns equipamentos municipais

No âmbito do plano de desconfinamento aprovado pelo Conselho de Ministros, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo decidiu esta segunda-feira, dia 15 de março, por Despacho, a reabertura da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, do Cemitério Municipal do Cartaxo, do Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, do Parque de Santa Eulália e dos parques infantis.

Mais de seis toneladas

Câmara da Nazaré entrega bens alimentares a entidades que acompanham famílias em dificuldades

A Câmara da Nazaré reforçou o seu apoio alimentar à Loja Social e 4 IPSS do concelho. 6178,5 kg de alimentos, num reforço de mais de 11 mil euros, foram entregues às entidades que respondem direta- mente às necessidades alimentares da população mais carenciada e das famílias que ficaram desprotegidas com o prolongamento da pandemia da COVID-19.

Procurando atenuar as consequências da pandemia Covid-19

Câmara do Cadaval reativa medida de apoio ao nível da fatura da água

Face à evolução pandémica e procurando atenuar os seus impactos em famílias e empresas do Concelho, a Câmara Municipal do Cadaval deliberou, recentemente, reativar a anterior medida de apoio no âmbito da fatura da água, com efeitos a 1 de janeiro e perdurando até dia 30 de junho de 2021. Esta medida vem juntar-se a outras duas já antes prorrogadas, neste caso dirigidas a estabelecimentos comerciais.

Para suceder à social-democrata Célia Marques.

PSD escolhe gestor João Guerreiro para candidato à Câmara Municipal de Alvaiázere

João Guerreiro é o candidato escolhido pela concelhia do PSD de Alvaiázere para concorrer à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas no concelho. O alvaiazerense de 42 anos e gestor de empresas de profissão foi aprovado pela estrutura distrital e, posteriormente, homologado pela direção nacional do PSD, como cabeça de lista desta estrutura política nas próximas eleições autárquicas, prometendo suceder à também social-democrata Célia Marques.

Rui Rio anunciou meia centena de candidatos às eleições autárquicas

PSD apresenta Pedro Pimpão como candidato à Câmara Municipal de Pombal

O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou esta sexta-feira, dia 12 de março, mais meia centena de candidatos a Câmaras Municipais de todo o País. Destaque para o ex-deputado à Assembleia da República e atual presidente da Junta de Freguesia de Pombal Pedro Pimpão que vai ser o candidato à Câmara Municipal de Pombal, uma vez que o atual presidente Diogo Mateus, não mostrou disponibilidade para se recandidatar. O ator e comunicador Nuno Miguel Henriques será o cabeça de lista à Câmara Municipal de Alenquer, o gestor João Paulo Guerreiro a Alvaiázere e a atual vereadora Célia Freire a Ansião. Já Hélder Carvalho será o candidato do PSD em Arruda dos Vinhos, Rui Corça à Azambuja, Tiago Ferreira a Torres Novas e Rui Anastácio a Alcanena.

António Costa comparou Mamadou Ba e André Ventura em entrevista ao “Público”

SOS Racismo critica comparação do primeiro-ministro entre antirracismo e xenofobia

O primeiro-ministro deu uma entrevista ao Jornal Público onde se referiu a “uma fratura perigosa” que está a “criar-se de forma artificial”. De um lado colocou o que referiu como um processo de “revisão auto-flageladora da nossa História” e, por outro, “reações racistas e xenófobas”. Mais adiante contrasta um ativista antirracista (Mamadou Ba) e um dos principais protagonistas da extrema-direita (André Ventura), tratando-os como proporcionais.

“Tertúlia do Chocolate” decorre de 11 de março e até 6 de maio

Festival de Chocolate de Óbidos promove ciclo de cinco conversas online com 10 chefs chocolatiers

O Festival de Chocolate de Óbidos apresenta um ciclo de 5 conversas online intitulado “Tertúlia do Chocolate”. De 11 de março a 6 de maio, os amantes e curiosos do fruto do cacau poderão assistir a um encontro em direto onde 10 chefs chocolatiers partilharão experiências.

Viaturas 100% elétricas foram objeto de candidatura a comparticipação pelo Fundo Ambiental

Município de Torres Novas renova frota automóvel com cinco novas viaturas ligeiras

Cinco novas viaturas ligeiras foram adquiridas pelo Município de Torres Novas com o objetivo de reforçar a frota automóvel municipal, promovendo em simultâneo a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental. A aquisição das duas viaturas 100% elétricas foi objeto de candidatura a comparticipação pelo Fundo Ambiental, correspondente a cerca de 50% do valor, ao abrigo da terceira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública.

Ator e comunicador

Nuno Henriques é candidato do PSD à Câmara de Alenquer

Nuno Miguel Henriques aceitou ser candidato a presidente de Câmara Municipal de Alenquer pelo PSD. Duarte Pacheco, presidente da Comissão Política Distrital do PSD, admite que é um “candidato forte” porque “tem uma capacidade de comunicação muito grande, de chegar às pessoas e tem um projeto de desenvolvimento muito importante para o concelho”.

