Edição: 242

Diretor: Mário Lopes

Data: 16/1/2021

Orçamento e GOPs do Município de Tomar – serão estas as prioridades?!

Lurdes Ferromau Gonçalves

Balcão Único, Retail Park e ensino superior

Carlos Bonifácio

Nós nos Outros / Maria Helena da Bernarda: a arte de converter em livro uma elegia do saber ouvir

José Alberto Vasco

Seis formas de manter a sua casa de madeira

PSP detém 4 homens na Nazaré por furto no interior de residências

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra da Nazaré, da Divisão Policial de Caldas da Rainha, desenvolveu, entre as 7 h e as 10 h, do dia 13 de janeiro de 2021, na vila da Nazaré, uma operação policial de combate ao furto de interior de residências, que visou dar cumprimento de três mandados de busca domiciliária, dois mandados de busca em viaturas automóveis e dois mandados de detenção fora de flagrante delito.

GNR detém agente da PSP do Comando Distrital de Leiria por violência doméstica

Sede do Comando Distrital de Leiria da PSP

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública informou, no dia 14 de janeiro, ter detido esta quinta-feira, um polícia do Comando Distrital de Leiria, pelo crime de violência doméstica, fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado emitido pela entidade judicial competente. A detenção foi efetuada pela Guarda Nacional Republicana. Pelos factos que deram origem à detenção já se encontrava a decorrer um processo disciplinar contra o polícia agora detido. O polícia agora detido encontra-se desarmado e afastado do serviço por motivos de saúde.

    Fonte: CDL|PSP

Descontos nas portagens do Interior entram em vigor esta segunda-feira

No dia 11 de janeiro, entram em vigor novos descontos nas portagens nas ex-SCUT e autoestradas do Interior. Passageiros particulares frequentes e veículos de transporte coletivo de passageiros têm direito a novos descontos e veículos de transporte de mercadorias veem aumentados os descontos.

PSD questiona Governo sobre falta de condições no Tribunal de Concorrência em Santarém

O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta dirigida à ministra da Justiça, no dia 8 de janeiro, a propósito da falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão. O PSD refere que “notícias recentes dão conta da falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão, que apenas tem uma sala para a realização de julgamentos, que ainda por cima é exígua e é partilhada pelas três magistradas que compõem esse tribunal”.

Câmara de Santarém promove Assistentes Operacionais a Sapadores Bombeiros

A cerimónia de promoção de oito Assistentes Operacionais a Sapador Bombeiro na carreira de Bombeiro Sapador teve lugar, no dia 7 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No âmbito do Decreto-lei 86/2019 de 02 de julho, os candidatos foram submetidos às respetivas provas de aptidão médica, conhecimento gerais, físicas e entrevista profissional de seleção.

Pandemia ‘baralha’ férias dos portugueses: 43% não acredita no fim das restrições sanitárias

Os portugueses estão ‘baralhados’ e muito indecisos quanto ao gozo de férias para 2021, sendo que 61% transitou em média 7 dias de 2020 para este ano, anunciou no dia 7 de janeiro, a empresa Fixando num inquérito a 6750 utilizadores sobre os planos de férias para 2021.

Presidente da Câmara do Cartaxo partilha bolo-rei com as IPSS do concelho

Em Dia de Reis, o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assinalou a tradicional entrega de Bolo-Rei às IPSS do concelho com uma visita à Casa João Manuel – estrutura residencial da APPACDM de Santarém, localizada no concelho do Cartaxo.

Estratégia 2030 de Leiria propõe elétrico rápido entre Marinha Grande e a Batalha

Foi apresentado no dia 5 de janeiro, em reunião de Câmara, um documento de reflexão com as propostas no âmbito da Estratégia 2030 de Leiria, que reúne um conjunto de medidas para o desenvolvimento do concelho para os próximos dez anos, elaborado por Carlos André após a audição de cerca de 100 pessoas ao longo de quase um ano.

Ascensor da Nazaré encerra para intervenção anual de manutenção

O Ascensor da Nazaré estará parado durante, previsivelmente, os próximos 45 dias para as habituais intervenções de manutenção prolongadas, que acontecem por esta altura, incluindo melhoramento nas carruagens.

Orçamento Municipal da Azambuja cresce mais de 40% em oito anos

Os órgãos autárquicos do Município de Azambuja aprovaram o Orçamento para o ano 2021 e as Grandes Opções do Plano para o período 2021/2025. No próximo ano, o Município contará com um orçamento de 23,1 milhões de euros. O documento evidencia a recuperação económico-financeira do município com uma subida superior a dois milhões de euros, face a 2020.