Autárquicas 2021

PSD aprova por unanimidade a recandidatura do atual presidente da Câmara da Batalha

O Partido Social Democrata da Batalha em reunião realizada no sábado, dia 27 de fevereiro, por votação unânime dos órgãos do PSD da Secção da Batalha, foi decidido apresentar como candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal da Batalha, o atual presidente da câmara, Paulo Batista Santos. A proposta de recandidatura do atual presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, foi igualmente aprovada por unanimidade pelos órgãos distritais do PSD e mesmo confirmada esta quarta-feira pela Direção Nacional do PSD, através da comunicação do secretário-geral José Silvano.

Estratégia Local de Habitação de Leiria

Município de Leiria cria mecanismo de apoio à carência habitacional

Apoiar situações de grave carência habitacional, o arrendamento a custos acessíveis e a reabilitação de edifícios para fins habitacionais e sensibilizar e informar sobre o acesso à habitação no concelho são os quatro eixos da Estratégia Local de Habitação de Leiria (ELH), iniciativa aprovada esta terça-feira, dia 2 de março, em reunião do Executivo.

Segundo o documento, pretende-se “dar resposta às famílias em situação de grave carência habitacional” e “que não disponham de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada”.

Por despacho do presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro

Nazaré reabre praias à prática do surf

As praias da Nazaré voltam a estar abertas à prática de surf. Um despacho do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, determina que “a interdição de permanência nas Praias e Areais da Nazaré seja excecionada a todos os praticantes de Surf e similares, desde que efetuado a título individual”. Contudo, de acordo com o mesmo documento, “tal excecionalidade não isenta os praticantes do cumprimento escrupuloso das determinações da DGS e demais legislação em vigor, assim como dos Regulamentos da Federação Portuguesa de Surf”.

Célia Freire pede visita parlamentar ao troço de 20 km entre Pombal e Avelar

Autarca de Ansião leva à Assembleia da República Petição pela Requalificação Urgente do IC8

A Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República acordou na sua sessão de 17 de novembro de 2020 a admissão da Petição de Requalificação Urgente do IC8, após ter sido assinada por 4812 cidadãos.
Na sequência da admissão da petição pela Requalificação Urgente do IC8 decorreu, na tarde de 24 de fevereiro, a audição, por videoconferência, da Assembleia da República à primeira subscritora desta petição Célia Freire, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Ansião.

Através da verba da venda do Terço Comemorativo do Centenário

ACISO entrega 70 mil euros para a construção do lar residencial para adultos com deficiência em Fátima

Purificação Reis

No dia 3 de março, pelas 11 horas, nas instalações do CRIF, em Fátima, a ACISO entregará 70.119,68€ ao Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), angariados com a venda do Terço Comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima. Este valor destina-se à 1ª fase de construção do Lar Residencial para Adultos com Deficiência.

O primeiro pagamento ao CRIF foi efetuado pela ACISO, em 21 de dezembro de 2018, no valor de 25.850€, para fazer face a despesas com projetos. Este é o segundo pagamento efetuado ao CRIF, agora para fazer face a despesas da 1ª fase de construção do Lar Residencial para Adultos Deficientes. Com o futuro desenvolvimento da obra e a apresentação dos respetivos autos de medição, será entregue o valor restante de 486.900,52€ .

O Terço Comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima, nasceu de uma parceria entre a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, o Santuário de Fátima e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Foi criado por uma equipa liderada por esta Associação Empresarial e que incluiu a assessoria do Santuário de Fátima na elaboração de textos e seleção de imagens. Em termos de design do produto teve o apoio inicial da jovem fatimense, Kátia Silva e o grafismo do atelier Silvadesigners. Foram 5 as fábricas locais, associadas da ACISO, que aderiram a este projeto fabricando este artigo: Artesacris- Artigos Religiosos de Fátima, SA; Farportugal – Indústria de Artigos Religiosos, Lda; José de Almeida Pereira; Manuel Reis Pereira – Unipessoal, Lda e Pereira, Silva e Reis, Lda.

Este Terço, à venda ao público em geral desde 16 de junho de 2016, já vendeu, à presente data, 582.870 unidades. De referir que cada Terço tem o preço de venda ao público de 12€, o qual inclui uma componente solidária de 1€ por terço vendido a favor do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, para a construção de um Lar Residencial para adultos com deficiência.

Para Purificação Reis, presidente da direção da ACISO, este é um momento especial com o qual a ACISO se congratula. “Há muito que aguardávamos que a obra iniciasse para que pudéssemos cumprir os pagamentos de acordo com os termos do protocolo celebrado entre as partes. O Lar Residencial para Adultos Deficientes, projeto do CRIF, foi desde logo reconhecido por todos como uma resposta social fundamental que importava criar e, por esse motivo, foi selecionado para ser o projeto beneficiário da componente solidária da venda do terço. É, pois, com grande satisfação que constatamos que foram resolvidos os constrangimentos e que a obra já iniciou. Fazemos votos de que os utentes do CRIF possam, a breve prazo, usufruir em pleno deste Lar Residencial”.

    Fonte: ACISO

Com apreensão de cerca de mil doses de estupefacientes

PSP detém três homens e duas mulheres na Marinha Grande e Caldas da Rainha por tráfico de droga

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria da PSP, através da Esquadra da Marinha Grande, da Divisão Policial de Leiria, procedeu, no dia 22 de fevereiro, na Marinha Grande e Caldas da Rainha, à detenção de três homens e duas mulheres, por tráfico de estupefacientes.

Ex-presidente da Câmara Municipal de Leiria conta com o apoio de António Lucas

CDS recusa apoiar candidatura independente de Raul Castro à Câmara Municipal da Batalha

A Comissão Política Concelhia do CDS da Batalha desmentiu esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, a notícias veiculadas nas últimas semanas, em diversos órgãos de comunicação social, sobre o seu apoio a uma lista de independentes, liderada por dois anteriores presidentes de Câmara da Batalha, Raul Castro e António Lucas. Na reunião de 20 de fevereiro, o CDS determinou e votou por unanimidade não dar apoio a esta lista de independentes,

Infratores foram sujeitos a autos de contraordenação

GNR encerra nova festa ilegal com 17 pessoas em Rio Maior

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Rio Maior, no dia 19 de fevereiro, encerrou uma festa ilegal com 17 pessoas que decorria num antigo estabelecimento no concelho de Rio Maior.

Na sequência de uma denúncia de que estaria a decorrer uma festa num antigo estabelecimento, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, tendo verificado que, para além de se tratar de um evento não autorizado, os participantes não respeitavam o dever geral de recolhimento domiciliário.

Secretariado da Direção da Organização Regional de Leiria emite nota de pesar

Faleceu o dirigente do PCP Fernando Domingues, membro da DORLEI e da Concelhia de Pombal

É com profundo pesar que o Secretariado da Direção da Organização Regional de Leiria do Partido Comunista Português cumpre o doloroso dever de informar do falecimento, aos 65 anos, de Fernando Domingues, Membro da Direção da Organização Regional de Leiria e do seu Executivo, responsável pela Organização Concelhia de Pombal.

Programa “65 Longe + Perto” promove policiamento comunitário junto dos idosos

GNR de Torres Novas e Altice proporcionam videochamadas entre idosos e familiares distantes

O Comando Territorial de Santarém, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Torres Novas, no âmbito do Programa “65 Longe + Perto”, levou a cabo um conjunto de ações que visam promover o sentimento de segurança e de solidariedade junto dos idosos, principalmente dos que residem isolados e/ou sozinhos, no concelho de Torres Novas.

Investimento de cerca de 770 mil euros

Obras de modernização da Avenida Vieira Guimarães arrancam na Nazaré

Estão em curso as obras de reabilitação da Avenida Vieira Guimarães, uma das principais artérias de ligação à marginal e a vários serviços, entre os quais os Paços do Concelho. Promovida pelo Município da Nazaré, a operação resulta de um investimento enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Nazaré (PEDU), com a comparticipação financeira da União Europeia no âmbito do Portugal 2020, e pretende devolver o espaço urbano a um uso que acompanhe os novos tempos e dê a réplica adequada aos desafios que nos são colocados enquanto habitantes das vilas.

Benavente

GNR detém três jovens por violação das medidas de contenção da COVID-19

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Benavente, no dia 13 de fevereiro, deteve três homens com idades entre os 17 e os 22 anos por incumprimento das medidas vigentes para a contenção da epidemia COVID-19, em Benavente. 

Programa “Batalha Solidária”

Município da Batalha compra refeições a restaurantes locais para apoiar famílias carenciadas

Take Away da restauração da Batalha vai servir cerca de 900 a 1500 refeições no primeiro mês de arranque

O Governo decidiu prolongar o confinamento até ao dia 1 de março de 2021, com a indicação que a situação de emergência nacional pode prolongar-se durante o mês de março, com consequências dramáticas para as famílias carenciadas e também para muitos que estão em casa, com as portas dos seus negócios fechadas, com as suas vidas em sérios apuros e com muitos planos literalmente parados.

Para ajudar todos aqueles que já estão a passar por dificuldades desde o primeiro confinamento até agora e apoiar os negócios da restauração, a Câmara Municipal da Batalha vai reforçar o programa “Batalha Solidária” com a disponibilização de refeições para ajudar famílias afetadas pela pandemia e também a restauração, que se viu de portas fechadas e limitada a sua atividade durante os últimos meses.

Os restaurantes locais e as associações representativas do setor da restauração já foram contactadas para celebrar um acordo de colaboração para o fornecimento em regime de “take away ”das refeições necessárias e que se estimam, uma primeira fase, em cerca de 900 a 1500 refeições no primeiro mês de arranque, correspondendo a um apoio inicial de 12 mil euros.