Município de Leiria anuncia novas medidas de apoio à população e economia

Consciente das consequências do novo confinamento, o município de Leiria vai reforçar as medidas de apoio a toda a população e ao comércio da região.

A Câmara vai apoiar a famílias residentes no concelho, em situação de carência económica, vai reativar o serviço de apoio a população idosa, doentes crónicos e famílias em situação de isolamento, através da entrega de alimentos, refeições e medicamentos.

Sporting – Porto abre Final Four da Allianz CUP 2021 no dia 19 de janeiro no Estádio de Leiria

A Liga Portugal está a organizar a Final Four da Allianz CUP 2021, que se realiza até dia 23 de janeiro, em Leiria. Esta é uma semana dedicada ao Futebol, desta vez sem público e com forte aposta no digital, devido à pandemia, mas com motivos mais do que suficientes para estarem ligados à competição. A fase final da competição, que consagrará o Campeão de Inverno da presente época desportiva, terá lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, depois de três edições realizadas em Braga. Confira o calendário das meias-finais e final.

Freguesia de Pombal realiza tertúlia para analisar efeitos da pandemia no desporto

As modalidades desportivas têm sofrido um forte impacto na sua normal atividade com a pandemia que tem assolado o mundo e a nossa comunidade em particular. Para avaliar os efeitos das restrições impostas pelo combate a esta pandemia e partilhar os diversos pontos de vista sobre as formas de superar este contexto exigente que atravessamos no âmbito da prática desportiva, a Junta de Freguesia de Pombal vai promover uma tertúlia esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, pelas 18h30.

Edifício da Junta de Freguesia de Vale de Figueira recebe obras de melhoramento

A obra de requalificação do edifício da Junta de Freguesia de Vale de Figueira foi inaugurada este sábado, dia 9 de janeiro, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS),  Ricardo Costa, presidente da União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira, além de Inês Barroso e Cristina Casanova Martins, vereadoras da Câmara Municipal de Santarém

Compal, Cruz Vermelha e produtores entregam Cabaz de frutas e legumes a famílias do Cartaxo

A Compal, a Cruz Vermelha Portuguesa e os Produtores Nacionais de frutas e legumes, dão as boas vindas a 2021 com uma mensagem de união e solidariedade, levando o melhor de Portugal com o melhor da natureza aos lares de famílias portuguesas. 

Alcobaça e Torres Vedras ultrapassam os 400 casos ativos de COVID-19

O concelho de Alcobaça ao dia regista, no dia 7 de janeiro, 422 casos ativos de Covid-19, 789 curados e 21 falecidos. Em face destes números extremamente preocupantes,o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça anunciou na sua página de Facebook a convocação com urgência da Comissão Municipal de Proteção Civil para recolha de informações de todos os agentes de proteção civil e autoridades de saúde. Paulo Inácio informa ainda que o Governo da República deverá inevitavelmente reclassificar o concelho para o nível de risco “muito elevado”, à semelhança da maior parte da região Oeste. A 6 de janeiro, também o concelho de Torres Vedras contava 424 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Exército descontamina instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda

Após ter sido dado por encerrado o surto no Lar de Nossa Senhora da Piedade, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda, no concelho da Lourinhã, procedeu-se à solicitação de ativação da equipa de 24 militares do Exército Português, especializada na Defesa Biológica, Química e Radiológica, para descontaminação da ala COVID-19, no dia 6 de janeiro.

Os Verdes pedem eletrificação urgente do troço ferroviário Caldas da Rainha - Louriçal

Estação da CP de Caldas da Rainha

O Partido Ecologista Os Verdes entregou na Assembleia da República, no dia 30 de dezembro, um Projeto de Resolução onde Recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias com vista à urgente elaboração dos estudos de modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal e consequente projeto de execução, salvaguardando o funcionamento integral da Linha do Oeste e providencie as diligências necessárias de modo a garantir aos utentes da Linha do Oeste o acesso ao tarifário reduzido por aplicação do PART, acabando com a discriminação ainda existente.

Os Verdes consideram ser necessário e fundamental que o comboio seja uma verdadeira alternativa de transporte público na região, pelo que importa assegurar que os investimentos são executados urgentemente, e que as políticas relativas ao PART são aplicadas de forma equitativa nos transportes públicos ferroviário e rodoviário.

Exposição de motivos dos deputados José Luís Ferreira e Mariana Silva

A Linha do Oeste é uma linha férrea centenária, que permite a ligação entre as regiões de Lisboa, Leiria e Coimbra, tendo um papel determinante na região Oeste, uma vez que a sua existência permitiu estimular as potencialidades deste vasto território e servir de motor do desenvolvimento económico e social das populações locais, ao longo da linha.