Nas palavras do autarca local, Paulo Batista Santos, “vivemos um tempo de excecional e desafiante, todos somos chamados a ajudar quem precisa e também é necessário garantir o futuro de um setor essencial para a economia e turismo locais, como é a restauração que vive momentos muito difíceis”.

“Com esta medida de apoio às refeições, o Município da Batalha procura amenizar as dificuldades sentidas pelas famílias batalhenses, dando-lhes a mão nestes tempos difíceis”, acrescenta o autarca local.

Por força do atual quadro socioeconómico, há famílias que viram reduzidos os seus rendimentos e outras até que perderam o emprego, originando situações de maior fragilidade e vulnerabilidade em termos financeiros e no plano social. Desde que esta situação pandémica teve início, o Município implementou, desde logo, um conjunto bastante diversificado de medidas, com o intuito de, por um lado, combater a pandemia e, por outro, minimizar os seus efeitos sobre as empresas e as famílias.

O programa de apoio às refeições e à restauração local terá o seu início esta esta semana, orientado para as famílias com rendimento “per capita” inferior ao Salário Mínimo Nacional (fixado em 665,00€) e que desejem beneficiar este apoio. Para tanto terão de proceder à sua pré-inscrição junto dos Serviços de Ação Social, através do email redesocial@cm-batalha.pt ou pelos telefones 244 769 110/961 385 570.

    Fonte: MB

Abrangendo profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança, estafetas, operacionais de limpeza urbana e operadores de supermercado

Carnaval de Torres Vedras inaugura monumento de homenagem a profissionais da linha da frente

O Monumento ao Carnaval de Torres Vedras foi implantado sexta-feira, na Praça da República. Com o título “A máscara faz a homenagem”, o Monumento constitui-se como um tributo de Torres Vedras a todos os que têm estado na linha da frente do combate à pandemia.

Disponível também em plataforma digital

Leitores da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste já têm acesso gratuito a mais de 7000 publicações online

 Os leitores da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste (RIBO) têm disponível o serviço Pressreader , plataforma digital que disponibiliza, gratuitamente, jornais e revistas online. Este serviço inovador permite ao leitor ler – instantaneamente, ou descarregar para ler mais tarde – mais de 7.000 publicações nacionais e estrangeiras.

Empreitada orçada em quase 300 mil euros

Câmara Municipal de Ourém avança com ampliação da rede de água e saneamento em Alburitel e Seiça

Aprovada a 18 de janeiro, em sede de Reunião da Câmara Municipal, a reabilitação da rede viária das freguesias de Alburitel e de Seiça conheceu outro avanço significativo esta terça-feira, através da assinatura do respetivo Auto de Consignação.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, assinou o documento em conjunto com o responsável pela empresa adjudicatária, neste caso, a firma “Lusicó – Construções S.A.”, sediada no concelho de Ansião, e com os técnicos municipais responsáveis pelo acompanhamento das obras.

Autárquicas 2021

PSD da Batalha indica candidatos às freguesias e convida à recandidatura do atual presidente da Câmara

O Partido Social Democrata da Batalha apresentou aos órgãos distritais do PSD a indicação das candidaturas às freguesias do concelho da Batalha, através da escolha dos independentes Carlos Fiúza e da atual presidente da junta de freguesia Rosa Abraúl, respetivamente como candidatos às freguesias de Reguengo do Fetal e da Batalha. Marco Vieira, empresário da restauração e presidente da junta de freguesia é o indicado para a freguesia de São Mamede, e o empresário Cesário Santos, é o escolhido para a freguesia da Golpilheira.

Em articulação com a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa

Município de Torres Novas lança Bolsa de Voluntariado para Situações de Emergência

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e o Serviço de Intervenção Social e Parceria Solidária do Município de Torres Novas, em articulação com a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, estão a organizar uma bolsa de voluntários com o objetivo de reunir recursos humanos para dar apoio ao nível de cuidados a pessoas mais vulneráveis em situações de emergência diversas (pandemias, incêndios, catástrofes naturais, entre outros), com maior enfoque neste momento na questão da Covid-19, dado o contexto pandémico que vivemos.

Tribunal Judicial de Santarém decretou obrigação de não permanecer na cidade

GNR detém homem em Vila Nova de Foz Côa por violência doméstica em Santarém

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 3 de fevereiro, deteve um homem de 54 anos por violência doméstica, no concelho Vila Nova de Foz Côa.

No âmbito da investigação por crime de violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito injuriava e ameaçava de morte a vítima, sua ex-companheira de 53 anos, com quem manteve uma relação de cerca de oito anos e de quem estava separado há cerca de dois anos.

Após ter sido abordado num automóvel em circulação

GNR detém adolescente em flagrante por tráfico de estupefacientes em Ferreira do Zêzere

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Ferreira do Zêzere, deteve, dia 4 de fevereiro, em flagrante, um jovem de 17 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Ferreira do Zêzere.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária tendo em vista o cumprimento das medidas implementadas pelo Estado de Emergência, os militares da Guarda abordaram os dois ocupantes de um veículo que, desde logo, evidenciaram um comportamento suspeito. Ao verificarem que os mesmos mantinham algum nervosismo foram realizadas duas revistas, tendo sido detetadas 14 doses de haxixe na posse do jovem de 17 anos, o que levou à sua detenção em flagrante.

Para as atividades do clube

Município do Bombarral doa autocarro ao Bombarralense para transporte dos atletas do clube

O Município do Bombarral e a direção do Sport Clube Escolar Bombarralense (SCEB) assinaram esta quarta-feira, dia 3 de fevereiro de 2021, um contrato de doação de um autocarro de 39 lugares destinado ao transporte dos atletas do clube no âmbito das suas atividades.
A assinatura do documento esteve a cargo do presidente da edilidade, Ricardo Fernandes, bem como do presidente e do vice-presidente do SCEB, Jorge Filipe e Ricardo Duarte.

Através da Comunidade Intermunicipal

Oeste lança Projeto internacional para a Igualdade de Género e Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal

O dia 29 de janeiro assinalou o arranque do Projeto Oeste + Igual, que pretende ser um projeto-piloto para a implementação de políticas locais e regionais eficazes nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal nos 12 municípios da Região Oeste

Primeiros trabalhos de pavimentação da Avenida terão início já a 3 de fevereiro

Obras na Avenida Nossa Senhora de Fátima já mostram sinais da nova artéria de Leiria

Obras na Avenida Nossa Senhora de Fátima já mostram sinais da nova artéria de Leiria

Os trabalhos de requalificação da área da Avenida Nossa Senhora de Fátima e da Avenida General Humberto Delgado encontram-se a um bom ritmo, onde já são evidentes alguns dos aspetos que visam transformar a zona numa das mais atrativas da cidade.

Na apresentação do projeto em novembro de 2019, Ricardo Santos, vereador das Obras Municipais e da Requalificação do Espaço Pública, defendia que a intervenção terá um grande impacto na melhoria da qualidade de vida de residentes, comerciantes e utilizadores, acrescentando que as vantagens “superam largamente os constrangimentos associados aos períodos das obras”.

Pouco mais de um ano após o anúncio da empreitada, as obras na Avenida Marquês de Pombal e ruas adjacentes já se encontram concluídas, após a execução das infraestruturas subterrâneas, pavimentação das vias, requalificação de passeios e colocação de sinalização horizontal e vertical.

Na Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre a Rua João Paulo II e o Jardim Escola João de Deus, a zona “kiss & ride” para tomada e largada de crianças está quase terminada e estão concluídas as infraestruturas, bem como a instalação de pavimento tátil junto às futuras passadeiras, estando parcialmente colocada a calçada nos passeios e estacionamentos.

Integrando a fase 4 do projeto iniciada em outubro passado, os trabalhos estão atualmente a decorrer no troço entre a Rua João Paulo II e a Rua Luís Braille, com a execução das infraestruturas para as redes prediais e de saneamento e para os sistemas de eletricidade, água, gás e telecomunicações, estando prevista a sua conclusão para abril de 2021, caso as condições climatéricas o permitam.

Os primeiros trabalhos de pavimentação da Avenida Nossa Senhora de Fátima terão início já a 3 de fevereiro e deverão terminar no dia 12 do mesmo mês, estando previsto também para dia 3 o começo da obra na Rua Luís Braille.

A intervenção na Avenida General Humberto Delgado deverá começar nas próximas semanas, numa requalificação urbana que tem como grande objetivo melhorar significativamente a qualidade ambiental da zona, através da implementação de algumas soluções a vários níveis.

Com vista à redução da velocidade e das emissões de carbono, serão criadas passadeiras sobrelevadas com faixas contrastantes e antiderrapantes e com iluminação própria acionada por sensores de movimento, complementadas com a implementação de um sistema de monitorização dos gases emitidos.

Serão ainda plantadas diversas árvores e criados pequenos canteiros para aumento de espaços verdes, bem como instaladas dez ilhas ecológicas com monitorização dos contentores para redução da circulação dos veículos de recolha de resíduos.

A qualidade ambiental das avenidas vai ainda beneficiar com a implementação de iluminação de baixo consumo energético, cuja gestão e controlo serão feitos remotamente e cuja intensidade variará consoante o fluxo pedonal e rodoviário.

Como forma de incentivo à utilização de veículos elétricos e amigos do ambiente, encontra-se prevista a instalação de quatro postos de carregamento e a criação de uma ciclovia com cerca de 700 metros de comprimento, com parte do troço a passar na Rua Casal Antunes.

A mobilidade será também privilegiada com a construção de uma ligação pedonal, através de uma escadaria com sistema para transporte de bicicletas, entre as duas avenidas e a criação de duas novas paragens para transportes coletivos de passageiros na Avenida General Humberto Delgado.

Tanto o pavimento viário como os passeios serão substituídos, com vista a um melhor conforto na circulação automóvel e pedonal e à eliminação de barreiras arquitetónicas.