É do conhecimento geral os múltiplos problemas que ocorrem nesta linha ferroviária, oriundos da falta de investimentos ao longo dos anos, por imposições políticas que impossibilitaram a requalificação da linha férrea, a renovação e aquisição de material circulante, bem como limitaram a contratação de trabalhadores para a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

Tais constrangimentos têm prejudicado fortemente todos quanto precisam e utilizam este serviço de transportes, sendo imensas as denúncias e reclamações dos próprios passageiros, da Comissão de Defesa da Linha do Oeste e até das estruturas sindicais dos trabalhadores, ao longo do tempo.

Em fevereiro de 2016 o Governo anunciava o Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, identificando várias intervenções necessárias a realizar no país, nomeadamente ao nível dos corredores complementares, onde se incluí a Linha do Oeste, mas cuja modernização, que abrange por exemplo a eletrificação, a reabilitação de túneis ferroviários e a intervenção nos sistemas de sinalização e telecomunicações, apenas contemplava 88 quilómetros de linha entre Meleças e Caldas da Rainha.

A decisão de se requalificar apenas metade da Linha do Oeste foi desde logo contestada pelos utentes e a sua comissão, os autarcas da região e os partidos políticos, tendo Os Verdes recomendado ao Governo, em 2018, através de um projeto de resolução, que efetuasse as medidas necessárias para a reformulação do projeto de modernização da Linha, tornando o transporte ferroviário uma alternativa competitiva ao transporte rodoviário, pela redução dos tempos de viagem.

Em 2019, a Plano Nacional de Investimento 2030 apresentava várias medidas no Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional, onde já inclui a eletrificação e a instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações, no troço entre Caldas da Rainha e Louriçal.

No entanto foi também nesse ano, que o projeto de modernização da Linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha, cujo investimento total ascende a 155 milhões de euros, foi dividido em duas empreitadas. A primeira, entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, num investimento estimado em 68,5 milhões de euros para cerca de 43 quilómetros de via férrea, teve o concurso público publicado em julho de 2019, mas apenas foi adjudicada em março de 2020. O concurso para a segunda parte, a requalificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, com um valor estimado de 30,4 milhões de euros, foi publicado no passado mês de outubro.

É com preocupação que se verificam os sucessivos adiamentos dos prazos, pois poderá comprometer a modernização da Linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha, dentro do prazo de execução previsto para 2022, com a subsequente continuidade de degradação do serviço ferroviário e o afastamento dos utentes da Linha do Oeste.

Tal situação torna-se ainda mais grave quando na região tem sido difícil de implementar o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) na Linha do Oeste, nomeadamente nos passes dos utentes que se deslocam para a área metropolitana de Lisboa (AML). Apesar do valor do passe dentro dos concelhos da região ser mais baixo na ferrovia do que na rodovia, de modo a incentivar o uso do comboio, o mesmo não acontece aos utentes que se deslocam diariamente para a AML. Estes viram ser reduzidos os seus valores de passes em 30%, mas não foi aplicado o valor equivalente ao do autocarro. Como exemplo, sabe-se que um utente de Caldas da Rainha que se desloque para a AML de autocarro paga de passe mensal 80 euros, enquanto um utente da Linha do Oeste paga 150 euros.

Os Verdes consideram ser necessário e fundamental que o comboio seja uma verdadeira alternativa de transporte público na região, pelo que importa assegurar que os investimentos são executados urgentemente, e que as políticas relativas ao PART são aplicadas de forma equitativa nos transportes públicos ferroviário e rodoviário.

O Grupo Parlamentar Os Verdes apresenta o seguinte Projeto de Resolução, para que a Assembleia da República delibere recomendar ao Governo que tome as medidas necessárias com vista à urgente elaboração dos estudos de modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal e consequente projeto de execução, salvaguardando o funcionamento integral da Linha do Oeste e que providencie as diligências necessárias de modo a garantir aos utentes da Linha do Oeste o acesso ao tarifário reduzido por aplicação do PART, acabando com a discriminação ainda existente.

João Ferreira visita o Forte de Peniche, símbolo da luta pela liberdade e democracia

João Ferreira, candidato à Presidência da República, visitou, no dia 30 de dezembro, o futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche. Esta não é a primeira vez que a importância do Forte de Peniche como símbolo da luta contra o regime fascista é recordado em eleições presidenciais, já que há 12 anos, Manuel Alegre iniciou neste Monumento Nacional a sua campanha eleitoral.

Freguesia de Pombal aprova maior orçamento da história no valor de 1,7 milhões

A Assembleia de Freguesia de Pombal, aprovou, no dia 30 de dezembro, no Teatro-Cine de Pombal, por maioria, com apenas três abstenções, o Orçamento e Grandes Opções do Plano da Freguesia para 2021.