Com o fim da empreitada e com o objetivo de as transformar nas primeiras artérias ‘tecnológicas’ da cidade, as avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado irão apresentar algumas inovações.

Para além da gestão e controlo de resíduos, serão colocados painéis e disponibilizada uma aplicação com informação em tempo real sobre o estacionamento disponível, para o qual está previsto um aumento do número de lugares para as mais diversas situações.

O mobiliário urbano será renovado com a colocação de papeleiras, caixotes para dejetos caninos, pilaretes, suportes para bicicletas, bebedouros e bancos.

Ao nível do saneamento, a empreitada inclui a separação entre a rede pluvial e a rede de esgotos domésticos, contribuindo de forma clara para a qualidade ambiental do rio Lis.

Uma das memórias vivas de Alcobaça

Jornalista José Eduardo Reis Oliveira faleceu vítima da COVID-19

José Eduardo Reis Oliveira, jornalista e membro da Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (ADEPA), faleceu aos 80 anos esta quarta-feira, dia 27 de janeiro, no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.

André Ventura obteve o segundo lugar na região

Marcelo Rebelo de Sousa reeleito Presidente da República com resultados acima da média nos distritos de Leiria e Santarém e na Área Oeste

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República este domingo, dia 24 de janeiro. O atual Presidente venceu por larga margem no Distrito de Leiria, obtendo 63,9% dos votos, seguido de André Ventura (12,5%) e Ana Gomes (10,5%). Situação semelhante ocorreu no Distrito de Santarém, onde Marcelo Rebelo de Sousa obteve 60,7% dos votos, seguido de André Ventura (15,8%) e Ana Gomes (9,8%).

Três jogos são os três programas mais vistos da televisão nacional em 2021

Final Four da Allianz CUP transmitida de Leiria bate recorde de audiências televisivas

A Final Four da Allianz Cup fez o pleno de jogos com audiência televisiva acima dos dois milhões de telespectadores. A final entre Sporting CP e SC Braga, transmitida em canal aberto pela SIC, foi vista por 2 milhões e 100 mil telespectadores, com uma audiência média de 22,4% e uma quota de mercado a rondar os 34,9%. Os três jogos da competição passam a ser, até ao momento, os três programas mais vistos da televisão nacional em 2021.

Para minimizar o impacto negativo do Covid-19 na área social e saúde comunitária

Município de Leiria ativa linha de apoio social e psicológico

O Município de Leiria vai ativar a Linha de Apoio Social e Psicológico (número 244 243 840) que pretende minimizar o impacto negativo do Covid-19 na área social e saúde comunitária. A iniciativa assenta em duas áreas de intervenção, o Aconselhamento Psicológico e a Resolução de Problemas Sociais.

PSD alerta para risco de insolvência da Casa do Povo da Calvaria de Cima por falta de apoio do Governo

A deputada do PSD Olga Silvestre dirigiu uma pergunta ao ministra do Trabalho da Solidariedade e da Segurança Social, no dia 21 de janeiro, sofre a falta de resposta do Governo ao alargamento de acordos de cooperação para o desenvolvimento das repostas sociais no âmbito de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, á Casa do Povo da Calvaria de Cima, do concelho de Porto de Mós

“Matei a Minha Avó!” é a nova campanha de sensibilização Anti-Covid

Matei a Minha Avó! é uma campanha de sensibilização para atos e regras básicas que ajudam a evitar a propagação do Covid-19 e que é lançada nesta sexta dia 22 de janeiro. O título escolhido é duro e reflete a realidade assustadora de podermos nós próprios, através de atos simples e irrefletidos, levar a infeção para dentro das nossas casas.

Câmara de Santarém proíbe acesso a espaços públicos da cidade

No âmbito do artigo 35º-A do Decreto n.º 3-B/2021 de 19 de janeiro, o Município de Santarém informa o encerramento de espaços públicos onde se verifique aglomeração de pessoas, a proibição da utilização de bancos de jardim, parques infantis, espaços de jogo e recreio, equipamentos públicos para a práticas desportiva (fitness) e espaços polidesportivos.
Neste sentido, encontra-se interdita a utilização do skate parque, o acesso ao Coreto no Jardim da República e ao Jardim das Portas do Sol.

Marinha Grande aprova Fundo de Emergência Municipal para famílias vulneráveis

A Assembleia Municipal da Marinha Grande, na sua sessão de 28 de dezembro de 2020, deliberou aprovar o Regulamento do Fundo de Emergência Municipal de Apoio Social – Impacto Covid-19, anteriormente aprovado pela Câmara Municipal da Marinha Grande na sua reunião extraordinária do dia 21 de dezembro de 2020.

Voto antecipado para as Eleições Presidenciais 2021 decorre este domingo até às 19 horas

As Eleições Presidenciais de 2021, a decorrer em plena pandemia, trouxeram a novidade de o voto antecipado em mobilidade ter sido alargado a todos os eleitores recenseados no território nacional, desde que se inscrevessem previamente. Mais de quinhentas pessoas (564) responderam ao apelo da Câmara Municipal do Cartaxo e estão inscritas para voto antecipado em mobilidade. As mesas de voto vão estar abertas das 8h às 19h deste domingo, dia 17 de janeiro.

Projeto Velhos Amigos em Alcobaça apoia idosos em isolamento social e carência económica

Velhos Amigos é um projeto que apoia idosos em situação de Isolamento Social e Carência Económica, através da mobilização da comunidade civil. Todos os sábados voluntários visitam os idosos, monitorizam o seu estado de saúde, fazem levantamento de necessidades várias e entregam refeições quentes, cedidas por restaurantes solidários.

PSP detém 4 homens na Nazaré por furto no interior de residências

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra da Nazaré, da Divisão Policial de Caldas da Rainha, desenvolveu, entre as 7 h e as 10 h, do dia 13 de janeiro de 2021, na vila da Nazaré, uma operação policial de combate ao furto de interior de residências, que visou dar cumprimento de três mandados de busca domiciliária, dois mandados de busca em viaturas automóveis e dois mandados de detenção fora de flagrante delito.

GNR detém agente da PSP do Comando Distrital de Leiria por violência doméstica

Sede do Comando Distrital de Leiria da PSP

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública informou, no dia 14 de janeiro, ter detido esta quinta-feira, um polícia do Comando Distrital de Leiria, pelo crime de violência doméstica, fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado emitido pela entidade judicial competente. A detenção foi efetuada pela Guarda Nacional Republicana. Pelos factos que deram origem à detenção já se encontrava a decorrer um processo disciplinar contra o polícia agora detido. O polícia agora detido encontra-se desarmado e afastado do serviço por motivos de saúde.

    Fonte: CDL|PSP

Descontos nas portagens do Interior entram em vigor esta segunda-feira

No dia 11 de janeiro, entram em vigor novos descontos nas portagens nas ex-SCUT e autoestradas do Interior. Passageiros particulares frequentes e veículos de transporte coletivo de passageiros têm direito a novos descontos e veículos de transporte de mercadorias veem aumentados os descontos.

Edifício da Junta de Freguesia de Vale de Figueira recebe obras de melhoramento

A obra de requalificação do edifício da Junta de Freguesia de Vale de Figueira foi inaugurada este sábado, dia 9 de janeiro, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS),  Ricardo Costa, presidente da União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira, além de Inês Barroso e Cristina Casanova Martins, vereadoras da Câmara Municipal de Santarém

Compal, Cruz Vermelha e produtores entregam Cabaz de frutas e legumes a famílias do Cartaxo

A Compal, a Cruz Vermelha Portuguesa e os Produtores Nacionais de frutas e legumes, dão as boas vindas a 2021 com uma mensagem de união e solidariedade, levando o melhor de Portugal com o melhor da natureza aos lares de famílias portuguesas. 

Alcobaça e Torres Vedras ultrapassam os 400 casos ativos de COVID-19

O concelho de Alcobaça ao dia regista, no dia 7 de janeiro, 422 casos ativos de Covid-19, 789 curados e 21 falecidos. Em face destes números extremamente preocupantes,o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça anunciou na sua página de Facebook a convocação com urgência da Comissão Municipal de Proteção Civil para recolha de informações de todos os agentes de proteção civil e autoridades de saúde. Paulo Inácio informa ainda que o Governo da República deverá inevitavelmente reclassificar o concelho para o nível de risco “muito elevado”, à semelhança da maior parte da região Oeste. A 6 de janeiro, também o concelho de Torres Vedras contava 424 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Exército descontamina instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda

Após ter sido dado por encerrado o surto no Lar de Nossa Senhora da Piedade, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda, no concelho da Lourinhã, procedeu-se à solicitação de ativação da equipa de 24 militares do Exército Português, especializada na Defesa Biológica, Química e Radiológica, para descontaminação da ala COVID-19, no dia 6 de janeiro.

Os Verdes pedem eletrificação urgente do troço ferroviário Caldas da Rainha - Louriçal

Estação da CP de Caldas da Rainha

O Partido Ecologista Os Verdes entregou na Assembleia da República, no dia 30 de dezembro, um Projeto de Resolução onde Recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias com vista à urgente elaboração dos estudos de modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal e consequente projeto de execução, salvaguardando o funcionamento integral da Linha do Oeste e providencie as diligências necessárias de modo a garantir aos utentes da Linha do Oeste o acesso ao tarifário reduzido por aplicação do PART, acabando com a discriminação ainda existente.

Os Verdes consideram ser necessário e fundamental que o comboio seja uma verdadeira alternativa de transporte público na região, pelo que importa assegurar que os investimentos são executados urgentemente, e que as políticas relativas ao PART são aplicadas de forma equitativa nos transportes públicos ferroviário e rodoviário.

Exposição de motivos dos deputados José Luís Ferreira e Mariana Silva

A Linha do Oeste é uma linha férrea centenária, que permite a ligação entre as regiões de Lisboa, Leiria e Coimbra, tendo um papel determinante na região Oeste, uma vez que a sua existência permitiu estimular as potencialidades deste vasto território e servir de motor do desenvolvimento económico e social das populações locais, ao longo da linha.

É do conhecimento geral os múltiplos problemas que ocorrem nesta linha ferroviária, oriundos da falta de investimentos ao longo dos anos, por imposições políticas que impossibilitaram a requalificação da linha férrea, a renovação e aquisição de material circulante, bem como limitaram a contratação de trabalhadores para a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

Tais constrangimentos têm prejudicado fortemente todos quanto precisam e utilizam este serviço de transportes, sendo imensas as denúncias e reclamações dos próprios passageiros, da Comissão de Defesa da Linha do Oeste e até das estruturas sindicais dos trabalhadores, ao longo do tempo.

Em fevereiro de 2016 o Governo anunciava o Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, identificando várias intervenções necessárias a realizar no país, nomeadamente ao nível dos corredores complementares, onde se incluí a Linha do Oeste, mas cuja modernização, que abrange por exemplo a eletrificação, a reabilitação de túneis ferroviários e a intervenção nos sistemas de sinalização e telecomunicações, apenas contemplava 88 quilómetros de linha entre Meleças e Caldas da Rainha.

A decisão de se requalificar apenas metade da Linha do Oeste foi desde logo contestada pelos utentes e a sua comissão, os autarcas da região e os partidos políticos, tendo Os Verdes recomendado ao Governo, em 2018, através de um projeto de resolução, que efetuasse as medidas necessárias para a reformulação do projeto de modernização da Linha, tornando o transporte ferroviário uma alternativa competitiva ao transporte rodoviário, pela redução dos tempos de viagem.

Em 2019, a Plano Nacional de Investimento 2030 apresentava várias medidas no Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional, onde já inclui a eletrificação e a instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações, no troço entre Caldas da Rainha e Louriçal.

No entanto foi também nesse ano, que o projeto de modernização da Linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha, cujo investimento total ascende a 155 milhões de euros, foi dividido em duas empreitadas. A primeira, entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, num investimento estimado em 68,5 milhões de euros para cerca de 43 quilómetros de via férrea, teve o concurso público publicado em julho de 2019, mas apenas foi adjudicada em março de 2020. O concurso para a segunda parte, a requalificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, com um valor estimado de 30,4 milhões de euros, foi publicado no passado mês de outubro.

É com preocupação que se verificam os sucessivos adiamentos dos prazos, pois poderá comprometer a modernização da Linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha, dentro do prazo de execução previsto para 2022, com a subsequente continuidade de degradação do serviço ferroviário e o afastamento dos utentes da Linha do Oeste.

Tal situação torna-se ainda mais grave quando na região tem sido difícil de implementar o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) na Linha do Oeste, nomeadamente nos passes dos utentes que se deslocam para a área metropolitana de Lisboa (AML). Apesar do valor do passe dentro dos concelhos da região ser mais baixo na ferrovia do que na rodovia, de modo a incentivar o uso do comboio, o mesmo não acontece aos utentes que se deslocam diariamente para a AML. Estes viram ser reduzidos os seus valores de passes em 30%, mas não foi aplicado o valor equivalente ao do autocarro. Como exemplo, sabe-se que um utente de Caldas da Rainha que se desloque para a AML de autocarro paga de passe mensal 80 euros, enquanto um utente da Linha do Oeste paga 150 euros.

Os Verdes consideram ser necessário e fundamental que o comboio seja uma verdadeira alternativa de transporte público na região, pelo que importa assegurar que os investimentos são executados urgentemente, e que as políticas relativas ao PART são aplicadas de forma equitativa nos transportes públicos ferroviário e rodoviário.

O Grupo Parlamentar Os Verdes apresenta o seguinte Projeto de Resolução, para que a Assembleia da República delibere recomendar ao Governo que tome as medidas necessárias com vista à urgente elaboração dos estudos de modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal e consequente projeto de execução, salvaguardando o funcionamento integral da Linha do Oeste e que providencie as diligências necessárias de modo a garantir aos utentes da Linha do Oeste o acesso ao tarifário reduzido por aplicação do PART, acabando com a discriminação ainda existente.

João Ferreira visita o Forte de Peniche, símbolo da luta pela liberdade e democracia

João Ferreira, candidato à Presidência da República, visitou, no dia 30 de dezembro, o futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche. Esta não é a primeira vez que a importância do Forte de Peniche como símbolo da luta contra o regime fascista é recordado em eleições presidenciais, já que há 12 anos, Manuel Alegre iniciou neste Monumento Nacional a sua campanha eleitoral.

Freguesia de Pombal aprova maior orçamento da história no valor de 1,7 milhões

A Assembleia de Freguesia de Pombal, aprovou, no dia 30 de dezembro, no Teatro-Cine de Pombal, por maioria, com apenas três abstenções, o Orçamento e Grandes Opções do Plano da Freguesia para 2021.